O tempo entre costuras

O tempo entre costuras María Dueñas

Resenhas - O tempo entre costuras

Cissa 19/11/2010

Encantador! Apaixonante!

Em O Tempo entre as Costuras, María Duenãs, conta uma linda história de uma moça nascida na Espanha, Sira Quiroga. É o ano de 1930 e já começa a despontar a revolução que colocaria seu país sob o regime de Francisco Franco, que com mão de ferro e príncipios fascistas dominaria a Espanha e derramaria o sangue de tantos irmãos pelo solo espanhol.

Entre moldes, alinhavos, pregar botões, agulhas, alfinetes e idealizar e confeccionar roupas, María Duenãs foi me encantando a cada página. Com seu estilo próprio, leve, direto, ela é uma grande contadora de histórias que foi me conduzindo pelo mundo de Sira Quiroga. Começei como ouvinte, fui me tornando sua amiga e terminei cúmplice daquela mulher forte, embora aparentemente fragil, corajosa e determinada. Dividi sonhos, anseios, esperanças e medo com Sira. Ouvi seu choro, senti sua aflição e sua solidão, e vivi suas esperanças. Idealizei Marrocos em minha mente, andei pelas ruas quentes e ensolaradas e pelas noites frias. Me tornei amiga de seus amigos, me apaixonei pelas suas paixões. Me tornei amiga fiel de Candelária sempre escandalosa e exuberante, de Félix seu vizinho que para ter paz embebedava a mãe. Aprendi como é fazer uma resistência em tempos de guerra e como agem os espiões e os riscos que correm Enfim, vivi cada página do livro.

Confirmei que viver em tempo de guerra, e Sira viveu duas delas, nos faz sofrer muito mas nos torna mais fortes quando sobrevivemos. Podem dominar tudo e a todos, mas nossa alma e pensamento são livres, não há quem possa aprisioná-los se não permitirmos.

Quando a história terminou, e fechei a última página do livro me senti amiga íntima de Sira e passei a admirar muito sua mãe e criadora,
María Dueñas, que gerou, pariu, criou e deu vida a uma das mais belas mulheres que já tive o prazer de conhecer.

Ficção, aventura, imaginação, não importa. O que vale mesmo é a mensagem e como ela é passada e O Tempor entre Costuras, tornou meu tempo entre as tarefas da vida mais agradável, mais terno, mais suportável e alegre. Me senti sentada ao lado de meu avôzinho tão amado me contando como é e o que é ser mulher. E eu adorei.
Soraya 19/11/2010minha estante
Cissa,

depois ler sua resenha, não tem como não querer ler este livro. Ótima resenha!

DIRCE 19/11/2010minha estante
Oi Cissa!
Sabe que tive que dar um time nesse livro. Não é por não gostar não. Sempre me é muito difícil ler 2 livros de uma só vez, e ler o esse livro junto com "Coração tão branco", livro este, que pretendo ler até o final do mês, foi uma tarefa impossível, pois "O Tempo entre as costuras" me acompanhava na leitura do Coração... o que me atrapalhava a concentração. Estou na página 114 do O Tempo... adorando, claro. Não vejo a hora de concluir a leitura de Coração...por 2 motivos:por ser Coração... um livro instigante e por não ver a hora de continuar O Tempo entre...e me voltar a Sira e à sua conturbada mas excitante existência.
Adorei sua resenha.
Abraços.

Robélia 17/12/2010minha estante
Cissa, o livro já está entre os meus desejados, depois de ler a sua resenha.. ótima!
Um beijo

Simone 17/07/2011minha estante
Gostei muito do livro, mas achei o final decepcionante! ODEIO finais do tipo "aberto", onde não se fica sabendo ao certo o que aconteceu... Para mim essa foi o ponto fraco do livro, que, o geral, é bem interessante.

Ladyce 06/12/2011minha estante
Cissa, gostei de ver que você gostou do livro tanto quanto eu. Estou aqui fazendo uma lista de livros para dar neste fim de ano e vim buscar opiniões de outras pessoas porque é sempre bom a gente ver se um determinado livro agradou a outros também. E definitivamente este livro vai para a lista de possíveis presentes. Boa resenha!

Cissa 06/12/2011minha estante
Obrigada Ladyce! Visito sempre sua estante e gosto muito das suas resenhas. Ver que você gostou da minha resenha me deixou muito contente!

Márcia 10/01/2012minha estante
Tô começando ler o livro hoje e fiquei muito mais empolgada depois que li seus comentários. Adorei.

Cissa 10/01/2012minha estante
Obrigada Márcia! Aposto que você irá gostar da história!

Peppa 01/08/2012minha estante
Foi o melhor livro que li este ano. E, apesar de eu ter gostado muito dos livros de Carlos Ruiz Zafón, com quem a autora Maria Duenãs é constantemente comparada, ouso dizer que seu romance de estréia superou os de seu colega. Também adorei! E fico querendo ler algo, digamos, nos mesmos moldes... :)

Cissa 18/08/2012minha estante
Peppa, esse livro é realmente excelente. Já que gostou desse tipo de história, talvez vá gostas de "A Casa das Orquídeas" que é tb excelente romance que se passa durante a Segunda Guerra Mundial.

Lucy 28/08/2012minha estante
Maravilhosa resenha, maravilhoso é o livro. Foi graças a sua resenha e ad e Ladyce que decidi ler o livro e agradeço a vocês duas. Obrigada!
O que mais gostei do livro é o final, saber que a personagem mais importante na verdade não tinha ... importância, era parte da história da Espanha, de Marrocos, me fez parar para pensar. Era como se ela fosse a alma do povo, e não uma pessoa. Adorei.

Hester1 05/12/2013minha estante
Eu comecei este livro e achei que nao era hora de lê-lo. Mas agora lendo sua resenha, vejo que está passando da hora. Vou voltar a ele bem rápido.

Hester1 23/12/2013minha estante
Amei sua resenha. Como disse antes, havia comecado o livro mas deixei de lado. Após ler sua resenha, voltei a ele. E, como vc, vivi junto com a Sira todas as suas aventuras, apreensoes e medos.
O livro é ficcao?? É, mas é também história. Pois a autora pesquisou para criar alguns dos personagens. Outros existiram de fato.
Enfim. É ótimo livro.

Gustavo 25/10/2015minha estante
a mini série é ótima.

Edméia 16/03/2017minha estante
*Cissa , acabei de comprar este livro na Saraiva ! Dou preferência aos e-books ! Diante da sua resenha, concluo que fiz uma boa compra !!! Ah, vou te seguir aqui ! Um abraço.

elainelobo23 19/02/2019minha estante
Gostei muito da leitura, encantadora! Me apaixonei desde o primeiro momento pelos personagens, muito bem amarrada a história, principalmente por ser dividida por cada etapa da vida de Sira. Recomendo muito a leitura. Agora estou vendo a série.

Heloisa.Agibert 16/12/2021minha estante
Achei bonito , a superação por uma vida melhor, e se reinventar na necessidade que a vida impõe.

Belinha 19/03/2022minha estante
Excelente resenha,durante anos enrolei para ler o livro, após a leitura fui me deparar com a mini série.Abcs

Ladyce 20/10/2010

Leitura compulsiva: 480 páginas em 3 dias!
Procurando por uma excelente história? Por um livro que não quer ser esquecido de nenhuma maneira? Por aquela leitura que nos envolve e empurra para frente e nos obriga a fazer tempo para ler, para saber como tudo se desenrola? Tenho o livro para você: O TEMPO ENTRE COSTURAS, da escritora espanhola María Dueñas [Planeta Brasil: 2010]. Li este livro compulsivamente e agradeci o tempo chuvoso do fim de semana que me permitiu permanecer em casa com essa maravilhosa história nas mãos.

Este é um romance excitante cujo enredo é complexo e fascinante; é um livro da aventuras e mostra como uma pessoa comum, sem nenhum treino específico além de uma grande vontade de viver, acaba participando da resistência a um poder absoluto e se torna parte de uma grande causa. Ela é Sira Quiroga,uma mulher jovem que aprendeu ofício de costureira com sua mãe e que desconhece o pai. Uma jovem que contava com um futuro certo pela frente, talvez um pouco insosso – é verdade – mas um futuro sólido com um bom e confiável marido. Às vésperas dos esponsais ela se vira numa outra direção, abandona o noivo e o casamento. A alavanca é um outro homem. No entanto, à medida que a história se desenvolve, percebemos que talvez essa jovem costureirinha madrilenha, soubesse intimamente que a vida poderia ter-lhe reservado muito mais do que um futuro regrado. Porque ela se joga, sem pára-quedas, na aventura de viver, com todos os altos e baixos que essa decisão poderá lhe trazer.

O pano de fundo das aventuras de Sira Quiroga é a ditadura espanhola de Franco. Essa situação política, que no início do romance parece ser uma descrição de época, torna-se a verdadeira base para o desenrolar da trama. A cada capítulo, a cada dezena de páginas, essa ditadura, esse governo de extremos, se mostra como iminência parda, regulando as ações de todos à sua volta, assim como aquelas de nossa heroína. Porque esta é uma história de espionagem, de resistência, de contestação a um poder ditatorial. É uma história de pessoas comuns contribuindo para evitar que a Espanha se tornasse ainda mais envolvida com o poder nazista do que já estava.

Esta é uma história de ação. Lembrou-me tantas e tantas outras obras, livros e filmes, que retratam o movimento da resistência francesa ao regime Vichy. E como aquelas, O TEMPO ENTRE COSTURAS é excitante, sedutor, um verdadeiro rodamoinho de emoções, perigo e de fantasias aguçadas pelo medo. Tudo isso centralizado nas ações de uma bela e jovem mulher, costureira, não muito letrada, não muito sofisticada, mas corajosa e inteligente. Este é um ótimo romance, cinco estrelas, que tem como finalidade uma narrativa rápida, de ação, bem baseada em fatos verídicos, com figuras históricas amplamente documentadas. Com ele aprende-se um pouco da realidade espanhola nas mãos do Generalíssimo; e um pouco sobre os serviços de espionagem internacionais que se mantinham atentos ao namoro e noivado do governo espanhol com a Alemanha de Hitler. Uma história que ainda tem muito a ser contada, muito a ser descoberto pelo resto do mundo.

Uma leitura que entretém, sempre, mesmo quando nela aprendemos sobre a Espanha. Recomendadíssimo.
Dkfelipe 20/10/2010minha estante
Será que posso publicar a sua resenha no Facebook da Editora Planeta? Ou quem sabe um pequeno trecho ou depoimento sobre a sua opinião? Abs

Dkfelipe 21/10/2010minha estante
Olá, Ladyce muito obrigado. Se quiser dar uma olhada no que publicamos no facebook http://ow.ly/2X4Xr

Com os devidos créditos a você =)

DIRCE 22/10/2010minha estante
Oi Ladyce!
Esta sua resenha(como as demais) é uma oferenda.
Já estava desejosa de ler esse livro, agora então...
Eu tentei comprá-lo pela net, mas, ainda que na promoção, com o frete ficava muito caro. No Submarino ( que normalmento o frete é grátis)esgotaram-se os livros. Vou aguardar mais um pouco para ver se ele é colocado novamente à venda nesse site.
Tenha um lindo final de semana.
bjs

Cissa 09/11/2010minha estante
Ladyce,
Como todas as suas resenha, esta é ótima também.
Estou lendo o livro e é impossível abandoná-lo. Estou encantada com Sira e sua capacidade de ser mulher. Adoro histórias que se passam na Europa, principalmente em tempos de guerra.
Parabéns! Você conseguiu passar para nós a essência da história e a força de Sira.
Abraços.

Davi 11/10/2010

Estou no começo do livro, mas já deu pra sentir que essa autora terá grande sucesso, a trama é perfeita. Digo que ela é tão boa ou melhor que Zafón a quem estão comparando ela.
Lu 10/12/2010minha estante
Seria melhor se vc postasse isso no histórico de leitura. Vai que a história dá uma reviravolta que vc não gosta e, no final, conclui que não gostou do livro tanto assim?

Resenha é para ser escrita quando vc termina a leitura, onde vc deixa as suas impressões e a conclusão que chegou sobre a obra.

Márcia Naur 17/12/2010minha estante
Concordo com a Lu