Memórias

Memórias Xuxa

Resenhas - Memórias

Aria 07/07/2023

A gente não conhece tudo de quem é famoso
Vi algumas pessoas criticando o livro porque "não é uma biografia", assim como vi da Rita Lee.
Talvez para essas pessoas só seria uma biografia se contasse detalhe por detalhe da vida da celebridade ou se relatasse aquilo que seu ego gostaria de ler...
Que preguiça desse povo.
Nos relatos, Xuxa dividiu um pouco de si conosco da maneira dela, direta e sem pompas de nada.
Tenho uma admiração profunda por ela, por tudo o que ela representou na minha infância, por suas músicas que SIIIM escuto até hoje e me fazem bem e por tudo o que li que passou na vida!

Rhuan C. S. 16/10/2020

Muito bacana!
Li em menos de 2 dias e curti bastante. Xuxa fala de tudo, das polêmicas aos amores. Tudo é narrado de forma simples, direta e com bom humor. Valeu a pena ler. ?

Lucas.Marques 07/11/2020

Válido pra todo baixinho!
Autoexplicativo: o livro das memórias de Xuxa. A verdade, nua e crua. Cresci vendo a Xuxa na TV e esse livro foi como uma volta ao passado. Pesado em uns pontos, necessário em outros. Não é uma biografia, e sim, a Xuxa dando voz a sua própria vida. Pra quem cresceu com ela, é indispensável.

Gramatura Alta 13/11/2020

Uma das personalidades brasileiras mais conhecidas é sem dúvidas a Xuxa. Modelo, cantora, apresentadora, atriz e agora escritora, teve uma vida literalmente ao vivo. Seus passos estavam na TV para todo mundo acompanhar. A rainha dos baixinhos fez parte da infância de muitos, e uma vida com tanto sucesso, trouxe algumas polêmicas e controvérsias, algumas que sequer tinham fundamento. Em seu livro de memórias, a própria Xuxa vai nos guiar pela verdade. Bora lá!

Nascida Maria da Graça, “Xuxa” veio de uma família humilde do sul do Brasil, mas logo se mudou para o Rio de Janeiro. A caçula da família começou a trabalhar cedo e literalmente uma carreira como modelo caiu no seu colo. Dona de uma beleza estonteante, Xuxa era tudo o que o padrão de beleza pregava, branca, loira, magra e esbelta. A carreira de modelo foi um sucesso e logo o seu caminho cruzou com a TV, algo que nem a própria imaginava a dimensão do sucesso que lhe esperava. De apresentadora de sucesso a cantora, de cantora para atriz de cinema com filmes sucesso de público, numa época em que o cinema nacional mal tinha apoio. Xuxa estava voando e até programas de tv em outros países ela fez. As incontáveis músicas de sucesso também marcaram época e com certeza alguma fez parte da sua infância. Mas será que todo esse sucesso veio de mão beijada?

A narrativa de MEMÓRIAS tem a forma de literalmente memórias, com capítulos pequenos, alguns com apenas um parágrafo que descreve alguma passagem importante que a autora quer compartilhar com o leitor. Parece uma conversa sincera e, às vezes, impactante. O livro não segue a estrutura comum que uma biografia geralmente segue e tudo é bastante simplificado. Raríssimo são os assuntos que Xuxa se aprofunda por muito tempo. Pode ter parecido que tudo é tratado com banalidade, mas não é. É uma longa e profunda conversa, daquelas que você teria com um amigo próximo, você fala um pouco de tudo. Uma característica bem forte no livro é que dá pra sentir a Xuxa nas palavras, realmente é ela escrevendo e ela nos contando tudo com o seu jeitinho, quem já viu a mesma na TV ou em alguma entrevista vai sentir o mesmo.

Para quem esperava um livro com muitas polêmicas, pode se decepcionar. Episódios que a mídia acompanhou bastante como os atritos entre Xuxa e sua ex-produtora, Marlene Matos, não são sequer citados na narrativa. Sua controversa passagem pela Rede Record, também não recebe espaço. Mas ao contrário disso, Xuxa não economiza as palavras na hora de falar de seus relacionamentos mais famosos. O primeiro deles é sem dúvidas o seu namoro com Pelé, o rei do futebol, que era rei apenas nos campos, porque sua postura como namorado é bem questionável. Xuxa destaca episódios de torcer o nariz, realmente esse amor não tinha futuro graças à postura do homem. Seu pequeno romance com Ayrton Senna é um misto de sensações, tanto para a própria Xuxa, como para o leitor. Começamos lendo sobre um romance que começa estranho, avança, para e que no final deixa um buraco no coração da própria Xuxa, que não conseguiu falar com ele a tempo, antes do seu fatídico acidente. Até mesmo seu envolvimento com Michael Jackson é citado e tudo não foi nada menos que bizarro, a própria Xuxa concordaria com isso.

A edição é um presente para os fãs da loira, graças a um extenso material fotográfico que o livro traz. Com muitas fotos inéditas, trazendo uma Xuxa diferente, mais humana em relação a entidade que a mídia construiu. Os capítulos são minúsculos e a leitura é uma das mais ágeis que eu já vi. O livro não segue uma cronologia muito exata, mas o vai e vem de fatos acaba sendo gostoso na hora que a gente para e percebe que uma conversa é assim mesmo, a gente vai e volta, mas no final a gente sempre chega no objetivo. A capa do livro também merece destaque com a mesma parecendo protagonizar algum filme de super-herói.

A narrativa tem uma parte extremamente pesada, com a mesma relembrando episódios horríveis em que sofreu abuso sexual, tanto físico como psicológico. São partes difíceis de se ler, mas que a própria autora destaca como importantes de serem faladas, já que apenas o ato de partilhar isso com o mundo já libertou Xuxa de antigos demônios. Não é um livro para crianças, traz uma maturidade e um ponto de vista extremamente bem desenvolvido e focado.

Xuxa passa durante as palavras por toda a sua grande carreira, recordes e conquistas pessoais. E de tudo isso, para a mesma, seu maior tesouro é, sem dúvidas, Sasha, a sua filha. Temos bastantes passagens com interações lindas entre mãe e filha, que emocionam e tocam o leitor. Seu trabalho humanitário também está presente, assim como controvérsias ridículas desmentidas que o tempo construiu em sua volta, como o boato de que a mesma tinha pacto com o demônio ou que ela tinha feito um filme pornô na juventude.

Para quem é fã a experiência é bem completa e traz um excelente panorama sobre como Xuxa surgiu, o que ela representou e o que ela é agora.

Resenha escrita pelo Rafael para o blog.

site: http://gramaturaalta.com.br/2020/11/13/xuxa-meneghel-memorias/

Suéllen 26/08/2023

É bem ruim
O audiobook não é narrado pela Xuxa hehehe uma pena!
É bem superficial, e traz algumas coisas sobre o passado dela.

Fernando Perosa 05/12/2020

acho que a xuxa foi meu primeiro "ídolo", cresci assistindo os XSPB e ela marcou muito minha infância. adorei ler as memórias dela, conhecer mais sobre essa pessoa incrível e como foi o início dessa carreira brilhante. amei

J.C. Marangoni 31/12/2020

31 de dezembro de 2020 e a 41° leitura do ano (e última) foi Memórias, de @xuxamenegheloficial .
...
Xuxa Meneghel conta a sua história

Sem meias palavras, a maior apresentadora do país e um dos nomes mais reconhecidos da cultura pop mundial escreve Memórias

Com as famosas ?xuquinhas? no cabelo e chegando em uma nave, Xuxa conquistou uma legião de fãs nos anos 80 e segue, até hoje, como um dos rostos ? e nomes ? mais famosos do mundo. Em Memórias ela não se esconde: conta desde a infância ? e os terríveis abusos que sofreu ?, namoros famosos (como Pelé e Ayrton Senna), o estouro na Globo com o Xou da Xuxa, as polêmicas, além de seu ativismo pela causa animal e pelos direitos das crianças, o nascimento de Sasha, até chegar aos dias atuais.

Com muita honestidade, Xuxa conta que nem tudo é glamour na vida de uma estrela de sua magnitude: fala de perdas e do trabalho árduo para chegar onde está. Memórias traz mais de 100 fotos selecionadas por Xuxa, muitas delas inéditas e de seu acervo pessoal e texto de orelha escrito pela rainha do rock Rita Lee. A capa também foi concebida pela apresentadora, que doará os royalties para a Aldeia Nissi, na Angola, e para santuários de animais resgatados de maus-tratos no Brasil.

Rseefo 04/01/2021

Mais impressões do que memórias
Sem dúvida é fascinante conhecer melhor uma das maiores figuras públicas do país, ainda mais agora que ela atingiu a maturidade e está mais segura de si, e fala abertamente, sem seguir protocolos de comunicação que deveriam ser impostos a ela. O livro tem passagens interessantes, de casos que só uma figura como ela poderia passar. Mas uma boa parte, principalmente do meio para o fim, ela se alonga em impressões e opiniões sobre a vida que mais parecem um blog pessoal. Uma pena, pois tenho certeza que ela tem muitas histórias interessantes que ficaram de fora.

Izabel Penna 29/04/2021

Rainha Xuxa
Como baixinha, nao poderia deixar de ler esse livro. Curto, direto, por vezes até omisso.
A verdade é que sempre vamos querer mais quando se trata dela, a Rainha.
Apesar de notar certa superficialidade em determinados assuntos, é um livro leve que nos faz humanizar alguém que fez parte da nossa infância de uma maneira tão próxima mas também tão intocável.

Honorato.Neto 26/04/2021

Gostei, porém ainda espero uma Biografia!
Eu como fã adorei as fotos e o conteúdo do livro, porém acredito que dava pra ser melhor. Eu entendo que o livro não se trata de uma biografia e sim de memórias, ainda sigo no aguardo de uma biografia completinha da história da Xuxa.

Cal.teofilo 22/04/2021

Uau! Amei saber mais sobre a Xuxa, sempre admirei ela como artista e agora ainda mais

Mariana 05/08/2023

Nessa autobiografia com estilo semelhante a de Rita Lee, direta e polêmica, Xuxa conta com detalhes acontecimentos de sua vida, desde a infância até os dias atuais. Adorei ler, foi leve, uma conversa com uma mulher interessante, com várias camadas além da apresentora de programas infantis.

Leticia2513 28/07/2023

Um bom livro para passar o tempo. Não sou tão fã da Xuxa, mas esse livro trouxe boas histórias sobre ela.

Thaís Furlan 27/09/2023

Fraco
O livro narra diversas memórias da vida da Xuxa, mais ou menos em ordem cronológica.

Nunca fui muito fã da Xuxa como apresentadora, mas sempre a admirei como pessoa. Entretanto achei o livro completamente superficial.

Nele vemos uma Xuxa batalhadora, fofa, dedicada e... sem defeitos? Ela faz de si mesmo quase uma santa, que não sente raiva, que nunca explode, ou seja, que não existe. Só há profundidade em sentimentos bons ou em mágoas que os outros a causaram.

Um texto excessivamente simples, de uma Xuxa meio fútil, com uma fala meio infantiloide, como se a pessoa que está lendo não soubesse muito bem interpretar texto.

Pra mim, perdeu o pouco encanto que tinha.