Árvore dos Desejos

Árvore dos Desejos K. A. Applegate

Resenhas - Árvore dos Desejos

Jéssica 10/01/2023

Muito lindinho esse livro. Leitura bem rapidinha, fiz em um dia. Deve ser bom de ler com crianças. Amei!

Daiany.Cordeiro 10/01/2023

Uma mensagem linda
Árvore dos desejos se trata de uma fábula, pois é narrada pelo ponto de vista de uma árvore. Mais indicado para crianças e adolescentes, mas também serve para os adultos.

Red é um carvalho de 216 anos muito otimista, péssima em contar piadas mas que na vida já viu de tudo, e têm muita história para contar. Ela abriga muitos animais em seus galhos e troncos e tem como melhor amiga Bongô, uma corva muito pessimista.

Red é a árvore dos desejos da cidade, perto do dia 1° de maio os cidadãos amarram seus desejos e esperanças nos galhos da árvore em fitas, retalhos e etiquetas.

Red já ouviu todos os tipos de desejos, alguns simples, outros bem altruísta e aqueles impossíveis de serem realizados. Samar, uma menina filha de um casal recém chegados na vizinhança, faz seu primeiro desejo: ter um amigo.

Mas Red está com os dias contados. Em poucos dias será cortada. O carvalho centenário se dá conta então que sua vida foi muito previsível, pois apesar de ser a árvore dos desejos, ela apenas os recebe. A maioria dos desejos nunca são realizados.

"Queria fazer a diferença, nem que fosse só um pouquinho, antes de partir deste mundo lindo."

Então ela e os animais entram em ação para realizar o desejo de Samar. Red está disposto até mesmo a quebrar a regra mais importante da natureza: falar com os humanos.

Essa história é bem curta, dá para ler em poucas horas. Trás uma mensagem linda, de desejos, anseios e esperança. Da força da amizade, de companheirismo, empatia e até mesmo sobre xenofobia. Vale a pena ler.

Htinha 10/01/2023

Tão incrível e interessante, te faz repensar sobre diversos aspectos da vida, um livro que de certa forma vai mudar meu jeito de ver o mundo. Katherine Applegate que escrita perfeita, com certeza entrou no meu top 10.

Ju 08/01/2023

LINDO LINDO LINDO
Árvores não sabem contar piadas, mas contam ótimas histórias e Red é um carvalho centenário que já viu de tudo em seus muitos anos de vida. Também é a árvore dos desejos do bairro, e todo ano, no dia 1º de maio, as pessoas amarram em seus galhos fitas ou tiras de tecido com os mais diversos pedidos, sonhos e anseios.
Esse livro consegue encantar a todos com sua mensagem de empatia,poder da amizade e esperança,para mim a parte mais linda do livro é quando o Red conta uma certa história do seu passado,o livro com todos os seus personagens e animais consegue ter uma história leve,divertida e fascinante.
Essa edição da intrínseca também merece uma atenção pois as ilustrações que o livro carrega consegue deixar a história ainda mais incrível!

arislover 07/01/2023

acho que isso eh um livro de criança pq eu li em literalmente 39 minutos mas eh legal so bem irrelevante

fernandaugusta 02/01/2023

A árvore dos desejos - @sabe.aquele.livro
Red é um carvalho-vermelho-americano que tem 216 anos. Nestes muitos arvoriversários, já viu muitas coisas e conheceu muitas pessoas e animais. Além disso, tornou-se uma árvore dos desejos, em que anualmente as pessoas depositam seus sonhos e vontades amarrando pedidos escritos em papéis ou tecido.

Red tem vários moradores: guaxinins, gambás e corujas. Sua melhor amiga é um corvo, que se chama Bongô. Nas duas casas que ficam em sua sombra, moram duas famílias. Na casinha azul, moram recém-chegados que não estão sendo bem acolhidos pela vizinhança. Red recebe todas as noites a visita de uma moradora, a menina Samar. O desejo de Samar? Ter um amigo.

Red quer ajudar a menina, fazendo com que Stephen, o menino que mora na casa o lado, seja amigo de Samar. Para isto, conta com a ajuda de seus amigos para executar vários planos, que não dão certo. Em uma tentativa derradeira, Red decide quebrar as regras e contar uma história.

"Árvore dos desejos" é um livro lindo! Narrado em primeira pessoa na perspectiva de uma árvore, transmite uma sensibilidade e uma emoção cativantes. Através dos olhos de Red e do alto de sua sabedoria de árvore velha, receptáculo de muitos desejos, vemos nesta história que seu desejo é ajudar uma menininha solitária. Talvez esta seja a sua última oportunidade de mudar a situação de intolerância a seu redor, já que a dona do terreno decidiu derrubá-lo.

Em uma história incrível sobre amizade, trabalho em equipe e acolhimento, voltamos algumas gerações para conhecer a história da árvore dos desejos e resgatar este passado distante. De escrita leve, bem-humorada e de nuances delicadas, entremeada por belíssimas ilustrações, "Árvore dos desejos" merece ser conhecido, lido e relido por crianças e adultos.

Alejandro.Jonathas 02/01/2023

Leve, divertido e reflexivo
O livro é bem infantil, mas com uma mensagem para todas as faixas etárias.

O livro é narrado por uma árvore chamada Red e sua relação com os seus amigos animais. Red tem um ponto de vista único da vida e dos seus "vizinhos". Apesar de ter grande conhecimento, vemos que Red parece um "tiozao" fazendo piadas de tio e tudo mais. É divertido.
Red se encontra com os dias contados, em breve ela será cortada e precisa da ajuda de duas crianças, para isso ela quebra uma regra tácita entre as árvores, ela fala.
Através da história, aprende-se sobre a amizade e a valorização de família-comunidade.

DêlaMartins 30/12/2022

Leve...
Red é uma árvore centenária, um carvalho, que já viu de tudo. A narração é dela, sobre seus amigos, seus "inquilinos" e sobre Samar, que mora numa casa em frente a Red.

Red também é conhecida como árvore dos desejos - uma tradição dos moradores locais, que colocam desejos pendurados nela, sempre em maio.

É uma história bonita, com reflexões da árvore sobre amizade, empatia, aceitação.

Gostei.

Denise.Camilo 30/12/2022

Árvore dos Desejos
Não é sempre que temos a oportunidade de ouvir uma árvore contar uma história.
De forma bem humorada uma Árvore velha e sábia nos conta a sua história e de várias gerações de sua vizinhança.
"Ouvir" está história nis faz acreditar que até os desejos mais difíceis podem se tornar realidade quando se tem fé.
E que mesmo pessoas muito diferentes podem conviver em harmonia quando se tem respeito, solidariedade e amor.

Gabesxx 28/12/2022

Leitura leve e reflexiva! Amei!
A beleza começa no livro em si, a capa é linda, a edição como um todo é impecável. A história é cativante, doce e simples, porém, reflexiva. O livro traz temas importantes como amizade, empatia, parceria, companheirismo e até xenofobia.

Eu amei conhecer Red e todos os animais que viviam nele, Samar e Stephen!

Me encantei com a história (super favoritada), li em um momento que preciso de leituras leves e que deixam o coração quentinho, isso fez com que me apaixonasse ainda mais por "Árvore dos desejos".

NothingIsHere 27/12/2022

Coisa fofinha
Eu fiquei com o coração bem aquecido após ler esse livro. Todos os personagens são adoráveis e a magia da história é linda.

Nicole710 27/12/2022

Infelizmente não alcancei a mensagem a ponto de senti-la
Não consegui gostar muito desse livro, me entediou um pouco, não sei explicar bem, mas pra mim foi cansativo, a mensagem é bonita, acho que não gostei tanto foi da escrita.

Renata Floro 23/12/2022

A edição desse livro é belíssima, mas além disso, a história em si é encantadora! Nunca pensei que leria um livro de uma história contada do ponto de vista de uma árvore e que iria me emocionar tanto com ela. E mensagem que esse livro passa, é maravilhosa! Para todas as idades e públicos.

Isabela 19/12/2022

De aquecer o coração ??
É uma história tão doce ??
Esse livro ensina tanto sobre amor, sobre amizade, carinho e amor ao próximo ??
A Red é tão fofa ?
Mesmo estando ameaçada, tudo que ela quer é ajudar e realizar o sonho da garotinha, uma senhora árvore encantadora ??
E os animais são incríveis ? São engraçados, gentis e corajosos ?

Caroline.Grossl 14/12/2022

Árvore dos Desejos, de Katherine Applegate
Árvore dos Desejos é uma fábula contemporânea, escrita por Katherine Applegate. Lançado pela editora Intrínseca em 2020, o livro contém 224 páginas.

A história é narrada por Red, um carvalho-vermelho-americano, também conhecido pelas pessoas da vizinhança como a “árvore dos desejos” pois todo ano, no dia 1° de maio, é tradição os moradores de toda a cidade amarrar em seus galhos pedaços de papel ou tecidos, onde escrevem os mais variados pedidos, compartilham seus sonhos e anseios.

Red sempre gostou de observar as pessoas e acompanhar tudo o que acontecia ao seu redor – afinal ele adora uma fofoca! – e no decorrer do livro, a árvore vai contando sobre as coisas que viu e ouviu durante os seus 216 anéis de idade, algumas curiosidades sobre as árvores e outras plantas e também sobre os bons e maus momentos que ele passou.

Aos poucos, vamos conhecendo os animaizinhos que a árvore abriga, como a sua melhor amiga, uma corvídeo chamada Bongô e as famílias de gambás, guaxinins e corujas.

A árvore está localizada entre duas casas iguais - antes mesmo delas serem construídas - e gosta de observar todas as famílias que iam morar ali. Após a chegada de uma nova família para uma dessas casinhas, Red percebe que a vizinhança se sente incomodada com eles e não consegue entender o porquê, afinal, seu bairro era um lugar onde sempre recebera pessoas de todas as nacionalidades.

Curioso, Red começa acompanhar a vida da garotinha Samar que sempre ia visitá-lo e em uma noite, Samar deposita em Red um retalho e faz um pedido sussurrado: “Eu desejo ter um amigo”.

Enquanto isso, Red está correndo o risco de ser cortada e dessa vez parece que a proprietária das casas onde a árvore estava plantada, está falando sério, isso significa que os dias de Red estão aparentemente contados e seus moradores estão desesperados.

Apesar de estar vivendo esse momento difícil e de não ser comum as árvores interferirem na vida humana, Red, decide quebrar as regras para realizar o desejo da menina antes de se despedir do mundo e começa fazer pequenas interferências para que Samar faça amizade com Stephen, o menino da casa do lado, nem que para isso a árvore precise usar a sua voz.

Árvore dos Desejos é uma história muito leve, envolvente e emocionante, ele é daqueles livros que você começa a ler e não consegue parar mais. Durante os capítulos, que são bem curtinhos, encontramos diversas ilustrações maravilhosas que representam bem os animaizinhos e as cenas em geral, o que nos permite visualizar os acontecimentos com mais facilidade.

Apesar do livro ser voltado para o público infanto-juvenil, essa é uma história que deve ser lida por pessoas de todas as idades!

O livro fala sobre o poder da amizade, empatia, companheirismo, acolhimento, respeito, resiliência, coragem, e também traz temas muito pertinentes que estão presentes na sociedade, como a xenofobia, o ódio e falta de humanidade, de forma bem sutil!

Amei conhecer Red - e seus inquilinos – que através de sua história, nos permite acompanhar acontecimentos cotidianos sob um novo ângulo, Árvore dos Desejos nos faz refletir bastante e entrou para a minha lista de favoritos, pois eu adoro histórias que são narradas por personagens não-humanos.

Espero que tenham gostado da resenha e que assim como eu, se apaixonado por essa história! 🌳❤

site: pensamentos-em-flor.blogspot.com