Árvore dos Desejos

Árvore dos Desejos K. A. Applegate

Resenhas - Árvore dos Desejos

Minha Velha Estante 22/06/2022

" Queria dizer que amizade não tem que ser complicada. Que às vezes nós é que permitimos que o mundo a transforme em uma coisa difícil."

Árvore dos Desejos conta a história de Red, uma árvore que contabiliza mais de 200 anos de existência e que tem muita história pra contar sobre os animais que ela abriga mas, principalmente, sobre os humanos que ela observa.

Por conta da esperança de uma mulher, Red se tornou uma árvore dos desejos e todo dia 1º de maio é especial porque as pessoas a visitam para deixar pendurado em seus galhos seus desejos mais íntimos. Mas esse ano será diferente, alguém quer cortar Red e ela precisa ajudar uma garotinha a realizar o seu desejo.

Árvore dos Desejos é uma das histórias mais lindas e sensíveis que já li. Aqui, os animais mantém uma convivência saudável entre si e uma relação de amizade e lealdade a ser seguida pelos humanos. Red abriga gambás, guaxinins, corujinhas e tem Bongô, um pássaro falante e esperto como seu melhor amigo e confidente.

Não bastasse essa lição de convivência, o livro traz a história de Samar e sua família, que sofrem ataques dos vizinhos motivados por xenofobia, e chega a ser cruel ver a solidão imposta a menininha por conta do preconceito dos adultos. E só quem se comove com a situação de Samar é Red.

E não poderia faltar uma grande reflexão sobre a relação conturbada entre natureza e ser humano, que ignora a importância da convivência harmoniosa entre árvores, animais e seres humanos para a manutenção da nossa própria existência.

Além dessa história incrível, Árvore dos Desejos tem uma das capas mais lindas da minha estante e ilustrações de tirar o fôlego que levam o leitor a viajar até a sombra de Red.

site: https://www.minhavelhaestante.com.br/2022/02/arvore-dos-desejos-k-applegate.html
Ricarda Caiafa 23/06/2022minha estante
Também amei muito, muito mesmo esse livro!!

Ranny 22/06/2022

Amei!
No começo estranhei um pouco o livro, mas nas próximas páginas ja tinha ganhado meu coração. É um livro muito fofo e cativante, leitura leve e tranquila. Te da a sensação de um abraço quentinho.

Isabel 19/06/2022

Árvores contam ótimas histórias
Se você julgar esse livro pela capa e título você nunca vai ler, porque não é algo que chama a atenção.
Mas quando as pessoas dizem que é para todas as idades elas não mentindo, esse livro é repleto de personagens, momentos, e diálogos incríveis. São várias lições de vida e reflexões.
Recomendaria esse livro facilmente para qualquer pessoa que pedisse uma leitura calma e tranquila, tem alguns momentos que eu me emocionei muito, mas como já disse são muitos momentos incríveis.
Quando uma árvore conta uma história você tem que parar para ouvir, elas não são boas com piadas, mas são ótimas contadoras de histórias.

Thais.Oliveira 15/06/2022

Fofinho, coração quentinho
É tão lindo, tão fantasioso e tão real, que algumas situações até apertam no peito. Acho que o que eu gostei mais nesse livro, é como a inocência de uma criança é retratada, em contraste com a ignorância dos adultos (que acabam influenciando, negativamente, as crianças). O livro é lúdico, com ilustrações lindas, e se passa sob o ponto de vista da árvore e dos animais que nela habitam!

Adriano.serrao 15/06/2022

Gostei de te "Red"
Aaa o livro é ótimo, ? amei o jeito de como a árvore é otimista, e de como ela desmontava isso. E das amizades que ela tinha, é ela mesmo sendo uma árvore, ela fazia de tudo pra ajudar os que estavam ao seu redor...
E como isso comecei pensa demais nas árvores, cheguei a pensa " acho vou ser amigo de uma árvore " kk só amei rsrs

Felipe.Rocha 13/06/2022

Com certeza uma das melhores leituras do ano, a escrita é simples, objetiva, tem detalhes que fazem você imagina a situação mais não tão exagerado que faz você ler e ler e parecer que não saiu do canto. Os capítulos são pequenos, e você vai lendo, lendo e nem ver as páginas passando, você se envolve quer saber o que vai acontecer, onde tudo vai levar, e a gente se apega principalmente a RED, que é quem narra a história, com o passar da leitura e todos os acontecimentos a gente entende que RED não é só uma árvore, e sim parte de tudo, do bairro, da família, e principalmente um símbolo de esperança, para o futuro, para as pessoas que vão lá fazer um desejo. Quem não queria uma árvore dos desejos que nem RED no bairro, ?? a autora poderia lançar um livros de lembranças, histórias de RED, pq ficaria horas e horas lendo o que RED já viveu, e sem falar do diário de MAEVE, seriam dois livros muitos legais também ???

Leiturasdalany 08/06/2022

Árvore dos desejos
Red e? um Carvalho-vermelho-americano, conhecido como a ?A?rvore dos Desejos? da regia?o a cada dia 1º de Maio, os moradores colocam fitinhas com seus desejos mais i?ntimos em Red na expectativa de que seus pedidos sejam finalmente vistos e realizados.
A vida segue exatamente do jeito que precisa seguir a natureza apenas observa, sem contato direto com os humanos, enquanto esses seguem pedindo por milagres que ressignifiquem sua histo?ria, tudo muda quando a pequena Samar passa a morar na casa em frente a Red, construindo um vi?nculo u?nico com a a?rvore e com os animais que nela habitam.
Samar não tem amigos e o único desejo que a pequena tem é poder ter um amigo, a partir do pedido solita?rio feito por Samar, Red percebe que esta? na hora de quebrar o sigilo e fazer sua voz ser ouvida. A a?rvore centena?ria nos conta como se tornou a A?rvore dos Desejos e quantas vidas foram transformadas a partir do poder do acolhimento e da amizade. E? por isso que ele se propo?e a ajudar Samar a finalmente encontrar um amigo, mesmo que a vizinhanc?a na?o esteja aberta a fazer amizade com uma doce menina que usa lenc?os em volta da cabec?a.

Árvore dos desejos é um livro doce, encantador, gentil e acolhedor. Cada pa?gina lida e? como um abrac?o e nos trás uma promessa de que dias melhores vira?o. Katherine nos apresenta uma fa?bula contada por Red, um carvalho centena?rio, que retrata temas como preconceito, desejo, conceito de fami?lia e o poder transformador da amizade, atrave?s de doses de poesia e um jeito u?nico de contar histo?rias.

Lydia 06/06/2022

Simplesmente amei, um livro muito fofo e divertido. Red é incrível e gostei muito como a história mistura a fábula com a vida real.
Além disso, me fez bem ler um livro em dois dias, me senti leitora dnv.

Felipe 05/06/2022

A grandeza na simplicidade
Árvore dos desejos é um livro simples, curto e rápido de ler, possuí belas ilustrações e uma doçura para abordar alguns temas bem complicados.
O livro é narrado por uma árvore, a própria árvore dos desejos em si (que deixa claro e comprova que árvores são muito melhores cantando histórias do que piadas).
A história tem como plots principais a amizade (seu início, funcionamento e importância), o preconceito e as formas de enfrentá-lo, as mudanças que acontecem na vida e como podemos oi até devemos nos posicionar em meio a tantos fatores, fazer o certo e pagar o preço por isso, sem criar situações forçadas ou algum tipo de panfletagem.
A forma de tratar tantos assuntos é suave e engraçada, tirando boa parte do peso dos assuntos, mas não seu significado e importância. As personagens são carismáticas em sua simplicidade de criação e cada um desempenha bem seu papel.
Um livro para todos os tipos de leitores, especialmente novatos e quem busca ler algo tranquilo para descansar de uma leitura mais densa.
Não possui muitas passagens e frases marcantes, mas o livro como um todo dá prazer na leitura e traz reflexões importantes, não importa a idade do leitor. Não se deixe enganar pela aparência infantil, existe conteúdo e pode te ajudar a ser uma pessoa melhor.

José Carlos 04/06/2022

Leitura obrigatória!
Uma fábula que beira a perfeição! Uma edição para guardar para sempre e reler muitas vezes! Sem mais, apenas leia!

Cláudia - @diariodeduasleitoras 03/06/2022

Árvore dos desejos
?Todos esses anos, os desejos têm sido uma bênção e um fardo. Mas a verdade é que todo mundo precisa de um pouco de esperança.?

Olá, leitores..
O post de hoje é de um livro que recebi na caixinha de assinatura do #íntrinsecos quando era assinante. Acho que assim que chegou, meados de 2020, eu já li. Visto que o projeto gráfico saltou aos meus olhos - é lindinho, e possui uma narrativa rápida.

O enredo dessa fábula contemporânea, é narrado por Red, um carvalho com mais de duzentos anos de idade que possui uma reputação de árvore do desejo entre os moradores daquela vizinhança.

Todos os anos, no dia primeiro de maio, moradores da cidade vão até o carvalho e amarram em seus galhos cartas com seus desejos pessoais. Em todos os seus anos de vida Red aprendeu muitas coisas, e uma delas e não se meter nos assuntos daqueles que fazem pedidos a ela todos os anos. Até que.. um desses pedidos, foi feito por Samar, uma menina de coração puro e que se sente muito solitária. É quando nosso improvável carvalho, resolve quebrar as regras e interferir nas histórias que ele sempre ouviu como expectador.

Delicado, engraçado e tocante. Um conto de fadas moderno sobre o poder da amizade e empatia, mostrando que muitas vezes temos que desafiar a tradição e nossos próprios medos para defender quem mais precisa.

Já conhecem essa história?

Luana.Santos 31/05/2022

Fofura
Uma história linda, de leitura fácil e rápido com capítulo curtos.
Ótimo pra sair da ressaca literária ou pra iniciar no muito da leitura.
Uma história que encanta jovens adultos e crianças.
Amei

blackymoon 25/05/2022

para deixar o coração aquecido.
amei o livro, é cativante desde o início e com uma história narrada por uma personagem bem diferente do comum, uma árvore!
a história é sensível e linda, com um final realista e satisfatório.

Stefany.Balbino 24/05/2022

Contos de fadas moderno e sensível
Primeiramente quero exaltar essa edição lindíssima e super caprichada ?

Essa é uma história linda e sensível sobre uma árvore contadora de histórias que um dia dedici intervir em um dos desejos que são feitos nela todo ano.

Por trás de uma história infantil a autora aborda de maneira muito leve delicada questões como preconceito, solidão e o poder de uma amizade.

Esse é tipo de história que precisa estar nas escolas e nas famílias. Com certeza vou levar essa história para frente sempre que puder ??

_napaulices 24/05/2022

Quero ser amiga de uma árvore
Árvore dos Desejos foi me conquistando a cada um de seus mini capítulos ?? sem falar na capa linda que é meio cintilante.

O relacionamento entre os animais e a árvore me lembrou muito a animação Os Sem-Floresta. A qual os animais de varias espécies se tornaram uma família, unidos pela moradia em comum: a natureza e a árvore.

Além disso, a questão humana envolvendo discriminação étnico-racial entre os moradores do bairro onde ficava a árvore me tocou muito. Por isso, recomendo a leitura para qualquer pessoa. É um aprendizado maravilhoso.

Descobri que a contagem da idade das árvores por meio dos anéis internos é verdade! Isso é bem curioso.

É um livro infanto-juvenil norteamericano, mas não deixei de imaginar uma história semelhante se passando no Brasil, especificamente na amazônia. Seria bem incrível.