O Senhor das Moscas

O Senhor das Moscas William Golding

Resenhas - O Senhor das Moscas

nathsreading 21/04/2024

"Ralph chorou pelo fim da inocência, pela escuridão do coração humano..."

Uma leitura forte, com personagens e emoções que vão ao cerne da natureza humana. No início, levei um tempo pra pegar o ritmo da leitura com a descrição excessiva do ambiente; mas a medida que a tensão aumenta se torna impossível parar de ler. Você quer saber até onde vai a selvageria crescente, onde acaba a inocência em meio à falta de regras e normas sociais, e principalmente onde nasce a maldade do coração humano.

Beatriz 21/04/2024

Esperava mais
Acho que coloquei muita expectativa na leitura, por ser um clássico, mas acabou se revelando um livro bem simples, sem muitas nuances além da ideia principal

Luciano.Soares 20/04/2024

Um clássico atemporal
Golding aos poucos consegue transformar uma narrativa doce e ingênua em algo cru e visceral. Apesar disso, minha expectativa era de que fosse algo mais selvagem, quase primal.
Além disso, ele apresenta personagens quase reais, é como se conseguisse enxergar de fato cada um dos diferentes meninos desde seu estado "normal" até sua transformação.
Achei que o final seria algo mais catastrófico fisicamente, mas curti mesmo assim.
Não é à toa que é considerada uma das obras literárias mais importantes do século XX e ganhou o Nobel em 1983.

kanastar_ 20/04/2024

A natureza sombria do ser humano é um iceberg
Demorei para ler por questões pessoais, não pela leitura ser difícil. É uma leitura fácil você consegue terminar em pouco tempo, é notável como as crianças(representação do ser humano) gradualmente vão perdendo qualquer tipo de sanidade longe da sociedade levando a elas despertarem a natureza obscura delas, e é perceptível como tudo o que ocorre naquela duração de tempo na ilha se torna realmente ciente no final do livro. Ótima obra!!

Victor108 19/04/2024

Selvagens
Caímos no erro de pensar que somos seres elevados, diferentes, crescidos/adultos.
Nos sentimos ofendidos ao sermos chamados de animais.
Mas a verdade é que o fio que segura nossa sanidade e civilidade é muito mais fino que acreditamos.
Inclusive em maior parte de nossa vida somos apenas escravos de nossos desejos e instintos.

Um livro clássico que ilustra nossa saga como animal-humano.

"Os adultos não brigariam assim; os adultos não teriam medo de fantasma; os adultos sentariam e resolveriam conversando, como adultos..."

isabellant_ 18/04/2024

Minha primeira melhor leitura do ano!!
O que falar desse livro?! Eu tô com tantos pensamentos, que não sei como desenvolver. A única pergunta que está rondando minha cabeça é: "Nós nascemos bons e a sociedade nos corrompe, ou somos seres ruins e maldosos por natureza, e a civilização nos põe limites?" Meu deus, que desgraça esse livro fez comigo, amei.

Leiam!

mysteriesflashing 15/04/2024minha estante
Esse livro é incrível e até hoje sinto o luto pelos dois que se foram ?

Karine 15/04/2024

Difícil
Custei pra conseguir terminar de ler, as cenas são descritas em detalhes ambientais cansativos que dificultam a leitura que poderia ser mais fluida. é muito interessante analisar o que acontece em um mundo sem regras, algo tão sonhado pela maioria das crianças, mas que se torna um pesadelo quando realmente acontece e elas precisam se virar sozinhas. o livro faz pensar em como é fácil voltarmos para a selvageria e caos

JonasFortuni 13/04/2024

Acabei de ler O Senhor das Moscas e gostei muito de como o autor naturalizou a inocência no início do livro e deixou a intensidade crescer conforme os capítulos foram se seguindo. É muito interessante como é um livro, por um lado, gostosinho de se ler, mas, por outro, difícil de tragar.

PatrAcia423 12/04/2024

Um clássico moderno
No final da Segunda Guerra Mundial, um avião cai numa ilha deserta e os únicos sobreviventes são um grupo de meninos em idade escolar.
Um livro que retrata de forma inigualável as áreas de sombra e escuridão da essência humana.

Dani 12/04/2024

Entrou fácil no meu ranking de livros favoritos! Fácil de ler e difícil de largar, leria mais 200 páginas sobre aqueles meninos e suas histórias. Gostei do final.

Oignaccio 11/04/2024

A maldade humana
Pra mim esse livro é um livro essencial para entender os monstros que os humanos são, não importa se criança, jovem, adulto, ou idoso, todos, TODOS, se expostos ao ambiente sem rédeas sociais, se tornam monstros em algum momento, amo esse livro.

Não dei 5 estrelas pq senti que a leitura não é tão fluida, não sei se é porque eu estava em uma ressaca literária mas essa foi minha impressão, talvez eu tenha que dar uma nova chance para ele e reler.

mysteriesflashing 10/04/2024

Meu Deus, alguém faz alguma coisa!!
É um livro muito envolvente, angustiante e devastador, prêmio Nobel merecidíssimo.
Fala sobre o quanto o ser humano pode ser cruel quando não há nada para impedi-lo, sobre quanto o poder pode mudar as pessoas, medo, coragem, selvageria, amizade e esperança. Até os mais civilizados se tornam selvagens a ponto de não reconhecerem uns aos outros.
A história é vivenciada por adolescentes mas poderia facilmente ser por adultos, com certeza seria um cenário muito pior.
Na última página você respira fundo e pensa: ?ufa, finalmente?
Só parei de ler esse livro porque acabou, você se apega aos personagens, e sente vontade de defendê-los e fazer algo por eles, torce pelo bem deles até o último instante. Excelente!

Mai.lendo 09/04/2024

A natureza humana
Garotos que ficam perdidos em uma ilha deserta, sem nenhum adulto, e precisam se organizar entre si para sobreviver. No início parece que vai ficar tudo bem, mas a medida que o tempo passa e as dificuldades vem à tona, a verdadeira natureza humana (?) se mostra, e a maioria dos meninos se tornam selvagens.
Leitura rápida e fluida, vale a pena a leitura e reflexão.