O Senhor das Moscas

O Senhor das Moscas William Golding

Resenhas - O Senhor das Moscas

Isa 28/04/2024

Esse livro é real, psicótico e muito bom
Senhor, esse é um dos melhores livros que já li na minha vida. Ele me lembrou de All of us are dead em parte de "um grupo de pessoas que precisam sair de um lugar" e em como ele vai mostrando como cada um age perante o medo e desespero. O final é simples, mas deus é perfeito e acabou me emocionado muito.

Muna.Mendes 28/04/2024

"Então não brinco mais. Não com vocês"
Tem meia hora que eu terminei o livro e eu ainda não consegui absorver o que eu li. Algo sobre colocar crianças de 6 a 12 anos no dilema da civilização e da "barbárie", sobre a representação do Jack e do Ralph como as duas faces de uma mesma moeda, a perda da noção de realidade... várias vezes eles aludem às atividades como "brincadeiras" e, então... a ruptura na neblina que se apodera da mente deles nas últimas páginas.
O contato com o mundo externo, ao qual eles pertenciam, faz com que todas essas CRIANÇAS tenham que aceitar a realidade de tudo o que aconteceu e tudo que eles fizeram.

Senhor das Moscas vai além da questão do contrato social, ao mesmo tempo que trabalha todos os debates filosóficos que o cercam.

Paulo1376 27/04/2024

Excelente livro, salienta que a potência do mal está presente até mesmo nos seres humanos mais incipientes e que ela pode se manifestar até mesmo em situações mais improváveis. O homem é sempre o lobo do homem!

Sabrina Louzada 26/04/2024

Impactante
"Senhor das Moscas", escrito por William Golding, é uma obra clássica que explora as complexidades da natureza humana através da jornada de um grupo de crianças presas em uma ilha deserta. Inicialmente, a narrativa pode parecer lenta devido aos detalhes da ambientação, mas conforme a história avança, revela-se um conto poderoso sobre a luta entre civilização e instintos primitivos. À medida que os meninos lutam pela sobrevivência, surge uma dinâmica de poder e violência que culmina em um final impactante. O livro é uma reflexão sombria sobre a essência da humanidade e os perigos da falta de controle.

Priscila.Imazu 25/04/2024

Violência infantil
Crianças sobreviventes numa ilha deserta são obrigadas a lutar por sobrevivência. A violência vem naturalmente para alguns, que movidos pelo medo começam a seguir um líder radical e autoritário.
Qualquer semelhança com a realidade é mera coincidência. Sqn.

Junior Melo 25/04/2024

Thomas Hobbes disse uma vez que o homem é o lobo do homem, e esse livro sintetiza bem essa afirmação.

Demorei um pouco pra engatar a leitura, acho que estava numa ressaca, e por vezes achei o autor descritivo à exaustão. Mas depois de 1/3 do livro a história fluiu bem.

A reputação de clássico do século 21 é mantida, é uma ótima história, personagens marcantes e momentos que vão lhe deixar marcados bem depois do término, além de uma baita mensagem.

Maria 25/04/2024

Novo livro favorito
A escrita é maravilhosa, é descritiva na medida certa, ou seja, você consegue imaginar a ilha mas não tem 4 páginas de descrição. Os personagens são muito vividos e vc realmente se apega a eles. Muito bom

Catarina410 23/04/2024

O homem é o bicho do homem
Primeira metade da obra é completamente diferente da segunda metade.
O livro retrata as crianças como em um retorno ao estado natural, antes controladas pelo mundo de convenções dos adultos agora tem o controle, mas acredito que devemos questionar: a selvageria é realmente o estado natural do homem?
É uma narrativa extremamente bem construida baseada na máxima hobbessiana de que o homem é o lobo do homem, contando com diversas passagens repletas de simbolismo.
Porém, prefiro acreditar que essas crianças, pequenos futuros homens grandes cheios de sonhos e ideias, não se matariam e torturariam se isoladas em uma ilha deserta.

Fabrício 23/04/2024

Grande obra
Obra cativante que mergulha na escuridão da psique humana, explorando os limites da civilização e da barbárie. Golding habilmente constrói uma narrativa envolvente, repleta de simbolismo, que instiga reflexões profundas sobre a natureza da humanidade e seus instintos mais básicos. Realmente uma obra prima.

Raissa 22/04/2024

Meninos perdidos numa ilha, o que poderia dar certo?
Nessa história, o Golding toma um caminho contrário daquele posto pelos filósofos contratualistas e descreve, como ponto de partida, uma sociedade civil minimamente organizada até a sua transformação ao estado de natureza.
Representados nas figuras de seus personagens centrais, a narrativa coloca o lado natural do homem em contraposição ao lado civilizado, enfatizando como Ralph jamais se sentiu confortável com sua sujeira, enquanto Jack, ao aguçar o instinto primitivo, se entrega ao sangue, a lama, as vísceras e as moscas.

Eu acho que o Hobbes iria adorar esse livro.

Tarcisio.Gambin 21/04/2024

Incrível
Romance com uma condução maravilhosa e que narra muito bem acontecimento quase que improvável, e que ainda sim se supera na qualidade de detalhes, velocidades alternadas dos ocorridos (que prende demais demais o leitor). O que achei mais incrível foi toda a construção social do grupo naquele contexto e sua evolução para um final quase que profético. To fazendo força pra escrever uma resenha sem spolier, por favor leiam!!