Assassin

Assassin's Creed: Renascença Oliver Bowden

Resenhas - Renascença

Pedro Ramos 15/03/2022

Imersivo
É um livro muito rápido e fácil de ler e de se conectar com a história, talvez também porque eu adore livros desse tipo sksk. Já tinha jogado vários jogos de assassins creed mas nunca prestei muita atenção na história, me concentrava mais na ação mesmo. Foi muito interessante aprender mais sobre a história que envolve o jogo e me deu bastante motivação pra terminar o primeiro jogo de Assassins Creed que eu ainda não tinha terminado e comprar o jogo cuja história está representada no livro.

JoaoVitorino 30/12/2013

Se você jogou irá se decepcionar, senão, irá se decepcionar também.
Nas mão de qualquer autor mais habilidoso, seria um ótimo livro, pois tem enredo suficiente para isso, porém a escrita é totalmente superficial, sem emoção, sem construção dos personagens e tudo contado de forma corrida.
Sou fã da serie nos videogames, mas deixou muito a desejar nos livros, até mesmo os diálogos - os poucos que tem - são horríveis.

@vanessachrisostomo 19/05/2022

Bom até quase o final
Confesso que fiquei meio perdida um pouco mais da metade pro final. E o começo tava indo tão bem, mas essa outra parte ficou confusa, parecia que o autor estava querendo apressar pra descrever tudo.

Andy 04/02/2014

Um livro que tinha tudo pra ser uma grande história, mas peca pelos erros de seu autor.
Escrito de forma um tanto superficial essa história peca pela falta de detalhes não só pela ambientação, mas a forma como os personagens são descritos.

Antes de continuar, apenas aviso que não joguei Assassin's Creed, e minha opinião é baseado no que li, então não faço referência alguma aos jogos da série.

Com exceção do protagonista, todo os outros personagens mesmo os que aparecem com mais frequência, são descritos de forma rasa e não são envolventes.

A passagem do tempo é lamentável pois quando o leitor se dá conta é dito que já se passou 5 ou 6 anos na vida do personagem.

Ao descrever os combates, o autor talvez, tentando ser mais objetivo mostra lutas rápidas e sem grandes emoções, tornando alguns confrontos bem óbvios e diálogos bem ruins.
E realmente uma pena usar Florença e Veneza como principais cenários da história e os descrever de forma tão simplista ainda mais se tratando da Itália no século XV.

Apesar de todas essas coisas que me incomodaram o enredo me chamou atenção, e o protagonista é muito interessante. Mesclando personagens reais e fictícios o livro poderia ter explorado melhor seus grandes personagens históricos; não esperem um épico, mas não deixa de ser um livro razoável.

Victor 04/02/2014

Com altos e baixos
Sem dúvida, assim como o jogo, o livro causa uma boa impressão logo no início.

A história não é descrita em detalhes desnecessários como os entornos dos locais ou as ações secundárias dos personagens durante os diálogos. Isso agiliza muito mais a leitura, que em vista de ser uma reprodução quase fiel ao game, economiza o já elevado número de conteúdo.

A dinâmica nas lutas sem dúvida nenhuma foi o ponto forte do livro. Hoje em dia, muitos livos (até mesmo nacionais) tentam nos vender lutas heroicas e repletas de emoção, sem contudo, condizer ao esperado. Isso não acontece com Assassin's. Ponto positivo.

Agora o negativo... Claro, quase todo livro tem.
A história depois de um certo momento fica muito repetitiva e maçante, tal como no game. O personagem fica muito tempo em ações mecânicas estilo "procura, acha, mata, volta. Procura, acha, mata, volta...", isso acaba um com o prazer de dar continuidade e com a já mencionada dinâmica.

Outro aspecto que não me agradou muito foi a total parcialidade religiosa que o livro passa explicitamente. No caso, os inimigos são na totalidade católicos que querem "dominar" o mundo. Os comentários são exatamente o que se ouve da boca de doutrinas que se opõe ao catolicismo, muito difundidas hoje em dia. Posso até arriscar dizer que os desenvolvedores (ou pelo menos o "cabeça" do enredo) possam fazer parte deste segmento e usaram a história para evidenciar seus ideais sem ao menos se dar ao trabalho de mascará-los.

O gancho deixado no final praticamente nos força a ler o próximo, coisa que demorarei a fazer. E se eu fizer... (E olha que tenho acesso aos dois próximos).

Por fim, com seus altos e baixos, o livro é uma boa pedida para quem procura lutas com um diferencial a mais das que encontramos hoje em dia forrando as prateleiras das livrarias. Só acho que faltou um pouco de desenvolvimento não-linear para a trama, assim como menos difamação e ideologia religiosa.

Recomendado para um leitura corriqueira, mas sem pretensões que seja uma obra inesquecível.

Doug 02/06/2022

Leitura magnífica
Como descrever este livro. Principalmente da descrições das cidades e lutas com mortes brutais é top. Bem Enzio não é fodão já no começo ele treina muito vário momentos do livro. Tem muitas viagens entre cidades investigações no livro. É top demais o livro

Henrique 06/10/2022

Infelizmente não é um livro que funciona sozinho, ele é pra quem jogou o jogo, e ainda assim, de forma de recente, o livro tem o mesmo problema da sua contra parte de ser muito corrido, mesmo aprofundando mais nos temas. Eu só pude apreciar de verdade o que o autor fez quando comecei a rejogar um tempinho atrás. Recomendo, mas se vc jogou o jogo ou pretende faze-lo, fora isso pode ser uma leitura muito corrida, mas ainda assim com seu valor

Wemerson 02/10/2022

Extasiado!
Independente da velocidade entre as passagens do tempo em que os fatos são descritos. eu fico ansioso para começar a leitura do próximo livro.
Pude ver Ezio Auditore, buscar sua vingança por toda Itália, e se entregar verdadeiramente ao credo. Enfrentou diversos inimigos, amadureceu; chegou onde nenhum autro havia chegado. Assassin's creed: Renascença, nos leva à uma grande aventura, onde cada página lida pede pela próxima.

Caroline Laia 04/09/2022minha estante
Adoro muito esse livro !! Foi bem imersivo

Ellen C 22/07/2014

Ellendo - https://ellendo.com/
Baseado na série de jogos “Assassin’s Creed”, o livro conta a história de Ezio Auditore, um adolescente florentino comum que, como qualquer outro, se metia em brigas, confusões por causa de mulheres e bebidas e se divertia com o irmão mais velho, até que uma desgraça cai sobre sua família. Acusados de traição por pessoas que antes eram considerados amigos, os Auditores perdem tudo e Ezio vê seu pai e irmãos serem condenados a morte injustamente e sua mãe e irmã se tornarem refugiadas.
E assim começa a nova vida desse jovem: ele se vê sendo introduzido aos ensinamentos de um Assassino. E não se trata de qualquer aprendizado, esse é um legado que vai fazer toda diferença na caminhada dele.
Ao longo do caminho, ele encontra muitos aliados, pessoas que o ajudam e que sempre possuem algo para lhe ensinar. Mas ele também encontra mais inimigos e, o que antes era uma vingança pelo que aconteceu aos seus parentes, vai tomando proporções muito maiores.
Tendo como cenário a Itália Renascentista (um dos períodos que eu mais gosto), acompanhamos uma história cheia de ação, lutas, conspirações, amores e vingança.

Quando procurei saber mais sobre “Renascença” (livro e jogo), achei algumas coisas onde as pessoas disseram que o livro é basicamente todas as falas mais uma descrição das cenas do jogo e essa informação procede de certa forma: eu nunca joguei, mas perguntei para o meu primo e ele disse que é isso mesmo, ou seja, as falas que aparecem no jogo foram colocadas no livro e as cenas descritas são as que você joga, mas tem um adicional de detalhes. Para mim, isso não foi um incomodo, porém pode ser que não cative outras pessoas.

O Ezio é um personagem carismático e, na maior parte do tempo, ele até parece ser uma pessoa real, tanto que eu achei ok o desejo de vingança dele, mas mesmo a pessoa mais dedicada não teria um aprendizado tão rápido (e por “rápido” quero dizer “pisquei entre um parágrafo e outro e ele já sabe tudo”). Também não simpatizei muito da interação dele com os outros personagens, porém gostei da forma que ele se desenvolve no decorrer do livro e o quanto isso se dá pela ajuda que ele recebe. Trata-se de alguém que é bem imaturo no começo, do tipo “só arrumo confusões e sou feliz assim”, mas ele cresce e amadurece muito, as atitudes dele perdem o teor mesquinho sem perder a ideia de vingança.

As pessoas que vão ajudando ele conforme o decorrer da história são uma das melhores partes porque cada um aparece de um jeito diferente e inusitado, das formas mais variadas, e cada um realmente tem algo novo para ensinar.
E todas as armas que o Ezio usa também são um dos pontos alto e foram tão perfeitamente passadas para a escrita que descrição delas é exatamente como se vê na imagem da capa.

A estrutura do livro é boa, tem muitas cenas de ação e lutas que, definitivamente, foram bem elaboradas, tem a quantidade certa de descrições, as cenas de missões do Ezio têm sempre o foco no lugar certo e, mesmo que em baixo teor, tem um bom romance.
O legal é que há um forte paralelo com a realidade, outro ponto bem positivo, que se dá com os personagens que são pessoas reais, como Leonardo da Vinci, Nicolau di Bernardo Maquiavel e Lorenzo de Médici e o tempo em que a história ocorre, o renascimento.

Mas se tem duas coisas que me agradaram mesmo foram: 1- a lista que tem no final do livro com os nomes dos personagens e uma simples descrição de quem eles eram e 2- o glossário com os termos em italiano e latim que foram usados.

Em alguns momentos, eu fiquei com a sensação de que eu estava jogando e não lendo! Isso foi outra coisa boa porque não foi forçado, fluiu bem. Por exemplo, tem uma cena em que o Ezio precisa pular do telhado de um edifício e ele arquiteta a queda de forma que ele possa cair em um monte de feno que tem em uma rua e existe exatamente a mesma cena no jogo, então foi como se eu estivesse mirando o lugar onde ele iria cair conforme eu lia.

E o que mais me desagradou foi a passagem de tempo dentro da história, achei isso muito confuso. O livro começa com um Ezio de dezessete anos, termina com um de quarenta e quatro e eu fiquei com a impressão de que tem uns buracos enormes e sem sentido na história quando o assunto é linha do tempo, algumas vezes até tive que voltar algumas páginas para poder me situar e/ou contar quando tempo passou e que ano estava sendo retratado.

Se o livro é previsível? Uns 80% da história, sim, é, mas mesmo sendo uma escrita superficial sempre tinha alguma coisa, um detalhe, que me deixava com vontade de ler mais sobre aquilo.

Como eu não acredito nessa coisa de “isso é para meninos e isso para meninas”, recomendo o livro para todos que se sintam a vontade para lê-lo.

site: https://ellendo.com/2017/08/19/resenha-renascenca-oliver-bowden/

Tadeu 10/08/2014

Pra começo de uma ficção como esta, não deixa de ser uma estória de motivação. Ezio dando a volta por cima, superando perdas e lutando por justiças. A estória é cheia de reviravolta! Gostei, Recomendo.
Espero que logo logo, comecem a produzirem filmes da saga.

Matheus656 13/08/2022

Ezioz, Ezio...
Sem dúvida alguma um romance que conta uma história que você pode jogar é por si só brilhante. Se você tem acesso ao jogo você pode jogar e ler a história, se você não tem, - meu caso - a simples leitura da saga já desperta o interesse na história.
Tenho que admitir que "Renascença" começa bem mas vai esfriando no decorrer da história, mas não acho que seja culpa do livro mas sim da forma como o jogo foi feito, ainda tentando acertar.
Com pontos altos e baixos o livro conta a história de um jovem que, tendo sua vida virada de ponta cabeça, começa seu caminho para levar justiça e liberdade pra um mundo que jamais saberia seus sacrifícios.
Ezio Auditore da Firenze é um dos meus assassinos favoritos de toda a saga e é muito bom poder acompanhar sua história através do livro.

shyneworlld 27/11/2022

legal
Esse livro é o tipo de livro gente boa MASS .... enfim gosto da saga de assassin's creed porém achei que esse livro trouxe muita coisa exaustiva, tinha hora que eu lia e ficava morrendo de tédio, mas no geral em si ele é muito bom eu gostei dele, apesar de que em algumas partes foram bem massantes