Paixão Simples Annie Ernaux

Resenhas - Uma Paixão Simples

Bookster Pedro Pacifico 22/09/2023

Paixão simples, de Annie Ernaux
Depois que li “Os anos”, Ernaux se tornou uma daquelas autoras que eu quero ler tudo! E foi só “Paixão simples” aterrisar no Brasil, que furou a fila das leituras. Com apenas 68 páginas, Ernaux compartilha conosco a experiência de se apaixonar. Aquela paixão que tira nosso chão, como um buraco negro que suga todos os nossos pensamentos e energias.

E, diferentemente do que vemos em livros sobre paixão, a autora não narra a sua primeira experiência, quando ainda era jovem. Em “Paixão simples”, vemos Ernaux mais velha, divorciada e mãe de dois filhos se apaixonou por um homem casado. O medo de não ser correspondida ou de perder aquele homem leva a autora para uma sensação de desespero. Um medo que persegue e que toma conta da razão.

Gostei muito pela forma precisa com que Ernaux descreveu o estado de paixão, que oscila entre sentimentos bons e o pavor da perda. Não vou falar mais, porque é um livro para ser sentido, em que a história por trás é simples - como fica claro no próprio título da obra.

Nota 9/10

Siga o @book.ster no instagram para mais resenhas!

site: https://www.instagram.com/p/Cwv5gp6r5w7/
Bairral 22/09/2023minha estante
O Jovem, também é um livro intenso. São menos de 40 páginas

Andressa1227 27/01/2024minha estante
Alguém me ajuda! Tem muito hot?

Marina516 19/09/2023

Fiquei feliz que no final ela cai na realidade mas eu me identifiquei tanto com a annie que fiquei até com raiva
não sei se gosto da paixão desse jeito

Carol 15/09/2023

Sensível e profundo, com escrita deliciosa!
Angústia e desejo desenvolvem um texto profundo e sincero sobre um caso de amor vivido pela autora e sentido por nós, leitores e cúmplices — como se estivéssemos sentados diante dela, num café, ouvindo suas confidências.

Annie Ernaux divide suas experiências e sentimentos em uma escrita leve e envolvente, mas direta, sem rodeios. Como se fosse possível se despir em páginas. É íntimo e concreto. E desafiador — já que estamos falando de um relacionamento com um homem casado.

Julgamentos morais à parte, existe muita beleza e vida na escrita da autora. O amor é um sonho. Assim como se viu completamente entregue em sua paixão, ela também conquista — com suas palavras — e é quase impossível não pensar em sentir cada página com o mesmo desejo que levou a escrevê-las. Amei!

site: https://www.instagram.com/carolbarbozza/

Lucas 14/09/2023

Paixão Simples
Annie Ernaux foi com certeza minha melhor descoberta de 2023. Após a leitura de O Lugar, não me aguentava em esperar para ler um novo livro dela e aqui estou eu, li em horas um livro dela completo.
Ernaux traz em poucas páginas (com uma ironia clara em seu título) a turbulência que é viver uma paixão e como a mesma traz novos significados as coisas da vida. A maneira como o tempo é tratado no livro (ou destratado) no momento em que ela está apaixonada foi de certa forma pra mim reconfortante.
O luxo de uma vida Ernaux com certeza é viver uma paixão.

"Sem saber, ele estreitou minha conexão com o mundo."

Mari 10/09/2023

Paixão Simples é autobiográfico, sobre uma mulher que viveu um relacionamento com um homem casado, e sobre isso conta como foi viver sua vida no automático, ver a vida girar em torno dessa relação. É sobre o sentimento da paixão avassaladora, mas também sobre a experiência da tristeza profunda, e a linha tênue entre a paixão, a obsessão, e tantos outros sentimentos que o campo do proibido despertou e fez ela capaz de sentir.
Annie mostra como passou pra um estado de simples existência, no qual descobriu sua pior inimiga: a própria imaginação. É difícil ler sobre uma vida que se transforma no tempo passando, e uma contagem dos dias com base no dia em que ele iria embora. E, ainda, para ela, a pior das sensações: quando ele realmente foi. Depois de ler a resenha do Pedro, enxerguei o livro que, diferente do título, de simples não tem nada; é o relato da paixão ?como um buraco negro que suga todos os nossos pensamentos e energia?.
O livro não tem nem 60 páginas, mas passei cada parágrafo esperando que ele acabasse logo. Mesmo assim, achei um melhor cenário do que o de Annie Ernaux, que passou 43 anos esperando o dia que aquilo não significaria mais nada. A quinta estrela da avaliação foi por mera compaixão.
Procurando, aleatoriamente, algo que marquei, encontrei: ?Eu tivera o privilégio de viver desde o começo, de modo constante e em plena consciência, aquilo que depois sempre acabamos descobrindo, imersos em estupor e angústia: que o homem que amamos é um completo estranho.?

vicareno 08/09/2023

"Sem saber, ele estreitou a minha conexão com o mundo"
Terceiro livro de Ernaux que leio. Terceiro que me faz derreter por essa mulher.
Que escritora!
A frase que usei como título, extraída das páginas finais do livro, sintetiza, para mim a obra e o "estar apaixonado": tem certas coisas que só vivendo. E vivendo, passamos a compreender o porquê das loucuras, das doenças, mas também do êxtase e do vislumbre do paraíso que é viver um amor.
Nada nos torna tão humildes e conectados uns aos outros do que a avassaladora experiência de uma paixão com início e fim (afinal, "o pra sempre sempre acaba").

Angela594 02/09/2023

Paixão não tem nada de simples
Annie mora no meu coração, desde o primeiro livro. Paixão não simples. Que capacidade é essa de falar sobre o óbvio, o simples, o comum, expondo cada vergonha nossa com a coragem que não temos. Quem não viveu uma paixão e vivenciou o que a autora descreve, deve estar morto. Lindo, intenso, profundo.

Faluz 23/08/2023

Paixão Simples - Annie Ernaux
Imersão total numa paixão, descritas por palavras urgentes e concisas.
Annie consegue esplanar toda a urgência de uma paixão que se apodera dela de maneira completa.

Amanda.Rzetelny 22/08/2023

Essa resenha é p vc!
Gostei muito do livro, me lembrou um pouco a carta da qual vc escreveu pra mim. Sei que é um momento difícil para nós, mas a autora também fala de seu momento difícil com a paixão (isso é a minha perspectiva é claro). Espero que nossa historia não seja parecida com a da autora (ja não foi tão parecida pq nunca fui amante heheheheheh).
Um bom livro, de leitura rápida, letras grandes que me lembraram a leitura do kinder. Acabei o livro nessa tarde apenas sem enrolação (o que vc sabe q é uma vitoria p mim, mesmo q sejam poucas paginas?)
Espero q vc possa ler ele em breve!
Bjs

Yara 21/08/2023

Interessante
Um relato rápido de uma paixão avassaladora seguida do distanciamento e da força para sobreviver sem a pessoa amada.
Quero ler mais da autora
Saber que foi verídico torna mas interessante os relatos.
E é impossível não se identificar com algumas partes que ela conta
Quem nunca viveu alguma coisinha parecida né ?

leticia cordis 20/08/2023

É impossível não se identificar com Paixão Simples
Esse livro é bem curto e compensa na visceralidade. Paixão simples conta um caso, uma história de entrega profunda de uma mulher com um homem casado. O homem é estrangeiro, do leste europeu, fala coisas durante o sexo que não estão na construção do lexico comum do idioma francês. Ela adora. Adora tudo nele, espera por ele como um cão espera pelo dono. Expõe a temporalidade particularizada, ultra intima.

Quem já se apaixonou de uma forma absurda encontra ressonancia em cada palavra de Ernaux, como escreve simples e bem! De grande valia pra quem tá dentro de um processo vertiginoso desse, pra quem está saindo ou pra quem já viveu.

Carol 27/07/2023

LOCAYPREMIADA
Livro curto, bem objetivo. Fiquei super interessada para ler os outros livros dela. Ela escreve muito bem e é honestamente convincente ao relatar o apogeu de uma paixão.

Bruno.Dellatorre 23/07/2023

Seco
Gosto de como Annie Ernaux, de uma forma super afastada e impessoal, detalha o cérebro de um apaixonado, a anatomia do amor, a ansiedade do amor e essas coisas - sem um pingo de sentimentalismo. Tudo na base da honestidade e da secura. Me identifiquei várias vezes (não só por estar apaixonado, acho que eu e Annie pensamos parecido em muitas ocasiões)

Franciel.Oliveira 20/07/2023

Paixão Simples
Li esse livro por orientação da professora Aimée Bolaños, na disciplina de mestrado Tópicos Avançados de Literatura Comparada. Não é meu tipo de leitura, não acho ruim, mas não é o que eu escolheria para ler. A protagonista sofre tanto por um homem que dá pena, é um desejo incontrolável, tanto que ela se submete a situações bem discutíveis para continuar tendo esse homem em sua vida.

aline203 19/07/2023

É como dizia Marília Mendonça: "E o preço que eu pago é nunca ser amada de verdade (...) Amante não tem lar..."

Fico boba como os livros de Annie Ernaux são curtos mas tem tanta informação e são tão objetivos e fortes. Cada livro é um tapa na cara.
Tem uma escrita fluida e te chama para dentro da conversa.
Adorando cada um deles.