Paixão Simples

Paixão Simples Annie Ernaux

Resenhas - Uma Paixão Simples

JAlia61 16/02/2024

A autora retrata sua própria obsessão em um homem que é casado com outra mulher. Descreve a ansiedade de estar apaixonada, as aflições e a "cabeça na lua". Foi uma leitura diferente do que eu estou acostumada, é um livro de amor, mas não de romance.

S.Paz 13/02/2024

Pecado sagrado
Depois do divórcio e já com dois filhos, Ernaux começa a se encontrar e se relacionar com um homem casado.

O livro começa com a cena de sua primeira vez assistindo a um filme pornográfico, que de certa forma mostra ao leitor o primeiro momento de liberdade dela. Depois de conhecer A. e de receber esse homem casado diversas vezes em casa, o leitor, e a própria Annie ao descrever a sequência de acontecimentos, percebem que cada vez mais esses encontros se consagram na vida dela como uma espécie de bênção amaldiçoada, depois dos quais ela se sentia ambas: limpa e suja; pura e impura.

Este livro é uma verdadeira pintura do que é uma paixão para uma mulher. Proibida, impossível, um castigo, um sinal de liberdade depois de tantos anos de castração e inconsequência.

David 13/02/2024

"como se o cérebro, sob o afluxo repetido das mesmas imagens, das mesmas memórias, pudesse gozar, como se fosse um órgão sexual igual aos outros"

"Vivia o prazer como uma dor futura"

vitxor 11/02/2024

Annie Ernaux
"Tinha vontade de reler um livro ou outro que eu lera por alto quando A. estava comigo. Impressão de que a espera e os sonhos daquele tempo estariam depositados ali e que eu encontraria minha paixão tal e qual ela fora vivida então."

A partir dessa leitura consegui entender o porquê a Annie é tão renomada pela crítica e agora também laureada com o nobel de literatura. Apesar de todos os seus livros serem feitos por experiências de vida e fatos sobre a vida dela, nesse em específico como ela ficou após se apaixonar perdidamente por um homem que era comprometido. É um tipo de narrativa que te prende e te faz ficar interessado como se fosse uma ficção, e acho que isso é uma das coisas mais incríveis que um escritor pode fazer. As palavras dela nos tocam de forma como se nós estivéssemos ali assistindo aquela situação, é algo palpável e muito bom como experiência literária. Quero muito estar imerso em tudo que ela escrever.

Laisinhaa_aa 10/02/2024

Paixão Simples
"Quando eu era pequena, luxo pra mim era casaco de pele, vestido comprido e casa de praia. Depois, ficou sendo uma vida de intelectual. Agora, parece que é também a possibilidade de viver uma paixão, seja por homem, seja por mulher."

É um livro que quero guardar pra mim

Beatriz3345 07/02/2024

Paixões Simples | Fev. 24
Esse foi o meu primeiro contato com um livro de Annie Ernaux. A autora morava na minha lista há bastante tempo, mas sinto que a leitura veio no momento certo.

Quanta força em um livro tão curtinho. Amei!

Duda 07/02/2024

???????????????
Eu quis ler esse livro pela queridíssima liv resenhas porque ela falou muito bem da autora e do livro tbm. É sério, eu queria muito ter gostado dele e tals para falar várias coisas mas não me senti conectada, foi como se tivesse e lido e tá ok, é assim que termina? Pô é uma história falando como a mulher é obcecada pelo um homem e a forma como a autora escrever isso, é muito boa mas eu acho que esperava algo mais e é só uma mulher obcecada por um homem kkkk tipo tá.
Fiquei muito triste por não gostar desse livro pq a liv indicou e isso me botou uma baita expectativa - até coloquei na minha meta de leitura - e não gostei :(
Não recomendo

Bianca 07/02/2024

Nunca uma fofoca tao escandalosa foi contada de uma forma tao classuda como nesse livro, foi uma delicia acompanhar e tbm de um certo modo um acolhedor.

gi.mmelo 06/02/2024

Bela narrativa do que é a paixão. Sentimento visceral, irracional, explosão que usa tudo ao seu redor como oxigênio pra queimar mais. É se ver em uma posição de vulnerabilidade, muitas vezes, pela primeira e única vez na vida. É tomar decisões que você nunca acreditou que tomaria.

Beatriz1421 05/02/2024

Paixão simpels é um dos livros que fala do momento em que vc esta com alguém por alguém e que vc fica obcecada pela pessoa e não consegue tirar ele da cabeça em momento nenhum. Eu fiquei apaixonada pelas reflexões e pela escrita da autora, com crtz quero ler outros livros dela.

Tauan 03/02/2024

Esse livro conta simplesmente uma mulher apaixonada loucamente por um homem casado, e conta de uma forma tão engraçada e estranha algumas vezes ?? tem algumas que eu me perguntava diabos estou lendo isso. Enfim é primeira vez que eu leio uma autobiografia na vida e adorei!! ??

Maressa 03/02/2024

Não se sentir só nas coisas que sentimos mas não contamos nem para as paredes.
Esse livro me pegou desprevenida, apenas o peguei na livraria e não consegui solta-lo até terminar, o jeito da escrita de Annie me deixou em seu lugar, parecia eu viver um romance com A, além disso, ela escreve sobre pensamentos, sentimentos negados principalmente na experiência feminina, ela aceita a loucura da sua paixão.

Lud 02/02/2024

A experiência mais fraca de uma mulher
Se essa é a paixão simples imagina a complexa rs muito bom ler esse aqui pensando ?meu Deus que absurdo? em uma página e na próxima pensar hmm i?ve been there kkkk muito bom annie ernaux me sinto uma amiga próxima sua