Turma da Mônica Jovem #01

Flávio Teixeira de Jesus

Resenhas - Turma da Mônica Jovem - Nº 01

gabi 08/06/2021

tmj #1
lindos eu amei o começo com eles mostrando como eles cresceram e mudaram, mas ao mesmo tempo continuaram com a mesma essencia das crianças que sempre foram.
bzin 08/06/2021minha estante
Eu só li os 6 primeiros volumes e dropei dps pq é MTO CLICHÊ, eu sinto que já li uma história parecida mais de mil vezes, mais pra frente fica legal? Eu tbm li a saga de terror lá e achei razoável até

gabi 08/06/2021minha estante
ai eu amo tmj to lendo dnv e dessa vez to lendo na ordem certinha, acho que nunca vou cansar deles nao importa quao cliche seja

Ana 24/07/2022

Eu amava tmj quando criança!! Vou reler todos porque gosto reviver aquela fase que eu pegava os gibis da biblioteca da escola e lia à tarde sem preocupação alguma. Também porque são curtos e levinhos:))
jmoncks0 26/07/2022minha estante
VC REALMENTE TA LENDO GIBI, MANO VC VAI FICAR COM 100 LIVROS NO FIM DO ANO

Sami 26/07/2022minha estante
guria!!! eu sou apaixonada em tmj

Day 15/06/2021

Simplesmente ameii, meu sonho de criança era saber como eles seriam jovem, mas acho que de todos que conhecem essa turminha.
Pra quem não sabem onde ler, tem no TELEGRAM, e pesquisar o nome que aparece ??

Kat 25/12/2021

Sempre li os quadrinhos da turma da Mônica e tinha curiosidade de como o Maurício de Sousa iria fazê-los adolescentes e ele está em um caminho bom.

nina.micheletti 31/07/2022

Incrível
Essa é a primeira vez que eu to pegando pra ler os mangás TMJ em ordem cronológica, ao invés de ler vários aleatórios, e eu amei muito. É um ótimo começo de história com muita nostalgia da versão original e além de trazer uma história completamente mística, original e cativante.

Bebel 11/03/2021

Só li alguns edições aleatórias mas começar a ler fo inicio é bem melhor. E as histórias são tão boas e tão nostálgicas.

Marcelo.Mendes 20/03/2022

Divertido.
Leitura extremamente simples, mas que prende demais! Comecei hoje de manhã, terminei rapidamente e já engatei a continuação. Me sentindo uma criança novamente, amo.

Cida Zientarski 14/04/2022

Turma da Mônica Jovem #01, de Maurício de Sousa
Agora a Monica, o Cebolinha e toda a turma cresceram, e são adolescentes, isso mesmo, e como sabemos essa época da vida é onde começamos a ter nossas primeiras experiencias e começamos a curtir a vida, e com a galera da turma não será diferente.

Embora a Monica, tenha virado uma moça linda, não deixou alguns hábitos da infância, como o carinho pelo coelho Sansão, e uma paixonite por um certo garoto que gosta de trocar as palavras. ou melhor gostava.

Diferente da Monica, a Magali, mudou totalmente, lembram da garotinha que vivia comendo toda hora? Pois é, ela mudou e agora faz dieta e se preocupa muito com a aparência.

Já o Cebolinha, ou melhor Cebola, já que é assim que ele quer que o chamem agora, começou a fazer um tratamento para parar de trocar os "erres" pelos "eles", e por incrível que pareça cresceram mais fios de cabelo na sua cabeça.

E o cascão, não mudou muito, só um grande detalhe, agora ele toma banho, isso mesmo, você não leu errado, e além disso ele adora esportes radicais, e vive andando de skate.

A Mônica lê um livro chamado 4 Dimensões Magicas, e que a personagem do livro voltará a vida e irá querer dominar o mundo, só que ela não irá sair do livro, mas sim de uma pedra lunar, que chegou no museu para uma nova exposição.

E sabe quem está cuidando dessa exposição? Quem? Ninguém menos do que o Franjinha, e quando a coisa fica feia por lá, ele pede ajuda a "turma", e irão descobrir que até os seus pais estão metidos nessa história e que continua no volume 2.

site: https://blogdokira.com/2020/06/13/critica-turma-da-monica-jovem-vol-1-muita-coisa-em-pouco-tempo/

girino 07/02/2009

Manga ou mangá?
(originalmente publicado em http://girino.org/wordpress/2008/08/29/manga-ou-manga/ )

Caiu na minha mão por acaso e curiosidade um exemplar do tão hypeado mangá da Turma da Mônica Jovem. como minha curiosidade me matava, li e resolvi comentar. Não que seja ruim, longe disso. O Maurício de Souza com sua mão de ferro controla muito bem a qualidade do que sai do seu estúdio. Mas decepciona, porque não atende ao hype! Ou pior: de mangá só tem o nome!

Exagero meu. Alguns dos personagens ainda obedecem a estética do mangá, mesmo que de leve. E a cena clássica do garoto tímido sendo espremido nos mamás da menina estava por lá. Os desenhos caricatos estilo boneca de pano e o uso de tracejados nas bochechas pra dar expressão aos personagens também. Mas pra mim isso não basta! Quatro andorinhas só não fazem mangá!

Faltou ambientação, faltou cenário e faltou um roteiro de mangá. Personagens secundários com arte tradicionalmente “Maurício de Souza”, cenários simplistas, excesso de diálogos e um roteiro tipicamente turma da Mônica permeiam toda a revistinha.

Quando eu leio um mangá “de verdade” eu chego no final com um gostinho de quero mais, se não por nada, porque passou rápido: mangá abusa de informação visual, restringindo a informação verbal ao mínimo necessário. A “arte” é o desenho, e não o texto. Já a Turma da Mônica tradicional, no melhor estilo Bécassine, abusa inclusive do recurso do narrador. Gaças a Deus não tinha narrador nessa historinha, mas ainda assim, a história era escrita, com desenhinhos pra ilustrar, e não o contrário.

Faltou dinamismo nos desenhos (claro, só os 4 personagens principais são mangás), faltaram aquelas longas cenas de movimento, onde o fundo congela e o sangue do leitor também.

Como eu disse, não ficou ruim. O Maurício de Souza não ia deixar. Mas não é mangá. É tão e simplesmente Turma da Mônica!

Lala 23/08/2023

Acredito que Turma da Mônica moldou a personalidade de muitos brasileiros. Comecei a reler os gibis de TMJ (mas agora pela ordem) e sinto como se eles fossem meus amigos de infância. Me sinto muito nostálgica, é como se eu estivesse lendo pela primeira vez.

lele 28/03/2021

Gostosinho
Será que podemos chamar isso de estilo mangá?
A turma tá um cadim diferente, mas quem mais mudou foi o Cascão. Minha gente, como ele esta lindo. Nunca tive um chush nele só me identificava com o fato dele não gostar de tomar banho, mas depois dessa... Ainda não me acostumei com ele falando gírias.
Eu particularmente gostei dos cenários. Seria mais legal se fosse colorido ?????

Vamlirynna 03/01/2022

Sem gosto.
Embora eu ame muito turma da Mônica, vários e vários gibis são rápidos e com histórias razas que não prendem a atenção.. é o caso desse gibi, chega ser tedioso.

Mesmo assim, foi bom ler de novo para relembrar onde tmj começou ?

@joaoplank 31/03/2021

Nostálgico
Havia muito tempo que não lia turma da mônica, retornar a este universo através de TMJ foi uma experiência mais que incrível!

Rianny0 25/01/2023

Nostálgico
O gibi e bom, e legal ver o quanto eles cresceram, a minha infância toda foi eles então tô me aventurando nos gibis.
Vou ler vários deles.

P.s: acaba com a ressaca literária

dia 12/05/2023

TMJ #01
Esse é o primeiro gibi da Turma da Mônica Jovem e estou curiosa para saber o que vai acontecer com a turma! É uma leitura rapidinha e que me trouxe uma enorme sensação de nostalgia. Lembro de quando eu era criança e lia os gibis, entretanto, não cheguei a ler os da turma da monica jovem, apesar de querer (não pedi para ninguém comprar para mim). Cresci lendo turma da mônica e agora finalmente comecei a ler TMJ.