Um certo capitão Rodrigo

Um certo capitão Rodrigo Erico Verissimo

Resenhas - Um Certo Capitão Rodrigo

Ka Castoldi 30/04/2009

Divertido, gauchesco, interessante, diferente... Érico Veríssimo é incomparável. Esse romance marcou minha adolescencia, minha época de grupo de teatro. A famosa frase de Rodrgo Cambará: "Buenas e me espalho! Nos pequenos dou de prancha e nos grandes dou de talho!"
vai permanecer na minha memória eternamente. Pode ter ocorrido um erro na frase, mas faz tanto tempo que eu li esse livro que a memória começa a me falhar.

liviazinha 24/05/2021

Capitão Rodrigo não vale nada
Capitão Rodrigo não vale de nada, como que pode?

Eu acho muito interessante a temática do livro. Mostrar o povo do Rio Grande do Sul no começo do século XIX com o toque desse homem tão ímpar que é Rodrigo Cambará é realmente uma premissa ótima.
Porém, muito facilmente passei a não gostar do personagem. Ele é péssimo, machista num nível extremo e só faz mal pra Bibiana... simplesmente É IMPOSSÍVEL querer que esse casal fique junto, a moça só sofre.

Acho que o livro não se aprofunda suficientemente nos personagens, parece que todo mundo é figurante. As coisas acontecem, as pessoas somem e não sabemos mais nadinha delas.
Não sei se a história ficou assim porque é uma parte de um livro maior, mas poderia ser melhor...

Apesar de td teve suas partes boas... (mas isso eu não vou estar sabendo explicar)
Pavozzo 24/05/2021minha estante
Até agora, nenhuma personagem que conheço superou o ranço que senti por esse sujeito... ?

liviazinha 24/05/2021minha estante
Eu posso jurar q em algum momento eu tava imaginando ele com a cara do bolso**ro SOCORRO KKKKKKK

Ana Laura 14/11/2013

Encantador!
Confesso que iniciei a leitura de Um Certo Capitão Rodrigo com certo receio de que não iria gostar. Afinal, já havia lido Ana Terra anteriormente e dei 4 estrelas, pois senti que... faltava algo. Além disso, a maioria de nós tem algum "preconceito" com autores nacionais.
De cara já digo que Um Certo Capitão Rodrigo não é aquele livro que vai te fazer ficar noites em claro para terminá-lo. Com certeza é ótimo em conteúdo, e com ele pude entender melhor a Guerra dos Farrapos, tão importante na história do meu amado estado. Com certeza Erico Verissimo pesquisou muito sobre o contexto histórico no qual ocorre a vida de Rodrigo, pois este é apresentado de forma clara e, por falta de palavra melhor, bastante compreensível.
Um Certo Capitão Rodrigo é o 3° livro da coleção O Tempo e o Vento, a qual narra a história da família Terra, gaúchos natos, por quase oitocentos anos.
Para que possam compreender melhor a história do livro em questão, farei uma rápida menção ao Ana Terra, 2° livro da coleção.
Ana Terra era uma moça que sofreu a vida inteira, perdeu a família e a casa onde morava e teve de se mudar para, na época, um novo povoado que estava sendo formado, chamado Santa Fé. Antes de mudar-se, Ana dá a luz a seu filho, chamado Pedro Terra.
No começo de Um Certo Capitão Rodrigo, Santa Fé já é um povoado desenvolvido - que mais tarde passa a ser considerado uma vila - e Ana Terra já começa morta.
Já na primeira página do livro, Rodrigo Cambará, um encrenqueiro desconhecido, chega ao povoado e bate na porta da vendinha do Seu Nicolau. Lá, ele começa a puxar papo com Juvenal Terra, filho de Pedro Terra. Os dois têm personalidades extremamente diferentes: Rodrigo é um mulherengo que cresceu em cima do cavalo andando pelo mundo e lutando em várias guerras, sempre contra o governo. Já Juvenal, assim como todos os homens de Santa Fé, era mais conservador - tinha sua mulher, filhos, uma casa e um emprego digno e comum. Logo de início, Rodrigo se sente fortemente atraído por Bibiana Terra, irmã de seu novo amigo Juvenal. Obviamente, Juvenal não aprova nem um pouco o possível relacionamento que quem sabe poderia vir a surgir entre os dois.
Mas tudo muda no Dia de Finados. Bibiana vai até o cemitério visitar o túmulo de sua avó Ana, quando repara em um desconhecido que a mirava incansavelmente. Rodrigo. Acontece que ela também acaba se sentindo atraída por ele. Rodrigo percebe isso, e logo propõe a Juvenal a ideia de os dois abrirem uma vendinha juntos, e também o informa de seu interesse de casar com sua irmã. Para isso, Rodrigo conta com a ajuda do Padre Lara, que acaba virando seu amigo e conselheiro.
Com uma narrativa boa, personagens que não poderiam ser melhor encaixados no contexto histórico no qual a trama ocorre, e uma história cheia de conteúdo, Um Certo Capitão Rodrigo é um livro excepcional.
Mesmo tendo que lê-lo por causa da aula, se soubesse que era tão bom assim leria por vontade própria. Desta vez, Erico Verissimo me cativou e surpreendeu.

Dan 22/07/2022

Buenas e me espalho!
Que surpresa inesperada. Eu nunca tinha ouvido falar de Érico Veríssimo, muito menos do Capitão Cambará.
A linguagem é acessível, a história é excitante. Os parágrafos são imprevisíveis.
A cada frase eu não sabia se daria risadas ou se alguém puxaria uma faca.
Me senti um habitante de Santa Fé e foi um presente acompanhar esta história.
Super indico!

NINAZEN1K 21/05/2023

Noite de vento, noite dos mortos
Sempre tive curiosidade de conhecer a saga "O Tempo e O Vento", principalmente porque muito me encanta o filme, mas tinha a impressão de que seria uma leitura difícil; muito me enganei.

Começar esse livro foi o ponto alto das minhas leituras do ano. Uma obra emocionante, pessoal e que debate a vida como ela é. E que vai além: Veríssimo explica o domínio (material e mental) dos coronéis sobre as populações rurais, inclui vislumbres das guerras e revoluções da história brasileira e gaúcha, proclama a necessidade da luta por liberdade, igualdade e justiça, expõe a hipocrisia social, confronta a religião, enfrenta temas cruéis como a escravidão, e mais.

Isso é demonstrado através do personagem carismático e cativante que é Capitão Rodrigo Cambará, um dos mais fantásticos, temperamentais e complexos personagens que já tive o prazer de ler. Por falar nisso: todos os nuances que constroem essa obra são espetaculares e enchem o coração, mas a construção dos personagens: ah, essa traz até um brilho ao olhar do leitor. É fácil se prender a cada uma das diversas faces de cada indivíduo retratado, tudo é extremamente imersivo em pouquíssimas páginas. "Não tinha meio-termo, com ele era risada ou choro, beijo ou bofetada, festa ou velório."

Creio que estar ligada emocionalmente com a linguagem em que o livro é escrito torna a experiência ainda mais contagiante e sentimental para mim; entender dos costumes e das realidades retratadas, ver seu folclore, suas tradições e o nativismo de seu povo relatado tão magistralmente é um motivo de imenso orgulho e conexão. Sim, porque "um dia todas essas coisas hão de ser história".

Não posso jurar que pra sempre será um dos meus favoritos - mas, por hoje é; posso, porém, afirmar que para sempre carregarei um pouco dessa leitura em mim. Indico essa leitura a todos que são apaixonados pela vida.

"Os mortos não têm olhos para ver - refletiu - nem ouvidos para ouvir, nem boca para falar. Os mortos não podem amar. Era bom estar vivo!"

Andréa 13/07/2020

Um pouco da história do Rio Grande do Sul
Sou paulista, meu marido é de Santa Catarina e o pai nasceu em Santa Catarina divisa com o Rio Grande do Sul e eu fui praticamente obrigada a ler esse livro hahaha. Quem é de outros Estados sabe como Sulista é orgulhoso de suas origens - não é uma crítica. O livro é interessante, rápido de ler e muito parecido com algumas outras literaturas brasileiras que dão atenção a canalhice de alguns homens. Eu gostaria de ver algum livro onde o personagem principal ou é criticado por ser canalha ou que ele é um homem de respeito sem ser uma bananão. Talvez até tenha um livro assim na nossa literatura, até hoje não li, também não li muitos livros desse gênero.
Porém, essa é apenas uma parte do livro. A história conta algumas coisas interessantes da região.

Di Morais 24/06/2021

Um certo Capitão Rodrigo
 relata a história do Capitão Rodrigo Cambará na vila de Santa Fé, na época da abdicação de D. Pedro I, da Indepandência do Brasil e do Período Regencial, quando ocorreram vários conflitos de guerra. O livro é marcado por amor, brigas, festas e jogos, durante o período de vida de Rodrigo cambará na vila de Santa Fé.

Cartola de Bigode 20/10/2023

Viciante.
Um Certo Capitão Rodrigo é a minha terceira leitura escrita pelo Erico Verissimo, e meu amigo que história! O jeito que ele conduz a trama é de deixar viciado na leitura. Passamos por momentos importantes na vida dos personagens e mostra como eles vivem em relação as turbulências políticas da época.
O mais impressionante é o quão carismático e babaca é o capitão Rodrigo, personagem realmente incrível de divertido e sacana.

Deghety 25/03/2023

Capitão Rodrigo
Um Certo Capitão Rodrigo conta a história do Capitão Rodrigo Cambará no que é hoje o Rio Grande do Sul.
Sua história segue em paralelo e em conjunto com a Revolução Farroupilha, citando vários personagens e acontecimentos reais do período.
O protagonista é daqueles casos raros da literatura onde você simpatiza com o personagem e depois antipatiza.
Mesmo associando a personalidade do personagem ao contexto territorial e cultural, algumas de suas ações superam qualquer empatia.
Eu esperava um pouco mais do livro na questão de desenvolvimento dos personagens, mas o autor se concentrou mais no capitão. Digo isso embasado em Incidentes em Antares onde tudo é bem desenvolvimento. Porém, isso não diminui o mérito da leitura.
Excelente livro, tanto no ficcional como na abordagem histórica.

jbswiftela 10/04/2023

Um certo capitão rodrigo
Adorei a história, realmente o que eu não esperava, me encantei por bibiana e fiquei surpresa com algumas ações de rodrigo... mas fazer o que né, é homem

sebasia 03/05/2022

Livro carregado de machismo, mas que retrata bem como funcionava a vida no Rio Grande do Sul na Independência. A história até pode ser boa se levar em conta o contexto social, mas é quase impossível ler e não sentir raiva do protagonista pelo seu comportamento extremamente machista.