Um certo capitão Rodrigo

Um certo capitão Rodrigo Erico Verissimo

Resenhas - Um Certo Capitão Rodrigo

jbswiftela 10/04/2023

Um certo capitão rodrigo
Adorei a história, realmente o que eu não esperava, me encantei por bibiana e fiquei surpresa com algumas ações de rodrigo... mas fazer o que né, é homem

Cartola de Bigode 20/10/2023

Viciante.
Um Certo Capitão Rodrigo é a minha terceira leitura escrita pelo Erico Verissimo, e meu amigo que história! O jeito que ele conduz a trama é de deixar viciado na leitura. Passamos por momentos importantes na vida dos personagens e mostra como eles vivem em relação as turbulências políticas da época.
O mais impressionante é o quão carismático e babaca é o capitão Rodrigo, personagem realmente incrível de divertido e sacana.

Marcela Severo 17/09/2020

Dizer que a escrita do Érico, a construção e interação do personagens, e os rumos da história são incríveis, seria redundante. Tudo isso me fez adorar esse livro, deixemos claro.
O problema é que eu,(como uma mulher do século XXI, com uma visão crítica e que problematiza essas questões) apesar de entender o contexto histórico, não consegui engolir o Capitão Rodrigo em nenhum momento.
Personagens não são escritos necessariamente pra gente gostar deles (Guerra dos Tronos é um bom exemplo), e personagens humanizados, com vários tons de cinza, é algo que eu acho muito necessário, se eu não considerasse isso eu não teria dado 4 estrelas. Mas eu tinha náusea toda vez que ele violentava mulheres, tratava como lixo, comparava elas com comida, e depois tinha um momento engraçado ou que ele se metia em alguma injustiça, como se isso tornasse ele um cara legal.
E mais triste de tudo é Bibiana ser apagada nessa história (eu sei que ela tem mais protagonismo no futuro) e ainda lembrar dele com saudosismo (morto vira santo né?)
De novo: a obra é incrível e os personagens muito bem construídos, mas o ranço de protagonista tão misógino como esse(que inclusive reflete e serve de exemplo pra muito homem gaúcho mesmo atualmente), infelizmente foi o que não me deixou gostar mais dessa história.
Justamente o contrário de Ana Terra.

ketlyn 24/08/2021

machista dms o livro, odiei, nao leiam, bibiana suporta muito, mt abusivo o relacionamento deles serio

Clara.Duarte 11/03/2024

Um certo capitão rodrigo - érico veríssimo
O livro é lindo, o capitão rodrigo no começo do livro é um homem que apesar de boêmio, é admirável e bibiana terra é encantadora.

"havia pessoas viciadas em pitar cigarro ou cachimbo, pessoas viciadas no jogo de cartas ou na bebida. O vício dela era Rodrigo."

Aliluz 01/05/2021

Gostei
Eu gostei muito do livro até a metade, depois comecei a sentir bastante raiva do personagem principal, e no final fiquei meio decepcionada com um acontecimento bem triste, mas resumindo eu gostei do livro.

Eli.Nascim7 30/12/2021minha estante
Esse livro é um resumo do que acontece na saga do Érico, se chama O tempo e o Vento vale muito a pena ler

Cássio F B 19/11/2021

Um Certo Capitão Rodrigo
Fãs de Érico Veríssimo quando uma mulher não sente um tesão absurdo neles depois de não fazerem nada: ????

Adry 30/10/2021

Um clássico muito melhor doq eu pensei que seria mass o principal é um desgraçado
Adorei o final

Edmar.Candeia 07/09/2022

Viciante, como sempre (parte 2)
Serei redundante, mas não tem como evitar. Desde que começo a leitura de uma obre de Érico Veríssimo não consigo parar! É apaixonante! Dessa vez a trama me prendeu e fiquei torcendo por alguns personagens, e até magoada com outro. Somente um autor desse quilate consegue fazer com que uma ficção se torne algo quase pessoal. Ao final desta edição há uma explicação cronológica dos fatos e das obras de Érico Veríssimo. Decidi seguir a sequência, e agora vou para Olhai os Lírios do Campo, e talvez voltar ao Capitão Rodrigo.

Zéh 23/07/2009

É muito bom sentir prazer em ler os livros que são pedidos pela escola. Este livro prova exatamente isso. Li por puro prazer e adorei a obra