Não Deixe o Sol Brilhar em Mim

Resenhas - Não Deixe o Sol Brilhar em Mim

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Jung Angel 01/07/2012

Minha Opinião sobre:'Não Deixe o Sol Brilhar em Mim'
Conta História de Valquíria, uma garota de 13 anos, quando perde o irmão não sabe o que fazer, pois era ele que fazia tudo por ela. Do Nada ela se encontra sozinha tendo que 'lidar' com tudo a sua volta, aprender a viver sem o então e saciar a sua sede.

Valquíria conhece Dennis, começa a gostar dele e aprender com ele como voltar a viver e fazer as coisas sem ajuda de alguém. Ela se apaixona por ele, mas o que realmente é ela, o que ela faz para viver vai sobreviver a esse amor se ele descobrir a verdade? Até quando ela conseguirá manter as aparências?

"Eu tenho uma teoria eu acho que o vampirismo é causado por um vírus muito antigo, e que acomete algumas pessoas desde os antigos tempos. Este vírus entrou na corrente sanguínea de algum ser humano em alguma época passada e depois foi transmitido para outras pessoas com o tempo...” (Pág-253)

P.S: O Livro é muito gostosinho de ler, uma leitura rápida e fácil, gostei da escrita do Evan. Gosto muito da capa, desde que a vi pela primeira vez e me simpatizei com ela. A Diagramação é simples. Folhas amarelinhas letras médias.

Sobre os Personagens eles são bem agradáveis. Gosto muito de Denis e Valquíria. E odeio aquela tia do Denis 'Gerturdes'. O demônio de Tia essa.

Único fato que me faz pensar em relação a história,é que acho os protagonistas muito novinhos. Principalmente me quando se trata de amor e sexo. Eu com 12/13 anos brincávamos de boneca e não pensava nisso.

Ao final do livro Fiquei com um Gostinho de Quero mais e claro ficou uma perguntinha no ar: Evandro, você vai dar seqüência na história deste casal? Saiba que eu gostaria muito de saber o que acontece depois do encontro final deles. {Curiosa}

Gostei muito do livro, mais uma história de Vampiro com um gosto diferente que me conquistou. RECOMENDO O LIVRO SIM. LEIAM LEIAM.

site: https://lendocomaangel.blogspot.com/

Luan 18/12/2011

Bom Livro!
Nesses últimos anos os vampiros estão bem na moda. Já virou até tema de romance adolescente. Não Deixe o Sol Brilhar em Mim não deixa de ser adolescente e não deixa de ser um romance, então oque o diferencia de 'Crepúsculo', e 'Diários de Vampiro'? Primeiramente não há um triângulo amoroso (o que é um alívio), e também não há o "bem contra o mal", os personagens não se esforçam pra defender nenhum dos dois lados e toda a estória se passa na grande SP. É evidente a inspiração que o autor teve do filme sueco 'Deixe ela Entrar', aclamadíssimo pela critica do qual eu muito recomendo. O Evan chega a fazer uma nota falando sobre de como veio a ideia de escrever a obra.
A estória é toda contada em terceira pessoa, oque eu adoro, porque traz um olhar mais amplo da trama, não ficando preso apenas a um certo personagem. Como viram na sinopse Dennis depois de um trágico acidente de carro que mata seus pais, vai morar com o tio em SP. Lá ele não se adapta muito bem e acaba sofrendo agressões de colegas de classe. Como se a vida dele não estivesse bastante f... ele tem que aguentar a insuportável da tia dele que faz de tudo para que o garoto vá pro quinto dos infernos (não se choque com essa linguagem, é constantemente usada no livro). Mas ao ver Valquiria nasce uma amizade sincera, a parti daí toda a estória ganha ritmo e fica bastante interessante.
O romance do livro é bem puro e inocente, um preenche o vazio do outro. É claro que a estória tem uns típicos clichêszinhos como o bullying na escola, criança órfã, mas whatever. A edição da Dracaena está muito boa, o livro tem um Sumário super bem organizado, os capítulos são rápidos a fonte tem um bom tamanho, o que faz as 305 páginas virarem sozinhas.
O autor Evandro Raiz Ribeiro se saiu muito bem na sua primeira aventura literária, espero ler outras!

Beatriz 07/12/2011

Não Deixe o Sol Brilhar em Mim
Dennis é um garoto de 14 anos, mora na Paraíba e acaba de perder os pais em uma acidente. Sua família era muito humilde e não teria como cuidar dele, então ele se muda para São Paulo e vai morar com seu tio Olavo, que apesar que não ser rico era sua melhor opção.
Chegando em sua nova casa, ainda muito abalado pela recente perda, Dennis vê que a vida ali não será nada fácil.
Seu tio o tratava com muito carinho, não ficavam muito tempo juntos porque o tio trabalhava de noite e dormia durante o dia, então Dennis tinha a (detestável!) companhia da mulher de seu tio, Gertrudes.
Gertrudes fez questão de deixar claro desde o primeiro momento que não o queria por perto, para ela, Dennis era um incomodo e era bom o garoto ir pensando em como falar para o tio que queria voltar para a Paraíba, caso contrário ela colocaria veneno em sua comida. Claro que na frente do marido ela tratava Dennis um pouquinho melhor, não queria se desentender com Olavo.
Dennis se matriculou na escola do bairro, não podia parar os estudos e também queria ficar o maior tempo possível longe da tia. Na escola também não teve descanso, os garotos falavam mal dele e faziam brincadeiras pesadas, não tinha um amigo sequer.
Até que um dia, Dennis conhece Valquíria, uma garota muito bonita com quem adorava conversa. Mais a garota era muito misteriosa, tinha um segredo e não podia deixar ninguém descobrir que na verdade ela era uma vampira. Dessa amizade surgiu uma grande paixão e Valquíria decidiu que protegeria Dennis de qualquer pessoa que quisesse fazer mal a ele ou atrapalhar, mesmo que isso significasse fazer coisas que ela não gostava.

Tielle | @raposaleitora 19/12/2011

Resenha Livromaníaca
Recebi o livro do próprio autor que me enviou para resenha. A capa do livro é algo que com certeza deve ser comentada, ficou linda e nos mostra bem o seu conteúdo. Foi publicado pela Editora Dracaena e possui 308 páginas.

Na história conhecemos Dennis, um adolescente de 14 anos que vê seu mundo desabar depois da morte de seus pais. Não tendo outra escolha ele se muda para Santo André, para morar com seu tio Olavo que gentilmente havia se oferecido para cuidar dele. O problema é que a mulher dele não gostou muito da idéia e deixa bem claro para o garoto que ele não é bem vindo ali.

Se já não fosse o bastante estar remoendo as saudades dos pais e sofrendo nas mãos de sua tia, Dennis ainda é perseguido em sua escola por garotos mais velhos, que conseguem transformar sua vida num verdadeiro inferno.

No meio de tudo isso ele encontra Valquíria, uma menina misteriosa que consegue fazer com que sua estadia na cidade tenha alguns momentos de prazer. Da amizade dos dois nasce uma paixão que é muito intensa pelos dois lados, mesmo os dois sendo tão novos. Mas ela na verdade é um vampiro e precisa de sangue para sobreviver.

Os perseguidores de Dennis começam a ser atacados violentamente e todas as pistas levam ele a apenas uma suspeita.

Não deixe o sol brilhar em mim é um livro de fácil leitura e um enredo simples, que a cada página nos impressiona com o talento do autor em criar personagens e situações com riqueza de detalhes.

Estava querendo ler um livro onde a garota fosse a vampira e o humano fosse do sexo masculino e fui presenteada com isso.

Pablo Arcáry 28/11/2011

Resenha: Não deixe o sol brilhar em mim - Evandro Raiz Ribeiro
Após a morte dos pais em um trágico acidente de carro Dennis acaba indo morar com o tio em São Paulo. O garoto encontra algumas dificuldades para se adaptar a nova vida e para "piorar" a situação, Dennis tem que aguentar os desaforos e as ofensas da tia (uma verdadeira megera). Com poucos (nenhum) amigos Dennis vai levando a vida solitário. Até que um dia conhece Valquíria. Uma garota encantadora de cabelos loiros e pele muito clara. Foi amor à primeira vista. Melhor dizer que foi o primeiro amor. Valquíria faz com que Dennis esqueça todos os problemas, pelo menos no momentos em que estão juntos.
Um lindo romance vai surgindo abertamente entre os dois. Um sentimento bastante puro, mas que mais tarde aflora de um jeito... Juntos enfrentam dilemas que todos os adolescentes "normais" enfrentam. Mas Dennis nem desconfia que a sua amada Valquíria esconde um segredo que poderá abalar a estrutura desse relacionamento tão puro.

Como todo mundo já sabe "Não deixe o sol brilhar em mim" é uma história sobre vampiros. Um monte de gente critica os novos autores que se arriscam a escrever livros com esse tema. Muitos alegam que o tema já está "batido". Não discordo que o tema esteja na moda, mas daí dizer que tais livros são ruis é um grande equívoco. Tudo depende da criatividade do autor para inovar na história. O Evandro fez isso muito bem.

Os vampiros dele são bem básicos, não tem muita "parafernalha". Não brilham no sol, não voam e nem se transformam em morcegos e eu acho até que foi essa simplicidade que me agradou. A história é bem leve, e flui super bem. Uma narrativa gostosa o que faz do livro uma leitura prazerosa.

Achei o romance entre Dennis e Valquíria a coisa mais linda e perfeita do mundo. Talvez por ser uma coisa bastante inocente. O livro se passa na década de 80 ou 70 no máximo, acho que isso contribuiu muito para a inocência do romance. A única coisa que me desagradou foi o fato deles serem muito novinhos para terem relações (gente não sou nada moralista e eu sei que no mundo de hoje as coisas estão bem aceleradas, mas eu estava gostando tanto do romance puro, inocente e doce). Achei muito precipitado essa parte sexual dos personagens.

Fernanda 10/07/2011

Resenha: Não deixe o sol brilhar em mim (Evandro Raiz Ribeiro)

Boa noite, caçadores!
Tudo bem com vocês?
Estou sem internet e pedi auxílio para o meu namorido lindo, para postar essa resenha linda e responder alguns emails super importantes, por isso comentem muito, pois a resenha de hoje além de ser de um autor parceiro, é literatura nacional!!!! #orgulho.

Agradeço ao Evandro pela oportunidade da parceria, pois o livro é lindo!!!! Impossível não gostar!

Ed. Smashwords

Formato: Epub (Digital)

ISBN: 9788591137008

Notas:
Capa: 8.5
Diagramação: 8.0
Conteúdo: 8.5

Sinopse: Uma História de Vampiros diferente.
Dennis é um garoto que se mudou para a casa do tio após a morte dos pais, e lá chegando é maltratado pela tia. Também é perseguido na nova escola por alguns garotos mais velhos.
Tudo parecia sem sentido, até que conhece Valquíria, uma estranha e solitária menina da vizinhança. Desse encontro nasce uma amizade sincera, em meio aos anseios da adolescência, paixão, amor, em que cada um preenche o vazio existencial do outro [...].
Não Deixe o Sol Brilhar em Mim é uma história de vampiros diferente, em que a fuga da solidão ultrapassa o limite do sobrenatural.

Quando o livro começa com um nordestino, o Dennis, um garoto de João Pessoa- Paraíba, que nasceu em Recife, porém por conta de uma tragédia se vê morando em São Paulo no ABC Paulista, o Evandro já me conquistou.
Nada melhor, que um nordestino curioso para vivenciar várias aventuras e desafios nessa leitura fantástica!

Para conhecer a resenha completa, visite:

Gil 06/10/2011

Ou Leia no Blog http://ensaiosdeumaleitura.blogspot.com/2011/10/resenha-32-nao-deixe-o-sol-brilhar-em.html

Dennis é um garoto normal, porém com a morte de seus pais, vai morar em São Paulo. Mesmo triste com sua nova vida, tentou habituar-se a ela. Porém não seria tão fácil, já que na nova escola fizera duas inimizades, que viviam atormentando-o, porém nem mesmo em sua nova casa ele estava a salvo, já que a mulher de seu tio, Gertrudes, havia deixado claro para ele que não estava satisfeita com sua presença e assim o tormento começou. Dennis incomodado, pensou em voltar para seu antigo lar, mesmo não havendo ninguém lá. Até que ele conhece Valquíria, da sua idade, um pouco desleixada com sua aparência, mas ainda sim bonita. Timidamente começa uma amizade entre ambos e no decorrer desta, Dennis não mais queria ir embora de São Paulo, pois estava gostando de Val, porém, ela não podia contar quem realmente era, uma vampira. Ela passa a protegê-lo sem que este saiba e juntos descobrem muitas coisas sobre cada um, o quanto são solitários e querem apenas ter alguém, e surge além da amizade, um amor puro, como nenhum dos dois havia sentido antes.

Aos poucos Dennis passa a desconfiar dela, pois só a via pela noite, mas como ela disse que tinha uma doença rara, ele não teve maiores suspeitas, até uma noite em que suas vidas estão em perigo, ou pelo menos a de Dennis. A forma como cada um cuida do outro é tão fofinho, Dennis passa a ser praticamente responsável por ela e tenta ajudá-la de todas as formas. Estava curiosa pra saber como Val tinha se tornado uma vampira e foi bem curioso esse capítulo. Achei que teria um pouco mais de ação no início, mas esta, estava após o meio e fim da história. A narrativa é fácil, o que torna a leitura rápida. Folhas amarelas e fonte em tamanha bom (o que é ótimo). A capa nem preciso falar nada, ela fala por si só..Linda! Quando vi, pensei, preciso ler este livro, e quando vi que era do gênero sobrenatural, não tive dúvidas que queria muito.

Só tenho que agradecer pela oportunidade de ler um livro muito bom, que eu super recomendo para quem gosta do gênero sobrenatural e histórias de vampiros, ou quem gosta, apenas de uma boa leitura!

Fernanda 13/09/2011

Resenha: Não Deixe o Sol Brilhar em Mim

A história é centralizada nos personagens Valquiría (a vampira) e Dennis (humano).
O livro começa com Dennis e a morte de seus pais. Dennis mora em João Pessoa e é filho único, e após a morte dos pais ele é enviado para casa de um tio na cidade de Santo André, tio Olavo.

Na nova casa, Dennis não gosta muito da tia, que só o trata bem na frente do marido, porque na verdade ela detestou sua vinda.

Mas as aulas chegam e ele fica feliz por ter seu tempo ocupado agora com o colégio. Mas lá, encontra dois colegas nada legais, dois meninos como ele que se divertem incomodando os outros.

Dennis não se sente feliz, afinal, perdeu os pais, está morando numa casa que não é tãooo bem vindo, a tia o tortura falando o quanto está chateada por ele estar ali.
Além disso, é incomodado no colégio por uns colegas. Ele então começa a caminhar, esta é a saída para ele tentar pensar na vida e encontrar um pouquinho de paz. E numa dessas caminhadas ele chega a uma praça para ler seus gibis favoritos. E nesta praça ele vê pela primeira vez a menina chamada Valquiria.

Valquíria é a vampira da história, mas Dennis nem desconfia do que ela é. Valquiria mora com o irmão Adam, irmão que a protege de todas as formas que pode, inclusive mantendo ela afastada do mundo real, das pessoas.

Mas algo acontece entre ela e Dennis: uma amizade? O primeiro amor? O que eles sabem é que adoram a companhia um do outro.

Porém, de repente Valquíria se vê sozinha, apesar dela não saber se virar sozinha, já que o irmão fazia tudo por ela. Nesse instante, Dennis tem um papel fundamental ajudando em quase tudo, ficando ao lado dela, estando com ela todos os dias a tardinha. Um sentimento lindo surge entre eles e as cenas dos dois são lindas!

Valquiria começa a se sentir mais segura perto de Dennis e ele também se sente assim ao lado dela. Dois adolescentes que se sentem sozinhos no mundo, que se sentem indesejados no mundo , que acabam encontrando na companhia um do outro, a sensação de alegria, de ser feliz.

Mas Valquiria ainda tem seu segredo que ela quer contar a Dennis e ao mesmo tempo, quer esconder. O segredo é revelado sim, de uma forma bem chocante para Dennis. Ele fica chocado com a verdade, fica na dúvida do que fazer, o que pensar. E apartir daí acontecem os momentos decisivos e tensos da história.

A história é linda, eu adorei! Ao mesmo tempo que tem cenas fortessss, tem cenas lindas entre um casal de adolescentes vivendo seu primeiro amor. Cenas de romance e cenas fortes são bem dosadas, não chegando ao exagero. Os capítulos são bem acabados e não deixam em momento algum o leitor perdido com os fatos. A troca de cenários envolvendo os personagens é bem feita e bem marcada.

O livro tinha tudo para ser somente "forte", mas a descrição da vida desse casal principal deixa o livro com um toque mais leve, na medida exata.

Literatura 09/02/2012

O primeiro amor pode ser imortal
O maior desafio e, na verdade, a coisa que um resenhista mais gosta de fazer é comentar sobre livros polêmicos.
Não precisa ser no sentido de cenas e ações que mexem com os nossos sentidos pelos temas fortes. Pode ser por levantar os mais diversos comentários dividindo opiniões. E quando peguei nas mãos o livro Não deixe o sol brilhar em mim (Editora Dracaena, 307 páginas), do nosso colega Evandro Raiz Ribeiro, sabia que tinha uma grande responsabilidade nas mãos.

Muita gente, só de ler a sinopse, comparava a trama do livro com o filme Deixe ela entrar. O autor, muito atencioso, disse que apesar dele ter amado a trama do filme, o seu livro é uma homenagem a esse tema tão pungente, que na verdade é mais que vampiros. A trama original fala sobre a amizade, a solidão e como ser diferente para lidar com esse dom tão sinistro adquirido pelas circunstâncias.

E lógico que imparcial que sou, fui fazer as minhas comparações. Vi os filmes, tanto na versão sueca quanto na americana (pessoalmente prefiro o original sueco) e me adentrei na leitura.
A vida de Dennis, o personagem principal, é cercada da tristeza e do preconceito de muitos brasileiros. Vindo do nordeste para viver com o tio, irmão do seu pai, na grande ABC, ele tem de se adaptar a um mundo completamente diferente do que estava acostumado. Além do preconceito dos outros alunos da escola, que achei um tema excelente a ser tratado, ainda tem que aguentar os acessos da tia que acha que o garoto é uma cruz para sua família carregar.

Até ele conhecer a Valquíria, por quem se apaixona. A linda menina que aparenta ser a sua idade (entre 12 e 13 aos) faz seu coraçãozinho bater mais forte pela primeira vez. Mas desde o começo sabemos quem a garota é na verdade - uma vampira que não vai hesitar em destruir quem ameaçar a sua existência e das pessoas que ela ama. E, entre o amor e o terror, muitas linhas são quebradas para que a história desses dois tome um rumo definitivo.

Veja resenha completa no Literatura de Cabeça:

Caverna 12/07/2012

Dennis é um garoto nordestino de 14 anos que acaba de perder os pais e é obrigado a ir morar com o tio em Santo André. Olavo, seu tio, é quase como um segundo pai para Dennis, se não fosse pela sua ausência por conta do trabalho; mas como nem tudo são flores, nosso protagonista sofre com uma tia carrasca que não suporta sua presença em casa e colegas de sala que o discriminam por seu sotaque diferente.
Por conta disso, Dennis se vê desamparado e sem lugar para se esconder, ou lugar em que ele pode sentir a que pertence. Numa das vezes, fugindo da escola e da "tia", ele acaba indo parar em uma praça, onde a conhece. Valquíria.
Valquíria é uma menina de aproximadamente 13 anos, extremamente linda, mas que se veste com vestidos estranhamente antigos (e mesmo assim ela e Dennis se dão bem); ele finalmente se sente bem com alguém, em algum lugar. O que ele não sabe, contudo, é que Valquíria esconde um grande segredo, o motivo pelo qual ela sempre tem algo para fazer durante o dia, apenas o encontra de noite, possui uma pele tão clara e vive com o irmão que, aparentemente, cuida da casa.

Leia mais: http://hangoverat16.blogspot.com.br/2012/05/nao-deixe-o-sol-brilhar-em-mim.html

Lina DC 30/07/2012

Vou começar comentando sobre a inspiração do autor. Antes de começar a história, o autor revela que em 2009 assistiu ao filme sueco "Let the right one in", que aqui no Brasil, ficou traduzido como "Deixa ela entrar" e esse filme foi uma de suas inspirações para o livro. Eu já havia assistido esse filme há um bom tempo atrás, e também a sua versão americana, e a única semelhança que eu vi no livro do Evandro com o filme, foi o fato dos dois protagonistas, tanto Valquíria quanto o Dennis serem crianças e claro, a Valquíria é uma vampira. Tirando isso, na minha opinião, o livro tornou-se um novo material. Para ser bem sincera, quando eu comecei a ler o livro, eu encontrei mais semelhanças com a biografia do autor rs (vou deixar a biografia do autor para vocês conferirem no final da resenha).

A história começa em 1976, quando Dennis saí de João Pessoa na Paraíba para ir morar em Santos André, no ABC paulista para morar com o tio Olavo e a sua família, após os seus pais terem morrido em um acidente. O problema é que a mulher do seu tio, Gertrudes, é uma víbora ambiciosa (essa é a minha descrição dela rs), e torna a vida do garoto um inferno dentro de casa. Como se não bastasse isso, Dennis ainda sofre com dois valentões na nova escola, Alex e Edu, dois delinquentes que tentam se aproveitar dos demais garotos atormentando-os e pegando dinheiro deles.
Em paralelo a essa história, o livro conta a história de Adam, irmão de Valquíria. Inicialmente, ele é quem cuida das necessidades da garota (vou chamar a Valquíria de garota, porque apesar da idade dela, ela está presa ao corpo de uma menina). Valquíria não sabe fazer nada sozinha, sempre foi bem protegida devido a sua "condição". Devido a um acidente, Adam não está mais ali para ajudá-la e Valquíria vai ter que começar a se virar sozinha.
Na tentativa de ficar o maior tempo possível longe da casa do tio, Dennis fica um tempo em uma praça próxima de casa e é lá que conhece Valquíria, ou Val, como ele a chama. A partir daí, temos uma história de amizade e de amor diferente. O amor entre dois jovens, que são tão solitários e ao se encontrarem formam uma conexão inquebrável. Claro, que ao perceber o que acontece com Dennis, Val vai defendê-lo e muitas coisas interessantes ocorrem. E Dennis, ao perceber que Val não consegue fazer nada sozinha, se prontifica a ajudá-la em tudo o que ela precisa.
Eu adorei o livro, amei o capítulo que Val conta a sua história (ela nasceu aqui em Santos, na minha cidade \o/), sua família e a sua transformação.Adorei as referências que o autor fez do Drácula no livro! É uma história onde ocorre o descobrimento sexual, o amor, a cumplicidade, mas principalmente como foi dito na sinopse "o preenchimento do vazio existencial". Além dos dois personagens principais, nós temos Benito, um menino da escola do Dennis que faz amizade com ele e alguns outros personagens de caráter mais do que duvidosos, além do delegado Valdecir e seu priminho Otavinho. Não consegui largar o livro até terminá-lo. Eu passei a madrugada acordada só para não dar pausa no livro. A leitura flui muito bem, os diálogos são bem desenvolvidos e eu super recomendo para os fãs do gênero.
Sobre o autor: Nasceu em 1962 em Recife, passou a infância entre Pernambuco, Paraíba e Alagoas e a adolescência em Santo André, no ABC paulista, cidade que considera como a sua segunda cidade natal.
Mora no Japão desde 1992, é web designer e também trabalha na única e grande empresa construtora de máquinas gigantescas para escavação de túneis.
Recentemente, o autor Evandro Raiz Ribeiro que publicou o livro Não Deixe o Sol Brilhar em Mim pela Editora Dracaena, foi indicado no Japão na categoria Destaque Literário ao prêmio Japan Press Awards 2012.
Para mais informações sobre o autor e a sua obra, acessem:

site: http://www.acordeicomvontadedeler.com/

1 | 2 | 3 | 4 | 5