Não Deixe o Sol Brilhar em Mim

Não Deixe o Sol Brilhar em Mim Evandro Raiz Ribeiro

Resenhas - Não Deixe o Sol Brilhar em Mim

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Caverna 12/07/2012

Dennis é um garoto nordestino de 14 anos que acaba de perder os pais e é obrigado a ir morar com o tio em Santo André. Olavo, seu tio, é quase como um segundo pai para Dennis, se não fosse pela sua ausência por conta do trabalho; mas como nem tudo são flores, nosso protagonista sofre com uma tia carrasca que não suporta sua presença em casa e colegas de sala que o discriminam por seu sotaque diferente.
Por conta disso, Dennis se vê desamparado e sem lugar para se esconder, ou lugar em que ele pode sentir a que pertence. Numa das vezes, fugindo da escola e da "tia", ele acaba indo parar em uma praça, onde a conhece. Valquíria.
Valquíria é uma menina de aproximadamente 13 anos, extremamente linda, mas que se veste com vestidos estranhamente antigos (e mesmo assim ela e Dennis se dão bem); ele finalmente se sente bem com alguém, em algum lugar. O que ele não sabe, contudo, é que Valquíria esconde um grande segredo, o motivo pelo qual ela sempre tem algo para fazer durante o dia, apenas o encontra de noite, possui uma pele tão clara e vive com o irmão que, aparentemente, cuida da casa.

Leia mais: http://hangoverat16.blogspot.com.br/2012/05/nao-deixe-o-sol-brilhar-em-mim.html

Literatura 09/02/2012

O primeiro amor pode ser imortal
O maior desafio e, na verdade, a coisa que um resenhista mais gosta de fazer é comentar sobre livros polêmicos.
Não precisa ser no sentido de cenas e ações que mexem com os nossos sentidos pelos temas fortes. Pode ser por levantar os mais diversos comentários dividindo opiniões. E quando peguei nas mãos o livro Não deixe o sol brilhar em mim (Editora Dracaena, 307 páginas), do nosso colega Evandro Raiz Ribeiro, sabia que tinha uma grande responsabilidade nas mãos.

Muita gente, só de ler a sinopse, comparava a trama do livro com o filme Deixe ela entrar. O autor, muito atencioso, disse que apesar dele ter amado a trama do filme, o seu livro é uma homenagem a esse tema tão pungente, que na verdade é mais que vampiros. A trama original fala sobre a amizade, a solidão e como ser diferente para lidar com esse dom tão sinistro adquirido pelas circunstâncias.

E lógico que imparcial que sou, fui fazer as minhas comparações. Vi os filmes, tanto na versão sueca quanto na americana (pessoalmente prefiro o original sueco) e me adentrei na leitura.
A vida de Dennis, o personagem principal, é cercada da tristeza e do preconceito de muitos brasileiros. Vindo do nordeste para viver com o tio, irmão do seu pai, na grande ABC, ele tem de se adaptar a um mundo completamente diferente do que estava acostumado. Além do preconceito dos outros alunos da escola, que achei um tema excelente a ser tratado, ainda tem que aguentar os acessos da tia que acha que o garoto é uma cruz para sua família carregar.

Até ele conhecer a Valquíria, por quem se apaixona. A linda menina que aparenta ser a sua idade (entre 12 e 13 aos) faz seu coraçãozinho bater mais forte pela primeira vez. Mas desde o começo sabemos quem a garota é na verdade - uma vampira que não vai hesitar em destruir quem ameaçar a sua existência e das pessoas que ela ama. E, entre o amor e o terror, muitas linhas são quebradas para que a história desses dois tome um rumo definitivo.

Veja resenha completa no Literatura de Cabeça:

Liliana 02/02/2012

Não Deixe o Sol Brilhar em Mim
Dennis é um adolescente que acabou de perder os pais e por esse motivo, vai morar com o tio. Ele, vindo da Paraíba, sofreu discriminação dentro e fora de casa, fazia algum tempo que desconhecia o que era paz.
Nem tudo estava perdido: conheceu uma menina misteriosa, chamada Valquíria. Ela é sua primeira e única amiga, dali surge um amor juvenil doce e único.
Valquíria, no entanto, esconde um segredo. Ela é vampira e está disposta a tomar medidas drásticas para que Dennis tenha a paz que ele merece.

Por um lado, não se pode duvidar do cuidado e qualidade da escrita do autor. Por outro, apesar do mistério e tensão, falta o elemento 'real dificuldade'. Em nenhum momento as coisas se tornam quase impossíveis e isso deixa a desejar. No entanto, é um ótimo livro da literatura nacional a se adquirir.

1 | 2 | 3 | 4 | 5