Shirley Charlotte Brontë

Resenhas - Shirley

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Maitê 16/11/2021

Não foi uma leitura fácil, longe disso. É um livro denso, que não da muita folga ao leitor, mas ao mesmo tempo, é de uma lentidão morosa. O que sustenta é a dualidade moral dos personagens. Especialmente Robert e Shirley, que não podem ser um casal, mas que são duas faces da mesma moeda. Lois e Caroline são o oposto, e dessa forma a narrativa se entrelaça. Shirley tem nome de homem, tem herança de homem, e uma posição "masculina" em frente a essa sociedade pacata, ela subverte.

Pedro 25/09/2021

Uma obra-prima... Para poucos.
Quão difícil foi terminar a leitura desse livro! Primeiramente, é importante ressaltar que nada tem a ver com a qualidade da história: estou certo de que é uma obra prima da autora (que escreveu tantas outras em um curto espaço de tempo/vida), mas não é um livro para todos. Excessivamente extenso em suas descrições e com um ritmo lento demais até mesmo para esse gênero literário, finalizar essa história demorou tempo suficiente para questionar se realmente ainda queria o fazer. Os personagens e a autora me convenceram a ficar, com suas histórias, suas aventuras, seu destino incerto e o carinho que tive pelas irmãs Bronte desde o primeiro momento. Leiam, se quiserem, é claro. É o que ela mesmo diria (provavelmente com essas mesmas palavras e um sorriso de desdém a lá Shirley). Leiam para mergulhar em um novo velho mundo!

Maria Erenita 16/09/2021

Shirley (e Caroline!)
Uma história de amor, mas acima de tudo também uma história de amizade entre duas mulheres diferentes entre si, mas que se completam e se apoiam, em tempos de mudanças drásticas na economia da Inglaterra

Malu 30/08/2021

Shirley
Apesar do começo meio enrolado e lento, Charlotte Brontë nos apresenta uma bela história de amizade e nos traz um contexto do período de revolução industrial...
Muito perspicaz ao trazer um narrador para a história, para não pender para lado nenhum, Charlotte criou personagens fortes e corajosos... Shirley é a personificação de beleza, inteligência, audácia... um vendaval... já Caroline, a delicadeza em pessoa... e que amizade linda nasce entre elas...
Adorei... recomendo...

Gabi 28/08/2021

Eu estava bem ansiosa para essa leitura, gosto muito da escrita da Charlotte (das três irmãs Brontë, na verdade) e nesse livro não foi diferente. Assim como nas outras obras da autora, Shirley tem muitas críticas à sociedade da época e isso fica evidente principalmente nos diálogos. Confesso que esperava gostar ainda mais, demorei de me envolver na história e de me importar com os personagens, mas é um livro muito bem escrito e que recomendo demais.

Thay 27/08/2021

Shirley e Caroline
A história se passa no período da revolução industrial e tem como protagonistas essas duas mulheres, Caroline e Shirley. Achei esse livro ótimo e vale muito a pena ler esses calhamaço.

Karlla.Daltro 26/08/2021

SHIRLEY além do tempo
Shirley foi o segundo romance publicado por Charlotte Brontë, lançado em 1849. Na época, Shirley era um nome incomum e considerado até masculino, o que serviu bem para ajudar na composição da personagem.

Shirley é ousada, obstinada e valoriza sua independência. Já Caroline Helstone é meiga, sensível e tímida, porém não menos inteligente. E embora sejam diferentes, elas nutrem uma amizade verdadeira e é o ponto alto do livro.

Adorei o fato do livro literalmente "conversar com a gente" e desde o início podemos enxergar as ironias, características da escrita da Charlotte, o que é bastante convidativa até o aparecimento da protagonista (o que demorou muito na minha opinião). Até a pág 300 a suposta Shirley nem se quer tinha aparecido ainda. Mas não se desesperem, o livro flui! E quando flui, você não consegue mais parar.

Shirley é o símbolo da mulher independente, resoluta, caridosa, justa, inteligente e principalmente livre de qualquer preconceitos. Acredito que a personagem deve ter dado o que falar na época de sua publicação, pois o injusto papel da mulher naquela sociedade se restringia a ser uma dona de casa com diversos atrativos praticamente inúteis em uma vida comercial como era a dos homens. Bordado, aulas de música, vestimenta impecável, religiosidade e obediência, tanto à Deus como ao homem, era o que se esperava de uma moça da sociedade naquela época.

Shirley X Caroline? Não sei se existe um lado de fato, mas eu fiquei muito fã da Shirley por todos os motivos que citei acima e também por ela (ao meu ver) ser um tanto incompreendida, apesar do dinheiro e vantagens sociais, ela tem deveres e com isso grandes responsabilidades.

É gratificante ver Shirley não se rebaixar perante qualquer UM e ainda conseguir defender suas opiniões de forma clara e direta. Suas "tiradas" são essenciais e grifei praticamente todas!

Portanto, esse livro realmente como a autora disse no início do livro, não é um romance. É muito além: fala de amizade, amor próprio, renúncias, críticas sociais, religiosidade, amor platônico, amor interesseiro, intrigas e redenção.

Um livro completo, com um ótimo desfecho. Charlotte nunca falha. Recomendo.

site: www.instagram.com/projetolerautoras

Jess 23/08/2021

O que dizer de Charlotte...
... se não que me apaixono mais a cada página lida?

Shirley conta a história de um condado, por mais que foque suas atenções principais na amizade entre Caroline e Shirley; é recheada de personagens marcantes, com vidas reais, sentimentos e detalhes minuciosos, mesmo aqueles que tão pouco aparecem. Os cenários e suas descrições nos fazem parecer viver dentro de Fieldhead, ou da fábrica, ou da igreja, e tantos outros espaços. É a Inglaterra de 1811-1812, onde a guerra napoleônica está em seu auge e essa confusão política é facilmente vista durante o percurso do livro. O bloqueio continental prejudica a todos, inclusive Robert Moore, dono de fábrica afundado nas dúvidas do pai e lutando para reconquistar seu espaço na burguesia. Sem mesmo se dar conta que Caroline, sua prima, sofre de amor por ele.

As coisas mudam quando aparece Shirley Keeldar, uma herdeira órfã e dona do terreno onde está situada a fábrica de Robert. Ela e Caroline rapidamente se engajam numa amizade forte, ainda que turbulenta no começo, mas que promete perdurar por gerações. O livro apresenta discussões históricas, feministas, reflexões religiosas e sociais que não se costuma conseguir com tantos detalhes. De forma alguma achei a leitura arrastada, considerando a riqueza de detalhes. 'Shirley' é mais que um livro sobre romances e casamentos; é um livro sobre amizade e liberdade feminina, e por isso esteve tão a frente do tempo em que foi publicado.

Shirley.Peixe 22/08/2021

Um bom livro...
"Shirley" continua apresentando o selo de qualidade das obras das irmãs Brontë, com suas críticas e personagens femininas de grandes qualidades.
De tudo, achei mais curioso o título, pois essa história, na verdade, tem o protagonismo compartilhado e todos estes me agradaram, inclusive.
É o mais fraquinho da Charlotte, pra mim, até agora, mas ainda assim, muito envolvente.

Ana Carolina 10/08/2021

Shirley
Um livro que o personagem que leva o nome do livro demora para aparecer e eu gostei mais da Caroline.

Amanda 09/08/2021

Um novo lado de Charlotte | @paginasclassicas
Já no prefácio da edição da Martin Claret, somos avisados que Shirley se diferencia de outras obras mais famosas de Charlotte Brontë, como Villette e Jane Eyre. uma das críticas referentes a esse livro é a suposta ausência de um tema central - uma vez que a própria Shirley aparece apenas após a página 200.
No entanto, ao acompanharmos a história, percebemos que o tema central existe, apenas não está, como nos outros livros, focado em uma personagem só.
A obra traz pensamentos à frente de seu tempo em relação à posição das mulheres na sociedade, que incorporam-se na figura da própria Shirley, uma herdeira decidida que rege propriedades e funcionários com seriedade e questiona o papel decorativo atribuído a irmãs e esposas.
Enquanto a herdeira não aparece, porém, somos convidados a acompanhar uma personagem tão interessante quanto: Caroline, que é, em vários sentidos, o oposto de sua futura amiga. órfã e tutelada por um tio, ela é recatada e quieta, sempre subordinada. mas, é, no fundo, uma mulher tão forte quanto Shirley.
Juntas, as duas moças formam um equilíbrio que nos encanta por toda a obra e oferece uma visão certeira sobre o verdadeiro tema principal dessa história: a luta de classes.
O enredo de Shirley mostra a Inglaterra do século XIX com o avanço da Revolução Industrial, ao mesmo tempo em que discute os impactos desta na vida de patrões e funcionários de fábricas.
Por isso, a narração em terceira pessoa - também criticada por muitos - é essencial, uma vez que nos proporciona a visão dos dois lados: um, que vê nas máquinas uma chance de prosperar e aumentar seus lucros, e o outro, que se vê substituído por engrenagens e alavancas e sem perspectiva de sustento.
Shirley é, em resumo, uma obra essencial que demonstra perfeitamente a profundidade das relações humanas, das mais hipócritas às mais puras, e nos emociona com seus acontecimentos.
A escrita de Charlotte é impecável e suas personagens são perspicazes e apaixonantes como sempre.

site: instagram.com/paginasclassicas

Danielli Jesus 09/08/2021

Shirley foi um experimento da autora. Os personagens são interessantes, mas a estrutura muitas vezes cansa. Se não fosse tão enrolado e um pouco sem direção eu teria gostado mais, o início foi agradável, o meio foi uma luta e o final um alívio.

Bia 08/08/2021

Arrastado deeemaaais!!!
Sabe aquele livro que só enche linguiça?? Então é esse mesmo, uma história que poderia ser contada em bem menos páginas mas que se arrasta em muitas e não acrescenta em nada, que história arrastada, termino a leitura decepcionada pois eu achei que ia ser 5 estrelas!!!

Sara277 08/08/2021

Shirley, de Charlotte Brontë
Conhecendo uma nova obra da Charlotte Brontë. Cada vez mais fico maravilhada com cada obra lida das irmãs Brontë. Livro maravilhoso, simplesmente amei e recomendo a leitura.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6