Fahrenheit 451

Fahrenheit 451 Ray Bradbury

Resenhas - Fahrenheit 451

Lizia.Yohanna 10/09/2023

Para se pensar
Sempre ouvi falar muito sobre esse livro e tinha altas expectativas em relação a ele e nenhuma delas foram frustradas durante a leitura.
Ainda assim tenho que dizer que tive um pouco de dificuldade com a escrita mais nada que tirasse o brilho da estória que estava sendo contada.
Eu gostei bastante do personagem principal e fiquei bastante triste com a morte da pequena.
É um livro que toca em pontos extremamente necessários para a sociedade e que vale muito a pena ser lido.
Espero que vocês leiam e tirem suas próprias conclusões sobre essa leitura.
Pedro 10/09/2023minha estante
Vou esperar a Black Friday para comprar esse livro. ?

Lizia.Yohanna 11/09/2023minha estante
Compra mesmo, é muito bom.

Anna.Júlia 21/08/2022

Estamos caminhando para Fahrenheit 451
Muito boa a distopia, a crítica ali é bem clara e fácil de pegar.
Bom pra quem já ve a sociedade atual como algo "muito rápido", o lazer e o prazer jogado na nossa cara a todo momento. E como esse livro foi publicado em 1953, tu consegue ver como o escritor teve um ponto de vista muito bom de como a sociedade poderia ser no futuro, e ele estava certo, estamos caminhando para lá.
Manu!! 21/08/2022minha estante
Eu acho surreal como ele conseguiu enxergar isso tão claramente há mais de meio século atrás

Anna.Júlia 21/08/2022minha estante
Sim, quando eu comecei a ler eu ja comecei ficando.... ai ele descreveu la oq eu imagino daqui uns 20/30 anos mano

Manu!! 21/08/2022minha estante
Também!! E é muito real tudo isso, pq até mesmo na década de 60 o Brasil estava tão concentrado na Copa do Mundo que fechou os olhos pra ditadura militar

Dan 30/04/2020

Um hino ao valor do livro para a humanidade
O cenário metafórico dessa obra prima poderia ser encarado como espectro do Estado partindo do princípio que o governo se jubila com a ignorância de seu povo quando por conseguinte faz disso uma perpétua detenção de poder.

Aristóteles disse que "todos os homens por natureza desejam conhecer". A conversão de nosso herói Montag se dá um pouco pelo despertar de Clarisse e tanto mais pelo seu impeto de dar uma chance a si mesmo de compreender a realidade. Todos que acreditam que só o conhecimento tira nossa condição da miséria tiveram que dá o mesmo passo de indagação que Montag deu, e não é fácil.

Alguns preenchem o seu vazio intelectual com a lobotomização de uma instância externa maior, acreditam que o sequestramento de suas consciências lhes dá sentido. Perdem a identidade. A transformação parte primeiro de uma atitude, atitude essa que eu torço para que congregue nessa geração pessoas-livros vagando pela floresta.
Dan 03/05/2020minha estante
É que virou moda negada querer dar contemporaneidade a toda distopia, basta vê um vento de sopro diferente na sociedade, que já quer encaixar.
Eu não acho que esse livro seja atual de forma nenhuma..

Na minha opinião a grande força dessa obra está na sua relevância no núcleo de cada geração, sistema político, religioso e econômico. A sua construção é pensada levando em conta que independente da época ou governo vigente.. o Estado sempre irá preferir um cidadão adestrado que não lhe forneça ameaça intelectual consciente.

Gabrielle Duarte 01/02/2021

Não sei se tenho uma opinião definitiva formada, mas acho que minhas expectativas estavam muito altas e acho que me frustrou um pouco. No mais, foi uma leitura reflexiva e ainda assim bem tranquila de ser feita.
Luu 01/02/2021minha estante
Tbm achava que iria ser melhor, principalmente achava que o mundo iria ser melhor explorado. Porém não foi um desperdício ler

Geovanna.GonAalves 15/09/2021

Uma distopia melhor que 1984
Geralmente acho distopias muito maçantes, principalmente no começo, mas essa me surpreendeu. A alienação pelos meios visuais nos cegando do que é real no mundo e a proibição da leitura me parece algo que esteja ganhando incentivo de forma camuflada na sociedade atual. Por ser um livro bem antigo, algumas ideias da distopia podem acontecer brevemente.

Canuto 31/05/2021

História muito boa, com leitura fluída. O forte do livro não é seus personagens, mas a ambientação e construção narrativa de mundo.
A escrita das guria 31/05/2021minha estante
Eu amo esse livro ?

JoAo 21/08/2023

FAHRENHEIT 451
Devo dizer que me surpreendeu o livro, principalmente na parte da conversa essa pra mim foi a parte mais importante do livro pois nessa conversa se resume na minha opinião toda a proposta do livro que digo que me pegou de surpresa e estou bem pensativo agora.
Recomendo muito o livro só dou uma dica leia com calma e se tiver que parar pra pensar um pouco é bom também pois o livro traz uma crítica muito boa ao assunto principal.
QUEIJO460 01/09/2023minha estante
Se refere a conversa entre Guy Montang e o capitão Beatty? Se sim, os diálogos realmente são excelentes.

JoAo 01/09/2023minha estante
Essa conversa mesmo, para mim ela é a parte mais importante do livro

mafeefi 06/03/2022

O fogo, o papel e o conhecimento
Esse livro é bom. Minhas expectativas eram maiores, pra falar a vdd, achei que seria mais impactante. Talvez pelas metáforas e o modo como o autor conta, as coisas não são nítidas. O que faz todo sentido no livro.
A história é sobre livros e pra quem gosta de ler (acho que todo mundo aqui) é fácil sentir o que um livro pode nos causar e entender coo eles são importantes. Também, fala sobre conhecimento e sabedoria, que isso ninguém lode nos tirar porque tá dentro de nós.
Além disso, o livro conta sobre autoritarismo, ignorância e, principalmente, censura e manipulação. É um livro crítico que defende o pensamento crítico.
Interessante!

Gabriel Rodrigues 20/12/2020

Contemporaneamente atroz
Já começo escrevendo que sou muito grato por ter lido esse livro perante toda a situação que temos vivido em 2020, esse é um livro que subverteu todas as minhas expectativas positivamente, não sei porque achei que se tratava de uma história épica/distópica, e de certa forma infelizmente não considero o livro tão distópico visto que de todas distopias que já li essa foi a mais parecida com a realidade que vivo atualmente como indivíduo e cidadão brasileiro, uma coisa que me surpreendeu bastante é o quanto esse livro consegue fazer críticas a sociedade contemporânea em seus mais diversos aspectos mesmo tendo 215 páginas, por várias vezes durante a leitura fiquei incrédulo de viver em uma sociedade que sofre e ainda discuti os mesmos problemas relatados em um livro que foi escrito no ano de 1953, outra característica de Fahrenheit 451 que deve ser destacada é a narrativa objetiva (mas nem por isso menos bem escrita) do Ray Bradbury, acredito que a única crítica não negativa que tenho em relação a obra é que o seu universo e mitologia poderia ter sido muito melhor explorado e expandido trazendo mais riqueza para o leitor, porém acredito que esse não era exatamente um dos objetivos do autor. Fahrenheit 451 é um livro que você pode facilmente ler em menos de metade de um dia, mais do que recomendado.
mat 20/12/2020minha estante
Adorei seu texto

Gabriel Rodrigues 20/12/2020minha estante
Obrigado Mateus, adorando participar do Clube de Leitura com vocês.

Naiaracst 27/09/2020

Sei lá
Eu acho que eu coloquei muita expectativa nesse livro e acabei me decepcionando.
Sim, é claro que é um livro muito reflexivo, mas eu não achei que o autor trabalhou o enredo muito bem.
Eu passei dias e dias lendo pq a leitura era muito chata e me fazia dormir.
Sem contar que eu achei que o personagem estava lutando por uma causa pq estava cansado da mesmice, só queria estar lá e fazer a diferença, mesmo que ele não entendesse o que porra ele tava fazendo.
O final foi bem corrido tbm.
Fahrenheit não funcionou para mim, infelizmente.
Paloma Dias 27/09/2020minha estante
Sério! Por quê?

Naiaracst 27/09/2020minha estante
eu realmente não sei, acredita??

Franklin Moreno 05/01/2021minha estante
Não gostei também não, não tanto como eu esperava que ia gostar... pareceu um livro com premissa muito interessante mas o enredo ficou mais uma água de salsicha

@karinasouzasm 21/04/2021

Fahrenheit 451
Um livro que nos faz refletir sobre o valor que damos aos livros e ao conhecimento adquirido pela sociedade ao longo do tempo. Fez minha cabeça explodir.

Bia 14/03/2021

Queimem os livros!!
Apesar de escrito de um período pós guerra, trata-se um livro tão atual que faz refletirmos sobre o conhecimento como forma de tornarmos pessoas mais críticas e até que ponto isso não poderia incomodar uma sociedade pois o ausência de conhecimento pode proporcionar o surgimento de seres manipuláveis que podem acreditar que existe apenas um mundo e apenas as verdades a eles oferecidas pelos dirigentes de uma nação. A liberdade de expressão consiste em uma condição demográfica e o acesso as informações também e termos a compreensão e maturidade para análise crítica das informações que nos é oferecida. Apesar de um ambiente distópico aonde bombeiros queimam livros, trata-se de um livro para reflexão.

Itsmemari 25/08/2023

Surpreendente!
Eu imaginava uma história totalmente diferente. No começo foi difícil continuar, parecia que o livro não era atrativo, mas com muita vontade de terminar, eu continuei e ainda bem KKKK

A história é boa, tem um plot Twist bom e bem inesperado.

É muito estranho ver como seria uma vida sem ler livros, todos vivendo do mesmo jeito. Montag era um desses até o dia em que Clarisse aparece e te faz despertar com uma pergunta: "Você é feliz?". Ele, um bombeiro, ou melhor, um queimador de livros, logo sente que precisa procurar essa felicidade, resolve roubar uns livros e ler... Aí que começa a loucura.
Meio que ele fica contra todos e obviamente todos contra ele, exceto os que também lêem escondido. O final é trágico mas magnífico, me fez ter muita vontade de viver coisas novas. Enfim, como o avô de um dos personagens disse:
?viva como se fosse cair morto daqui a dez segundos. Veja o mundo. Ele é mais fantástico do que qualquer sonho que se possa produzir nas fábricas."

Indico a leitura.

Marcinhow 27/01/2022

E se...
Um grande clássico.
Mesmo com alguns detalhes bem datados, usando a imaginação, percebemos quão atual esse livro é.
Adriel.Macedo 27/01/2022minha estante
Sim, é bem atual; gosto muito desse livro