Cilada Harlan Coben

Resenhas - Cilada

CooltureNews 07/03/2012

Publicada no www.CooltureNews.com.br
Por: Aryane Campideli

"Ninguém consegue escapar das próprias mentiras."

Como um livro é capaz de enlouquecer uma pessoa? Bem! Eu digo que “Cilada” teve este poder sobre mim (apesar de eu ja ser meio maluquinha). Era como um vicio que eu queria mais e mais, para ser precisa o tempo nem me importava depois que eu comecei a ler, a única coisa que eu queria era desvendar seus mistérios e descobrir o que há em comum nos dois casos diferentes narrados pelo livro com a mesma intensidade, dizendo para o leitor que estava tudo conectado e que ele
só precisava descobrir a verdade, as aparências e os laços familiares enganam, nem tudo é verdade...

Dan Mercer um homem que eu não sabia se odiava ou sentia pena, devo dizer que o jeito como ele era referido em certas partes no livro me deixou apaixonada e no mesmo instante eu quis odiá-lo, mas sabia que já era impossível, mesmo com acusações de um horror sem igual. Harlan Coben consegue te prender nos gentis olhos de seu personagem, ele consegue te fazer desejar entrar na historia e acompanha-la de perto apenas para ter aquele gostinho de estar ao lado da ação e o mistério que ele criou em “Cilada”, com certeza fiquei com uns fios a menos de cabelo e com a unha roída enquanto lia, mas veleu a pena.

Vidas diferentes que se conectam em um determinado ponto e é aqui que a verdadeira historia começa e se vocês estiverem prontos a resenha também começa aqui:

Dan é um assistente social que quer ajudar as crianças, divorciado e amigo da família da sua ex-mulher. Ele tem segredos, uma passado frio que deve continuar enterrado, uma pose de bom moço, mas sera que ele realmente é o que parece? Será que por trás daqueles olhos amáveis Dan é na verdade um pedófilo?

Haley McWaid, uma estudante de 17 anos, estudiosa, filha exemplar, amiga de todos, que esta desaparecida, ninguém sabe o que aconteceu com esta garota, os pais estão preocupados e a procura é incessante.

Um programa de TV que acusa um homem aparentemente honesto de pedofilia, uma garota desaparecida, duas vidas que podem estar destruídas, e um suspense que te leva a loucura.

Agora me perguntem, “O que Dan tem haver com Haley?” a resposta é simples e Wendy Tynes, uma repórter de TV que atrai pedófilos para pegá-los em ação consegue a resposta, ela consegue infiltrar dentro dos segredos do passado e encontrar a linha que liga um caso ao outro, mas não tirem suas conclusões ainda por que você pode cair em uma cilada.

Eu gostei do que Harlan Coben proporciona em “Cilada”, é algo de outro mundo, me apaixonei pelos seus personagens e por seus mistérios, foi maravilhoso conhecer Dan e seu passado, ver tudo sendo desenterrado e colocado em pratos limpos. Emocionante e completamente diferentes dos livros que estou acostumada a ler e super recomendo.

Me senti como da propria família de Haley a sua procura, senti o medo de Dan dizendo não ser culpado, a aflição da reporter Wendy Tynes a procura da verdade, que pode ou não dizer que é sua culpa acabar com a vida de alguem inocente, ou sera que não? Tantas interrogações e apenas um misterio a ser revelado...

O livro consegue envolver a qualquer leitor do começo ao fim, consegue passar para o leitor os sentimentos de uma família despedaçada pelo sumiço de sua filha, a raiva da pedofilia, a indignação das mortes de adolescentes pelo álcool, não teve nenhuma parte em que eu me decepcionei, as vezes era como se o livro me absorvesse para dentro de suas paginas.

“Muitas vezes na vida somos obrigados a fazer julgamentos que não gostaríamos de fazer. E queremos que eles sejam fáceis. Queremos confinar as pessoas em categorias bem definidas, anjos ou monstros, mas quase sempre o buraco é mais embaixo: a verdade está em algum lugar entre os dois extremos. E esse é o problema. Os extremos são bem mais fáceis."

Cuidado com suas ações, talvez o passado esteja a ponto de retornar. Talvez nem tudo que parece ser. Sempre pense antes de agir, depois não tem mais volta. Afinal você pode cair em uma cilada.

Robert 24/04/2012

Nenhuma cilada essa leitura.
Personagens enigmáticos e trama resultando numa ligação misturada entre culpa entre o passado e presente, armando as ações das ciladas do futuro. Gostei bastante.

Lari 08/04/2012

Não conhecia o autor. Peguei emprestado da minha irmã, que emprestou de um amigo dela, que emprestou de alguém... enfim, me surpreendi! A narrativa é excelente, fluida, rápida, detalhada sem ser maçante. Li em uma tarde, tamanha a curiosidade pra saber o que ia acontecer.

O início é bastante comum em livros de suspense/mistério - duas histórias paralelas aparentemente sem ligação nenhuma, que vai sendo revelada ao decorrer da obra.
Agora, o que é muito interessante do livro é que as coisas realmente podem virar de cabeça pra baixo de uma página pra outra. Mais do que isso, os personagens acabam revelando facetas que você nunca imaginaria que eles tivessem.

O final é surpreendente, portanto, sério mesmo, NÃO leia sem ter lido a história toda. Só estraga.

Fora os temas tratados, coisas tão delicadas quanto culpa e perdão. A mensagem passada é simples, mas muito significativa e bonita. E melhot, sem todo aquele dramalhão mexicano.

Com certeza, estarei checando outros títulos de Harlan Coben. :)

Sara 03/04/2012

Cilada
Uma boa história. Gosto muito de livros de suspense, principalmente quando a culpa é da pessoa que eu nunca imaginaria, e foi exatamente isso que aconteceu. Então, gostei muito.

Celia 05/05/2012

Cilada
Suspense bem amarrado, história muito boa e gostosa de ler. Não toma tempo e diverte! Gostei desse mas não gostei de outro livro do mesmo autor, mas ainda é cedo para saber se ele é bom autor ou foi feliz nesse livro apenas.

Suuh 05/05/2012

Cilada!
Impossível terminar de ler esse livro e não querer fazer resenha.
Esse livro é PERFEITO. Não conhecia esse autor e na primeira obra me apaixonei. Cilada fala de todos os pontos frágeis do ser humano, todos os sentimentos possíveis existentes na raça humana: Amor, Ódio, Saudade, Vingança, Perdão entre outros, uma história que te prende do começo ao fim, os leitores compulsivos (hehe) não vão conseguir largar e vão ler em no máximo dois dias (eu demorei uma semana).
A vida de Dan Mercer nunca mais será a mesma depois de ter conhecido Wendy Tynes, uma história q vai além do imaginado.
Impossível contar a história sem mandar spoiler...enfim, é o tipo de livro que você quer sacudir a pessoa ao lado para ler também. Um livro quer me deixou pensando na maldade mas também na bondade do ser humano.

TriBooks 09/05/2012

Resenha do TriBooks - Cilada
Esta resenha também foi publicada no blog TriBooks
(http://tribooks.blogspot.com)

“Cilada” de Harlan Coben segue à risca o padrão do romance policial. Mas como todo bom romancista policial, ele consegue entreter seus leitores até a última página.
O livro contém vários clichês: a jornalista, os policiais, o suspeito, e o invisível – aquele x da questão que vai te fazer ficar sobrevivendo a base de água até que se tenha terminado o livro. O ponto positivo de Harlan em “Cilada” é que não existe aquele clichê mais famoso entre os romances policiais – o romance. Ou pelo menos, até que toda a história tenha se desenvolvido. Jornalista e policial neste caso trabalham separadamente. Mas como sempre, a jornalista consegue ter um crachá policial invisível pendurado na testa, já que consegue obter todas as respostas do quebra-cabeça, e o policial pendura uma bandana no rosto e fica cego a todos os possíveis questionamentos que qualquer policial na vida real teria investigado.
No caso de “Cilada” a investigação se inicia após a jornalista Wendy pegar em flagrante no seu programa de televisão o pedófilo Dan Mercer. Depois que Dan é morto por um mascarado, as coisas tendem a piorar, e começam a ficar muito feias quando o caso de uma menina desaparecida consequentemente se entrelaça com a investigação do assassino do suposto pedófilo.
Apesar de todos os clichês envolvidos na história, Harlan Coben consegue segurar o ápice até o final, desenvolvendo uma história inteligente e muito criativa. Como dito anteriormente, Harlan consegue vender seu peixe.
Com um início um pouco travado, e algumas páginas que poderiam facilmente serem rasgadas, com diálogos que pouco ajudam na evolução do caso, o leitor mesmo assim se vê pendurado no livro, já que o autor joga em seu prólogo a carta mais ousada, que prende o leitor até o final do jogo.
Steve Jobs também não foi o criador do mp3, mas fez revolução com o iPod. Comparação péssima essa, eu sei. Mas Harlan também se utilizou da mesma massa: com uma receita de bolo pronta, conseguiu reinventar o recheio.

Boa Leitura,

Equipe TriBooks - Roh Dover

Katielle 15/05/2012

O que dizer deste livro? Nada é o que parecer ser.
O autor nos envolve numa trama que teve horas que realmente eu fiquei confusa. Este é um livro de mistério que quando a gente acha que já está tudo resolvido, se descobre mais um fato e a história volta a se desenrolar.
Dan Mercer é assistente social, cresceu em um orfanato e ama seu trabalho envolvendo crianças.
Wendy Tynes é uma repórter sensacionalista.
Haley McWaid é uma adolescente de 17 anos, filha e aluna exemplar.
Haley desaparece de uma hora para outra sem deixar rastros e Dan é acusado de pedofilia pela repórter Wendy.

Aí a história começa a se desenrolar, Dan Mercer vai a julgamento pelo crime de pedofilia, mas é absolvido e Wendy começa a ficar em dúvida se ele realmente é pedófilo, ela começa a investigar o seu passado e o de outras pessoas próximas a Dan, que nesse meio tempo, também é acusado pelo sumiço de Haley.

Eu achei o livro muito bom, e além de toda a história ele traz uma mensagem bem legal sobre jovens e bebidas alcoólicas.
E agora Dan Mercer é pedófilo? Ele tem alguma coisa haver com o desaparecimento de Haley? Ou tudo não passa de uma grande cilada?

Leiam e descubram.

Visite: www.leituramaravilhosa.blogspot.com.br

Vera 19/05/2012

Possui uma trama maravilhosa!

Vanessa 09/05/2012

Muito bom!
O livro conta duas histórias:
A primeira é a história de Dan Mercer que cai numa cilada preparada por Wendy Tynes, uma repórter que tem um programa de televisão famoso por flagrar pedófilos. Após ser pego de surpresa pela repórter e ser visto em rede nacional, Dan começa a sofrer represálias da população e apesar de ser inocentado no tribunal, sua vida fica marcada por esse acontecimento até que é assassinado pelo pai de uma de suas vítimas.
Enquanto isso Haley McWaid, uma garota de 17 anos super estudiosa e responsável, desaparece misteriosamente sem deixar vestígios.
Aparentemente duas histórias isoladas, mas no decorrer do livro elas acabam se interligando após as investigações de Wendy que começa a se questionar se acabou causando a morte de um inocente ou se realmente a sociedade acabou se livrando de um criminoso.
Eu gostei bastante da personagem principal, Wendy, que é independente, inteligente e determinada. Infelizmente não posso falar mais muita coisa sobre o livro para não acabar entregando algum detalhe importante. No início fiquei um pouco confusa com a quantidade de personagens que surgem, mas depois conseguia definir cada um deles e decorei até os nomes...
Harlan Coben mais uma vez surpreende os leitores com mais uma história muito bem elaborada que reserva um final que ninguém consegue imaginar. Apesar de não ser meu estilo de leitura preferido, já é o 3° livro dele que leio e gosto muito.
Cilada mostra que nem tudo é o que parece e que um ato impensado cometido em um determinado momento de nossas vidas pode marcar uma vida inteira. Como disse no início, fica praticamente impossível imaginar qual o final do livro, e a cada capítulo uma reviravolta acontece deixando tudo aquilo que você já sabia em dúvida se é verdade ou não.
Um livro muito bem escrito e cheio de detalhes. Recomendo!

Diego 23/05/2012

Os livros de Harlan Coben são simplesmente surpreendentes, é um grande escritor ,o meu favorito no momento, o jeito como ele entrelaça as histórias fazem dele o magnífico escritor que ele é. Cilada é um livro muito recomendado para os fãs de suspense policial, tenho certeza de que se você ler irá gostar por que assim como eu, ficará preso o tempo todo a história e não vai querer parar de ler em momento algum. Bom é isso e boa leitura.

Amanda's Tale 29/05/2012

Harlan Coben - Cilada
Haley McWaid tem 17 anos. É uma aluna exemplar, disciplinada, ama esporte e sonha em entrar em uma boa universidade. Por isso, quando certa noite ela não volta para casa, e três meses transcorrem sem que se tenha nenhuma notícia dela, todos na cidade começam a imaginar o pior.
O assistente social Dan Mercer, recebe um estranho telefonema de uma adolescente, e vai ao seu encontro. Ao chegar ao local, ele é surpreendido pela equipe de um programa de televisão, que o exibe em rede nacional como pedófilo. Inocentado por falta de provas, Dan é morto logo em seguida. Na unção dessas duas histórias, está Wendy Tynes, a repórter que armou a cilada para Dan e que se torna a única testemunha de seu assassinato. Wendy, sempre confiou apenas nos fatos, mas seu instinto diz que Dan talvez seje inocente. Agora ela precisa descobrir se desmascarou um criminoso, ou foi culpada pela a morte de um inocente. Nas investigações a respeito da morte de Dan, e do desaparecimento de Haley, verdades inimagináveis são reveladas e a fragilidade de vidas aparentemente normais é posta à prova. Todos têm algo a esconder, e os segredos se interligam e se completam em um elaborado mosaico de mistérios.
O que posso dizer desse livro? A única coisa perfeito! Novamente Harlan Coben, me surpreende com a história que criou. Repleta de mistérios, vingança, um livro investigativo... E nada do que parece é... É uma história que prende a atenção do leitor até a sua última página. É um livro de fácil entendimento, de leitura rápida. E eu quero muito conhecer outros livros do Harlan Coben. Acho que to virando uma “Cobenriana”. Eu super recomendo esse livro.

Páginas: 272
Editora: Sextante

Bruno Pereira 04/06/2012

Cilada
Uma revelação do suspense policial. Totalmente imprevisível. Os personagens são muito interessantes e a história tem um ritmo envolvente. O tipo de suspense policial que não dá para adivinhar o final. Adorei.