Cilada

Harlan Coben

Resenhas - Cilada

TriBooks 09/05/2012

Resenha do TriBooks - Cilada
Esta resenha também foi publicada no blog TriBooks
(http://tribooks.blogspot.com)

“Cilada” de Harlan Coben segue à risca o padrão do romance policial. Mas como todo bom romancista policial, ele consegue entreter seus leitores até a última página.
O livro contém vários clichês: a jornalista, os policiais, o suspeito, e o invisível – aquele x da questão que vai te fazer ficar sobrevivendo a base de água até que se tenha terminado o livro. O ponto positivo de Harlan em “Cilada” é que não existe aquele clichê mais famoso entre os romances policiais – o romance. Ou pelo menos, até que toda a história tenha se desenvolvido. Jornalista e policial neste caso trabalham separadamente. Mas como sempre, a jornalista consegue ter um crachá policial invisível pendurado na testa, já que consegue obter todas as respostas do quebra-cabeça, e o policial pendura uma bandana no rosto e fica cego a todos os possíveis questionamentos que qualquer policial na vida real teria investigado.
No caso de “Cilada” a investigação se inicia após a jornalista Wendy pegar em flagrante no seu programa de televisão o pedófilo Dan Mercer. Depois que Dan é morto por um mascarado, as coisas tendem a piorar, e começam a ficar muito feias quando o caso de uma menina desaparecida consequentemente se entrelaça com a investigação do assassino do suposto pedófilo.
Apesar de todos os clichês envolvidos na história, Harlan Coben consegue segurar o ápice até o final, desenvolvendo uma história inteligente e muito criativa. Como dito anteriormente, Harlan consegue vender seu peixe.
Com um início um pouco travado, e algumas páginas que poderiam facilmente serem rasgadas, com diálogos que pouco ajudam na evolução do caso, o leitor mesmo assim se vê pendurado no livro, já que o autor joga em seu prólogo a carta mais ousada, que prende o leitor até o final do jogo.
Steve Jobs também não foi o criador do mp3, mas fez revolução com o iPod. Comparação péssima essa, eu sei. Mas Harlan também se utilizou da mesma massa: com uma receita de bolo pronta, conseguiu reinventar o recheio.

Boa Leitura,

Equipe TriBooks - Roh Dover

Katielle 15/05/2012

O que dizer deste livro? Nada é o que parecer ser.
O autor nos envolve numa trama que teve horas que realmente eu fiquei confusa. Este é um livro de mistério que quando a gente acha que já está tudo resolvido, se descobre mais um fato e a história volta a se desenrolar.
Dan Mercer é assistente social, cresceu em um orfanato e ama seu trabalho envolvendo crianças.
Wendy Tynes é uma repórter sensacionalista.
Haley McWaid é uma adolescente de 17 anos, filha e aluna exemplar.
Haley desaparece de uma hora para outra sem deixar rastros e Dan é acusado de pedofilia pela repórter Wendy.

Aí a história começa a se desenrolar, Dan Mercer vai a julgamento pelo crime de pedofilia, mas é absolvido e Wendy começa a ficar em dúvida se ele realmente é pedófilo, ela começa a investigar o seu passado e o de outras pessoas próximas a Dan, que nesse meio tempo, também é acusado pelo sumiço de Haley.

Eu achei o livro muito bom, e além de toda a história ele traz uma mensagem bem legal sobre jovens e bebidas alcoólicas.
E agora Dan Mercer é pedófilo? Ele tem alguma coisa haver com o desaparecimento de Haley? Ou tudo não passa de uma grande cilada?

Leiam e descubram.

Visite: www.leituramaravilhosa.blogspot.com.br

Vera 19/05/2012

Possui uma trama maravilhosa!

Vanessa 09/05/2012

Muito bom!
O livro conta duas histórias:
A primeira é a história de Dan Mercer que cai numa cilada preparada por Wendy Tynes, uma repórter que tem um programa de televisão famoso por flagrar pedófilos. Após ser pego de surpresa pela repórter e ser visto em rede nacional, Dan começa a sofrer represálias da população e apesar de ser inocentado no tribunal, sua vida fica marcada por esse acontecimento até que é assassinado pelo pai de uma de suas vítimas.
Enquanto isso Haley McWaid, uma garota de 17 anos super estudiosa e responsável, desaparece misteriosamente sem deixar vestígios.
Aparentemente duas histórias isoladas, mas no decorrer do livro elas acabam se interligando após as investigações de Wendy que começa a se questionar se acabou causando a morte de um inocente ou se realmente a sociedade acabou se livrando de um criminoso.
Eu gostei bastante da personagem principal, Wendy, que é independente, inteligente e determinada. Infelizmente não posso falar mais muita coisa sobre o livro para não acabar entregando algum detalhe importante. No início fiquei um pouco confusa com a quantidade de personagens que surgem, mas depois conseguia definir cada um deles e decorei até os nomes...
Harlan Coben mais uma vez surpreende os leitores com mais uma história muito bem elaborada que reserva um final que ninguém consegue imaginar. Apesar de não ser meu estilo de leitura preferido, já é o 3° livro dele que leio e gosto muito.
Cilada mostra que nem tudo é o que parece e que um ato impensado cometido em um determinado momento de nossas vidas pode marcar uma vida inteira. Como disse no início, fica praticamente impossível imaginar qual o final do livro, e a cada capítulo uma reviravolta acontece deixando tudo aquilo que você já sabia em dúvida se é verdade ou não.
Um livro muito bem escrito e cheio de detalhes. Recomendo!

Diego 23/05/2012

Os livros de Harlan Coben são simplesmente surpreendentes, é um grande escritor ,o meu favorito no momento, o jeito como ele entrelaça as histórias fazem dele o magnífico escritor que ele é. Cilada é um livro muito recomendado para os fãs de suspense policial, tenho certeza de que se você ler irá gostar por que assim como eu, ficará preso o tempo todo a história e não vai querer parar de ler em momento algum. Bom é isso e boa leitura.

Amanda's Tale 29/05/2012

Harlan Coben - Cilada
Haley McWaid tem 17 anos. É uma aluna exemplar, disciplinada, ama esporte e sonha em entrar em uma boa universidade. Por isso, quando certa noite ela não volta para casa, e três meses transcorrem sem que se tenha nenhuma notícia dela, todos na cidade começam a imaginar o pior.
O assistente social Dan Mercer, recebe um estranho telefonema de uma adolescente, e vai ao seu encontro. Ao chegar ao local, ele é surpreendido pela equipe de um programa de televisão, que o exibe em rede nacional como pedófilo. Inocentado por falta de provas, Dan é morto logo em seguida. Na unção dessas duas histórias, está Wendy Tynes, a repórter que armou a cilada para Dan e que se torna a única testemunha de seu assassinato. Wendy, sempre confiou apenas nos fatos, mas seu instinto diz que Dan talvez seje inocente. Agora ela precisa descobrir se desmascarou um criminoso, ou foi culpada pela a morte de um inocente. Nas investigações a respeito da morte de Dan, e do desaparecimento de Haley, verdades inimagináveis são reveladas e a fragilidade de vidas aparentemente normais é posta à prova. Todos têm algo a esconder, e os segredos se interligam e se completam em um elaborado mosaico de mistérios.
O que posso dizer desse livro? A única coisa perfeito! Novamente Harlan Coben, me surpreende com a história que criou. Repleta de mistérios, vingança, um livro investigativo... E nada do que parece é... É uma história que prende a atenção do leitor até a sua última página. É um livro de fácil entendimento, de leitura rápida. E eu quero muito conhecer outros livros do Harlan Coben. Acho que to virando uma “Cobenriana”. Eu super recomendo esse livro.

Páginas: 272
Editora: Sextante

Bruno Pereira 04/06/2012

Cilada
Uma revelação do suspense policial. Totalmente imprevisível. Os personagens são muito interessantes e a história tem um ritmo envolvente. O tipo de suspense policial que não dá para adivinhar o final. Adorei.

Camille 21/06/2012

Em Cilada, Haley teoricamente foge de casa, Dan é considerado pedófilo e morre, o assassino é conhecido de Wendy Tynes, a repórter responsável por pegar Dan "no flagra". Todavia, nem tudo parece ser exatamente assim. E se Wendy errou e Dan não era pedófilo? Se Haley não tivesse fugido de casa, mas sim morrido dentro de uma? Todo mundo tem seus segredos, até que ponto Wendy estaria disposta a arriscar seu emprego, a si mesma e talvez o próprio filho para descobrir a verdade?

Nesse livro, Harlan Coben cria uma rede que parece sem fim. Personagens aparecem no meio da situação e o que parecia ser nada acaba sendo tudo, o que parecia ser inocente é, na verdade, culpado. Todo mundo erra, todo mundo é culpado de alguma coisa, nem todo mundo é perdoado. Coben usa a enorme rede para criar uma história que vai além de fatos, assassinatos e certamente é mais que um simples livro policial. Assuntos como culpa e perdão estão lado a lado, na vida de cada um de seus personagens, cujas características são marcantes e desenvolvidas com todo cuidado.

Acompanhamos tudo sob dois pontos de vista, o de Wendy e o de Dan – até sua morte. Sempre com a possibilidade de se ter mais a ser dito. Sempre com algo a ser resolvido, até quando tudo parece ter seu devido ponto final e nos is que faltavam. Coben consegue prender o leitor até o último capítulo do livro, sempre desvendando um mistério ou criando outro. Em nenhum momento é chato ou clichê, é emocionante e, pela primeira vez, é possível ver uma mudança comportamental marcante em suas personagens.

Apesar de tudo isso, não achei o melhor livro do escritor, o que não muda o fato de ser excelente em todos os aspectos que se propõe no livro. Coben tem o dom para nos manter ligados em sua história, todavia acredito que poderia ter aproveitado a oportunidade para explorar ainda mais seus personagens, suas vivências, seus medos, suas incertezas. Leitura recomendadíssima (e, prometo, não dá medo se ler à noite!).

MILA 27/07/2012

Algumas palavras para o livro:
Emocionante, intrigante, misterioso, surpreendente...
Esse livro nos mostra na entrelinha o que pode acontecer dependendo das escolhas que fazemos em nossa vida. Ele fala de perdão e mentiras.
No inicio não gostei muito da Wendy, talvez por algumas atitudes dela no inicio do livro, algumas me irritaram bastante, fiquei com vontade de entrar no livro e dar umas sacudidas nela. No decorrer da história ela foi ganhando um poder maior em mim, gostei de como ela ia atrás das pistas e não se fazia de rogada com algumas chantagens que recebia.
Fiquei emocionada com o sumiço de Haley e com seus pais, é incrível como podemos sentir a dor dos pais e de toda sua família como o descrito no livro.
É impressionante como as histórias se ligam e quando eu descobri quem ficou por trás de toda a Cilada eu fiquei besta, nunca na minha vida ia imaginar isso.
Gostei muito da maneira como o autor conduziu a narrativa, posso dizer que da página 130 ao final eu quase suguei o livro, e quando terminou eu fiquei de boca aberta, e claro muito emocionada, meus olhos encheram d’água.
Este foi o primeiro livro do autor que leio e para falar a verdade eu virei fã e estou doida para conhecer outros livros. Adorei a capa, é linda e tem muito da história escondido ali, que só quem leu o livro sabe do que eu estou falando.

“uma vez um professor perguntou à turma qual seria o barulho mais terrível do mundo. Um homem urrando de dor? Uma mulher gritando de medo? Um tiro? Um bebê chorando? Sabe o que ele disse? “O barulho mais terrível do mundo é quando você esta sozinho em casa, no escuro, e de repente, do nada, alguém dá descarga no andar de cima.”

Valéria 06/07/2012

Frase...

Tive ódio deles por um tempo, mas não durou muito. Pensei: para quê? Ficar alimentando o ódio tem seu preço, sabe? A gente perde a noção daquilo que realmente importa.

Suellen C 18/10/2012

Cilada - Ninguém Consegue Escapar Das Próprias Mentiras
Extremamente intrigante o livro. Pra quem gosta de histórias que envolvem mistérios mal resolvidos, polícia, jornalistas e tudo mais, esse é um livro perfeito. Uma coisa que esse livro não seria, é previsível... Harlan Coben te prende e surpreende totalmente até a última página.

Uma trama policial, um suspense, que conta a história de Haley uma jovem de bem com a vida, que desaparece misteriosamente. E Dan, um assistente social, órfão e que se dedicou a vida inteira e teve sua vida destruída por causa de uma cilada, uma acusação de pedofilia feita pela repórter Wendy Tynes.

Na junção desses e outros casos, vão surgindo histórias de vidas e muitos segredos que Wendy e todos irão bem a fundo para descobrir. Você se sente no meio da história, dando palpites a toda hora e literalmente se surpreende até a última página do livro.

Mariana 24/07/2012

esse livro é ótimo cheio de reviravoltas