A Sociedade do Anel

A Sociedade do Anel J. R. R. Tolkien

Resenhas - A Sociedade do Anel

Eliete 22/06/2023

Maravilhoso
Tive um certo receio quando comecei essa jornada por ouvir muito sobre a escrita do Tolkien. Confesso que me surpreendi com o quão boa foi essa leitura.
Como já tinha visto os filmes várias vezes antes, então eu já tinha alguma conexão com os personagens e acredito que isso tenha deixado a leitura mais fluida e prazerosa. A escrita do Tolkien de fato nesse livro é mais prolixa, então fui lendo bem devagar e sempre lembrando e comparando as diferenças entre o filme e o livro. Amei cada segundo da leitura, me emocionei em vários momentos e pude notar e ir marcando que a história vai muito além da jornada principal da Comitiva. Em diversos momentos, trechos e referências de histórias mais antigas são mencionados na obra, o que instigou minha curiosidade para saber mais sobre esse mundo e tudo que veio antes de O Hobbit.
Enfim, ansiosa pelos próximos volumes e tudo o mais que eu possa conhecer desse mundo fantástico.

CaioEdu 31/07/2023

Primeiro contato com o Senhor dos Anéis
Não vi nenhum filme da Série do Senhor dos Anéis, então ficou um pouco difícil imaginar esse universo tão vasto e exploravel que Tolkine criou. De verdade, percebo o quão Tolkien foi inteligente pra criar algo assim na sua época, várias raças, vários poderes, vários monstros, entre outros, é realmente incrível.
Bom, nesse primeiro livro eu senti que a escrita é bem diferente do Hobbit, um pouco mais complexa, com bem mais explicação e fala e mais fala, mas que no início da leitura eu estava simplesmente amando todas as explicações. Ao longo da leitura, eu já não estava com o mesmo sentimento, parecia que não acabava nunca as conversas e explicação, e eu só queria um pouco de ação, e quando chegou a ação, eu já estava cansado com a leitura, mas enfim, a leitura doi muito boa e estou ansioso pra o 2° livro, mas que só vou ler daqui a algum tempo.

Obs: audiobook me ajudou muito a terminar esse livro que tem capítulos imensos.
Iolanda Rozinelli 31/07/2023minha estante
Se prepara que o segundo livro é bem maçante com essas longas descrições, mas vale a pena!!!

Igorzz 31/07/2023minha estante
O segundo eu achei bem mais gostoso, o terceiro é extremamente mais detalhado e CHEIO de trocação de ideia

Natylla_ 31/07/2023minha estante
Estamos tao acostumados com esses livros atuais, que realmente eh dificil se acostumar com uma escrita mais detalhada. Vale a pena, Tolkien é um gênio!

Alberto 06/04/2021

Exemplo máximo de alta fantasia
Tolkien não apenas conta uma aventura, ele cria uma universo inteiro, com línguas, raças, mitos... Em alguns momentos, acaba ficando muito arrastado, com pouca ação, mas é essa mesma a proposta do livro, de te levar por todo o caminho, mostrando tudo que há nele. E é um mundo rico e belo.

NatAlia1704 21/02/2023

Uma obra de arte chamada Sociedade do Anel
Primeiro gostaria de recomendar ler O Hobbit antes da leitura de O Senhor dos Anéis. Você fica familiarizado com os personagens e a história e muitas coisas são referências ao livro. Falando da Sociedade do Anel é uma história fantástica com rica em detalhes e ação que despertam a curiosidade do leitor. Inúmeras vezes eu vi saindo da fantasia e da imaginação dos cenários e voltando à realidade do meu quarto como se atravessasse um portal porque a história é cativante, te prende e faz você querer saber como vai se desenrolar. Há muitos detalhes, cenários, situações e Tolkien sabe muito bem unir os capítulos. Os mapas te ajudam a se situar na Terra-Média. É lindo ver as canções e suas rimas e textos encantadores. No início do livro há também um relato de como foi o processo de produção dos livros. Leitura incrível!

Ogaiht 29/08/2021

A Obra Máxima da Fantasia
J.R.R Tolkien demorou quase 20 anos para escrever a tão aguardada sequência de O Hobbit. A Sociedade do Anel é a primeira parte desta obra fantástica (lembrando que O Senhor dos Anéis não é uma trilogia, mas sim um livro único que costuma ser divido em 3 partes). Apesar de em O Hobbit já termos sido introduzidos a esse fantástico universo que é a Terra-média (a mais bem desenvolvida criação de um mundo na literatura), aqui o autor aprofunda de maneira incrível suas lendas, histórias, línguas, culturas e povos elevando a estória a outro nível. Temos aqui a típica jornada do herói, representado pelo hobbit Frodo Bolseiro, que descobre que o anel que herdou de seu tio Bilbo Bolseiro é simplesmente o Um Anel, a arma máxima do Senhor da Escuridão, Sauron, que o perdeu há séculos. Caberá a Frodo, auxiliado por uma sociedade formada seus amigos hobbits, o mago Gandalf (o mentor), os humanos Aragorn e Boromir, o elfo Legolas e o anão Gimli levar o Anel para o único lugar onde ele pode ser destruído: o Monte da Perdição, justamente no coração da terra do Inimigo. A Sociedade do Anel sempre foi a minha parte favorita, pois é neste livro onde exploramos mais as diferentes regiões da Terra-média: começamos a narrativa no Condado (a terra dos hobbits), vamos para Floresta Velha onde encontramos Tom Bombadil (um dos maiores mistérios da mitologia tolkeniana), as terras selváticas, o refúgio élfico de Valfenda, as terras abandonadas de Eregion, as claustrofóbicas minas de Moria e maior construção dos Anãos e finalmente a terra élfica de Lórien governada pelo Senhor Celeborn e pela Senhora Branca Galadriel, a mais poderosa elfa da Terra-média. Esta obra de Tolkien é, sem dúvida, um marco da literatura e certamente a obra que criou as bases para a fantasia moderna e agregou prestígio ao gênero. Com certeza não haveria obras como Harry Potter e As Crônicas de Gelo e Fogo se não existisse O Senhor dos Anéis. Este é um livro para todos encantar.

Bruna.Lorena 19/06/2021

Imersivo, cativante e riquíssimo
Não à toa, Senhor dos Aneis é considerado um clássico, sendo merecidamente aclamado pelo público. A escrita detalhada de Tolkien é altamente envolvente e provoca uma imersão maravilhosa no leitor, de maneira tal que as descrições permitem uma ambientação que chega a ser mágica.
Para muitos, a atenção aos detalhes que o autor promove pode ser um problema, no entanto, faz parte da riqueza que o universo da Terra Média possui; ao meu ver, é justamente o que cativa na obra.
Em "A sociedade do Anel", é possível acompanhar um pouco mais da trajetória de Bilbo, que conhecemos desde "O Hobbit"; além disso, é possível ler muito da sabedoria de Gandalf, que está mais presente neste livro. Mais informações sobre o povo hobbit são trazidas, além da presença de novos personagens fascinantes, como o próprio Frodo, um protagonista despretensioso que traz grande peso à história.
Para quem gosta de fantasia, Senhor dos aneis - e, por conseguinte, A Sociedade do Anel - é um clássico riquíssimo e belo que com certeza merece ser lido.
Douglas.Bonin 19/06/2021minha estante
É um ótimo livro para sábado

Bruna.Lorena 19/06/2021minha estante
É simm :)

Cleber 20/06/2021minha estante
Adoro?

Marconi.Nascimento 05/12/2021

Tinha muito receio de ler algo do Tolkien e achar entediante, pois já tinha ouvido de outras pessoas que ele era excessivamente detalhista, porém li O Hobbit gostei muito e decidir ir em frente, assim comecei a ler A sociedade do anel li em uma semana, era difícil para de ler é simplesmente fantástico.
:)) 05/12/2021minha estante
nossa depois q vi oq vc falou vou continuar o livro, eu tinha abandonado com medo de não gostar mas até q também tava gostando

ValAria.Giovanna 14/07/2023

Releitura boa demais ?????
Li isso no colegial e lembro que gostei muito, e relendo agora, tô gostando ainda mais, bônus pra: ler Tolkien ch*p*d* é uma grande experiência??

Sobre a história, Boromir, quem poderia imaginar né, alguém surpreso? Merry e Pippin agora é só com fé é coragem, e o melhor é Frodo achando que sobreviveria sem o Sam, tadinho do Sam, a sina do Frodo é destruir o anel e a do Sam é impedir o Frodo de se autodestruir, vamo que vamo pra parte 2 .

Renan.Menchik 12/12/2021

O SUBLIME DA FANTASIA!
Escrito pelo gênio J.R.R Tolkien, Senhor dos Anéis é considerado por muitos um dos maiores universos de fantasia já criados, sendo estupidamente profundo, denso e arrebatador.

Tolkien apresenta uma trama altamente instigante, conhecemos Frodo e seu amigo Sam, os quais terão seu futuro entrelaçado com o destino de toda Terra-Média, sendo Frodo levado a partir do seu lar rumo as mais eletrizantes aventuras.

Sem dúvida estou resenhando o maior livro de fantasia que já li, sem exagero, Senhor dos Anéis é muito mais que uma boa estória, estamos falando de um mundo completo, construído ricamente e, neste cenário insondáveis, os personagens de fato vivem, ali se desenvolvem e são poderosamente convincentes.

Começamos pelos PONTOS FORTES:

AMBIENTAÇÃO

Senhoras e senhores, se tem algo que este livro não peca é em ambientação! Estamos falando de uma construção de um mundo inteiro, repleto de lendas, estórias e lugares incríveis.
É difícil resenhar sobre este tópico, pois quando falo que Senhor dos Anéis ultrapassou todos os precedentes, não estou brincando, veja, Tolkien criou uma língua artificial para que fosse falada pelo povo dos Elfos, essa língua se chama Quenya. Só que ele também criou outras línguas faladas em outros períodos da história da famosa "Terra-Média", como por exemplo a Sindarin, porém você encontra outras quatro ou cinco línguas com alfabeto próprio e tudo mais.
Os mapas são fabulosos, é fácil se perder imaginando a estória de cada lugar ali indicado e, acredite, cada lugar tem suas estórias, mitologias e acontecimentos.
Tolkien faz um trabalho brilhante ao descrever o mundo que criou, não passa nada batido, tudo é muito bem detalhado, um deleite para quem gosta dos pequenos detalhes.
Há um oceano interminável para falar sobre ambientação deste livro, o que posso dizer é: se você quiser, pode passar anos estudando o mundo criado pelo Autor, é algo colossal!

PERSONAGENS PODEROSOS

O cenário (ambientação) é algo estupendo, mas não é só isso, os personagens são extremamente cativantes, Tolkien faz um trabalho impecável em apresentá-los para o leitor.
Frodo e Cia, os Hobbits em geral são muito peculiares, tem seus hábitos e facilmente você se identifica com eles e entende o estilo de vida que eles adoraram, a partir daí tudo é um grande deleite, pois você passa a entender o poder dos acontecimentos na vida destes personagens.
Ao longo da jornada Tolkien vai acrecentando personagens igualmente carismáticos, com um pano de fundo riquíssimo, todos eles tem suas motivações extremamente bem construídas, seus medos, seus sonhos, suas estórias, todos os eventos que tornaram aqueles personagens quem eles são está ali para você entender, bem como, caso queira, pode buscar neste universo composto por inúmeros livros a estória que moldou e influênciou seus personagens preferidos, seja as guerras passadas ou aventuras mencionada aqui que lá estará detalhada para você.

NARRATIVA PODEROSA

Nos primeiros capítulos já é possível ser arrebatado pela narrativa e não conseguirá mais se desprender, pois Tolkien é muito eficaz na maneira com que vai desenrolando a estória, é impressionante como ele consegue amadurecer a narrativa a medida que as coisas vão pegando um tom mais sério.
A jornada começa em um tom de narrativa de uma estória de criança e lá pelo seu final a coisa está macabra, são poucos escritores que tem esse poder de brincar com o tom da narrativa e Tolkien faz isso como se fosse fácil.
Preparesse para uma jornada que começa lindamente no belo Condado, porém não espere a mesma narrativa para quando estiver as portas das terras de Mordor !

A ESTÓRIA CONTADA

Com tudo que já citei acima, é possível deduzir que a estória contada pelo autor é impecável, UAU, toda a função do UM ANEL, o próprio Gollum que foi consumido por possuir o anel, como este anel vai parar nas mãos de Frodo, Gandalf, o Cinzento e sua poderosa participação para o start da aventura de Frodo, tal qual foi com seu tio Bilbo Bolseiro!
Me nego a fazer um resuminho da estória para convencer que vale a pena a jornada, pois Senhor dos Anéis está acima disso, acredite!

DA MINHA CRÍTICA PESSOAL

Faço a ressalva que minha crítica é fruto de impressão pessoal, não atingindo em nada o mérito desta obra que é colossalmente maior que este leitor que vos escreve.
Tive dificuldades em alguns momentos com o grau de detalhes de determinados ambientes, pois tenho uma preferência clara como leitor pelo desenrolar mais objetivo de novos fatos que façam os personagens andarem na estória(não sou tão apegado a descrições do cenário em volta), porém Tolkien trabalha um pouco mais lento esse desenrolar, porém nada que afete a grandiosidade da obra.
Também sofri em alguns capítulos que foram demasiadamente longos, cito, por exemplo, o capítulo do "Conselho", nossa, foram duas horas e meia em um único capitulo, tenho preferência por capítulos mais enxutos.
Todas essas pontuações críticas estão restritas a minha preferência pessoal, não havendo qualquer elemento que possa desabonar a obra.

CONCLUSÃO

O Senhor dos Anéis - A Sociedade do Anel é a primeiro parte desta épica jornada apresentada por JRR Tolkien, sendo brilhante e magnífico, uma obra prima da fantasia, indispensável para qualquer leitor que goste de uma boa estória!
NOTA MÁXIMA com louvor !
Brujo 12/12/2021minha estante
Belíssima resenha, parabéns !!! Essa obra de fato é magnífica. A trilogia toda é, na verdade.

Renan.Menchik 12/12/2021minha estante
Muito obrigado meu amigo! A obra é colossal, estou ansioso para concluir a trilogia !

Raphael.Fraemam 21/10/2022

Absolutamente espetacular
O meu único arrependimento é de não ter feito essa leitura antes. Eu tinha receio de que não me empolgaria do livro por já conhecer a história (devido ao filme) e porque tem um milhão de pessoas dizendo que a escrita de Tolkien é monótona.

Não achei a escrita dele nada monótona, só existem alguns capítulos que são longos e essas são duas coisas bem diferentes. Os capítulos longos servem bem para demonstrar toda a riqueza desse universo tão incrível que Tolkien criou. A Sociedade do Anel, sem dúvidas, é um grande marco na literatura fantástica e confesso que me empolguei para conhecer logo os demais livros porque achei a proposta da obra numa pegada bem diferente do filme (principalmente em relação a alguns personagens que mudam muito no filme como Frodo, Aragorn e Gimli).

site: www.instagram.com/sagakrystallo

Luisa 30/10/2020

"I believe I can fly, I believe I can touch the sky"
Ahhhhhhhhhhh que livro, que livro lindo, que livro maravilhoso.

Sempre tive medo de ler Tolkien pois é praticamente um consenso que os livros dele são difíceis de ler. No inicio dessa história eu senti um pouco isso, tem muitas palavras que fogem do meu repertório, descrições da natureza que eu viajava e nomes exóticos que não ficavam na minha memória. Entretanto, acredito que é isso que traz a magia pro livro, sua imersividade, sua singularidade. E incrível como todo um mundo pode ter saído da cabeça de uma pessoa e a história ter se sustentado por tantas décadas.

Essa edição da HarperCollins é maravilhosa, ela trás além do texto partes sobre a tradução, sobre como as outras línguas do universo e os poemas foram criados, além dos poemas originais. Falando nestes , os poemas/ canções foram um dilema pra mim, eu simplesmente não sei pegar o ritmo da declamação e isso muitas vezes comprometia meu entendimento. Essa edição possui "quebras" de texto dentro dos capítulos o que deixa a narrativa mais fluida.

Já tinha assistido os filmes a muito tempo atrás mas eu realmente não lembrava de nada. Fiquei surpresa e contendo quando percebi que o livro tinha um 'q' de mistério que sustenta grande parte da jornada dos personagens nesta parte 1.

O que dizer dos personagens? adorei todos (exceto Boromir kk). Sam é um amorzinho.

mxd 25/06/2021

O início da jornada!
A parte I de O Senhor dos Anéis se tornou um de meus livros favoritos até então. Além da trama principal ser fantástica e intrigante, dando um início épico à aventura de Frodo, amo a imersão que a obra traz através da rica narrativa de Tolkien.
Com certeza recomendo para quem gosta de visitar outros mundos e fugir um pouco da realidade. Já anseio por ler a continuação! ??
Nina 25/06/2021minha estante
Acho q irei começar a ler, este livro..

Layla.Ribeiro 23/02/2021

Desafio literário 2021 - Alta Fantasia
Este livro foi um grande desafio por eu ter saído da minha zona de conforto e tentado ler um gênero na qual não sou muito fã. Não é atoa que Tolkien é considerado um ícone da fantasia fico impressionada com a capacidade dele ter imaginado um novo mundo , criado muitos personagens e até outros idiomas, quem tiver interesse em começar essa jornada aconselho ler primeiramente O Hobbit, se por um acaso não gostar , nem tente ler as outras obras. A sociedade do anel, achei uma história bem arrastada, muitas vezes não conseguia me concentrar nas cenas, demorei muito para engatar na leitura, diferente de O Hobbit, na qual gostei muito, com este livro não consegui me conectar a história, infelizmente, apesar da dificuldade que eu tive, o final deste livro me instigou a querer ler os outros volumes para ver o desenrolar da história.

bernardobdasilva 01/03/2023

É legal, mas não supriu minhas expectativas
Eu acho o filme muito bom, e sempre esperei muito do livro, infelizmente achei a escrita do Tolkien extremamente massante, excesso de detalhes que enrriquecem muito a história, mas ao mesmo trmpo deixa o livro chato, confesso que pulei algumas parte, vou ler os outros pq gosto mais, mas eu sempre achei que o livro era muito bom, acho legal e amo essa história, mas fiquei um pouco decepcionado.
Camila Stéphani 01/03/2023minha estante
Aconteceu comigo, principalmente na parte do Tom Bombadil. O que me ajudou bastante foi ler com som do ambiente. Tem um canal no youtube que simula os sons de cada ambiente da Terra Média, recomendo

Ricardo369 01/03/2023minha estante
Eu li As Duas Torres ha muitos anos atras, realmente Tolkien carrega a mão nos detalhes mesmo. Tem que estar na vibe.

bernardobdasilva 01/03/2023minha estante
meudeuss, qual o nome desse canal???

Ambient Worlds

Camila Stéphani 01/03/2023minha estante
Fez diferença pra mim, principalmente na cena de Moria

Julliana 14/02/2023

A Sociedade do Anel
Outra releitura (nesse início de ano vai ser isso), e continuo amando a sociedade do anel, o início de uma das maiores sagas de fantasia (minha favorita), onde acompanhamos Frodo Bolseiro (sobrinho de Bilbo) e sua jornada para destruir o anel do mochila de criança da terra média.
O início do livro é um pouco lento, mas ele tem a função de fazer você sentir como é o condado e como é os Hobbits, a história se desenrola mesmo quando chega em Valfenda, que é onde ficamos sabendo de tudo, e é onde de fato a aventura começa. Com a formação da sociedade do anel e etc.
Amo essa aventura, amo como Tolkien se preocupa mais com a paisagem e desenvolver o cenário onde se passa, então sim é um livro bem descritivo, para mim isso não é ruim, gosto de imaginar os cenários.Tolkien se empolga um pouco na criação de poemas/canções (é quase um high school musical), acho interessante porque elas são lendas (fatos) antigas da terra média, então elas ajudam a se ambientar nos lugares, a entender certos personagens, até da dica do futuro.
Resumo, amo e não aceito que falem mal!