Memória de minhas putas tristes

Memória de minhas putas tristes Gabriel García Márquez

Resenhas - Memória de minhas putas tristes

Jeick S. 30/01/2023

É difícil resumir uma obra que trabalha tão bem o que é a vida com e sem o amor dos namorados. Essa obra nos faz, ou pelo menos, me fez, reviver o que ele viveu mesmo sendo incapaz de compreender na prática os dias de morte e os dias de verdadeiro descrédito a grandeza da paixão.

Farei questão de ler todas as obras de Gabriel Gênio Márquez!

Recomendo a todos os que adoram a vida descrita como ela é!

Guilherme2377 23/01/2023

Belo e denso
O amor é subjetivo, e se isso já não fosse certeza para mim antes agora se consolidou. Esse livro apesar de tratar de um assunto pesado é muito leve e trata o amor de forma muito densa como ele realmente é.

Dany 23/01/2023

Uma releitura que não me agradou
Resolvi pegar para fazer uma releitura pelo fato de que não me recordava muito bem da história. Ainda sabia do contexto, mas os detalhes e toda a trajetória já tinha sumido da minha mente.

Ter relido esse livro agora, depois de já ter uma boa bagagem de leitura me trouxe outro olhar. E foi totalmente diferente da primeira vez.

Não gostei da história em si. Não simpatizei com o personagem principal e mais ainda, odiei o contexto da história.

É inegável que a escrita do autor é diferenciada, envolvente, mas nem isso foi suficiente para fazer com que eu mergulhasse na história sem ficar com uma sensação ruim enquanto lia.

Enfim. A releitura não me agradou.

ferbisc8 21/01/2023

Incômodo e melancólico
Em partes do livro fiquei com pena e em outras com asco do narrador. ? Nos dois livros de Gabo que li, percebi a mesma temática então to meio assim? pensativa.

ulla 20/01/2023

a solidão nossa de cada dia
o livro fala de solidão, envelhecimento e solidão de novo.

e não somente aquela solidão meio que esperada que muitas vezes acompanha o processo de envelhecimento. mas uma solidão que marca quase toda a vida desse homem.

um homem que teve dificuldade em se entregar aos sentimentos e relacionamentos - fugindo deles da maneira que podia, resolve em seu aniversário de 90 anos, se presentear com uma noite de sexo, junto a uma virgem. e o que ele não contava era que mesmo se protegendo como se protegeu a vida inteira, pagando para se relacionar, algo sairá do controle.

prepare-se para sentir um grande incômodo. e talvez o mais complicado, não resolver esse incômodo.

boa leitura

Leticia2513 18/01/2023

Tudo depende da interpretação
Apesar do tamanho pequeno de páginas, acabo de ler uma história extremamente densa e cheio de significados nas entrelinhas. Percebi como o autor gosta de escrever e deixar que o leitor descubra o que quer dizer ou como devemos nos sentir. É uma crítica? Ele acha errado? O amor do narrador é realmente verdadeiro ou mente pra si mesmo porque não quer morrer sozinho aos 90 anos? Preciso de algum tempo pra refletir como me sinto sobre essa leitura mas eu gostei da escrita do autor, parece que ele muda a cada personagem que escreve. Em outra obra sua, a escrita me prendeu e li rapidamente mas nesse, talvez por ser narrado por um homem mais velho, a escrita é totalmente diferente. Os diálogos são misturados com as frases e você fica meio perdido em certos momentos ou as descrições são confusas, ou ele conta algo extremamente fora do normal de uma forma tão tranquila que você precisa parar pra entender o que está acontecendo. Não vejo isso como um defeito porque me senti um pouco na mente de um homem de 90 anos, sozinho e sem muita perspectiva mas que se encontra perdido no amor. De jeito nenhum normalizo esse amor, mas gostei do livro

Paty =) 17/01/2023

Pesado
Belíssima e ao mesmo tempo uma incômoda narrativa, vale cada página lida. Mas é preciso ler sem juízo de valor.

Gabriel 15/01/2023

O sexo é o consolo que a gente tem quando o amor não alcança
Como presente de aniversário de 90 anos pra si mesmo, um homem culto e respeitável decide por tirar a virgindade de uma prostituta menor de idade, daí se inicia um amor insuperável que dito homem nunca tinha experimentado na vida.

Meu quarto livro do Gabriel Garcia Marquez. E sem dúvida não será o último. A forma como a narrativa te coloca na situação do personagem principal te faz encarnar você mesmo nos seus questionamentos sobre o fim da vida, envelhecimento, arrependimentos, e o sexo como fuga.

Leitura fluida, no ponto mesmo. Recomendadíssimo.

Mpbeatriz 13/01/2023

Leitura gostosa!
Estou querendo ler mais livros de Gabo, e retomei essa missão com esse livro. Ele é curto, da pra ler rapidinho, achei interessante o desenvolvimento da história.

Rodrigo 09/01/2023

Melancolia que me pegou desde o início. Apesar de passar por temas tensos, o livro me cativou mesmo com seu ritmo mais lento. Recomendo e muito.

Bia 07/01/2023

Indigesto
Gabo consegue transformar uma história de pedofilia em algo poético, que mais fala sobre o tempo e o declínio da nossa vida diante ao fim irremediável da morte. A pedofilia, a exploração da miséria da garota consegue se manter em 2 plano diante dos pensamentos que vão surgindo ao decorrer da leitura sobre como nós estamos levando nossas vidas até o fim. Me incomoda muito a situação me levar a pensar mais sobre a decrepitude do fim do que a situação ali colocada da menina. No fim, fiquei com o gosto amargo de não conseguir digerir mto bem esse livro por motivos óbvios, mas vale cada minuto. Feliz por ter começas 2023 com Gabo. Sempre me trazendo reflexões.

Rosalba Moreira 05/01/2023

Leitura muito reflexiva e que me deixou muito inquieta
Este é o quarto livro de Gabriel Garcia Marquez que leio e o primeiro do qual não consegui gostar verdadeiramente. Ele despertou em mim diversos sentimentos negativos.

O personagem principal é simplesmente odioso. Intragável mesmo. Desde o início da leitura fiquei abismada com a ideia dele, um homem de 90 anos, querer de presente de aniversário uma noite de amor louco com uma virgem de apenas 14 anos, arranjada por uma cafetina amiga sua.

Achei que isso seria apenas uma trama inicial e logo no decorrer da história o rumo seria outro. Mas a "relação" entre o homem e a garota continuou durante todo o enredo do livro e, mesmo não tendo havido a "consumação" entre os dois, isso me deixou bastante inquieta, revoltada mesmo.

O questionamento que faço aqui não é sobre a diferença de idade entre os personagens. Destaco, inicialmente, a situação vivida por essa jovem e para a qual não foi dada nenhuma importância na trama.

A garota em questão, ainda virgem, estava iniciando sua vida como prostituta. Ela cuidava dos irmãos mais novos e ainda trabalhava numa fábrica pregando botões. Logo, leva-nos a crer que tinha uma vida sofrida, sem amparo familiar e, por esse e talvez outros motivos, ela teve que entrar na vida da prostituição. Mas nada disso, tampouco o fato dela ser destinada a perder sua virgindade com um homem de 90 anos, foi o foco da história. E isso me incomodou muito. Todas as atenções da trama são voltadas para a solidão de um homem que sempre viveu sua vida de maneira fútil e agora descobriu o “amor” por essa jovem. Isso foi mostrado como algo mais importante que as condições de vida da garota, com todos os percalços aqui já descritos.

Entendo que a história é contada em primeira pessoa, pelo próprio personagem idoso. Logo, é de se esperar que a ele lhe importem os seus sentimentos, os seus desejos, a sua vida, a sua masculinidade, e sua virilidade, tão exaltada durante a história.

Mas a todo momento eu fiquei me questionando: por que Gabo quis que essa jovem, que devolveria o ânimo a este homem, fosse justo uma menina? Por que não colocou a personagem como uma mulher adulta, ainda que jovem? Talvez ele tivesse a intenção, justamente, de nos incomodar. Se era isso, pelo menos comigo, conseguiu. Desejo muito, de verdade, que a intenção tenha sido essa. Porque a história é rodeada de muito machismo, patriarcalismo e, por isso, muito difícil de simpatizar.

Mas me espanta que nem todos tenham feito os questionamentos que fiz. Li muitas resenhas acerca dessa obra para saber se as pessoas tiveram as mesmas inquietações que tive, e para surpresa minha, MUITOS mal falaram sobre a realidade da garota. Apenas comentavam como a história falava sobre a vida de idosos, como eles encaram a realidade, como é possível ainda viver intensamente mesmo depois dos 90 anos, até mesmo descobrir o amor (ainda que seja por uma menina de 14 anos???!!!). Sinceramente, não vi essa história com bons olhos. Não consegui aplaudir a vivacidade do personagem aos 90 anos ao passo que "amava" uma MENINA. Pedófilo, não dá, gente.
A intenção de mostrar como uma pessoa idosa pode, ainda, aproveitar a vida, amar, ser feliz, acho válida. Mas prefiro acreditar que o foco da história, a principal intenção do autor, não era essa (Gabo, me diga que seu desejo era causar essa REVOLTA em nós leitores, e não focar na vida desse velho nojento, POR FAVOR)

Abro um parêntese para dizer que a leitura é boa no sentido de que nos prende. Gabo sabe fazer isso muito bem e com esse livro não foi diferente.

Bom, ficam aqui minhas considerações. Mas e aí, recomendo a leitura? A resposta é sim. Leia e me diga quais foram suas impressões.

Thays.Adami 03/01/2023

Incômodo e reflexivo
Esse livro de Garcia Marquez é de longe que que mais me incomodou.
Nesse livro, algumas temáticas sociais como o estupro, a pedofilia e o assédio sexual são bem mais descaradas e podem manifestar alguns gatilhos. Porém, como em todos os outros livros eu custo acreditar que, ainda mais naquela época, Garcia Marquez usava isso como um instrumento de banalização, acredito que, ao falar abertamente e sem rodeios de uma temática tão incômoda e com elementos tão extremos, Garcia marquez tenha usado como uma forma de crítica à realidade.
Esse livro, mesmo com os demais assuntos aparecendo de forma velada na história, tem como a temática principal a velhice, o estado de solidão e os questionamentos de uma vida que acompanham ela. O pensamento de morte e finitude traz consigo a ideia de secundária das pendências e irrealizações. De que adianta ter histórias e não poder compartilhar elas com alguém? O peso do esquecimento é enorme e o sentimento de estar vazio é maior ainda.
Da mesma forma que nos outros livros, Gabo vai retratar aqui o amor doentio, que reflete mais os sentimentos que se tem sobre si mesmo do que sobre a outra pessoa. O senhor do livro se apaixonou pela ideia de não morrer sozinho, criou toda uma idealização da pessoa amada que não era real somente para se preencher. E a menina, pobre e desamparada, viu na situação uma oportunidade de sobreviver.
"O sexo é o consolo que a gente tem quando o amor não nos alcança" foi o que o protagonista disse após relatar uma vida inteira sustentando um bordel com sua solidão.
Penso que todos os livros do autor retratam a solidão, afinal, estamos todos de certa forma sozinhos, tentando carregar juntos o fardo da existência para que o peso se amenize, ou talvez eu só seja uma vaca nilista.