Cem Anos de Solidão

Cem Anos de Solidão Gabriel García Márquez

Resenhas - Cem Anos de Solidão

Lud Carvalho 24/01/2024

Li devagar: não queria terminar de ler esse livro tão cedo. História incrível que te faz rir, chorar e se emocionar com personagens cativantes. Toda a família de José Arcádio Buendía traz mensagem emocionante, com destaque - na minha opinião - para a força da matriarca Ursula. Ver o nascimento de toda uma família e sua comunidade é incrível (me senti uma fofoqueira ?). Enfim, um livro impactante e com uma reflexão sobre uma vida inteira.

Camila 23/01/2024

A solidão memorável
Inimaginável. Essa resenha não será fácil, pois esse livro é completamente indomável. "Cem Anos de Solidão" tratará da infindável genealogia da família Buendía e de suas relações controversas, ariscas e fundamentalmente questionáveis. A obra se voltará para a inevitável solidão que se abate sobre as gerações futuras e a instalação de um ciclo vicioso recorrente e interminável.

A história é vasta, com uma linguagem descritiva rebuscada e de compreensão difícil, que ainda conta com os inúmeros personagens que possuem nomes extremamente similares. A cada nova aparição você consegue detectar facetas perturbadoramente semelhantes a alguém citado anteriormente. Mas a cada delinear particular torna-se claro o desenvolvimento tumultuado e intempestivo dos integrantes desse clã. Ademais, o autor, de uma forma irreverente, fará uso de uma abordagem fantasiosa que tece intrincadamente os perfis psicológicos dos elementos atuantes e reacionários amalgamados à inclusão de particularidades históricas e geográficas.

O conceito de solidão descrito nessa relíquia ultrapassa devastadoramente qualquer definição efêmera voltada para a denominação de um breve estado emocional vivenciado em um dado momento da vida. A solidão é personificada e palpável ao ponto de se materializar como um espectro que figura sob o ser e institui indiscutivelmente a sua soberania. É um clássico excelente e que é robusto demais para ser abordado em uma simples resenha.

Dy 22/01/2024

Atemporal
Cem Anos de Solidão não foi uma leitura fácil para mim. De início, os personagens com nomes repetidos e a linha temporal nada cronológica serviram como um desanimador para mim. Contudo, não consegui deixar a história de lado e passei alguns meses acompanhado a vida da família Buendía.
Agora, após meses, percebo como esse livro é genial e inovador, ele se torna tudo o que se propõe a ser.
Recomendo plenamente pois nunca li nada parecido, é instigante, fantasioso, tocante e profundo. Garanto que nenhum outro livro despertará tantos sentimentos em você como Cem Anos de Solidão.

Wictoria0 21/01/2024

Livro excelente, não atoa é um clássico. Em que pese isso, o livro me causou incômodo e me senti angustiada em boa parte da narrativa - o que sabidamente é a intenção do autor, mas confesso que senti um grande alívio quando terminei.

Geisi.Ferla 20/01/2024

Cansativo
É um clássico e, por este motivo, já merece ser lido. A mim pouco atraiu. Confuso nos personagens, se alonga demais e traz muita fantasia.

Thér (@gatonaestante) 20/01/2024

Denso e cruel
O nome já entrega, né?

Cem anos de solidão é um livro cruel, com muita violência aveludada por uma narrativa mais poética dos causos.
Eu confesso que não estava esperando tanta dor nessas páginas, mesmo com o título gritante de que alegre é que não seria o tema principal.
Cem anos de solidão, então, acompanha do início ao fim o destino da família Buendía. Passando por sete gerações de vidas longas, marcadas por guerras, violências, modernizações, doenças e muito mais.
O livro também tem um forte arco sexual em vários momentos. Sendo um tema constante na família, dentre amores proibidos e abusos.
É um livro bastante cruel com as mulheres da família, mas também não é nada leve com os homens.
Enfim, é um livro pesado, poético, mas pesado.

Jussara 20/01/2024

É uma leitura excelente, não queria q acabasse...
A história da família Buendia é maravilhosa, triste e mágica! E adorei conhecer uma das fontes de todas as histórias do gênero realismo mágico contemporâneas, q eu gosto muito.

JMSC 19/01/2024

Um conto de fadas latino-americano
Esse livro é sobre muitas coisas: amor, loucura, paixão, guerra, política, glória, sofrimento, família e, principalmente, solidão.
Através de uma narrativa cativante, o livro envolve o leitor na história de uma família em que seus membros, apesar de diferentes uns dos outros, compartilham uma característica comum e hereditária: a solidão.
Em meio a relações familiares e amorosas, a estirpe dos Buendía vive uma "solidão compartilhada" na qual realidade e sonho se misturam, amor e sexo se confundem, paixão política e sede de poder se opõem, velhice e juventude se apoiam mutuamente, o passado se repete e na qual "o tempo não passa, mas dá voltas redondas".
O toque especial desse livro, além de muitos outros fatores, está no fato de que a realidade humana que ele expõe é trazida através da fantasia, de fatos absurdos e acontecimentos insólitos, que rendem ao livro sua classificação no "realismo fantástico" ou "realismo mágico".
A experiência da leitura pode se tornar confusa e difícil, mas acho que o segredo para aproveitá-la é se deixar levar pelo universo retratado na vila de Macondo, e acreditar naquilo que se lê da mesma forma que uma criança curiosa acredita em um conto de fadas.

Raimundo.Sales 19/01/2024

A MAGIA DO SIMPLES, O FANTÁSTICO, A CRÍTICA SOCIAL...
Gabo descreve coisas simples de uma forma mágica, eis o maior segredo da obra. O fantástico também permeia muito o livro ?,, seja na cômoda que anda pela casa, nos mortos que estão em permanente contato com os vivos... Há também profundas críticas sociais, políticas e culturais. A forma como foi escrito, faz com que Cem Anos de Solidão seja sempre uma obra contemporânea. Foi a minha primeira leitura ?! Agora irei degustar a obra no formato físico!
Cristiane174 20/01/2024minha estante
E o final foi sensacional

Zabi 19/01/2024

É fácil entender porque esse livro se tornou um clássico e veio a ser considerado o melhor da América Latina.
Apesar de os nomes repetidos confundirem, a leitura em si é extremamente fluida. O autor consegue enredar a gente à historia, aqueles livros que você sente a necessidade de acompanhar.
É belíssimo como retrata a história de 7 gerações de uma mesma familia, misturando coisas que parecem reais e absurdas ao mesmo tempo, com uma charme poético em cada surrealismo.
Consegue retratar profundamente a solidão a que a família está condenada e, entre todos, o toque da loucura.
Enfim, viva à América Latina ?

Camilla288 18/01/2024

Cem anos de solidão
Um dos livros mais difíceis e mais interessantes que eu ja li. Apesar da linguagem ser complicada, o autor faz com que você queira ler tudo de uma vez, ele aborda assuntos muito inusitados que ao ler você fica chocado com a naturalidade que aquilo é abordado.
Eu o recomendo muito!!

Isa 18/01/2024

Um livro muito lento, muito grande, mas que isso faz total parte do livro ser essa coisa genial que ele é, não tem como se contar 5 geracoes de uma familia de forma rapida e curta, vc tem que mostrar o cotidiano dela, simplesmente incrível. O final é uma coisa de outra mundo que eu não estava esperando, o livro começa de uma forma tão leva, e termina de uma forma pesada com revelação chocante, maravilhoso

Nickie Dias 17/01/2024

Taí um livro que o título se encaixa perfeitamente!
Um clássico da literatura mundial, o livro narra a história de sete gerações da família Buendía.
Os membros da família vivem na fictícia cidade de Macondo, desde a fundação até sua decadência, marcados pela sina da solidão.
Cem anos de solidão é uma narrativa triste e amarga, ambientada em grande parte durante os conflitos da guerra civil entre o governo nacional e o partido liberal, com relatos ultrajantes das ações e omissões do exército e das milícias.
Uma leitura difícil, muito além da minha zona de conforto.