A desobediência civil

A desobediência civil Henry David Thoreau

Resenhas - A Desobediência Civil

Luci_books 22/08/2023

Esperava outra coisa ou alguma história a respeito de alguma desobediência civil, mas vai muito mais além. Retrata-se de um ato político, causas justas, um pensando que em seu período é revolucionário, fala-se muito sobre a importância do voto, de como um governo precisam de seus homens, mas os homens precisam ter sabedoria para exigir e se impor perante ao governo.

Dadá 20/08/2023

Leitura rápida e fácil. Um livro curto e necessário para começar a ter um pensamento crítico.
A única forma de mudar é se rebelando nem que seja nas pequenas coisas

Gansh 31/07/2023

Razoável
Achei o livro um pouco fraco em seus pontos abordados, poderia ter trazido outras pautas mais relevantes do que o fato do imposto do estado

João Cristão 24/07/2023

é um início a formação de pensamento sobre a liberdade do homem, desperta no leitor o sentimento de revolta e a noção de que o único modo de mudar é se revoltar mesmo que nas pequenas ações

Jean.Piovesan 20/07/2023

Thoreau é um anarquista que apesar de todos os pesares trata de problemas reais com opiniões realmente pautáveis de debate. A obra trás um conceito muito interessante que hoje se tornou uma teoria relativa que se tornou uma espécie de direito civil sem legislação qualquer que defenda esse direito, pois ela mesma é a oposição ao descumprimento de algum direito

Sofia.Eternal 19/07/2023

A edição...
Esse ensaio é um estudo clássico muito importante de ler. Tempo muito bem empregado.
No entanto, minha crítica negativa é a edição: 60% das páginas poderiam ter desaparecido sem problema nenhum: muita ilustração inútil e tamanho da fonte gigante que só encarece o livro. O ensaio é muito pequeno, mas a editora apresenta um livro de mais de 200 páginas, quando na real não deveria passar de 50 páginas.
venusy 24/09/2023minha estante
nossa, concordo plenamente. na época que li o livro, foi por essa edição e ignorei total essas partes extras e preferi ler apenas o texto integral. muito cansativo e desnecessário

sofys aar 12/07/2023

Uau
I'm impressed!! outro livro q li por causa do pas e me deixou satisfeita ? apesar de não ter entendido umas partes, grifei muita coisa legal

Kaled 05/07/2023

Defesa de seus princípios éticos
Gostei bastante! Thoreau explora a noção de que os indivíduos têm a obrigação moral de desafiar leis e governos que violem seus princípios éticos. Ele mostra que a desobediência civil é um meio legítimo de protesto não violento e de resistência contra a injustiça. Ele defende que a consciência individual deve estar acima da obediência cega às leis e que as pessoas têm o direito e a responsabilidade de agir em conformidade com seus princípios morais.

Nirley 01/07/2023

Desobediência civil
Gostei do livro, acho o autor corajoso e engajado...Olha, vou dizer uma coisa pra vocês, tem hora que dá uma canseira de lutar contra as injustiças.

Camila2023 25/06/2023

O livro apresenta o conceito de consciência social a partir do questionamento sobre o servilismo cego destinado ao governo. Após quatro anos de governo Bolsonaro - e com todo o histórico que temos no nosso país - é fundamental ler e refletir sobre o apoio indiscriminado a políticos e à política existente.
Um texto pensado no contexto da guerra EUA x México e de escravidão nos EUA, mas que infelizmente ainda hoje se faz necessário.
O pagamento de impostos (e o que ele financia), o apoio cego a políticos, a necessidade de protestar e questionar - uma obra importante e acompanhada de ensaios enriquecedores.

Jussara 20/06/2023

Primeiro, a edição é maravilhosa!
E a importância do ensaio é indiscutível, como pode uma pessoa apoiar um Estado que não está de acordo com sua consciência?

¨Cain¨ 17/06/2023

Tem que ver isso aí
Thoreau questiona e critica não só o Estado, mas os seus apoiadores.
Concordo que não devemos aceitar uma lei ou uma decisão cegamente. Se o cenário é deprimente, fere os direitos humanos e destroi a moral,
devemos lutar sim contra as decisões descabidas que líderes, pobres de consciência ou inteligência, tomam. (Até certo ponto).

Não acho que Thoreau seja o melhor exemplo disso, sou leigo nesse assunto.
Gente o livro é chato. Só pega pra ler se o tema interessar.
OBS.: O tema não me interessava. Eu comprei pra ler, dei de presente e peguei emprestado pra tentar finalizar.

ferbrito__ 11/06/2023

É um livro sensacional e muito enriquecendo. Cheio de questionamentos os quais todo cidadão deveria se questionar.

yasmine 09/06/2023

Bem rápido de ler e que faz questionamentos válidos até hoje. A edição está caprichada, toda ilustrada e em capa dura.