Peter Pan

Peter Pan J. M. Barrie...

Resenhas - Peter Pan

Cat Lu 17/11/2023

Clássico
Peter Pan é um garotinho que se recusa a crescer. Vivendo na Terra do Nunca e se aventurando constantemente, ele é mandão, irreverente, orgulhoso e, ainda assim, cheio de chame e de um brilho que só ele tem. Na história, Peter leva três irmãos para a Terra do Nunca e lá vive muitas aventuras.

Não sei como nunca havia lido o livro, já que, bem como o filme, é um clássico. É muito interessante como eu, sem nunca ter lido a história ou assistido ao filme, sabia quase de cor a narrativa, tamanha a presença dela na cultura de crianças e adultos ao redor do mundo.

O enredo em si é muito bom, e é daquele tipo que encanta, de forma diferente, diferentes gerações. Por isso, não a muito o que falar sobre, só que o garotinho sapeca da capa vai cativar quem quer se seja, o que é extraordinário, visto que, na história, ele só se comportara de maneira insolente e audaciosa, mas, mesmo assim, nos comovemos, já que ele foi mais esperto que todos nós: descobriu que manter os dentes de leite para sempre é melhor que crescer.
Guilherme 17/11/2023minha estante
Se essa está tão boa, imagino a de Ilusões

Cat Lu 17/11/2023minha estante
Não me inspirei

Cat Lu 17/11/2023minha estante
desisti

Guilherme 17/11/2023minha estante
Ixe

Leya 12/11/2023

Não é Disney
Esse livro não tem aquele brilho encantado dos filmes Disney, pelo contrário é extremamente cru e real.

Esse é um livro sobre abandono, traumas, solidão, negação, identidade perdida e apego ao passado.

E o que gostei foi que nos leva a refletir sobre quem somos nós e o quanto estamos em paz com os passos que nos levaram até ali.

Pedro.Gondim 10/11/2023

Uma alegoria da infância e inocência
?? Você vai me mandar para a escola? - perguntou ele, esperto.
? Vou.
? E depois para um escritório?
? Acho que sim.
? E em pouco tempo eu vou virar homem?
? Muito pouco tempo.
? Eu não quero ir à escola aprender coisas importantes - disse Peter com fervor. ? Não quero virar homem. Ah, mãe da Wendy, se eu acordasse e sentisse que tinha uma barba crescendo em mim!? (p. 239)
Alice.Adriane 10/11/2023minha estante
Sério q vc tu leu este livro ?! Eu só vi o filme!!!! ?

ravenclawazkb 08/11/2023

Li para um fazer um resumo para a faculdade sobre literatura infanto-juvenil
foi algo que fez parte da minha infância e foi bom reler

Brunny Rocha 19/10/2023

Peter Pan em sua versão original é bem diferente do filminho da Disney onde a maioria das crianças tem seu primeiro contato com ele. A sininho também.
Gostei que no livro esses personagens são chatos e soberbos, e gostei do tom do livro onde parece que o narrador está realmente conversando com o leitor.

Acacio 14/10/2023

Fantasia fantasiosa
História bem leve. Obviamente devemos levar em consideração a época em que foi escrito.
Quem espera o mesmo tom da Disney, recomendo procurar outro livro.

Peleteiro 14/10/2023

Peter Pan foi um dos únicos que chorei durante a leitura na vida inteira. Esperava algo relacionado às animações e me deparei com uma narrativa adulta e dura, sobretudo quando define as crianças da Terra do Nunca como desalmadas. Por essa razão, inclusive, recomendo a tradução da Zahar, que ousou manter o tom ácido e sombrio.

É impossível não se comover sob o olhar de Peter para a vida adulta e com a escolha de preferir continuar a esquecer e viver uma fantasia ingênua diante do endurecimento provocado pelo ?adultecer?.

O crocodilo, chamado de idiota por ser escravo do relógio assim como todos que se dedicam a ideias fixas foi outro elemento que ressoa em mim até hoje. Leiam Peter Pan! De preferência, assistam Em busca da terra do nunca em seguida ?

A.Maia 09/10/2023

Peter Pan
Peter Pan é o menino que não quer crescer e leva Wendy e seus irmãos para a Terra do Nunca, lá vivem aventuras incríveis conhecem piratas, sereias, fadas e um mundo sem adultos. A narrativa conta com detalhe sobre cada cena e o narrador dialoga com o seu leitor.

A história é muito rápida, mágica e encantadora! Gostei muito de ler um clássico que gostava muito na infância, e perceber o quanto adorava a Wendy por sempre dizer sua opinião e ter uma personalidade forte! Também tive uma outra percepção de toda a narrativa, Peter se perde em suas brincadeiras e muitas vezes acha que são reais, fiquei pensando se todas as aventuras não foram apenas imaginação das crianças desde o início. Outro ponto interessante, o menino que não quer crescer brinca imaginando uma vida de adulto.

É uma história que nos faz refletir sobre o fato de crescer e ganhar grandes responsabilidades. Me surpreendi ao perceber que o filme que mais amo é na verdade a adaptação praticamente fiel a versão original, o filme de Peter Pan lançado em 2003 e dirigido por P. J. Hoga.

@oparaisodaleitura

site: https://oparaisodaleitura.com/

Keke David 21/09/2023

Clássico é clássico
Sempre bom ler e relembrar da época de criança,sempre fui apaixonada pelas aventuras de Peter Pan,já havia visto filmes e ler sobre ele foi muito bom...

trizisreading 13/09/2023

Infância
Achei que seria uma história para passar o tempo, bem leve e tranquila, mas quase saí chorando haha
Os desenhos da Disney de Peter Pan são muito fiéis à história de J. M. Barrie, então no geral, é exatamente igual, o que mudou pra mim, foi que o livro conta a história de uma maneira um tanto melancólica, traz uma nostalgia fortíssima sobre a infância, sobre nossos pensamentos quando somos crianças e como mudamos quando nos tornamos adultos.
No final, também não é diferente do filme, fiquei com dor por Peter, porque senti que todos um dia voltam e crescem, mas ele prefere ficar sozinho e sem lembranças de nada, do que se tornar um adulto.
Não é uma história rasa, na verdade, é cheia de significados e nos faz pensar sobre a vida, sobre crescer e se tornar uma pessoa infeliz, fazendo coisas para cumprir com obrigações, nos tornarmos responsáveis, tudo porque "a vida é assim".

Loiza 31/08/2023

Maravilhoso!!

Quanto mais eu conhecia o Peter mais triste eu ficava por ele. Ele é uma criança na sua mais pura essência. Um pouco louco, mas essa é a melhor parte dele.

Clara.Beatriz 19/08/2023

Eu amei o livro,para mim ele remete a infância e que quando crescemos deixamos de lado todos nossos sonhos e imaginação pra poder viver uma vida pradonizada

O livro é muito bom, acho que cada pessoa vai ter uma opinião sobre oque se trata o livro e a minha foi essa,de que quando crescemos perdemos um pouco ou até muito dos nossos sonhos

O livro tem algumas parte estranhas,mas acho que ele foi feito para público infantil então isso pode passar batido

Ele esse livro foi como sonhar de olhos abertos, imagina como era a terra do nunca,as fadas, sereias e piratas, eu amei profundamente,principalmente pq foi meu primeiro livro de fantasia

Beatriz3280 17/08/2023

Nostalgia pura
Li Peter pan quanto criança e foi muito bom fazer essa releitura, realmente um clássico infantil inegável.

Raíssa 15/08/2023

Esse livro é encantador e triste ao mesmo tempo , um clássico infantil memorável, eu assisti Peter Pan inúmeras vezes quando menor e agora essa obra tem uma memória mais significativa e a mensagem dela me atinge de imediato . Peter Pan é um garoto que ainda tem sua primeira risada e dentes de leite porque ele escolheu não crescer e o fato que mais me afligiu é que ele se esquece com facilidade o final foi triste . O livro não é o que eu esperava as primeiras páginas tiveram uma narrativa leve e engraçada depois foi diminuindo e as falas foram menos constantes , pra mim as cenas mais marcantes são uma das primeiras que é a do
"dedal" , quem leu sabe , essa é muito engraçada e é uma gracinha e o final da história.
Crescer é difícil principalmente quando as coisas como fadas não parecem fazer sentido e quando você não tem nada mágico em que acreditar pra tornar tudo mais leve . Eu gostei muito do livro apesar de não ser tudo que eu esperava que seria ao decorrer das páginas , mesmo assim recomendo muito porque é super fácil de ler e a história é encantadora e vale a pena conhecer esse mundo. Mais um detalhe senti muita raiva da Sininho e as vezes do Peter porque tudo é demais com ele e é meio irritante e o final do Capitão Gancho eu não sei ainda como me sinto a respeito , fico pensando se sou só eu .