Um Dia

Um Dia David Nicholls

Resenhas - Um Dia

Brendah 09/04/2024

A excitação da juventude e a nostalgia do passado
Tive a necessidade de ler o livro depois de ter conferido o filme e a série exibida pela Netflix. A vida de Em e Dex descrita nessa narrativa me fez vibrar com eles, sentir a excitação da juventude e das possibilidades que o futuro reserva. Essa ansiedade gostosa que trás o medo e curiosidade do futuro, seguido pela frustração e o cansaço das tentativas de viver os planos e sonhos pré- estabelecidos nos pega desprevenidos (mas nem tanto também). O humor de Ema e a doçura de Dex nos mostra formas de lidar com os dias, reforçando o essencial: ter confiança e seguir em frente.

Que pedrada amigos!

JAlia.Vergueiro 08/04/2024

Uma experiência doce e amarga
Tive vários momentos de ódio total pelo livro, pelas descrições do autor e pelos personagens, principalmente o Dexter. Num geral, estive assim na maior parte da história. Somente quando chegou na parte quatro que comecei a achar mais interessante. Achei meio ridículo a forma como o autor descreve a morte da personagem. Parece até que estava descrevendo a morte de uma árvore, achei a descrição da cena nada a ver. A parte final foi a responsável por criar uma perspectiva mais empática sobre eles e curtir mais, foi ela que salvou minha nota da avaliação também. É isso, finalizado a muito custo.

Mila F. @delivroemlivro_ 05/04/2024

Um Dia foi uma leitura que ao passo que me envolveu, também me deixou frustrada porque esperei algo a mais...
A história de Um Dia até que é bem simples, mas interessante e, para a época de sua publicação acredito que o enredo era mais surpreendente, vamos lá: iremos acompanhar de perto Dexter Mayhew e Emma Morley que se conhecem em 1988. Ambos sabem que após a formatura da universidade seguirão com caminhos distintos, porém depois de um dia que passaram juntos, não conseguiram mais parar de pensar um no outro e assim vão passando vários anos na vida de Dex e Em em que mesmo seguindo caminhos diferentes sempre mantiveram contato e amizade, ambos mantendo interesse amoroso um pelo outro de modo secreto.

Como já mencionei iremos seguir a jornada de Dex e Em de maneira isolada e junta, já que ao longo dos anos eles não perderam o contato, sem contar que ficaremos a par tanto das conquistas quanto das frustrações que vão passar ao longo desses anos. Saberemos também de seus casos amorosos e de como a vida tem maneiras engraçadas de juntar e separar pessoas.

Ao longo de vinte anos, fhashes do relacionamento deles são narrados, um por ano, todos no mesmo dia 15 de julho, conforme o verdadeiro significado desse dia vai sendo desvendado. A história é, de fato, envolvente, carismática, curiosa e devastadora também.

Não foram raras as vezes que no decorrer da leitura de Um Dia fiquei absurdamente irritada com Dexter por ele ser egoísta demais, ser cheio de querer e achar que o mundo girava ao redor de seu umbigo. Emma também não fica muito para traz, fiquei chateada devido a insegurança dessa mulher (uma atitude muito mais juvenil e não condizente com a idade) e um medo de viver ou demonstrar seus sentimentos que me incomodou bastante.

Por um lado gostei bastante do livro, por outro achei que não precisava ser tão volumoso, mas o ponto alto do volume foi acompanhar as reviravoltas boas e ruins da vida de Dex e Em, porque mostra uma vida que é bem similar a realidade e os protagonistas não são perfeitinhos, pelo contrário estão mais pra anti-heróis, com vidas cheias de problemas, frustrações, dificuldades, tristezas e fofocas. Outro ponto que é digno de nota é que o autor conseguiu mostrar o processo de evolução dos personagens durante a narrativa e esse ponto é muito forte e gostei muito de ver esse processo evolutivo de ambos se tornando pessoas melhores.

No entanto, confesso que não entendi o motivo de Um Dia ter causado tanto alvoroço na época do lançamento, pelo contrário, achei tão OK, que fiquei me perguntando se li o mesmo livro que todo mundo leu. Tudo bem que a história é empolgante e o final é verdadeiramente arrebatador, mas no geral mesmo achei o livro volumoso demais e alguns pontos cansativo.

Enfim, agora que finalmente li Um Dia quero voltar a assistir ao filme e conferir a série para fazer comparações com as adaptações.

site: www.delivroemlivro.com.br

Vicky.Schneider 03/04/2024

Nossa, que livro mais chato. Me arrependo de não ter abandonado. Fiquei quase um mês empacada nele, sem vontade de continuar lendo. Não aprendi nada de útil, não gerou nenhuma reflexão e, pra mim, foi um desperdício de papel. Péssimo
Naraliz 04/04/2024minha estante
Eeeeeita kkkkkk Sinceramente acho que pegar esse livro pra ler é pedir pra sofrer se vc já assistiu o filme tipo eu jkkkkkkk pq minha nossa o filme é uma depressão profunda, quero nem saber como é adentrar na mente deles em meio a tudo isso que passaram chegando ao final decepcionante ???

Naraliz 04/04/2024minha estante
Vc foi guerreira se o livro é tão ruim assim kkkkkk

Zuleika.Dias 02/04/2024

Dex e Emma
Como pode um casal fictício me fazer sofrer tanto??? Chorei com o livro, Chorei com o filme e provavelmente vou chorar com a série

mpettrus 01/04/2024

?O Amor Que Só Acontece Uma Vez na Vida?
??Viver cada dia como se fosse o último? ? esse era o conselho convencional, mas na verdade quem tinha energia para isso? E se chovesse ou você tivesse de mau humor? Simplesmente não era prático.?

??Um Dia? é um romance escrito pelo autor britânico David Nicholls para nos contar a história de amor (?) de Dexter Mayhew e Emma Morley no decorrer de vinte anos.

E o Dia de São Swithin, 15 de julho, é o dia que ancora, como uma força gravitacional, o drama orbital dessa história por vezes, muito engraçada, mas também surpreendentemente comovente.

? Emma e Dexter se conheceram em 15 de julho de 1988, na festa de formatura em Edimburgo, quando se divertem e trocam olhares pela primeira vez, se não muitos fluidos corporais. Depois disso, o romance capitula a cada 15 de julho subsequente, com as atualizações anuais traçando o curso de suas vidas e sua amizade contínua, embora nem sempre estável e amigável.

? Ao longo dos próximos vinte anos, eles entram e saem da vida um do outro, para o melhor e para o pior.

A estrutura narrativa adotada pelo Nicholls para nos contar sobre a vida do casal protagonista no mesmo dia de cada ano é algo extraordinariamente bem articulado. Por quê? Funcionou tão facilmente para essa história justamente porque foca nos momentos mais importantes de suas vidas.

? Tudo pode acontecer em um ano, e isso é uma vantagem inteligente para Nicholls. Durante todo o tempo, tentei adivinhar onde os dois personagens estariam quando o próximo capítulo começasse. Eu constantemente pensava sobre o que eles poderiam ter passado entre as lacunas da história. Fiquei absorto até o final.

Alguns leitores podem achar confuso ou até chocante ter saltos tão grandes no tempo, mas depois de entrar na história, você nem pensará duas vezes sobre isso.

? Outro grande acerto de Nicholls na história é o fato de saber que a única coisa mais emocionalmente tentadora do que o amor não correspondido é um amor que é claramente correspondido, mas não consumado.

Para mim, é a sua carta curinga no enredo da história. Ele manteve a minha expectativa até o grande ?Plot Twist? ser revelado na página 483, no último parágrafo da ?Parte Quatro? do livro.

? As jornadas de Dex e Emma são sinuosas ? Dex acaba em um relacionamento com a bela e infiel Lydia, enquanto Emma fica com o aspirante a comediante Ian.

Porém, as consequências para o Dex são mais irremediáveis e a vida tem que seguir seu curso. Sim, a realidade pode ser bastante cruel, às vezes. E eu gostei que o autor não se inibiu de mostra-la.

? Nicholls consegue descrever as lutas de Emma aos vinte e poucos anos e as lutas de Dexter aos trinta e poucos anos de modo bastante crível e real. Tenho certeza que todo ser humano se encontrará no medo, na confusão, na solidão, no arrependimento e na nostalgia que os dois personagens principais vivenciam em diferentes momentos de suas vidas.

Nicholls captura lindamente a saudade um do outro que os personagens principais não conseguem anular desde a noite da formatura. O leitor testemunha a sua incapacidade de se deixarem sozinhos, de se esquecerem de um do outro, mas também a sua falta de coragem para admitir isso e finalmente ceder.
?Escrever sobre relacionamentos por tantas décadas é uma tarefa difícil, pois, o autor precisa criar um que seja crível e que se desenvolva naturalmente. Felizmente Nicholls soube fazê-lo com maestria.

O primeiro capítulo faz você acreditar na amizade entre Dex e Emma. Suas brincadeiras sem esforço lhes proporcionam uma química maravilhosa; você sabe que eles terão um impacto na vida um do outro.

? Eu me peguei esperando pelos momentos em que os dois se unissem por causa dessa dinâmica envolvente entre eles. Apesar dos desafios que enfrentaram juntos e sozinhos, sempre torci por eles, como amigos e como amantes.

Embora a história seja sobre o relacionamento deles, os dois personagens se sustentam por conta própria e são memoráveis ??à sua maneira.

? Dexter é um personagem horrível, e eu provavelmente não deveria gostar dele, mas gosto. Ele comete erros, mas a cada ano que passa você vê o crescimento de seu caráter e aos poucos se apaixona por ele.

O mesmo pode ser dito de Emma. Ela é uma jovem obstinada, motivada e determinada. A vida dela nunca é fácil e seu amor por Dexter nem sempre é encorajador, mas você entende cada escolha e decisão dela.

São dois personagens bem desenvolvidos, pessoas inofensivas tentando encontrar seu equilíbrio na vida, mas, terrivelmente imperfeitas.

Eu me aborrecia muito com Dexter por algumas coisas que ele disse e fez ? tremendamente superficiais. Emma às vezes chafurdava na auto piedade e nas dúvidas, o que também me irritou em alguns momentos. Mas, felizmente, os dois são carismáticos até demais.

? David Nicholls criou uma exploração maravilhosa e assustadora dos temas de amor e amizade, dúvidas e frustração, reclamação e perda.

Criou personagens vivos, genuínos e cativantes porque Nicholls demonstra uma compreensão real da diferença entre o que as pessoas dizem e o que elas querem dizer.

? A prosa é incrivelmente coerente desde as primeiras páginas. A escrita é agradavelmente simples fluindo em diálogos consistentes e críveis. Nicholls tem uma consciência magnífica sobre diferentes relacionamentos.

Ele não precisa de diálogos sofisticados para torná-lo mais real ou impressionante; a beleza reside nos gestos simples e na linguagem significativa que podemos usar para expressar aos nossos entes queridos o quanto eles nos são importantes.

?A estrutura narrativa me pareceu interessante optando por focar em apenas um dia por ano para explorar a evolução da vida dos personagens centrais, porém, o excesso de flashbacks pode irritar alguns leitores justamente porque a história avança muito rápido.

Certamente há momentos divertidos; alguns encontros embaraçosos e observações espirituosas, mas muitas vezes o romance parece um pouco enfadonho. É preciso ter um pouco de paciência.

?O final extremamente melancólico permitiu ao autor trazer para o livro tristeza, nostalgia e o tipo de amor que só acontece uma vez na vida. Comovente, esse é um tipo de livro que me tocou muito, deixando-me em uma verdadeira montanha-russa de ruínas emocionais.

Eu ri e chorei com essa história que é sobre amizade, amor e, em última análise, uma interpretação muito verdadeira da vida. Não é uma obra-prima moderna, mas espero que se torne um clássico contemporâneo. ???????
Regis 04/04/2024minha estante
Que resenha maravilhosa, mpettrus! ?????
Só conheço o filme, que não é ruim, mas adorei tanto sua resenha que me deu vontade de ler o livro.

mpettrus 04/04/2024minha estante
Hahahaha, obrigado pelo feedback, Régis!!! ?????

Eu também amo o filme!!! Curtir a série também ??????

Mas no livro a Emma é desenvolvida com maestria pelo autor. Divirta-se, caso fores ler o livro. Espero de verdade que você goste ???

Regis 05/04/2024minha estante
Não consegui ver a série ainda, mas é bom saber que gostou, mpettrus. ??

Livv 30/03/2024

Bom, foi um dos livros mais difíceis que já li. Achei a escrita do autor boa, mas a história não prendeu minha atenção. Fiquei com preguiça de ler. Realmente, não gostei. O filme vale mais a pena. Não recomendo para leitores iniciantes, mas para quem gosta de um livro clássico e lento, essa obra é uma boa.

Manuelli.Luise 30/03/2024

Ruim
Assim, nem dá muita vontade de descrever esse livro. Personagens chatos, que não me cativaram, relações péssimas e um final trágico.
Pior do ano, os próximos terão que se esforçar pra ser tão ruim.

Luiz Rodrigo de 30/03/2024

Em & Dexter meu ship eterno .
Um Dia - Vinte anos, duas pessoas, um dia. de David Nicholls
Vigésima leitura de 2024
Período: 22/03/2024 à 27/03/2024
Páginas lidas 414 / 6.552.
Esta história de amor entre dois amigos.
Ele um jovem lindo , em que todos queriam estar perto. E ela a moça com o cérebro mais sexy da literatura.
A dinâmica de morde e assopra, neste eterno jogo de sedução, em que eu quero você mas não demonstro.
Eu amei este casal. Dexter o pobre moço rico que tem o problema de ser lindo também. E Emma, a inteligência em pessoa, só não quando trata de seus próprios sentimentos. Eles são incríveis, mas juntos são maravilhosos. Amei quando criaram regras de convivência numa das viagens para depois quebrarem vertiginosamente. E quase no final do livro, eles já estavam juntos e tiveram uma briga colossal, mas o motivo não eram eles , era a política.
Apesar de me sentir inconformado do fim. Acho que o escritor conseguiu sar uma suavisada com as lembranças da primeira noite e dia do casal. Amei.

may 26/03/2024

Um dia
Eu gosto e não gosto da história deles, é complicada de mais, tem química demais, é uma confusão, mas eu acho que nunca vi uma história tão...humana, eu acho; que não é só Love Love, vi bem da "humanidade" neles. É um casal extremamente imperfeito. Mas eu adoro o filme deles, por isso quis ler o livro. Adoro ver a Emma, e como ela é muito chata.
Adoro ver o Dex, e como ele é muito, muito idiota. Adoro ver eles sendo estranho juntos.
Eu não terminei a última parte do livro, não consigo terminar, pra mim é doloroso demais ver o Dex no final, e principalmente não ver a Emma...quem sabe um dia eu atualize essa resenha, quem sabe...Um dia.