Um Dia

Um Dia David Nicholls

Resenhas - Um Dia

Hevelyn.lopes 27/07/2023

Uma história simplesmente extraordinária, sobre duas pessoas que se encontraram, tiveram uma conexão de cara, mas seguiram caminhos diferentes, viveram vidas diferentes, e depois de 20 anos ficaram juntas, o final é surpreendente, e é impossível não chorar, só não dei 5 estrelas por que o livro enrolou muito.
isa 27/07/2023minha estante
comecei mas nao consegui acabar justamente pela demora ?

Hevelyn.lopes 08/08/2023minha estante
simm, o filme por incrível que pareça é melhor, mas a história é incrível.

Rillari0 30/09/2023

Quase vai...
O livro todo é bastante lento e as 400 páginas seguem basicamente o mesmo roteiro sem mudar muito. Por conta disao demorei muito para terminar, sempre começava e largava. A narrativa parece seguir o curso em que você sente que "agora vai" mas nunca vai de verdade. É o tipo de livro que você já sabe como vai terminar, apesar de ter um pequeno plot twist nas últimas páginas. Pra mim, esse é um livro de um cara hetero para pessoas heteros.
CamilaFreire 02/10/2023minha estante
Tive essa mesma sensação, achei muito lento, cansativo de ler.

Hellen 15/10/2023minha estante
SIM

fall.lav 13/09/2023minha estante
amg o filme é exatamente como no livro, até o final

Arielle21 14/09/2023minha estante
Nada estimulada então para assistir :'(

Jessyca68 15/03/2022

Eu sou apaixonada por esse livro. Pelo livro, pelo filme. E pelo seriado q poderá surgir. O livro conta a história de Emma e Dexter que sentem uma conexão especial desde o dia em que se conheceram. Apesar de seguirem rumos diferentes, eles acabam se reencontrando todos os anos no dia 15 de julho!!! Eu sou boiolinha demais por esses dois!!! Recomendo muito!
akame7 15/03/2022minha estante
Sério, eu já vi o filme umas 7 vezes. Choro igual uma burra toda vez, como se n soubesse o final. Amo tanto!!!

Jessyca68 15/03/2022minha estante
Eu sempre assisto ele, tmb me emociono toda vez.

Jules 25/05/2011

“Um Dia” foi um dos melhores livros que li este ano. Estamos numa onda tão grande de livros YA e com temática sobrenatural que senti falta de uma obra que tivesse proximidade com o que é real. E “Um Dia” tem um enredo muito realista e foi essa a característica que tornou este livro um dos meus favoritos.

David Nicholls escreve maravilhosamente bem. Uma narrativa em terceira pessoa simples, mas repleta de inteligência e referências do mundo literário e musical. Além disso, temos diálogos afiados e envolventes dos protagonistas Dexter e Emma.

A história e desenvolvimento de “Um Dia” são fantásticos. Mostra jovens que acabam de sair da faculdade e acham que podem mudar o mundo. Há incerteza do que pode acontecer amanhã, as frustrações de sonhos que não se realizaram, a batalha que se trava em busca dos objetivos e os conflitos que se enfrenta em um relacionamento – tanto familiar, como na amizade e no amor. Mas, acima de tudo, esta obra fala sobre crescimento, amor e amizade. Esse livro poderia ser sobre você, ou sobre um amigo seu ou sobre qualquer pessoa que você conhece. A magia dele esta nisso. Poderia ser a história de qualquer pessoa.

Essa é uma das citações mais bonitas que David Nicholls colocou em “Um Dia”:

“Foi um dia memorável, pois operou grandes mudanças em mim. Mas isso se dá com qualquer vida.
Imagine um dia especial na sua vida e pense como teria sido seu percurso sem ele. Faça uma pausa, você que está lendo, e pense na grande corrente de ferro, de ouro, de espinhos ou flores que jamais o teria prendido não fosse o encadeamento do primeiro elo em um dia memorável.” – Grandes Esperanças de Charles Dickens.

Dexter e Emma se conhecem após a festa de graduação da faculdade – Edimburgo, 15 de julho de 1988. Após uma noite de muita conversa, beijos e álcool nasce uma amizade. E talvez, um sentimento a mais.

O dia seguinte é o inicio de uma nova era. Formados, eles irão dar rumo a suas vidas. Mas, essa amizade não vai ficar esquecida em uma noite de bebedeira. Não, ela irá perdurar por anos. Pois Emma e Dexter acabam se tornando melhores amigos. E o livro irá retratar a vida de ambos nos próximos vinte anos. Cada capítulo representa aquele mesmo dia, de um ano diferente.

Emma Morley é uma moça inteligente, esforçada que batalha para alcançar o seu grande sonho – ser escritora. Ela é apaixonada por Dexter desde que o viu pela primeira vez na faculdade. Sua vida após a graduação é frustrada e ela enfrenta vários obstáculos que a colocam em prova. Dexter Mayhew é rico, inconseqüente e quer curtir a vida. Não sabe o que quer do futuro, mas, no momento, ele quer aproveitar todas!

Em e Dex nunca perderam o contato. É uma daquelas amizades que você carrega para a vida toda. Quando Dexter pensa em alguém, aquele alguém com que gostaria de compartilhar algo, ele pensa em Emma. E esse sentimento é recíproco. Entretanto, barreiras terão de ser derrubadas, pois a vida de Dexter o leva a caminhos obscuros e isso pode afetar a sua relação com Emma.

A grande pergunta do livro é: “será que eles terminam juntos?”. Bem, leia e descubra. É uma leitura válida. Que realmente vale a pena. Este é aquele típico livro que você termina e fica pensando sobre a vida. Há toda uma reflexão por trás das páginas de David Nicholls. É um dos melhores romances dramáticos que li.

Para quem não sabe, o livro foi adaptado para o cinema e estréia este ano ainda. Onde temos a Anne Hathaway e Jim Sturgess com protagonistas. Confira o trailer legendado: http://youtu.be/3C1dSEK27L0
Ana Karla 27/05/2011minha estante
Adorei a resenha!

Jules 27/05/2011minha estante
Obrigada, Karla! :)

Smith3 26/10/2011minha estante
Amei sua resenha, vou comprar o livro assim que puder! Estava com uma dúvida cruel, mas agora estou interesadissima no livro ;)

Thaysa 01/02/2014

Encantador, inteligente e engraçado.
*Desafio Literário 2014 do Skoob!
Janeiro - Livro que virou filme.*
Em e Dex. Dex e Em. Esse casal ficará para sempre em minha memória. Tenho que dizer que vi o filme antes de ler o livro e quando o filme terminou (com muita água em meus olhos) percebi que tinha amado a história e a vontade que eu tinha de ler o livro só aumentou e sim o filme é muito fiel ao livro (algo raro de se acontecer).
A história, como diria a minha amiga, é toda errada, foge muito dos romances convencionais que vemos por ai e talvez seja por isso que eu gostei tanto da história, além de, em minha opinião, se aproximar da realidade.
A escrita de David é tranquila e segue um bom ritmo e a construção desses dois personagens é espetacular. Um Dia é a história de dois amigos: Dexter e Emma que se conhecem no último dia da faculdade e depois disso se tornam melhores amigos, daqueles de estarem sempre em contato, saindo, contando segredos, uma amizade muito bonita e sincera. Dexter é o tipo de cara "pegador", egocêntrico e um pouco arrogante; Emma por sua vez é totalmente o oposto de Dex, ela é uma mulher tímida, com baixa auto estima e não é muito confiante.
Com o passar dos anos (onde cada capítulo se passa exatamente no mesmo dia e mês que eles se encontraram) é possível perceber que a amizade deles aumenta e de que foram feitos para ficarem juntos, mas o que é muito perceptível são as mudanças de personalidade e caráter, principalmente o Dexter. Recheado de momentos engraçados e momentos de "ooooh que fofo" Um Dia conta a história de duas pessoas, que passaram anos estudando juntas e que um dia finalmente se conhecem, duas destinadas a ficarem juntas, duas pessoas destinadas a mudarem a vida uma da outra.
Luciana 03/02/2014minha estante
Eu não sou fã de romances Thaysa, mas esse parece bem gostosinho...rs..
Adorei sua resenha!

bjs

Thaysa 07/02/2014minha estante
Obrigada :)
É Luciana eu também não sou muito fã de romances, mas esse eu achei legal até :D

aline.gtavares 15/07/2020

UM DIA
que maravilha qdo entramos em uma história, que vira nossa. os personagens são maravilhosos, eu me apeguei muito a eles. já tinha tentado ler este livro em outra época, mas acho que agora li na hora certa,rsrs.
Após a formatura, com todas obrigações expostas, como vamos agir e conseguir se equilibrar na vida profissional sem esquecer de nossos relacionamentos, família, amigos. será que sempre conseguimos aprender com os erros do dia a dia, ou temos que apanhar muito para ver que temos que seguir outros rumos.
será que tudo o que planejamos conseguimos realizar, ou será que uma ligação não atendida, uma carta não enviada, ou até uma pequena palavra que não foi dita na hora certa, pode mudar tudo? mas uma coisa é certa, o que é para ser um dia vai acontecer.
É um romance parado, mas uma delicia de participar. Sempre me peguei fazendo caretas e brigando ou até mesmo sorrindo com a Ema e o Dexter. o final quase me matou =( , mas o autor conseguiu quebrar aquele sentimento de tristeza "profunda", e enfim, foi uma leitura adorável!
Rutinha 15/07/2020minha estante
Eu amei esse livro,mesmo com final??

aline.gtavares 15/07/2020minha estante
sim, ele é maravilhoso! =)

Nina 30/04/2022

Um pouco forçado
Os capítulos são escritos sempre na mesma data, passando-se os anos, e a história se desenvolve dessa maneira. Emma e Dexter são amigos, sem muita intimidade, e está claro, desde o início que ambos gostariam de poder passar mais tempo um com o outro.
A história vai sendo construída ao redor dessa “amizade” que, na realidade, não é muito sólida e parece representar apenas uma afinidade mútua e desejo pelo outro do que propriamente uma amizade verdadeira.
Os dois vão crescendo e se desenvolvendo na vida, mas sempre permanece uma ligação entre eles, que também vai se amadurecendo ao longo do tempo.
É um livro interessante por mostrar a evolução dos personagens e seus conflitos, porém é um pouco forçado o relacionamento entre Emma e Dexter, em que um diz ser o “melhor amigo” do outro, quando na realidade eles não parecem ter tanta intimidade assim.
Kara Lightwood 30/04/2022minha estante
Tem como classificar com 0 estrelas??? Eu nem sabia, que loucura

Nina 30/04/2022minha estante
Acho que sim ?

Gabrielly 11/07/2016

Favorito
Nicholls traz uma história de amor entre melhores amigos que passam por idas e vindas, além de muitos desentendimentos. E apesar de seu final triste, diferente de muitos romances, a narrativa cativa o leitor, descrevendo o mesmo dia durante 20 anos na vida de Emma e Dexter a partir do dia em que se conheceram.
A história é realmente muito bonita em seu todo, desde o início ao seu final, levando você a dar grandes gargalhadas e muitas lágrimas também.
De todos os livros de romance que já tive oportunidade de ler, este com toda a certeza é o meu favorito.
Carlos Patricio 11/07/2016minha estante
o final compensa o meio arrastado, hehe

Gabrielly 24/10/2016minha estante
Verdade!

Caroline Gurgel 17/01/2013

Decepciona um pouco.
Sabe aquele livro que você vai lendo, continua lendo, não consegue parar, mas ao mesmo tempo não tá amando? Foi mais ou menos o que senti.
A história parece não andar (ou andar pra trás muitas vezes) mesmo durando 20 anos. Você ri, você chora, se emociona com os sentimentos dos personargens. Ama Em, ama Dex, e ao mesmo tempo odeia os dois. Dá vontade de falar com eles e aconselha-los.
Masss, não sei bem explicar, me decepcionou. Não que eu esperasse um final óbvio, mas foi frustante. Tive vontade de parar por ali e abandonar o livro.
Não é ruim, é bom, por vezes divertido e por vezes extremamente triste, mas acho que a palavra que define o que senti é frustação.

Evelyn 29/01/2013minha estante
Concordo com você! Esse é um daqueles raros livros que na TV fica bem melhor. Já viu o filme ? Eu me apaixonei !

Caroline Gurgel 31/01/2013minha estante
Oi Evelyn. Não vi o filme ainda. Li o livro porque tinha visto o trailer do filme, mas depois que li não fui atrás do filme hahaha Vou assistir! :)

Maria.Luiza 08/04/2021

Bom,

9 anos depois de comprado e esquecido na minha estante finalmente levei esse livro até o fim.

Não posso negar que é uma história triste, e que eu não gosto muito de histórias tristes. Mas é inegável que tudo nela aconteceu exatamente como deveria acontecer, e que, mesmo desejando no meu coração um final "água com açucar", não posso deixar de concender as 5 estrelas que essa obra merece.
Anna 08/04/2021minha estante
Eu comprei tem 2 anos, comecei ele umas 4 vezes, mas eu sempre desisto kkkkk

Maria.Luiza 08/04/2021minha estante
Sim!!! Fiz isso mts vezes tbm, só levei adiante agora pelo meu projeto de ler todos os meus livros antes de comprar mais ? recomendo que não desista! No fim das contas é uma história que vale a pena!

jota 28/07/2013

15 de Julho 4ever!
Bem, são mais de quinhentas resenhas, acho que quase todas positivas. Então, tudo o que se diz de bom a respeito deste livro é verdadeiro.

Emma Morley e Dexter Mayhew certamente se tornarão personagens eternos um dia e este livro já passou a ser considerado um clássico moderno desde o lançamento.

Também vou ficar com o comentário certeiro de Nick Hornby, autor de Alta Fidelidade, aquele livro engraçado cheio de listas: "Cativante, inteligente, espirituoso." Em três palavras, tudo o que Um Dia é.

E completo: se em vez de um livro este fosse um refrigerador, certamente seria assim um Brastemp. Daquele modelo duas portas e com dispenser de água e gelo. Sem dúvida!
Daniel 30/07/2013minha estante
Dentro do que o livro se propõe, eu também gostei bastante. Vi algumas resenhas bem negativas, mas sinceramente, o quê estes leitores que não gostaram esperavam?

jota 30/07/2013minha estante
Então, Daniel, acho que esses leitores esperavam de Um Dia algo na linha dos livros do Nicholas Sparks (que nunca li, mas imagino como devem ser seus livros). David Nicholls coloca muito humor, sarcasmo e ironia nos relacionamentos de seus casais; essa história parece muito mais próximo da vida das pessoas do que certas "histórias de amor" de outros autores. Há diálogos muito engraçados e várias frases bem-humoradas em Um Dia, que me cativaram bastante, tanto quanto o curioso romance entre Emma e Dexter. Em suma, Um Dia pode ser leitura digestiva, mas também é inteligente, reflexiva.

Vinicius Casimiro 08/11/2020

Um amor de muitos anos...
O livro fala sobre a vida de dois jovens que terminaram a faculdade e terão que encarar a vida adulta. Os capítulos são divididos em anos.

No começo tudo é emocionante e isso está ligado diretamente com a juventude. Depois as coisas começam a ficar chatas por conta da vida adulta, mas eu adorei acompanhar os dois. Amar e odiar o Dex é inevitável. A Emma com certeza é uma pessoa que eu teria no meu ciclo de amigos. Ela é inteligente, engraçada e tem um olhar sobre o mundo que a maioria das pessoas não tem. Durante o livro eu também parei de gostar do Dex, assim como a Emma. Ele só é um cara legal quando tá junto dela. Sozinho ele consegue ser terrivelmente odioso.
Aparecida Freire 08/11/2020minha estante
Um Dia é realmente um livro impactante, Vinicius!!! Com o decorrer do tempo nós amadurecemos juntos com os personagens. E, de verdade, às vezes dava vontade de dar uns tabefes no Dex kkk.

Vinicius Casimiro 08/11/2020minha estante
Simmm Aparecida hahahaahahah

Vivi 25/03/2021

Um dia
Geralmente eu leio o livro e assisto o filme depois. Com " Um dia" foi diferente, é um livro que eu tenho há um tempo mas por conhecer a história não tinha muito interesse em realizar a leitura, esperava ficar acomodada por já saber dos fatos. Mas foi tudo muito diferente, e parecia que eu estava conhecendo os personagens pela primeira vez, os detalhes que não chegaram ao filme me fizeram aprofundar cada vez mais na história, me emocionei de um jeito que não esperava, leitura perfeita!

Pois bem, o enredo se trata de dois amigos que se conhecem no dia 15 de julho de 1988. E no decorrer dos anos sempre voltam a se encontrar nesta mesma data por 20 anos. Vivendo suas vidas separados, tentando esconder a paixão que existe desde sempre, uma história cheia de desencontros até que finalmente possam admitir os seus sentimentos.
Carol Lima 25/03/2021minha estante
Melhor livro, melhor filme, nossa!!!!!!!!!

Vivi 25/03/2021minha estante
Simmm, fiquei até com vontade de assistir o filme dnv!!

André Goeldner 16/11/2011

FAZ PENSAR
Sempre desconfio dos livro aclamados em excesso, aqueles que os adjetivos da capa são superlativos. Mas gostei bastante deste.
Não é uma superhistória. É a história de duas pessoas que se conhecem um dia, e continuam apaixonadamente amigas por 20 anos.
É um livro que fala de sucesso, fracasso, felicidade, tristeza, sonhos, frustrações, amizade, enfim, dessa coisa surpreendente e incontrolável chamada vida.
Ele faz pensar sobre as pessoas que entram em nossas vidas e que por incompentência nossa, deixamos que saiam.
Pensando melhor, é uma superhistória.
Nelia 16/11/2011minha estante
Hum,gostei da resenha será q vale a pena ler?

André Goeldner 18/11/2011minha estante
Vale. Leitura rápida, fácil e gostosa.