Um Dia

Um Dia David Nicholls

Resenhas - Um Dia

aline.gtavares 15/07/2020

UM DIA
que maravilha qdo entramos em uma história, que vira nossa. os personagens são maravilhosos, eu me apeguei muito a eles. já tinha tentado ler este livro em outra época, mas acho que agora li na hora certa,rsrs.
Após a formatura, com todas obrigações expostas, como vamos agir e conseguir se equilibrar na vida profissional sem esquecer de nossos relacionamentos, família, amigos. será que sempre conseguimos aprender com os erros do dia a dia, ou temos que apanhar muito para ver que temos que seguir outros rumos.
será que tudo o que planejamos conseguimos realizar, ou será que uma ligação não atendida, uma carta não enviada, ou até uma pequena palavra que não foi dita na hora certa, pode mudar tudo? mas uma coisa é certa, o que é para ser um dia vai acontecer.
É um romance parado, mas uma delicia de participar. Sempre me peguei fazendo caretas e brigando ou até mesmo sorrindo com a Ema e o Dexter. o final quase me matou =( , mas o autor conseguiu quebrar aquele sentimento de tristeza "profunda", e enfim, foi uma leitura adorável!
Rutinha 15/07/2020minha estante
Eu amei esse livro,mesmo com final??

aline.gtavares 15/07/2020minha estante
sim, ele é maravilhoso! =)

S.Paz 28/06/2021minha estante
Ai, nossa... Dexter é tão mimado! Mas agora tô começando a ficar com pena dele...

I. Cristhini 30/06/2021minha estante
Senti a mesma coisa com a leitura... insuportável

Nataly 28/03/2013

Um Dia
Não há palavra que vá descrever o meu amor por este livro. Foi paixão à primeira vista e amor à segunda.
Quando o vi na livraria a primeira vez, peguei, sentei e folheei. Pude apenas fazer isso, já que estava sem dinheiro para comprar. Por sorte, o meu namorado me deu logo depois. Então, mesmo com muitos outros livros pendentes, não me importei e comecei a ler o meu mais novo livro favorito: Um Dia.

Um Dia conta 20 anos da história de Dexter e Emma, durante todo o dia 15 de julho de cada ano.
Por que dia 15 de julho? Porque foi quando se conheceram, no dia da formatura e pensavam que nunca mais se encontrariam.

Dexter é bonito, tem dinheiro e não presta. Até então não presta pelo fato de querer todas as mulheres, por fazer o tipo galinha, entendem? Mas isso é só o início, tudo piora muito quando ele conhece o que destrói muitas famílias, o tão desejado sucesso.
Já Emma é inteligente, pobre e trabalhadora. Adora escrever! Ama literatura e, principalmente, o Dexter. Ao contrário dele, ela tem que ralar muito para conseguir algo na vida, para se sustentar. Emma tem um péssimo emprego, o que faz com que eu me identifique demais com ela. Não só por isso, claro, eu praticamente me li durante todo aquele tempo. Em nenhum momento discordei ou pensei em tomar uma atitude contrária a dela. Desde as paixões a maneira de pensar ou agir, me senti Emma.

São 20 anos de história que me emocionou e me apaixonou. Amei e odiei o Dexter, assim como Emma. Me comovi com cada situação, me apeguei e cresci com cada personagem e, definitivamente, amei o livro. Uma palavra boa para descrevê-lo seria surpreendente, embora ainda estivesse longe de explicar o meu sentimento por ele.
Quem me conhece sabe que o meu gênero favorito é romance, tanto para livros quanto para filmes, e sabe, também, que sou apaixonada pelos da Jane Austen. Ela é uma das minhas autoras favoritas. Amo suas obras, seus personagens e sua época. São clássicos que deixam qualquer uma suspirando. Mas devo confessar que, Um Dia, ultrapassou todas as minhas expectativas e meus outros romances, só que de uma maneira diferente. Na maioria das vezes, simplesmente me apaixono, assim como a personagem, mas esse livro me fez viver e sentir tudo. Não terminei o livro apaixonada, como nos outros. Terminei surpreendida, triste e alegre ao mesmo tempo. Foi uma grande mistura de sentimentos que só me fizeram admirar e agradecer o autor por me proporcionar o incrível prazer de ler sua obra. Como eu gostaria que ele estivesse na Bienal esse ano!

Como vocês podem perceber, mal consegui falar da história em si, pois se eu começar, vou me empolgar, acabarei dando spoilers e vai ter gente querendo me matar depois. Eu só espero que tenha conseguido passar a minha admiração pelo livro e falar: LEIAM UM DIA! Compra, pega emprestado, faz qualquer negócio. Eu não iria querer passar mais um dia sem ele.

Eu tive pena de acabar o livro. Tentei aproveitar ao máximo cada parte dele, então acabei deixando-o repleto de tags.

Esse livro é surpreendente! Mais do que recomendado!

SHEILA 07/04/2013minha estante
Nataly comecei a ler o livro, depois eu volto para dar minha opinião...Espero gostar tanto quanto você!!!

SHEILA 07/04/2013minha estante

Mônica 30/12/2012

um dos livros mais chatos já publicados
Perda total de tempo!!Chatissimo...e o filme só veio assinar embaixo...nem com atores queridinhos,conseguiu emplacar!Dificilmente lerei algo de David Nicholls novamente.
Poli 03/01/2013minha estante
Concordo! Me decepcionei com a leitura!

Mônica 05/01/2013minha estante
pois é...eu,vc e meio planeta,decepcionados.
Inegável a qualidade do trabalho de marketing.Esse sim,fez do livro, um best seller.

Amanda Azevedo 17/02/2012

"Vinte anos, duas pessoas, um dia."

Surpreendente. Essa é a palavra que escolho para definir o livro Um Dia. Antes de começar a leitura eu esperava um romance que fosse me arrancar rios de lágrimas, um romance de tirar o fôlego. Mas não, o livro não segue essa linha. Mas para minha total surpresa e felicidade, eu não fui surpreendida de forma negativa. Traduzindo isso em algumas palavras: Nem melhor nem pior, apenas diferente. — Diferente de um jeito, lindo!

Dex e Em (Dexter e Emma) se "conheceram" no dia 15 de julho de 1988, na noite da formatura da faculdade. Mesmo, aparentemente, não sendo nada parecidos — Dexter faz o estilo bonitão, popular, descolado; enquanto Emma é a típica garota inteligente com complexo, as vezes, de 'o patinho feio' e com um senso de humor incrível — mas eles têm algo em comum: um futuro incerto que os espera.

O primeiro encontro que tiveram, apesar de rápido, foi intenso e marcante. Pois a partir dali, nasceu uma amizade, grande amizade. Eles se tornaram melhores amigos. Dex&Em, Em&Dex. Mesmo sendo grandes amigos, é natural que tenham seguido caminhos diferentes. Afinal eles acabaram de se formar, é agora que estão indo para a vida adulta e isso requer mudanças.

Cada capítulo do livro narra o que acontece no dia 15 de julho de determinado ano. Começa em 1988, depois 1989 e assim por diante. Achei a ideia do livro fantástica, e a narrativa do autor, perfeita. Mesmo que só saibamos o que acontece em um dia do ano na vida dos personagens, quando o próximo capítulo começa, narrando o ano seguinte, não ficamos perdidos. Conseguimos perfeitamente nos situar. Não ficamos com aquela interrogação na cabeça sem saber como foram os outros 364 dias do ano dos personagens.

É importante lembrar que, nos dias 15 de julho desses anos, os personagens não estão necessariamente juntos. É narrado o que se passa nesse dia, independente deles estarem no mesmo lugar ou não.

Um Dia é mais um livro sobre a vida, do que um romance choroso. Mas isso não tira a emoção que o livro trás. Como posso dizer? Um Dia é real! São personagens de carne e osso, assim como eu e você. As dúvidas e situações são fatos que nós estamos sujeitos a enfrentar. Isso faz com que um vínculo forte se crie entre o leitor e os personagens.

Os personagens são apaixonantes. Cada um é capaz de nos conquistar a seu modo. Capazes de nos fazer rir, sentir raiva, ansiedade, emoção... Os personagens são maduros, mas isso não quer dizer que não cometem erros. O livro é fiel à realidade e mesmo assim, encantador. Se eu recomendo? Com certeza. Quem tem e reconhece o valor de uma boa e verdadeira amizade vai se render aos encantos desse livro.

Amanda — Lendo & Comentando
Visite: lendoecomentando.blogspot.com
Amanda Azevedo 30/05/2012minha estante
Que bom, Camila! Fico feliz em saber. Obrigada!

Larissa.Candido 20/09/2021

O livro é bom, porém achei a leitura um pouco arrastada. Senti que haviam vários pontos sem necessidade e meio cansativos, não é atoa que demorei mais do que o esperado.
Ademais, a história não é ruim, ela melhora conforme os capítulos vão passando, e você até se empolga pra saber o caminho que ambos levarão em suas vidas. Acredito que o filme deve ser melhor, pois os comentários são positivos!!!
Maria Santana 06/10/2021minha estante
Li esse livro e n gostei,depois vi o filme e amei aí fui tentar ler de novo na esperança de gostar mas abandonei na metade

Larissa.Candido 06/10/2021minha estante
Comigo foi a mesma coisa, não curti muito o livro mas gostei bastante do filme!!! Achei o livro muito cansativo, esperava mais...

Curtti 22/07/2021

Tentando voltar ao hábito de leitura
Hoje eu li até a página 40 e fiquei exausta (???) O livro tem 410 páginas, meu pai amado, o meu eu de 2015 teria acabado esse livro a muito tempo... vamo q vamo
Andreina8 22/07/2021minha estante
De pouquinho em pouquinho vc chega lá amg ??

Curtti 23/07/2021minha estante
ai amiga, obg ? quero muito voltar ao hábito, sdds demais de ler

Thati 01/04/2021

Após muitos comentários negativos, o que eu encontrei nesse livro foi uma bela surpresa. Não espere por um romance fofo água com açúcar, e sim, duas pessoas normais que se amam, mesmo com defeitos e desafios sempre acabam voltando um para o outro no dia 15 de julho de cada ano. Senti raiva, me surpreendi e dei muita risada com os diálogos de Dexter e Emma! Tive uma verdadeira imersão com o livro, recomendo para todos que querem fugir do romance clichê e estão dispostos a encarar personagens como nós, imperfeitos.
Lany 01/04/2021minha estante
Amei a resenha, me fez querer ler esse livro ?

Thati 01/04/2021minha estante
Fico feliz Lany, vale a pena dar uma chance. Podemos aprender muito com essa história!

Douglas P Da Silva 25/08/2011

Tirar suas próprias conclusões!
Até agora eu não sei o que fala sobre este livro. Confesso que ainda estou pisando em ovos. Até para fazer uma resenha. Então eu acho que cada um tem que ler e tirar suas próprias conclusões! O livro é bom. Fala sobre as idas e vindas da vida de Dexter e Emma, tudo o que se passou no decorrer de 20 anos nas vidas deles, sendo contado apenas um dia de cada ano. O dia 15 de julho. David Nicholls narra à vida da forma como ela é, cheia de altos e baixos, cheia de tristeza e alegria, de encontros e desencontros, de esperanças e desilusões, de arrependimentos e memórias. Eu sentir junto com Dexter a dor da perda. O que, mais aprendi com este livro foi que não devemos adiar nada na nossa vida. . Enfim, me emocionei apenas com uma declaração de amor e uma parte lá pelos finalmente do livro. Agora classificá-lo como o livro do ano!! Não!!

Léia Viana 30/08/2011minha estante
Uma das resenhas mais honestas que eu li sobre este livro.

Vivi 10/09/2011minha estante
Bela resenha. Eu me emocionei em várias partes deste livro.

Lud 12/12/2011minha estante
Douglas, adorei a sua resenha! :D

Mariana Storck 13/07/2012

Lindo
Livro perfeito que recomendo a todos, muito lindo e o modo como a história é passada é melhor ainda, nunca tinha lido nada parecido e me apaixonei pela história. O filme também é tão bom quanto o Livro, mas prefiro ler pelos detalhes, mas depois se poder ver o filme também recomendo pra ter uma noção melhor da história.
Nalice 14/07/2012minha estante
aaah, tô louca por esse livro desde o ano passado, mas sempre acontece alguma coisa e eu acabo não comprando... Tentei baixar ebook, mas não tem ele inteiro ):
Bem, quem sabe se na próxima passada na livraria eu não consiga finalmente o livro? ;) Beijos.

Mariana Storck 15/07/2012minha estante
Ana, esse eu ganhei no meu aniversário por que se fosse comprar também acabaria adiando kkkkk' tomara que você consiga por que vale apena.

Juh - @dosedafelicidade 23/11/2020

Um dia. Vinte anos. Duas pessoas.
"Um dia" conta a história de Emma e Dexter, que por um encontro inusitado, depois de um passageiro romance, acabam se tornando melhores amigos.
O livro é narrado em terceira pessoa, e ainda assim, os sentimentos dos personagens são transmitidos a nós com perfeição.
Os "capitulos" são os anos, todo ano no dia 15 de julho, vemos o resultado das escolhas de Em e Dex. Da juventude à fase adulta. Encontros e desencontros. O que a vida guardou para esses dois? Juntos e separados por tantos e tantos anos...

Quem diria que depois de 6 anos abandonado na minha estante (quando tentei ler a primeira vez achei muito chato) eu amaria a história e se tornaria uma das minhas preferidas?! uau.
Estava morrendo de medo de ler e não gostar, mas achei perfeito do começo ao fim.. foi surpreendente o quanto a história me fisgou, me envolveu, me cativou. Na época que tentei ler não era o momento certo, pois eu era muito nova e ainda não tinha vivido tantas coisas que lendo hoje, compreendo perfeitamente. EU ME IDENTIFIQUE MUITO com os personagens em vários aspectos ao longo do livro e vou guardar os aprendizados para sempre! (nossa que profundo, rssrs)

Nem preciso dizer que chorei horrores com esse livro!!!!!!!
Chris 23/11/2020minha estante
Muito triste, rm

Juh - @dosedafelicidade 25/11/2020minha estante
e você ainda vai ler, pq o livro é melhor hehe

jota 28/07/2013

15 de Julho 4ever!
Bem, são mais de quinhentas resenhas, acho que quase todas positivas. Então, tudo o que se diz de bom a respeito deste livro é verdadeiro.

Emma Morley e Dexter Mayhew certamente se tornarão personagens eternos um dia e este livro já passou a ser considerado um clássico moderno desde o lançamento.

Também vou ficar com o comentário certeiro de Nick Hornby, autor de Alta Fidelidade, aquele livro engraçado cheio de listas: "Cativante, inteligente, espirituoso." Em três palavras, tudo o que Um Dia é.

E completo: se em vez de um livro este fosse um refrigerador, certamente seria assim um Brastemp. Daquele modelo duas portas e com dispenser de água e gelo. Sem dúvida!
Daniel 30/07/2013minha estante
Dentro do que o livro se propõe, eu também gostei bastante. Vi algumas resenhas bem negativas, mas sinceramente, o quê estes leitores que não gostaram esperavam?

jota 30/07/2013minha estante
Então, Daniel, acho que esses leitores esperavam de Um Dia algo na linha dos livros do Nicholas Sparks (que nunca li, mas imagino como devem ser seus livros). David Nicholls coloca muito humor, sarcasmo e ironia nos relacionamentos de seus casais; essa história parece muito mais próximo da vida das pessoas do que certas "histórias de amor" de outros autores. Há diálogos muito engraçados e várias frases bem-humoradas em Um Dia, que me cativaram bastante, tanto quanto o curioso romance entre Emma e Dexter. Em suma, Um Dia pode ser leitura digestiva, mas também é inteligente, reflexiva.

Caroline Gurgel 17/01/2013

Decepciona um pouco.
Sabe aquele livro que você vai lendo, continua lendo, não consegue parar, mas ao mesmo tempo não tá amando? Foi mais ou menos o que senti.
A história parece não andar (ou andar pra trás muitas vezes) mesmo durando 20 anos. Você ri, você chora, se emociona com os sentimentos dos personargens. Ama Em, ama Dex, e ao mesmo tempo odeia os dois. Dá vontade de falar com eles e aconselha-los.
Masss, não sei bem explicar, me decepcionou. Não que eu esperasse um final óbvio, mas foi frustante. Tive vontade de parar por ali e abandonar o livro.
Não é ruim, é bom, por vezes divertido e por vezes extremamente triste, mas acho que a palavra que define o que senti é frustação.

Evelyn 29/01/2013minha estante
Concordo com você! Esse é um daqueles raros livros que na TV fica bem melhor. Já viu o filme ? Eu me apaixonei !

Caroline Gurgel 31/01/2013minha estante
Oi Evelyn. Não vi o filme ainda. Li o livro porque tinha visto o trailer do filme, mas depois que li não fui atrás do filme hahaha Vou assistir! :)

Natali 24/01/2013

Uma comédia romântica totalmente livre de clichê.
Sim, isso é possível, e David Nicholls a desenvolveu brilhantemente!

15 de Julho de 1988. É esse "o" dia que marca o início da história do casal Dexter Mayhew e Emma Morley. Eles se conhecem na festa de formatura da universidade e ambos sabem que, no dia seguinte, deverão trilhar caminhos diferentes. Porém, incapazes de esquecer o sentimento especial que os arrebatou neste dia, surge uma extraordinária relação entre os dois, que se segue ao longo dos dos vinte anos seguintes.

Os anos se passam e Dexter e Emma levam vidas isoladas - vidas muito diferentes daquelas que eles sonhavam ter. Contudo, flashes do relacionamento deles são narrados, um por ano, todos no mesmo dia: 15 de julho. E é assim que Dexter e Emma enfrentam disputas e brigas, esperanças e oportunidades perdidas, risos e lágrimas.

Enfim, Dexter e Emma não só compartilham uma vida paralela durante anos, como também um sentimento atemporal.
Ingrid 25/01/2013minha estante
Natali esse já tá na minha lista... ótima indicação!

Natali 25/01/2013minha estante
Eu gostei muito! Pretendo reler ele e "Liesel" ainda esse ano *.*

Mi Hummel 09/02/2014

Vinte anos. Duas pessoas.
Este livro não estava na lista de leituras, mas não sei bem o porquê, comecei a lê-lo.
E devo confessar, logo nas primeiras páginas achei que não ia gostar muito. A começar pelas letras - miudinhas, apertadas nas páginas - que prometiam complicar um bocado a leitura. ( Minha edição é a que consta na capa a cena do filme)

Bem, o que aconteceu? Não consegui largar o livro. E como se pode ver, não consegui sequer fazer o histórico de leitura por aqui.

Ainda não sei bem dizer o que houve ou identificar bem o motivo de ter gostado da leitura, mas o fato é que achei interessante a forma como Nicholls desenvolve a história que caminha em uma sucessão de diálogos e sentimentos de ambas as personagens.

Você é levado pelos pensamentos das personagens, por suas perspectivas de vida. Vê através delas o mundo e se pergunta como eles não percebem que são feitos um para o outro. A realidade é meio crua, com Emma Morley investindo em relacionamentos que não servem para ela e um inebriado Dexter Mayhew, louco por fama e sucesso.

Assisti ao filme logo após a leitura...E...Interessante, era capaz de saber o que cada personagem estava pensando durante as cenas, lembrando-me da sensação de fracasso de Em ou do desespero de Dex.

E, bem...O final me pegou desprevenida. Portanto, talvez os anos de separação tenham preparado o casal para o que estava por vir.
Mi Hummel 10/02/2014minha estante
Gleidson! Éramos dois. Também nunca tive um interesse em ler, mas...Ganhei o livro e...Bem, decidi dar uma chance. Não me arrependi. Não é um romance típico, mas gruda e você só larga quando chega no final. Bom, pelo menos, foi o que aconteceu comigo!