Um Dia

Um Dia David Nicholls

Resenhas - Um Dia

Thaís Inocêncio | @thais_inocencio 17/09/2020

Li no momento certo!
Existem, sei lá, meio milhão de palavras no dicionário de língua portuguesa, mas poucas conseguem descrever o que eu senti com esse livro. E, junto com aprender, o que eu mais gosto na experiência de leitura é sentir. Eu me senti Emma; eu me senti Dexter; eu me senti eu mesma perdida entre os vinte e os trinta, cheia de sonhos, mas também de crenças limitantes e entendendo que a vida é o que você faz dela, mas também é o que ela faz de você. ⁣

É por isso que eu acredito que essa é uma história de momento. Existe um momento certo pra esse livro entrar na sua vida. A Thaís de dez anos atrás não teria entendido nada (e provavelmente não teria gostado), porque ainda não teria visto ou vivenciado nenhum desses conflitos intrínsecos à juventude narrados aqui de modo tão cru. Mas Um dia entrou na lista de livros para ler antes dos 30, e esse foi meu momento certo.

Emma e Dexter se encontram logo após a formatura da faculdade, em 15 de julho de 1988, e, desde então, acompanhamos os subsequentes dias 15 de julho da vida deles, que revelam um relacionamento marcado por idas, vindas, egocentrismo, insegurança, decadência e superação. Tirei o livro da estante pensando que leria uma história de amor. Durante a leitura, percebi que, mais do que romance, a obra traz uma história de amizade. Terminei classificando o livro como uma história de crescimento, amadurecimento e (por que não) envelhecimento.⁣

A leitura é uma completa imersão no coração desses personagens ao longo de quase duas décadas, e eu mergulhei de cabeça lá no fundo. Recomendo a leitura (se ela se encaixar no seu momento certo) e o filme, que é uma adaptação bastante fiel ao livro, ainda que menos intensa do que ele.

site: https://www.instagram.com/thais_inocencio/
Larinha ð 17/09/2020minha estante
Pretendo ler...
Sua resenha ficou ótima ?????

Thaís Inocêncio | @thais_inocencio 17/09/2020minha estante
Obrigadaaa! Espero que goste tanto quanto eu!

Vinicius Casimiro 08/11/2020

Um amor de muitos anos...
O livro fala sobre a vida de dois jovens que terminaram a faculdade e terão que encarar a vida adulta. Os capítulos são divididos em anos.

No começo tudo é emocionante e isso está ligado diretamente com a juventude. Depois as coisas começam a ficar chatas por conta da vida adulta, mas eu adorei acompanhar os dois. Amar e odiar o Dex é inevitável. A Emma com certeza é uma pessoa que eu teria no meu ciclo de amigos. Ela é inteligente, engraçada e tem um olhar sobre o mundo que a maioria das pessoas não tem. Durante o livro eu também parei de gostar do Dex, assim como a Emma. Ele só é um cara legal quando tá junto dela. Sozinho ele consegue ser terrivelmente odioso.
Aparecida Freire 08/11/2020minha estante
Um Dia é realmente um livro impactante, Vinicius!!! Com o decorrer do tempo nós amadurecemos juntos com os personagens. E, de verdade, às vezes dava vontade de dar uns tabefes no Dex kkk.

Vinicius Casimiro 08/11/2020minha estante
Simmm Aparecida hahahaahahah

aline.gtavares 15/07/2020

UM DIA
que maravilha qdo entramos em uma história, que vira nossa. os personagens são maravilhosos, eu me apeguei muito a eles. já tinha tentado ler este livro em outra época, mas acho que agora li na hora certa,rsrs.
Após a formatura, com todas obrigações expostas, como vamos agir e conseguir se equilibrar na vida profissional sem esquecer de nossos relacionamentos, família, amigos. será que sempre conseguimos aprender com os erros do dia a dia, ou temos que apanhar muito para ver que temos que seguir outros rumos.
será que tudo o que planejamos conseguimos realizar, ou será que uma ligação não atendida, uma carta não enviada, ou até uma pequena palavra que não foi dita na hora certa, pode mudar tudo? mas uma coisa é certa, o que é para ser um dia vai acontecer.
É um romance parado, mas uma delicia de participar. Sempre me peguei fazendo caretas e brigando ou até mesmo sorrindo com a Ema e o Dexter. o final quase me matou =( , mas o autor conseguiu quebrar aquele sentimento de tristeza "profunda", e enfim, foi uma leitura adorável!
Rutinha 15/07/2020minha estante
Eu amei esse livro,mesmo com final??

aline.gtavares 15/07/2020minha estante
sim, ele é maravilhoso! =)

Mariana Storck 13/07/2012

Lindo
Livro perfeito que recomendo a todos, muito lindo e o modo como a história é passada é melhor ainda, nunca tinha lido nada parecido e me apaixonei pela história. O filme também é tão bom quanto o Livro, mas prefiro ler pelos detalhes, mas depois se poder ver o filme também recomendo pra ter uma noção melhor da história.
Nalice 14/07/2012minha estante
aaah, tô louca por esse livro desde o ano passado, mas sempre acontece alguma coisa e eu acabo não comprando... Tentei baixar ebook, mas não tem ele inteiro ):
Bem, quem sabe se na próxima passada na livraria eu não consiga finalmente o livro? ;) Beijos.

Mariana Storck 15/07/2012minha estante
Ana, esse eu ganhei no meu aniversário por que se fosse comprar também acabaria adiando kkkkk' tomara que você consiga por que vale apena.

Mônica 30/12/2012

um dos livros mais chatos já publicados
Perda total de tempo!!Chatissimo...e o filme só veio assinar embaixo...nem com atores queridinhos,conseguiu emplacar!Dificilmente lerei algo de David Nicholls novamente.
Poli 03/01/2013minha estante
Concordo! Me decepcionei com a leitura!

Mônica 05/01/2013minha estante
pois é...eu,vc e meio planeta,decepcionados.
Inegável a qualidade do trabalho de marketing.Esse sim,fez do livro, um best seller.

Lexylexylexy 01/05/2020

Brutal
Terminei o livro há cinco dias, mas só hoje consegui reunir as palavras necessárias para descrevê-lo: brutal e doloroso.

Me peguei chocada com a incapacidade e medo total de Dexter e Emma expressarem suas reais emoções, os desejos que tinham um pelo outro, pela vida, por tudo o que envolvia suas vidas tão distintas. O ceticismo de Emma e, em um contraste quase palpável, a fantasia com que Dexter levava a vida... anos. Como isso me irritou, me entristeceu. Mas foi imprescindível para entender a forma como cada um pretendia trilhar seu caminho.

Toda a história poderia ter sido drasticamente outra. E para isso, muito pouco. Entrega e coragem.

O que é estupidamente óbvio e cotidiano no livro é o que se evita diariamente. Um Dia pegou meu rosto gentilmente entre as mãos e o feriu com palavras que jamais foram, sequer, ditas. Palavras que pairaram entre os personagens desde o primeiro dia em que se conheceram. Ainda pairam. Mas que coisa...

Pela primeira vez chorei o que não aconteceu... um vácuo gigantesco que não há como ser preenchido.

Vejo, a dor é do que deixamos. O que nem ao menos tentamos. Suprimimos.

Com esse livro, chorei o mesmo dia por vinte anos, anos que já se passaram.

Espero que nunca seja tarde demais para ser corajoso(a), para sentir.

Que nunca seja tarde demais para querer. Porque nunca é tempo nenhum. O que um dia me ensinou é que só existe aquele momento para mudar tudo. Mas só saber disso não é o bastante.
Andressa 15/05/2020minha estante
Que texto lindo! Nunca li o livro, mas já assisti ao filme e uma das músicas instrumentais que toca no filme está na minha playlist. Você tem uma sensibilidade linda com as palavras.

Lexylexylexy 25/08/2020minha estante
Obrigada minha grande amiga! Vale muito a pena se emocionar com esse livro!

Jules 25/05/2011

“Um Dia” foi um dos melhores livros que li este ano. Estamos numa onda tão grande de livros YA e com temática sobrenatural que senti falta de uma obra que tivesse proximidade com o que é real. E “Um Dia” tem um enredo muito realista e foi essa a característica que tornou este livro um dos meus favoritos.

David Nicholls escreve maravilhosamente bem. Uma narrativa em terceira pessoa simples, mas repleta de inteligência e referências do mundo literário e musical. Além disso, temos diálogos afiados e envolventes dos protagonistas Dexter e Emma.

A história e desenvolvimento de “Um Dia” são fantásticos. Mostra jovens que acabam de sair da faculdade e acham que podem mudar o mundo. Há incerteza do que pode acontecer amanhã, as frustrações de sonhos que não se realizaram, a batalha que se trava em busca dos objetivos e os conflitos que se enfrenta em um relacionamento – tanto familiar, como na amizade e no amor. Mas, acima de tudo, esta obra fala sobre crescimento, amor e amizade. Esse livro poderia ser sobre você, ou sobre um amigo seu ou sobre qualquer pessoa que você conhece. A magia dele esta nisso. Poderia ser a história de qualquer pessoa.

Essa é uma das citações mais bonitas que David Nicholls colocou em “Um Dia”:

“Foi um dia memorável, pois operou grandes mudanças em mim. Mas isso se dá com qualquer vida.
Imagine um dia especial na sua vida e pense como teria sido seu percurso sem ele. Faça uma pausa, você que está lendo, e pense na grande corrente de ferro, de ouro, de espinhos ou flores que jamais o teria prendido não fosse o encadeamento do primeiro elo em um dia memorável.” – Grandes Esperanças de Charles Dickens.

Dexter e Emma se conhecem após a festa de graduação da faculdade – Edimburgo, 15 de julho de 1988. Após uma noite de muita conversa, beijos e álcool nasce uma amizade. E talvez, um sentimento a mais.

O dia seguinte é o inicio de uma nova era. Formados, eles irão dar rumo a suas vidas. Mas, essa amizade não vai ficar esquecida em uma noite de bebedeira. Não, ela irá perdurar por anos. Pois Emma e Dexter acabam se tornando melhores amigos. E o livro irá retratar a vida de ambos nos próximos vinte anos. Cada capítulo representa aquele mesmo dia, de um ano diferente.

Emma Morley é uma moça inteligente, esforçada que batalha para alcançar o seu grande sonho – ser escritora. Ela é apaixonada por Dexter desde que o viu pela primeira vez na faculdade. Sua vida após a graduação é frustrada e ela enfrenta vários obstáculos que a colocam em prova. Dexter Mayhew é rico, inconseqüente e quer curtir a vida. Não sabe o que quer do futuro, mas, no momento, ele quer aproveitar todas!

Em e Dex nunca perderam o contato. É uma daquelas amizades que você carrega para a vida toda. Quando Dexter pensa em alguém, aquele alguém com que gostaria de compartilhar algo, ele pensa em Emma. E esse sentimento é recíproco. Entretanto, barreiras terão de ser derrubadas, pois a vida de Dexter o leva a caminhos obscuros e isso pode afetar a sua relação com Emma.

A grande pergunta do livro é: “será que eles terminam juntos?”. Bem, leia e descubra. É uma leitura válida. Que realmente vale a pena. Este é aquele típico livro que você termina e fica pensando sobre a vida. Há toda uma reflexão por trás das páginas de David Nicholls. É um dos melhores romances dramáticos que li.

Para quem não sabe, o livro foi adaptado para o cinema e estréia este ano ainda. Onde temos a Anne Hathaway e Jim Sturgess com protagonistas. Confira o trailer legendado: http://youtu.be/3C1dSEK27L0
Ana Karla 27/05/2011minha estante
Adorei a resenha!

Jules 27/05/2011minha estante
Obrigada, Karla! :)

Smith3 26/10/2011minha estante
Amei sua resenha, vou comprar o livro assim que puder! Estava com uma dúvida cruel, mas agora estou interesadissima no livro ;)

CALINE 14/05/2012

Nada do que eu imaginava
Um Dia de David Nicholls é um livro genial, escrito de uma forma completamente diferente e com uma carga emocional muito grande. Infelizmente mesmo com todos esses predicados e mais alguns outros, Um Dia não é nada do que eu esperava e a história de amor e amizade, encontros e muitos desencontros entre Em e Dex não funcionou para mim.

Quando terminei o livro uma pergunta ficou reverberando na minha cabeça: porque eu não gostei de um livro que é sucesso de críticas, que todo mundo amou e que até mesmo a adaptação para o cinema não deixou a desejar?

A resposta para essa pergunta não é tão simples, até porque como falei acima Um Dia é um livro denso, muito bem escrito e que retrata o relacionamento entre duas pessoas de uma forma completamente diferente. Então vamos analisar por partes, quem sabe ao final dessa resenha eu possa ter descoberto junto com vocês porque eu não faço parte da maioria dos leitores que elegeu o livro como um dos seus queridinhos.

15 de julho, dia em que Em e Dex se conheceram, é também o dia escolhido pelo autor para narrar todo o livro. Cada capítulo retrata apenas fatos acontecidos no dia 15 de julho, desde 1988 até 2008. Essa forma de narrativa é bem diferente. Muitas pessoas acharam legal e até mesmo instigante uma vez que não importava se algo significativo poderia acontecer no dia 16, o capítulo acabava quando o fim do dia chegava, e nós tinhamos que imaginar o que havia acontecido. É claro que o autor não deixava nada sem resposta, no capítulo seguinte ou em algum outro mais na frente ele introduzia alguns flashbacks para que os leitores soubessem o que tinha acontecido no dia 16 e nos dias subsequentes.

O problema é que essa forma de narrativa não me agradou muito. Nem sempre aconteciam coisas relevantes nos dias 15 e por isso muitas vezes os capítulos retratavam apenas o cotidiano dos dois, o dia-a-dia, momentos sem importância e que não trouxeram nada de interessante a história. Sinceramente, se esses capítulos "corriqueiros" fossem retirados do livro a leitura teria ficado muito menos cansativa e entediante.
Além disso essa forma de narrar apenas um dia por ano da vida de Dex e Em não permitiu que o autor se aprofundasse na vida dos dois, que detalhasse mais as situações que eles viviam e isso tornou os capítulos bastante superficiais. Não tinha como se aprofundar quando tudo começa e termina em um só dia.
Para mim essa forma de narrativa deixou um sensação de vazio. Ahhh... eu também imaginei que algo de muito importante (além deles terem se conhecido) tinha relação com essa data, mas no final eu descobri que foi só por isso mesmo que a data foi escolhida, Dex e Em se conheceram.

Os primeiros capítulos se arrastam e parece que a história não vai a lugar algum, os parágrafos são gigantescos (muitas vezes tinham apenas dois parágrafos por página), quase sem diálogo (adoro diálogo, preciso da interação direta entre os personagens) e eu me sentia tão esgotada e "deprimida" com a vida horrorosa daqueles dois que sempre pausava um pouco até recuperar minha vontade de ler.
As coisas só começaram a ficar mais interessantes a medida que Emma e Dexter vão amadurecendo. Depois de muitos anos Dex começa a perceber que é um idiota de marca maior e Em consegue encontrar o seu caminho, mas até que isso aconteça muitos desencontros e decepções vão preencher a vida do dois.

O autor tentou criar personagens com personalidades realistas para que os leitores se identificassem com eles. Ele queria que nós percebessemos que histórias como a de Em e Dex podem acontecer com qualquer pessoa e que eles são cheios de problemas, dúvidas, inseguranças e incertezas como qualquer pessoa comum. O grande problema é que ele tentou tanto fazer com que os personagens tivessem personalidades realistas e plausíveis que eles acabaram fugindo da realidade. Emma e Dexter eram pessoas chatas demais, inseguras demais e que na verdade pareciam ter todos os defeitos do mundo e nenhum qualidade.

Emma Morley apertou um botão de espera desde o dia em que conheceu Dexter. Ninguém era bom o suficiente, nenhum relacionamento tinha futuro e ela não tinha coragem de dizer o que sentia mesmo quando tudo ao seu redor conspirava pra isso. Além de tudo sua vida profissional ia de mal a pior e durante anos ela permaneceu estagnada em lugar nenhum. Medrosa, sem auto-estima e amor próprio, covarde e presa a um amor estranho e absurdo, Emma era a imagem do desleixo e da fraqueza de caráter.

De todos os livros que eu já li não lembro de ter encontrado um personagem tão cafajeste, idiota, egoísta e imaturo quanto Dexter Mayhew. As únicas coisas que lhe importavam eram sexo, drogas e sempre ser o centro do universo. Nunca lembrava de Emma a não ser quando se encontrava em apuros ou quando estava solitário, ou seja, ela sempre foi sua segunda, quem sabe até terceira opção e o mais irritante de tudo é que na maioria das vezes ela sempre estava a disposição para ajudá-lo.

Mas o tempo, a maturidade e a vida modificou alguns pontos de suas personalidades e muitas coisas mudaram, mas eu deixo que esses detalhes vocês descubram quando lerem o livro.

Se para alguns o final foi surpreendente, para mim foi uma forma que o autor encontrou de tentar consertar o ritmo lento e desestimulante que se seguiu durante todo o livro, ele queria despertar fortes emoções, lágrimas, choque, deixar o leitor completamente aturdido. Certo, admito que fiquei surpresa, esperava um final TOTALMENTE diferente, o David devia isso a mim, a você e a Emma também, mas sem dúvida alguma foi melhor do que o final que a maioria dos leitores desejava e que eu imaginei.

Um Dia é um livro maravilhoso, inteligente e merece ser experimentado, o problema no meu caso, é que ao invés de me tocar o relacionamento entre Dex e Em me causou tédio e frustração e por isso o livro passou longe das expectativas que eu tinha pra ele.

Continua em: http://mundo-de-papel1.blogspot.com.br/search/label/David%20Nicholls
Sabrina758 13/07/2012minha estante
Compartilho também a minha opinião com a sua, Caline! Há tempo desejava lê-lo por conta dos tantos comentários super positivos, como também pelo grande sucesso que ele fez, aí pensei: "Nossa! Esse livro deve ser o máximo!" No entanto, não chegou nem perto de minhas expectativas também, infelizmente.
Bela resenha, querida!
Beeijo

Idalina 07/08/2020

Um dia, é a causa de tudo
Um possível romance que não aconteceu, mas se transformou em amizade por um logo tempo. Dexter Mayhew e Emma Morley se tornam amigos, talvez por não compreenderem o que sentiam um pelo outro, que se comunicam através de cartas, sendo que em todo dia 15 de julho eles marcam de se verem pessoalmente. Como leitura, sempre me iludia que os dois ficariam juntos, mas sempre acabava tendo raiva de Dexter, por ele ser tao imaturo, mas como a vida sempre da uma chance algo acontece, mas o tempo tem suas desaventuranças e algo acontece de novo.
Eu aprendi que vale a pena viver e aproveitar um dia....
Anaju$ 07/08/2020minha estante
Aí eu amo! ?

Idalina 07/08/2020minha estante
É uma leitura apaixonante e envolvente mesmo. Indico muito a leitura dele.

Jheni 28/07/2020

História legal, divertida, mas não consegui me conectar com os personagens. Esperava muito mais.
Michele Nunes 28/07/2020minha estante
Mesma coisa que aconteceu comigo!

Jheni 31/07/2020minha estante
Pois é. Tinha tudo pra ser muito bom

Natali 24/01/2013

Uma comédia romântica totalmente livre de clichê.
Sim, isso é possível, e David Nicholls a desenvolveu brilhantemente!

15 de Julho de 1988. É esse "o" dia que marca o início da história do casal Dexter Mayhew e Emma Morley. Eles se conhecem na festa de formatura da universidade e ambos sabem que, no dia seguinte, deverão trilhar caminhos diferentes. Porém, incapazes de esquecer o sentimento especial que os arrebatou neste dia, surge uma extraordinária relação entre os dois, que se segue ao longo dos dos vinte anos seguintes.

Os anos se passam e Dexter e Emma levam vidas isoladas - vidas muito diferentes daquelas que eles sonhavam ter. Contudo, flashes do relacionamento deles são narrados, um por ano, todos no mesmo dia: 15 de julho. E é assim que Dexter e Emma enfrentam disputas e brigas, esperanças e oportunidades perdidas, risos e lágrimas.

Enfim, Dexter e Emma não só compartilham uma vida paralela durante anos, como também um sentimento atemporal.
Ingrid 25/01/2013minha estante
Natali esse já tá na minha lista... ótima indicação!

Natali 25/01/2013minha estante
Eu gostei muito! Pretendo reler ele e "Liesel" ainda esse ano *.*

Vitor 30/05/2011

Belo e Tocate
O próprio autor disse que "Um Dia" pode até ser classificado como um romance, mas não é nenhum conto de fadas, o que é verdade.

Achei que o livro segue o mesmo estilo de "A mulher do viajante do tempo", o romance está presente, mas não é o elemento principal.

É um livro simples, gostoso de ler, com personagens de fácil identificação e caráter bem definidos; personagens estes que crescem, amadurecem, amam, odeiam, sofrem... vivem.

É uma história sobre amadurecimento, sobre as dificuldades de se tornar um adulto e o amor e AMAR... é o tipo de livro que te deixa com um gostinho de quero mais e com a certeza de que tirou preciosas lições dele. Um livro para se encantar, emocionar, rir e chorar; aquele o qual você vai guardar com carinho e emprestar para todos os seus amigos.

PEQUENO SPOILER
ps: entendi o porquê do autor dar esse desfecho à história,mas mesmo assim... queria que tivesse sido diferente
DRICA 15/07/2011minha estante
eu realmente não entendo o porque do destino da emma...sério.

Bianca 10/09/2014minha estante
Tudo acontece porque precisa acontecer. O que a gente deseja não é relevante. Nós temos os nossos destinos... a Emma e o Dexter também.

Lantsov1 16/10/2020

Um dia
Ora ora pra 2020 realmente vem se provando um ano diferente, se é que podemos chamar assim. Afinal eu li um livro de romance em 3 dias kkkk onde ja se viu isso??? Pois bem, como escrever um breve resenha sem querer chorar? Impossível! porém vou tentar.
Comprei esse livro no final de 2013 quando retornei de Mossoró para Fortaleza, pois tava no hype do filme. Ainda tava naquela de querer romances e coisa e tals, apesar de sempre ter achado o gênero tedioso e piegas. Depois 7 anos to aqui pagando pela língua kkkkk.
Bom o livro inicia com os personagens um tanto imaturos, entendo por serem jovens e coisa e tal e acabaram me da do uma visão da Emma que meu deus, um porre de garota, mas graças a deus no desenrolar da história sua personalidade é evoluída de forma fluida porem não deixando de lado as características da personalidade jovem ( a chatisse), acabei me identificando com alguns de seus ideais e comportamentos. Já não se dá pra falar o mesmo para Dexter que teve um amadurecimento lento, entendo que isso é do personagem mesmo a imaturidade e afins e se encaixa perfeitamente na história meio que pra sobrepor ao jeito centrado de Emma.
Apesar de o autor ser muito detalhista eu não achei que tornou a leitura tediosa, pelo contrário eu estava instigada a ler cada vez mais, não sei se pq ja sabia da história por tee visto o filme ou não. De qualquer maneira achei que o crescimento deles foi muito bem desenvolvido, o lance de balancear quando um estava por cima meio que parecia que o outro tinha que estar por baixo, para enfim estarem estabilizados. Eu chorei bastante, ainda estou chorando, e creio que vou ficar assim por uns dias.Um livro incrível que levei tantos anos pra ler pois tinha preconceito com romance. 2020 de todo não foi tão terrível para mim afinal me deu a oportunidade de ler gêneros que me evitava ler a todo custo e acabei amando alguns dos que eu li.
E eu não sei pq mas o livro me remete muito a musica A Cada Dia do Fake Number.
Maisa.Santana 16/10/2020minha estante
Muito parecido comigo isso hahaha eu ganhei ele em 2014, por que a maisa de 17/18 anos era apaixonada por romance dramático e clichês. Mas acabei vendo o filme primeiro, infelizmente, quando ainda tava no começo do livro, e aí acabei desistindo de ler por que não queria sofrer duas vezes, e com livros o sofrimento é maior. Hoje, 6 anos depois, resolvi dar uma chance pra terminar de ler. Quase desisto no começo, pois não tenho mais saco pra romance. Meus gostos literários hoje em dias são outros, completamente diferentes kkkk mas cá estou eu tentando terminar

Lantsov1 19/10/2020minha estante
nossa espero que conclua kkkk e goste tanto quanto eu gostei. pra mim foi um dos melhores que li esse ano

Nataly 28/03/2013

Um Dia
Não há palavra que vá descrever o meu amor por este livro. Foi paixão à primeira vista e amor à segunda.
Quando o vi na livraria a primeira vez, peguei, sentei e folheei. Pude apenas fazer isso, já que estava sem dinheiro para comprar. Por sorte, o meu namorado me deu logo depois. Então, mesmo com muitos outros livros pendentes, não me importei e comecei a ler o meu mais novo livro favorito: Um Dia.

Um Dia conta 20 anos da história de Dexter e Emma, durante todo o dia 15 de julho de cada ano.
Por que dia 15 de julho? Porque foi quando se conheceram, no dia da formatura e pensavam que nunca mais se encontrariam.

Dexter é bonito, tem dinheiro e não presta. Até então não presta pelo fato de querer todas as mulheres, por fazer o tipo galinha, entendem? Mas isso é só o início, tudo piora muito quando ele conhece o que destrói muitas famílias, o tão desejado sucesso.
Já Emma é inteligente, pobre e trabalhadora. Adora escrever! Ama literatura e, principalmente, o Dexter. Ao contrário dele, ela tem que ralar muito para conseguir algo na vida, para se sustentar. Emma tem um péssimo emprego, o que faz com que eu me identifique demais com ela. Não só por isso, claro, eu praticamente me li durante todo aquele tempo. Em nenhum momento discordei ou pensei em tomar uma atitude contrária a dela. Desde as paixões a maneira de pensar ou agir, me senti Emma.

São 20 anos de história que me emocionou e me apaixonou. Amei e odiei o Dexter, assim como Emma. Me comovi com cada situação, me apeguei e cresci com cada personagem e, definitivamente, amei o livro. Uma palavra boa para descrevê-lo seria surpreendente, embora ainda estivesse longe de explicar o meu sentimento por ele.
Quem me conhece sabe que o meu gênero favorito é romance, tanto para livros quanto para filmes, e sabe, também, que sou apaixonada pelos da Jane Austen. Ela é uma das minhas autoras favoritas. Amo suas obras, seus personagens e sua época. São clássicos que deixam qualquer uma suspirando. Mas devo confessar que, Um Dia, ultrapassou todas as minhas expectativas e meus outros romances, só que de uma maneira diferente. Na maioria das vezes, simplesmente me apaixono, assim como a personagem, mas esse livro me fez viver e sentir tudo. Não terminei o livro apaixonada, como nos outros. Terminei surpreendida, triste e alegre ao mesmo tempo. Foi uma grande mistura de sentimentos que só me fizeram admirar e agradecer o autor por me proporcionar o incrível prazer de ler sua obra. Como eu gostaria que ele estivesse na Bienal esse ano!

Como vocês podem perceber, mal consegui falar da história em si, pois se eu começar, vou me empolgar, acabarei dando spoilers e vai ter gente querendo me matar depois. Eu só espero que tenha conseguido passar a minha admiração pelo livro e falar: LEIAM UM DIA! Compra, pega emprestado, faz qualquer negócio. Eu não iria querer passar mais um dia sem ele.

Eu tive pena de acabar o livro. Tentei aproveitar ao máximo cada parte dele, então acabei deixando-o repleto de tags.

Esse livro é surpreendente! Mais do que recomendado!

SHEILA 07/04/2013minha estante
Nataly comecei a ler o livro, depois eu volto para dar minha opinião...Espero gostar tanto quanto você!!!

SHEILA 07/04/2013minha estante

Amanda Azevedo 17/02/2012

"Vinte anos, duas pessoas, um dia."

Surpreendente. Essa é a palavra que escolho para definir o livro Um Dia. Antes de começar a leitura eu esperava um romance que fosse me arrancar rios de lágrimas, um romance de tirar o fôlego. Mas não, o livro não segue essa linha. Mas para minha total surpresa e felicidade, eu não fui surpreendida de forma negativa. Traduzindo isso em algumas palavras: Nem melhor nem pior, apenas diferente. — Diferente de um jeito, lindo!

Dex e Em (Dexter e Emma) se "conheceram" no dia 15 de julho de 1988, na noite da formatura da faculdade. Mesmo, aparentemente, não sendo nada parecidos — Dexter faz o estilo bonitão, popular, descolado; enquanto Emma é a típica garota inteligente com complexo, as vezes, de 'o patinho feio' e com um senso de humor incrível — mas eles têm algo em comum: um futuro incerto que os espera.

O primeiro encontro que tiveram, apesar de rápido, foi intenso e marcante. Pois a partir dali, nasceu uma amizade, grande amizade. Eles se tornaram melhores amigos. Dex&Em, Em&Dex. Mesmo sendo grandes amigos, é natural que tenham seguido caminhos diferentes. Afinal eles acabaram de se formar, é agora que estão indo para a vida adulta e isso requer mudanças.

Cada capítulo do livro narra o que acontece no dia 15 de julho de determinado ano. Começa em 1988, depois 1989 e assim por diante. Achei a ideia do livro fantástica, e a narrativa do autor, perfeita. Mesmo que só saibamos o que acontece em um dia do ano na vida dos personagens, quando o próximo capítulo começa, narrando o ano seguinte, não ficamos perdidos. Conseguimos perfeitamente nos situar. Não ficamos com aquela interrogação na cabeça sem saber como foram os outros 364 dias do ano dos personagens.

É importante lembrar que, nos dias 15 de julho desses anos, os personagens não estão necessariamente juntos. É narrado o que se passa nesse dia, independente deles estarem no mesmo lugar ou não.

Um Dia é mais um livro sobre a vida, do que um romance choroso. Mas isso não tira a emoção que o livro trás. Como posso dizer? Um Dia é real! São personagens de carne e osso, assim como eu e você. As dúvidas e situações são fatos que nós estamos sujeitos a enfrentar. Isso faz com que um vínculo forte se crie entre o leitor e os personagens.

Os personagens são apaixonantes. Cada um é capaz de nos conquistar a seu modo. Capazes de nos fazer rir, sentir raiva, ansiedade, emoção... Os personagens são maduros, mas isso não quer dizer que não cometem erros. O livro é fiel à realidade e mesmo assim, encantador. Se eu recomendo? Com certeza. Quem tem e reconhece o valor de uma boa e verdadeira amizade vai se render aos encantos desse livro.

Amanda — Lendo & Comentando
Visite: lendoecomentando.blogspot.com
Amanda Azevedo 30/05/2012minha estante
Que bom, Camila! Fico feliz em saber. Obrigada!