Um Dia

Um Dia David Nicholls

Resenhas - Um Dia

Raimundo.Sales 11/07/2022minha estante
Uma excelente análise! Parabéns!

Mirna20 11/07/2022minha estante
Obrigada!

Mirna20 11/07/2022minha estante
? ?

Ana 29/12/2015

Um dia tudo acontece.
Sabe esse livro me levou a refletir naquele dia,sabe(rs)? Aquele dia que provavelmente mudou a sua vida em proporções cósmicas,só que você não percebe pois ele é sutil, mas esta lá e se não estivesse sua vida seria totalmente e proporcionalmente diferente,aquele dia que você conheceu aquela pessoa que esta com você ate hoje, por exemplo, e se esse dia tivesse sido diferente?se vocês dois nunca tivessem topado?pense na proporção de acontecimento que nunca teriam sido desencadeado se você não tivesse conhecido essa pessoa?Eu ganhei esse livro no dia do meu aniversario um dia 7/11 que se repete a 25 anos, 22(na época) e esse dia repetidamente me encontra durante os anos.E eu nunca tinha refletido sobre o poder dos dias em nossas vidas. Porque: "Dias onde podemos viver senão neles...?" Valeu Marcinha Garces por me dar de presente esse livro maravilhoso...!!!
marcinha 29/12/2015minha estante
Que lindo! Desejo muito mas dias na sua vida e que nesses dias haja muito mais livros.

Ana 29/12/2015minha estante
Quanto mais melhor..rs

Camila A. Meireles 26/01/2016minha estante
Este livro me fez pensar nessa sucessão de dias de que é formada nossa vida.

@livrodegaia 16/05/2012

Vinte anos. Duas pessoas - UM DIA. David Nicholls – Editora Intrínseca.
“Destinado a tornar-se um clássico moderno.” DAILY MIRROR

Tenho uma forte tendência a não conseguir tecer comentários que me pareçam suficientemente persuasivos e satisfatórios sobre um livro que tenha me marcado muito. Isso me irrita, porque deveria ser justamente o contrário. Por mais que a resenha esteja boa, é impossível fazer justiça à grandiosidade de determinadas obras. E é nesse contexto que se enquadra “Um Dia” de David Nicholls, que antes mesmo deu terminar a leitura, já tinha o seu lugarzinho de honra entre os meus romances favoritos. Mas como sou teimosa, vou tentar passar um pouco do brilhantismo guardado em 416 páginas. Eu disse TENTAR, ok?! Rs

Acredito que esse é o tipo de livro que agrada qualquer leitor, mas em especial, os que estão na casa dos vinte anos em diante, os recém-formados, os que passam, passaram ou viram alguém passar por alguns dilemas iguais ou semelhantes aos enfrentados pelos personagens, enfim, os que entendem como ninguém que a vida é muito mais complicada do que aparenta ser nos corredores das faculdades e que ganhar o mundo é mil vezes mais difícil do que conseguir um diploma.

Digo isso porque não se trata apenas de um livro que conta uma história de amor, é um livro que fala de sonhos profissionais, de arroubos da juventude, de altos e baixos, de inversão de valores, deslumbramentos, convivência social, amizades de momento, amizades eternas, erros e acertos, qualidades e defeitos, traições, desapontamentos, insucesso, sucesso, oportunidades, escolhas, amadurecimento, enfim, é um livro inteligente sobre a vida, escrito de forma assustadoramente honesta, verdadeira e muito realista.

“Dex e Em, Em e Dex.”

“Você é linda, sua velha rabugenta, e se eu pudesse te dar só um presente para o resto da sua vida seria este. Confiança. Seria o presente da Confiança. Ou isso ou uma vela perfumada.”

A estória se desenvolve de 1988 a 2007. Após a festa de formatura do ensino superior, Dexter e Emma passam a noite juntos e esse DIA marca a vida dos dois para sempre, apesar de terem tomado caminhos totalmente diferentes logo depois. UM DIA: 15 de junho de 1988.

Dexter é um jovem popular, sedutor, sacana, se perde fácil por qualquer rabo de saia, confiante, vaidoso, de família abastada, não tem planos específicos para o futuro e só quer se divertir por um tempo viajando mundo afora para se descobrir. Caro leitor, não se assuste se você sentir uma súbita vontade de afogar o Dexter numa taça de Dry Martini. Às vezes ele bem que merece... rs

Emma por outro lado, é uma garota simples, pudica, irônica, engraçada, inteligente, cheia de ideais políticos e sonhos, mas que tem uma baixíssima auto-estima. A relação dos dois ao longo dos anos é antes de tudo uma relação de profunda amizade que, por vezes, se torna bem colorida. Os anos passam e nem tudo na vida dos dois sai como planejado. O que terá acontecido na vida de Emma e Dexter? Eles seguiram juntos? E se seguiram, foi como amigos ou como casal? A vida pega tantas peças, meus caros... Como estarão as coisas 20 anos depois naquele mesmo dia?

A narrativa de Nicholls é bem peculiar. Como o livro é dividido em anos, o autor narra o que se passa no dia 15 de junho de todos eles, tanto sob a perspectiva de Emma quanto na de Dexter. Isso faz o leitor se aproximar intimamente dos personagens, sentir seus medos, conflitos, desejos, frustrações... É tudo muito intenso. No início estranhei, mas foi fácil me acostumar porque o enredo é extremamente envolvente. O leitor se identifica com várias situações. Um dos vários pontos interessantes da trama é sem dúvidas poder acompanhar o crescimento, o desenvolvimento, a evolução dos personagens.

Repleto de sarcasmo e tiradas memoráveis, os diálogos refinados entre Emma e Dexter deixam a estória engraçada e bem divertida. As passagens que narram o constrangimento e a tensão sexual entre os dois são hilárias! É definitivamente uma história de amor/amizade muito original. Entretanto, as inesperadas e drásticas rasteiras que a vida dá virando tudo de cabeça para baixo sem dó nem piedade também tem seu espaço na trama. Quero dizer que, ao mesmo tempo em que me arrancou sorrisos e boas gargalhadas, também me arrancou muitas lágrimas. Para ser sincera, terminei o romance absurdamente comovida.

É o tipo de livro que faz você pensar na sua própria vida, no rumo que poderá dar a ela com base nas escolhas que faz no presente e te inspira a ser uma pessoa melhor, a dar prioridade ao que realmente vale à pena. O tempo não passa, ele corre. Não seria melhor abrir os olhos e valorizar o que há de melhor a sua volta? Como você se imagina aos quarenta anos?

Se eu pudesse, obrigaria todos a ler “Um Dia”. Caiu como uma luva como leitura de fim de ano, um período de muitas reflexões, desejos de mudança e expectativas para o futuro. É um daqueles livros especiais que você não consegue expressar o quanto adorou.

“Foi um dia memorável, pois operou grandes mudanças em mim. Mas isso se dá com qualquer vida. Imagine um dia especial na sua vida e pense como teria sido o seu percurso sem ele. Faça uma pausa, você que está lendo, e pense na grande corrente de ferro, de ouro, de espinhos ou flores que jamais o teria prendido não fosse o encadeamento do primeiro elo em um dia memorável.” CHARLES DICKENS

P.S Vale lembrar que a capa com a cena do filme (que pretendo assistir o quanto antes) é belíssima. Geralmente prefiro à original, sem foto dos atores, mas essa é uma exceção a regra. Aliás, o Jim Sturgess de perfil na capa do livro não está cara do Tom Sturridge? Pelo menos eu achei...
Camis 02/01/2012minha estante
Já estava com vontade de ler o livro, após ler sua resenha, fiquei com mais vontade ainda. Muito boa! Você disse que tentaria e conseguiu. Sua resenha foi altamente persuasiva e satisfatória para mim.

@livrodegaia 03/01/2012minha estante
Fico feliz que tenha gostado, Camila. Obrigada! =)

Victória Ferraz 05/01/2013minha estante
um dos melhores romances na minha opinião..

Bia 28/05/2018

Eu amo (e sempre vou amar) esse livro.
Um dia é um livro diferente dos outros, e eu entendo quem não consegue gostar, mas esse livro tem um lugar reservado no meu coração a anos e a cada releitura eu descubro que gosto dele ainda mais.

O Livro conta a história da Emma e do Dexter, que se conheceram logo após uma festa da faculdade e que era para ser só uma noite, porém acabaram virando amigos.

E essa amizade durou muitos, muitos anos meus amigos, e quando eu digo muitos eu quero dizer que você vai ter uma paciência bem grande para ver esses dois juntos, e sem a certeza de que eles vão ficar juntos mesmo.

A Emma tem uma autoestima bem baixa, ou melhor, a Em não tem autoestima, mas não é exatamente o tipo de protagonista que tem tudo para ser feliz e não é, as coisas só dão muito errado na vida dela.

Já o Dexter, aaaa o Dex, ele é um cara jovem e babaca, não tem como descrever o Dexter de outro jeito, quando tudo está quase dando certo ele vai lá e estraga todas as chances dele, mas devo dizer em sua defesa que ele sempre tenta demonstrar seus sentimentos, o problema é que ele só faz isso quando está muito, muito bêbado.

Esse é um outro ponto que você vai ver muito no livro, o Dexter bêbado.

Mas sabem o que é muito legal nesse livro? A construção dos dois personagens principais, estamos acostumados a ver um casal se conhecendo e ficando loucamente apaixonados sem nem mesmo saber nada sobre o outro, aqui isso não acontece, a Em e o Dex se conhecem como ninguém, e mesmo assim não estão juntos.

Além disso você vê os dois no passar dos anos, não é um casal jovem que continua jovem, são duas pessoas que seguem suas vidas erram (EU TO FALANDO DE VOCÊ NA PARTE DO ERRAM DEX), acertam, e fazem bobagens idiotas e sem sentido, porque as pessoas são assim mesmo.

O livro tem um humor diferente dos outros, algo mais auto depreciativo e menos óbvio, e essa também é uma coisa que eu gosto muito nele.

O final te deixa sem chão e com o coração em pedaços espalhados por toda a parte, porque te mostra tudo que poderia ter sido (juro que isso não é spoiler gente) e que não foi, e talvez isso é que faça tanta gente não amar esse livro, você olha para aquele final e pensa "TUDO PODIA TER ACONTECIDO ALI MERDA PORQUE ELES ESPERARAM TANTO TEMPO?", mas gente, vem cá, vocês nunca adiaram alguma coisa? Vocês nunca quiseram falar algo para alguém e não falaram por ter medo da reação? Essa é a situação da Em e do Dex, e essa é uma situação que eu acredito que muita gente já passou.

Outra coisa que é muito legal nesse livro é o fato de que o autor fala (mesmo que pouco) de alguns personagens que não fariam tanta diferença, mas que dão um toque especial na história mostrando mais ainda a grande teia em que vivemos.

Por fim vou deixar a frase que mais me marcou nessa história.

"Dexter, eu te amo muito. Muito, muito, e provavelmente sempre amarei. Só que eu não gosto mais de você. Sinto muito. " Página 206
Hanna 28/05/2018minha estante
Adorei a citação hauhauaha esse você vai me emprestar também? -Q

Ninna 03/06/2018minha estante
Que resenha maravilhosa

Bia 06/06/2018minha estante
Obrigada Ninna

Carol 20/06/2021

Dex e Em, Em e Dex
Emma e Dexter são recém formados da faculdade que se conhecem durante a festa de formatura. O livro todo se passa a cada 1 ano da data que eles se conheceram: 15 de julho. O livro é lindo e conta sobre a vida dos dois e oque estão fazendo a cada 15 de julho de um novo ano. Muito sensível e lindo. O autor conseguiu captar muito bem as reviravoltas da vida. Duas almas gêmeas que se encontram no final. É MUITO diferente do filme. Mas aconselho que leiam primeiro pra depois ver. Qualquer um se apaixona. 5 estrelas por essa leitura maravilhosa.
Deysinha 20/06/2021minha estante
Esse livro é ótimooooo

Carol 20/06/2021minha estante
Demaaaaaaais.. Tô chorando horrores. Um dos melhores desse ano que li

Deysinha 20/06/2021minha estante
Chorei muitooo quando li

Lu 07/03/2012

"Especial" é a palavra que me vem à mente para definir "Um Dia". Nem mais, nem menos. Talvez porque eu esteja tomando-o como mais uma lição do "Não julgue o livro pela capa". Mas é que eu tinha tanta certeza de "Um Dia" era uma dramalhão chato a la Nicholas Sparks. (sem ofensas!)

E não poderia estar mais errada. A beleza do livro do David Nichols está no delicado equilíbrio entre o drama e a comédia. Não se engane, há muitas partes tristes. E partes alegres. Não diria que o livro é "engraçadissimo", mas eu me peguei sorrindo mais de uma vez. E, mais importante do que isso, eu me identifiquei com os personagens.

Não há nada de espetacular em Em e Dex, Dex e Em. Eles são como todo mundo. São boas pessoas, que cometem erros, são complicados e se perdem. Sem fantasias, gente espetacularmente bonita, famosa, rica, inteligentíssima, etc, etc. Só um casal de amigos que esta crescendo junto e tentando achar o seu caminho. Conhece essa história? Pois é. Isso é o que torna esse livro especial.

A narrativa levemente debochada de Nichols dá o tom certo à história, evitando que a receita desande para o dramalhão, o que é um alívio.

A surpresa do final não me agradou muito, mas não acho que chegue a tirar o brilho da história. Estou dando cinco estrelas com gosto.

Recomendo!
Evy 06/03/2012minha estante
Oi Lu!
Como sempre adoro suas resenhas, ainda bem que to com esse livro nas mãos e vou começar a ler amanhã! Sua resenha me deixou ainda mais com vontade de ler. E como você não é a primeira a super elogiar esse livro, eu to muito curiosa!
Depois venho dizer se curti.
Bjos

Evy 13/03/2012minha estante
Terminei de ler e amei! :)

Van 07/03/2013minha estante
Li o primeiro capítulo e assisti o filme..

Acho que a sua resenha me deixou com vontade de ler o livro mesmo já sabendo o desfecho.

Ratinha da Biblioteca 08/10/2017minha estante
Parece que entre tantos apaixonados por esse livro, encontrei alguém que não caiu nas garras de David rsrs. Não só a forma como foi escrito, mas a estória em si é tão sem noção e desanimador. Alguém que passa uma vida sem saber o que quer dela? Vivendo de porres e empregos os quais acha deploráveis? Me senti decepcionada e não achei nenhum pouco interessante..

NatyNatalia 08/11/2017minha estante
Essa resenha resumiu meus sentimentos ?

Thiago Ayres 08/11/2017minha estante
Completamente, uma vida inteira jogada fora, pra chegar na meia idade quebrado e com metade da vida desperdiçada. Aquele outro namoradinho dela, comediante, também uma personagem sem noção nenhuma. Uma história que não tem direção, é um ponto vazio indo pra lugar nenhum. Brubs e Natália, partilhamos da mesma opinião sobre esse livro menos que comum.

Ana 12/09/2017

Um dia
Um amor cheio de encontro e desencotros, onde só restou às lembranças.
Confesso que não gostei da parte da morte dela eles mereciam mais dias juntos. Um amor cheio de amizade! Em & Dex Dex & Em ?
Gabrielle106 04/10/2017minha estante
caramba, que spoiler :-O

Rodrigo 10/10/2017minha estante
Avisa que tem spoiler caralho

Karol 10/10/2017minha estante
Pqp, que spoiler grotesco!
Tá na hora de começar a banir esse povo sem noção!

Camila 20/05/2011

Um Dia
Comecei a ler esse livro sem grandes pretensões e de repente me peguei completamente envolvida pela história de Dexter e Emma. Essa história começa no dia 15 de julho de 1988, após a formatura deles na faculdade. Eles passam a noite juntos, completamente sem compromisso, e depois disso cada um segue sua vida! É aí que as coisas começam a ficar interessantes. Cada capítulo do livro se passa em um 15 de julho e mostra o que está acontecendo na vida de Emma e de Dexter... E o mais legal é que eles nunca perdem contato!! Entre altos e baixos, a vida vai seguindo, os dois vão envelhecendo, pessoas entram e saem da vida deles, mas Dex e Em mantém uma grande amizade!
Me apaixonei por esse livro! Depois de tantas leituras sobrenaturais, ter um pouco de "vida real" é sempre bom! rs...

www.leitoracompulsiva.com.br
Carol 22/05/2011minha estante
Que fofo que deve ser o livro, parece a história de "Onde terminam os arco-íris" só que lá a história é contada toda por e-mails que eles se mandam. Deve legal :D

Alessandra 25/06/2011minha estante
Amei, vou ler.

Gabrielly 11/07/2016

Favorito
Nicholls traz uma história de amor entre melhores amigos que passam por idas e vindas, além de muitos desentendimentos. E apesar de seu final triste, diferente de muitos romances, a narrativa cativa o leitor, descrevendo o mesmo dia durante 20 anos na vida de Emma e Dexter a partir do dia em que se conheceram.
A história é realmente muito bonita em seu todo, desde o início ao seu final, levando você a dar grandes gargalhadas e muitas lágrimas também.
De todos os livros de romance que já tive oportunidade de ler, este com toda a certeza é o meu favorito.
Carlos Patricio 11/07/2016minha estante
o final compensa o meio arrastado, hehe

Gabrielly 24/10/2016minha estante
Verdade!

Leticia Simoncelos 10/03/2018

Me decepcionei
Sabe quando a gente lê para não ficar com a consciência pesada de começar e não terminar? Este livro foi basicamente isso. Nunca tive ânimo para livros que relatam fatalidades ou vivem aquele "perrengue" a história toda para terminar em um fim sem graça.

Um Dia me fez lembrar de um outro autor super amado (não por mim) que parece amar tragédias a tal ponto que as coloca em todos os seus livros.
Por este motivo abandonei todas as suas obras e assim foi com este livro, abandonei a leitura umas 3 vezes para no fim das contas ler para acabar logo com esse vai e volta.

Acredito que a tragédia não foi a única coisa que me desanimou mas também o início de tudo, muita "vida torta" de ambos os personagens, bebedeiras, e um ar de falta de sentimentos que me deixou entediada. Acredito que foi uns dos livros mais ruins que já li.
Tammy 29/03/2018minha estante
Concordo com exatamente tudo o que você falou!!!!

Aline.Martins 01/05/2018minha estante
Concordo.

Carol Pires 01/04/2016

um dia
Nunca li um livro tão chato quanto esse.
os protagonistas não cativam o leitor. Não tem um bom desenrolar da história. Para conseguir terminar de Lee está um sacrifício
ntampinha 17/05/2016minha estante
Concordo... Estou sofrendo para terminar de lê-lo...

Jaque 14/11/2016minha estante
Concordo..para mim a historia deveria ser melhor...

Isa 30/10/2017

Um dia - divisor de opiniões
Odiado por muitos e amado por outros,"Um dia" é uma obra de David Nicholls que divide opiniões entre os leitores. A obra conta a história de Emma Morley e Dexter Mayhew que no último ano da universidade decidem "passar um tempo juntos" - se é que me entendem - porém nada sai como o esperado e eles acabam apenas dormindo juntos - literalmente só dormindo - e o Dex fala sobre o dia de São Swithin - dia 15 de julho - e sobre a superstição por trás desse dia. E é nesse dia que a história é contada.
São 20 anos retratados na obra, porém os capítulos são narrados no dia que eles decidiram passar o dia juntos (15 de julho), ou seja, cada ano, desde 1988, no dia 15 de julho, fala sobre como anda a amizade/amor entre eles.
Emma sempre foi apaixonada por Dexter, porém teve que colocar esse amor em uma caixinha no fundo do coração porque Dexter era um fanfarrão que adorava ser de todas e de ninguém ao mesmo tempo. Anos se passam e essa amizade passa por altos e baixos, como toda amizade de longo tempo passa.
Pra não conter spoiler vou finalizar por aqui, apenas acrescento que, na primeira vez que tentei lê-lo O-D-I-E-I com todas as forças do universo. Eu não tinha percebido que a história era narrada a cada 1 ano e quando percebi tive que voltar tudo do início, acabei me estressando e abandonei. Recentemente resolvi dar uma segunda chance ao livro - porque eu não sei abandonar definitivamente uma leitura - e por incrível que pareça eu AMEI a história. Fiquei com ódio do final - obviamente - mas o livro me fez derramar lágrimas como uma torneira vazando.
Mesmo não sendo o tipo de livro que eu não gosto - narrado apenas por partes - eu acabei me apaixonando pela história do Dexter e da Emma, pois é uma grande lição de moral. Às vezes nos passamos a vida toda procurando por aquele(a) que vai nos fazer feliz e não percebemos que essa pessoa está bem embaixo do seu nariz. E como nossas expectativas às vezes não saem como esperado e de como é doloroso pegar o caminho mais fácil ao invés do mais difícil, etc.
Vale MUITO a pena a leitura. E para aqueles que, assim como eu, abandonaram a leitura de primeira, peço que reconsiderem e deem mais uma chance ao livro, prometo que vão se surpreender.
Ruth 31/10/2017minha estante
Estava desmotivada a ler por causa de opinião de terceiros. Gostei da sua resenha. Vou ler o livro.

Isa 31/10/2017minha estante
Espero que goste do livro!

CALINE 14/05/2012

Nada do que eu imaginava
Um Dia de David Nicholls é um livro genial, escrito de uma forma completamente diferente e com uma carga emocional muito grande. Infelizmente mesmo com todos esses predicados e mais alguns outros, Um Dia não é nada do que eu esperava e a história de amor e amizade, encontros e muitos desencontros entre Em e Dex não funcionou para mim.

Quando terminei o livro uma pergunta ficou reverberando na minha cabeça: porque eu não gostei de um livro que é sucesso de críticas, que todo mundo amou e que até mesmo a adaptação para o cinema não deixou a desejar?

A resposta para essa pergunta não é tão simples, até porque como falei acima Um Dia é um livro denso, muito bem escrito e que retrata o relacionamento entre duas pessoas de uma forma completamente diferente. Então vamos analisar por partes, quem sabe ao final dessa resenha eu possa ter descoberto junto com vocês porque eu não faço parte da maioria dos leitores que elegeu o livro como um dos seus queridinhos.

15 de julho, dia em que Em e Dex se conheceram, é também o dia escolhido pelo autor para narrar todo o livro. Cada capítulo retrata apenas fatos acontecidos no dia 15 de julho, desde 1988 até 2008. Essa forma de narrativa é bem diferente. Muitas pessoas acharam legal e até mesmo instigante uma vez que não importava se algo significativo poderia acontecer no dia 16, o capítulo acabava quando o fim do dia chegava, e nós tinhamos que imaginar o que havia acontecido. É claro que o autor não deixava nada sem resposta, no capítulo seguinte ou em algum outro mais na frente ele introduzia alguns flashbacks para que os leitores soubessem o que tinha acontecido no dia 16 e nos dias subsequentes.

O problema é que essa forma de narrativa não me agradou muito. Nem sempre aconteciam coisas relevantes nos dias 15 e por isso muitas vezes os capítulos retratavam apenas o cotidiano dos dois, o dia-a-dia, momentos sem importância e que não trouxeram nada de interessante a história. Sinceramente, se esses capítulos "corriqueiros" fossem retirados do livro a leitura teria ficado muito menos cansativa e entediante.
Além disso essa forma de narrar apenas um dia por ano da vida de Dex e Em não permitiu que o autor se aprofundasse na vida dos dois, que detalhasse mais as situações que eles viviam e isso tornou os capítulos bastante superficiais. Não tinha como se aprofundar quando tudo começa e termina em um só dia.
Para mim essa forma de narrativa deixou um sensação de vazio. Ahhh... eu também imaginei que algo de muito importante (além deles terem se conhecido) tinha relação com essa data, mas no final eu descobri que foi só por isso mesmo que a data foi escolhida, Dex e Em se conheceram.

Os primeiros capítulos se arrastam e parece que a história não vai a lugar algum, os parágrafos são gigantescos (muitas vezes tinham apenas dois parágrafos por página), quase sem diálogo (adoro diálogo, preciso da interação direta entre os personagens) e eu me sentia tão esgotada e "deprimida" com a vida horrorosa daqueles dois que sempre pausava um pouco até recuperar minha vontade de ler.
As coisas só começaram a ficar mais interessantes a medida que Emma e Dexter vão amadurecendo. Depois de muitos anos Dex começa a perceber que é um idiota de marca maior e Em consegue encontrar o seu caminho, mas até que isso aconteça muitos desencontros e decepções vão preencher a vida do dois.

O autor tentou criar personagens com personalidades realistas para que os leitores se identificassem com eles. Ele queria que nós percebessemos que histórias como a de Em e Dex podem acontecer com qualquer pessoa e que eles são cheios de problemas, dúvidas, inseguranças e incertezas como qualquer pessoa comum. O grande problema é que ele tentou tanto fazer com que os personagens tivessem personalidades realistas e plausíveis que eles acabaram fugindo da realidade. Emma e Dexter eram pessoas chatas demais, inseguras demais e que na verdade pareciam ter todos os defeitos do mundo e nenhum qualidade.

Emma Morley apertou um botão de espera desde o dia em que conheceu Dexter. Ninguém era bom o suficiente, nenhum relacionamento tinha futuro e ela não tinha coragem de dizer o que sentia mesmo quando tudo ao seu redor conspirava pra isso. Além de tudo sua vida profissional ia de mal a pior e durante anos ela permaneceu estagnada em lugar nenhum. Medrosa, sem auto-estima e amor próprio, covarde e presa a um amor estranho e absurdo, Emma era a imagem do desleixo e da fraqueza de caráter.

De todos os livros que eu já li não lembro de ter encontrado um personagem tão cafajeste, idiota, egoísta e imaturo quanto Dexter Mayhew. As únicas coisas que lhe importavam eram sexo, drogas e sempre ser o centro do universo. Nunca lembrava de Emma a não ser quando se encontrava em apuros ou quando estava solitário, ou seja, ela sempre foi sua segunda, quem sabe até terceira opção e o mais irritante de tudo é que na maioria das vezes ela sempre estava a disposição para ajudá-lo.

Mas o tempo, a maturidade e a vida modificou alguns pontos de suas personalidades e muitas coisas mudaram, mas eu deixo que esses detalhes vocês descubram quando lerem o livro.

Se para alguns o final foi surpreendente, para mim foi uma forma que o autor encontrou de tentar consertar o ritmo lento e desestimulante que se seguiu durante todo o livro, ele queria despertar fortes emoções, lágrimas, choque, deixar o leitor completamente aturdido. Certo, admito que fiquei surpresa, esperava um final TOTALMENTE diferente, o David devia isso a mim, a você e a Emma também, mas sem dúvida alguma foi melhor do que o final que a maioria dos leitores desejava e que eu imaginei.

Um Dia é um livro maravilhoso, inteligente e merece ser experimentado, o problema no meu caso, é que ao invés de me tocar o relacionamento entre Dex e Em me causou tédio e frustração e por isso o livro passou longe das expectativas que eu tinha pra ele.

Continua em: http://mundo-de-papel1.blogspot.com.br/search/label/David%20Nicholls
Sabrina758 13/07/2012minha estante
Compartilho também a minha opinião com a sua, Caline! Há tempo desejava lê-lo por conta dos tantos comentários super positivos, como também pelo grande sucesso que ele fez, aí pensei: "Nossa! Esse livro deve ser o máximo!" No entanto, não chegou nem perto de minhas expectativas também, infelizmente.
Bela resenha, querida!
Beeijo

Jules 25/05/2011

“Um Dia” foi um dos melhores livros que li este ano. Estamos numa onda tão grande de livros YA e com temática sobrenatural que senti falta de uma obra que tivesse proximidade com o que é real. E “Um Dia” tem um enredo muito realista e foi essa a característica que tornou este livro um dos meus favoritos.

David Nicholls escreve maravilhosamente bem. Uma narrativa em terceira pessoa simples, mas repleta de inteligência e referências do mundo literário e musical. Além disso, temos diálogos afiados e envolventes dos protagonistas Dexter e Emma.

A história e desenvolvimento de “Um Dia” são fantásticos. Mostra jovens que acabam de sair da faculdade e acham que podem mudar o mundo. Há incerteza do que pode acontecer amanhã, as frustrações de sonhos que não se realizaram, a batalha que se trava em busca dos objetivos e os conflitos que se enfrenta em um relacionamento – tanto familiar, como na amizade e no amor. Mas, acima de tudo, esta obra fala sobre crescimento, amor e amizade. Esse livro poderia ser sobre você, ou sobre um amigo seu ou sobre qualquer pessoa que você conhece. A magia dele esta nisso. Poderia ser a história de qualquer pessoa.

Essa é uma das citações mais bonitas que David Nicholls colocou em “Um Dia”:

Imagine um dia especial na sua vida e pense como teria sido seu percurso sem ele. Faça uma pausa, você que está lendo, e pense na grande corrente de ferro, de ouro, de espinhos ou flores que jamais o teria prendido não fosse o encadeamento do primeiro elo em um dia memorável.” – Grandes Esperanças de Charles Dickens.

Dexter e Emma se conhecem após a festa de graduação da faculdade – Edimburgo, 15 de julho de 1988. Após uma noite de muita conversa, beijos e álcool nasce uma amizade. E talvez, um sentimento a mais.

O dia seguinte é o inicio de uma nova era. Formados, eles irão dar rumo a suas vidas. Mas, essa amizade não vai ficar esquecida em uma noite de bebedeira. Não, ela irá perdurar por anos. Pois Emma e Dexter acabam se tornando melhores amigos. E o livro irá retratar a vida de ambos nos próximos vinte anos. Cada capítulo representa aquele mesmo dia, de um ano diferente.

Emma Morley é uma moça inteligente, esforçada que batalha para alcançar o seu grande sonho – ser escritora. Ela é apaixonada por Dexter desde que o viu pela primeira vez na faculdade. Sua vida após a graduação é frustrada e ela enfrenta vários obstáculos que a colocam em prova. Dexter Mayhew é rico, inconseqüente e quer curtir a vida. Não sabe o que quer do futuro, mas, no momento, ele quer aproveitar todas!

Em e Dex nunca perderam o contato. É uma daquelas amizades que você carrega para a vida toda. Quando Dexter pensa em alguém, aquele alguém com que gostaria de compartilhar algo, ele pensa em Emma. E esse sentimento é recíproco. Entretanto, barreiras terão de ser derrubadas, pois a vida de Dexter o leva a caminhos obscuros e isso pode afetar a sua relação com Emma.

A grande pergunta do livro é: “será que eles terminam juntos?”. Bem, leia e descubra. É uma leitura válida. Que realmente vale a pena. Este é aquele típico livro que você termina e fica pensando sobre a vida. Há toda uma reflexão por trás das páginas de David Nicholls. É um dos melhores romances dramáticos que li.

Para quem não sabe, o livro foi adaptado para o cinema e estréia este ano ainda. Onde temos a Anne Hathaway e Jim Sturgess com protagonistas. Confira o trailer legendado: http://youtu.be/3C1dSEK27L0
Ana Karla 27/05/2011minha estante
Adorei a resenha!

Jules 27/05/2011minha estante
Obrigada, Karla! :)

Smith3 26/10/2011minha estante
Amei sua resenha, vou comprar o livro assim que puder! Estava com uma dúvida cruel, mas agora estou interesadissima no livro ;)