Um Dia

Um Dia David Nicholls

Resenhas - Um Dia

Gustavo 29/03/2013

Grande Decepção!
Comecei a ler esse livro esperando muita coisa, pois já ouvi muitas resenhas boas e citações positivas de leitores!
Porem, as resenhas e citações negativas, ninguém fica sabendo...

O livro é super deprimido, se você não esta com a auto-estima muito boa, não leia este livro, você vai ficar depressivo.
Dexter e Emma tem vidas muito ruins, eles nunca conseguem ser felizes totalmente, quando um arruma um emprego ou um namorado, o outro esta la no chão, desempregado e bêbado!

Dexter é um idiota, que so queria saber curtir a vida, Beber e usar drogas 24 horas por dia. Emma é um pouco legal, porem nunca consegue achar um cara bom para ela.

Chega no final do livro, depois de vários fracassos, perdas, depressões, e os dois resolvem ficar juntos, porem o autor acaba com isso de novo, de uma forma egoísta e imatura!

Sinceramente, quando o David Nicholls escreveu este livro, ele devia estar com Depressão, pois o livro faz pensar: Tomara que isso não aconteça comigo, não quero chegar aos 40 anos sempre triste, deprimido, bebado, velho, fracassado e sem encontrar o verdadeiro amor! e é simplesmente isto que acontece no livro!

Sinceramente, Grande Decepção, o que era para ser um romance lindo, virou uma historia deprimente e melancólica!
Thyale 30/03/2013minha estante
Você disse TUDO. Nunca demorei tanto pra ler um livro e diga-se de passagem que ainda nem terminei. Chato pra caramba. Muito louco a divisão de cenas. Uma hora é Emma falando do nada me vem Dexter. Assisti o filme e gostei, já o livro foi um porre. Espero um dia terminar de ler-lo, ou talvez em outro momento tentar. A leitura travou.

Ellen - @anotacoesliterarias 31/03/2013minha estante
Vc disse tudo. Já tinha visto o filme e li o livro na esperança de Em e Dex terem um final diferente. Oque infelizmente não aconteceu.

Gustavo 31/03/2013minha estante
Eu ainda não vi o filme, tomara que seja melhor do que o livro, eu tbem achei que eles teriam um final diferente, porem infelizmente, isso não aconteceu!

Keila 14/09/2013minha estante
Otima Resenha !!!

Thalita - @voandopelaestante 13/05/2021

Emma e Dexter se tornam amigos após passar uma noite e um dia todo juntos. Esse dia foi 15 de julho de 1988 e a partir desse dia eles não conseguem se afastar. Os dois são bem diferentes um do outro e tem planos deferentes para o futuro, onde Dexter irá fazer uma viagem por vários países após se formar para depois decidir o que vai seguir na carreira e Emma quer encontrar algo que ela goste de fazer.

Esse livro é dividido em 5 partes e cada capítulo nós vemos o dia 15 de julho de cada ano na vida dos dois por 20 anos. É bonito ver a amizade deles e como eles se conhecem tão bem mesmo quando estão longe um do outro. Claro que tem um sentimento a mais nessa amizade deles porém nenhum deles quer arriscar. Na primeira parte eu estava amando o Dexter achando ele divertido e não estava entendendo muito a Emma e me irritando com ela, mas na segunda parte em diante foi o contrário. Amei ver o crescimento e a evolução da Emma ao decorrer dos anos e o Dexter ele foi decaindo.

São 20 anos que é contado aqui da vida deles e acontece MUITA COISA nesses anos todos, teve brigas, amores, superação e muita amizade entre eles. Demorei para ler esse livro porque peguei raiva do Dexter na segunda parte em diante e confesso que achei um pouco maçante a leitura. Gostaria muito de ver mais dos personagens em outros dias do ano não só apenas no dia 15 de julho. Quando finalmente achei que ia dar bom no livro me vem o final e fiquei bem revoltada porém eu entendo a mensagem que o autor quis passar.

Fazia 7 anos que esse livro estava encalhado na minha estante não me orgulho disso haha mas finalmente eu li e agora sei o que acontece nesse livro e posso dizer que não gostei muito dele mas acho válida a experiência de ler ele pois é um livro que nos faz refletir muito sobre nossas relações com as pessoas ao nosso redor.

📍Esse livro é aquele famoso 8 ou 80 e agora eu quero saber, você que leu esse livro amou ou odiou?
Nick 13/05/2021minha estante
Amo??

Beca 13/05/2021minha estante
Eu odiei, estava super animada para ler ele e fiquei decepcionada com a leitura principalmente com o final

Lia 13/05/2021minha estante
o filme é tão significativo pra mim que eu tenho receio de ler o livro hahaha

Natasha.Martins 22/05/2021minha estante
Eu amei o livro mas achei o final sem sentido, primeiro por que é criado uma expectativa do leitor até o momento onde eles ficam juntos e quando isso ocorre, passa tão rápido e de uma forma tão esquisita, sem a química dos dois

Carol 20/06/2021

Dex e Em, Em e Dex
Emma e Dexter são recém formados da faculdade que se conhecem durante a festa de formatura. O livro todo se passa a cada 1 ano da data que eles se conheceram: 15 de julho. O livro é lindo e conta sobre a vida dos dois e oque estão fazendo a cada 15 de julho de um novo ano. Muito sensível e lindo. O autor conseguiu captar muito bem as reviravoltas da vida. Duas almas gêmeas que se encontram no final. É MUITO diferente do filme. Mas aconselho que leiam primeiro pra depois ver. Qualquer um se apaixona. 5 estrelas por essa leitura maravilhosa.
Deysinha 20/06/2021minha estante
Esse livro é ótimooooo

Carol 20/06/2021minha estante
Demaaaaaaais.. Tô chorando horrores. Um dos melhores desse ano que li

Deysinha 20/06/2021minha estante
Chorei muitooo quando li

Lu 07/03/2012

"Especial" é a palavra que me vem à mente para definir "Um Dia". Nem mais, nem menos. Talvez porque eu esteja tomando-o como mais uma lição do "Não julgue o livro pela capa". Mas é que eu tinha tanta certeza de "Um Dia" era uma dramalhão chato a la Nicholas Sparks. (sem ofensas!)

E não poderia estar mais errada. A beleza do livro do David Nichols está no delicado equilíbrio entre o drama e a comédia. Não se engane, há muitas partes tristes. E partes alegres. Não diria que o livro é "engraçadissimo", mas eu me peguei sorrindo mais de uma vez. E, mais importante do que isso, eu me identifiquei com os personagens.

Não há nada de espetacular em Em e Dex, Dex e Em. Eles são como todo mundo. São boas pessoas, que cometem erros, são complicados e se perdem. Sem fantasias, gente espetacularmente bonita, famosa, rica, inteligentíssima, etc, etc. Só um casal de amigos que esta crescendo junto e tentando achar o seu caminho. Conhece essa história? Pois é. Isso é o que torna esse livro especial.

A narrativa levemente debochada de Nichols dá o tom certo à história, evitando que a receita desande para o dramalhão, o que é um alívio.

A surpresa do final não me agradou muito, mas não acho que chegue a tirar o brilho da história. Estou dando cinco estrelas com gosto.

Recomendo!
Evy 06/03/2012minha estante
Oi Lu!
Como sempre adoro suas resenhas, ainda bem que to com esse livro nas mãos e vou começar a ler amanhã! Sua resenha me deixou ainda mais com vontade de ler. E como você não é a primeira a super elogiar esse livro, eu to muito curiosa!
Depois venho dizer se curti.
Bjos

Evy 13/03/2012minha estante
Terminei de ler e amei! :)

Van 07/03/2013minha estante
Li o primeiro capítulo e assisti o filme..

Acho que a sua resenha me deixou com vontade de ler o livro mesmo já sabendo o desfecho.

Duda 24/06/2020

Eu fiz algo diferente em relação a esse livro: li calmamente ( o que não faz muito meu perfil) aproveitando cada passagem escrita. E esse é o meu grande conselho sobre a história: ela merece ser lida da melhor forma, sem pressa, porque a narrativa aqui desenvolvida é incrível, o autor demonstra um verdadeiro dom ao trazer um enredo tão palpável, engraçado, sarcástico mas também com sua cota de sobriedade. Uma história sobre duas pessoas tão diferentes entre si que juntas são tão improváveis quanto necessárias. Não é sobre um lindo fim, mas sobre uma caminhada imperdível, conjunta, você com os personagens, por 20 anos de uma vida de altos e baixos, de um amor crescente e genuíno, de excessos e faltas. E por isso merece ser lido aos poucos, pra que a sensação de experiências seja vivida por você também, nessa carona de aventuras que o livro proporciona. Amei a dupla Dex&Em, mas principalmente a Em.

"É onde tudo começa. Tudo começa aqui, hoje. E logo depois termina."
Lu Couto 24/06/2020minha estante
Ahhhhhh to tão feliz que você terminou e gostou! Amo demais esse livro ??

Duda 24/06/2020minha estante
Eu amei também! E assim, lembrava um pouco da história porque amo o filme, mas adorei como o autor finalizou o livro... aiai ??

Lu Couto 24/06/2020minha estante
O final é muito maravilhoso mesmo ?

Ratinha da Biblioteca 08/10/2017minha estante
Parece que entre tantos apaixonados por esse livro, encontrei alguém que não caiu nas garras de David rsrs. Não só a forma como foi escrito, mas a estória em si é tão sem noção e desanimador. Alguém que passa uma vida sem saber o que quer dela? Vivendo de porres e empregos os quais acha deploráveis? Me senti decepcionada e não achei nenhum pouco interessante..

NatyNatalia 08/11/2017minha estante
Essa resenha resumiu meus sentimentos ?

Thiago Ayres 08/11/2017minha estante
Completamente, uma vida inteira jogada fora, pra chegar na meia idade quebrado e com metade da vida desperdiçada. Aquele outro namoradinho dela, comediante, também uma personagem sem noção nenhuma. Uma história que não tem direção, é um ponto vazio indo pra lugar nenhum. Brubs e Natália, partilhamos da mesma opinião sobre esse livro menos que comum.

Ana 29/12/2015

Um dia tudo acontece.
Sabe esse livro me levou a refletir naquele dia,sabe(rs)? Aquele dia que provavelmente mudou a sua vida em proporções cósmicas,só que você não percebe pois ele é sutil, mas esta lá e se não estivesse sua vida seria totalmente e proporcionalmente diferente,aquele dia que você conheceu aquela pessoa que esta com você ate hoje, por exemplo, e se esse dia tivesse sido diferente?se vocês dois nunca tivessem topado?pense na proporção de acontecimento que nunca teriam sido desencadeado se você não tivesse conhecido essa pessoa?Eu ganhei esse livro no dia do meu aniversario um dia 7/11 que se repete a 25 anos, 22(na época) e esse dia repetidamente me encontra durante os anos.E eu nunca tinha refletido sobre o poder dos dias em nossas vidas. Porque: "Dias onde podemos viver senão neles...?" Valeu Marcinha Garces por me dar de presente esse livro maravilhoso...!!!
marcinha 29/12/2015minha estante
Que lindo! Desejo muito mas dias na sua vida e que nesses dias haja muito mais livros.

Ana 29/12/2015minha estante
Quanto mais melhor..rs

Camila A. Meireles 26/01/2016minha estante
Este livro me fez pensar nessa sucessão de dias de que é formada nossa vida.

Lane 20/12/2012

"Um Dia memorável"
Cometi um erro logo de cara. Por indicação de um colega conheci a história, mas já parti direto para o filme, o que de impacto me desacelerou, uma vez que, praticamente todo filme baseado em um livro retira partes importantes de uma história. Para tentar "consertar" este erro recorri ao livro, um pouco tarde demais, mas valeu a pena.
A história de Emma e Dexter, dois seres completamente diferentes, com posições e ideais diferentes, com ideias que se colidem tantas vezes. Em meio a tantos desencontros seus encontros sempre nos passam um tipo de lealdade e cumplicidade sem tamanho. É claro que com o passar dos anos esses desentendimentos vão aumentando a medida que Dexter se aprofunda em seus ideais "baratos" (na visão de muitos, inclusive Emma)e sua fiel amiga deixa de, superficialmente, se importar com ele, com eles.
Assustei-me pela segunda vez com o desfecho da história. Claro que o primeiro espanto foi maior, mas ao ler não deixei de sentir raiva ou desgosto pelo destino do casal amigo. Talvez seja essa a grande experiência proposta. A única coisa que eu poderia dizer desse Romance é exatamente isso: Surpreendentemente emocionante.
'duarda 26/12/2012minha estante
Cometi o mesmo erro que tu, em uma noitada de amigas acabamos por assistir ao filme antes que eu lesse o livro. E agora eu temo que, por melhor que o livro possa vir a ser em comparação ao filme (o que é habitual), eu vou ter perdido o charme e suspense que envolve a leitura do livro.

'duarda 26/12/2012minha estante

Lane 27/12/2012minha estante
pois é, erro fatal, rs.

Dúnia Valle 15/01/2014

Dex & Em, Em & Dex.
Tudo começa em 15 de Julho de 1988.Dexter & Emma se conhecem na noite de suas formaturas, os dois frequentaram a mesma Universidade nos últimos anos porém coube ao destino uní-los somente nesta noite.É dia de St. Swithin.Diz a superstição inglesa que o clima deste dia perdurará pelos próximos 40 dias...
Faça chuva ou faça sol, o que importa neste romance é que Dex & Em perdurarão pelos próximos 20 anos.Todo 15 de Julho, David Nicholls nos levará até Dexter & Emma,seja lá onde os dois estiverem...
"Um Dia" é um romance muito dinâmico, de leitura agradável, carismática e instigante. Afinal de contas, em um ano acontece tanta coisa que um capítulo somente é pouco para satisfazer a curiosidade do leitor.
Dex & Em é a história de ninguém e de todos nós.Nestes 20 anos podemos refletir sobre amadurecimento.Pessoal,profissional,ideológico e fisiológico/vital.Aos mais sensíveis(como eu,talvez...hehe),será uma leitura de risos,lágrimas e muita reflexão.

Dex & Em,Em & Dex...a dupla inseparável.
Estes dois nos levam a pensar sobre o quanto a idéia de amor muda conforme os anos se passam,de modo que o "amor maduro" não é de forma alguma pior ou melhor do que o "amor jovial",apenas diferente.
Impossível também não ser tocado por pensamentos quanto a fugacidade da vida,impiedosa e esmagadora,que não espera nossa felicidade ou realização plenas,este romance vem para nos lembrar que a vida é o que acontece enquanto estamos em casa fazendo planos ou esperando sempre "a hora certa".Cuidado...!

Se você procura um livro que fale de amor sem ser piegas ou clichê, recomendo fortemente a leitura de "Um Dia".É um daqueles livros que te deixam com a sensação de que os personagens estão andando ao seu lado nos dias após o término da leitura,como velhos conhecidos que deixam saudades. Dex & Em serão para mim um velho casal conhecido que se mudou para um lugar distante...

*Este livro fez parte do Desafio Literário Skoob 2014. O li em Janeiro, cujo tema era "Livro que virou filme".
Infelizmente já havia visto o filme há alguns anos, porém minha leitura ainda foi maravilhosa, mas perdi no efeito surpresa e na emoção de certos acontecimentos (sem spoiler!sem spoiler!).
Se você está lendo esta resenha e pensando se deve ler ou ver o filme...nem hesite! LEIA O LIVRO!!!
100% mais emoção e envolvimento.
O filme não deixa a desejar de forma alguma, mas sou da opinião que o livro é sempre melhor...e aposto que você tambpem é,não é? hehe*
Flávia 15/01/2014minha estante
Adorei a resenha, hein?? Fiquei interessada em ler. Tanta gente fala desse livro, e depois de ter lido a sua resenha,, então...
Bjs

Celi Gomes 15/01/2014minha estante
Esperei ler o livro antes de assistir ao filme que já tinha baixado no note.
Talvez eu estivesse em uma fase mais "romântica" e a história deles me tocou muito, chorei muito e quando terminou, a sensação de que a vida é muito efêmera me preencheu por completo.
Se tornou um dos meus livros preferidos

Dúnia Valle 15/01/2014minha estante
Flávia, espero que não se decepcione. hahaha
Pode acontecer né,de repente nossas opiniões serão diferentes. De qualquer forma, me conte depois! Fico curiosa pra saber a opinião dos outros.hehe =]

Lilith,como disse, talvez eu seja mais sensível mas a história deles também me tocou muito, no filme e no livro, e acredito que choraria muuuito mais no livro se não tivesse visto o filme. hehe
Mas foi o que escrevi acima,dá aquela sensação de fugacidade mesmo,da vida não esperar pela gente né?

Aiai...lágrimas! haha

Obrigada pelos comentários, meninas!
Um beijo! ;*

Bia 28/05/2018

Eu amo (e sempre vou amar) esse livro.
Um dia é um livro diferente dos outros, e eu entendo quem não consegue gostar, mas esse livro tem um lugar reservado no meu coração a anos e a cada releitura eu descubro que gosto dele ainda mais.

O Livro conta a história da Emma e do Dexter, que se conheceram logo após uma festa da faculdade e que era para ser só uma noite, porém acabaram virando amigos.

E essa amizade durou muitos, muitos anos meus amigos, e quando eu digo muitos eu quero dizer que você vai ter uma paciência bem grande para ver esses dois juntos, e sem a certeza de que eles vão ficar juntos mesmo.

A Emma tem uma autoestima bem baixa, ou melhor, a Em não tem autoestima, mas não é exatamente o tipo de protagonista que tem tudo para ser feliz e não é, as coisas só dão muito errado na vida dela.

Já o Dexter, aaaa o Dex, ele é um cara jovem e babaca, não tem como descrever o Dexter de outro jeito, quando tudo está quase dando certo ele vai lá e estraga todas as chances dele, mas devo dizer em sua defesa que ele sempre tenta demonstrar seus sentimentos, o problema é que ele só faz isso quando está muito, muito bêbado.

Esse é um outro ponto que você vai ver muito no livro, o Dexter bêbado.

Mas sabem o que é muito legal nesse livro? A construção dos dois personagens principais, estamos acostumados a ver um casal se conhecendo e ficando loucamente apaixonados sem nem mesmo saber nada sobre o outro, aqui isso não acontece, a Em e o Dex se conhecem como ninguém, e mesmo assim não estão juntos.

Além disso você vê os dois no passar dos anos, não é um casal jovem que continua jovem, são duas pessoas que seguem suas vidas erram (EU TO FALANDO DE VOCÊ NA PARTE DO ERRAM DEX), acertam, e fazem bobagens idiotas e sem sentido, porque as pessoas são assim mesmo.

O livro tem um humor diferente dos outros, algo mais auto depreciativo e menos óbvio, e essa também é uma coisa que eu gosto muito nele.

O final te deixa sem chão e com o coração em pedaços espalhados por toda a parte, porque te mostra tudo que poderia ter sido (juro que isso não é spoiler gente) e que não foi, e talvez isso é que faça tanta gente não amar esse livro, você olha para aquele final e pensa "TUDO PODIA TER ACONTECIDO ALI MERDA PORQUE ELES ESPERARAM TANTO TEMPO?", mas gente, vem cá, vocês nunca adiaram alguma coisa? Vocês nunca quiseram falar algo para alguém e não falaram por ter medo da reação? Essa é a situação da Em e do Dex, e essa é uma situação que eu acredito que muita gente já passou.

Outra coisa que é muito legal nesse livro é o fato de que o autor fala (mesmo que pouco) de alguns personagens que não fariam tanta diferença, mas que dão um toque especial na história mostrando mais ainda a grande teia em que vivemos.

Por fim vou deixar a frase que mais me marcou nessa história.

"Dexter, eu te amo muito. Muito, muito, e provavelmente sempre amarei. Só que eu não gosto mais de você. Sinto muito. " Página 206
Hanna 28/05/2018minha estante
Adorei a citação hauhauaha esse você vai me emprestar também? -Q

Ninna 03/06/2018minha estante
Que resenha maravilhosa

Bia 06/06/2018minha estante
Obrigada Ninna

Bianca 30/05/2011

Mais uma resenha do http://redomadecristal.com.br
Quem leu a última postagem da coluna Quero ler! Quero ver! já sabia o quanto eu queria conhecer esta história.

Um Dia, de David Nicholls, tornou-se o meu livro favorito. Aquele que eu levaria para uma ilha e salvaria da fogueira se pudesse escolher apenas um.

Não sei se lerei algum dia outra história que possa me tocar tanto quanto essa.

Conheci o filme primeiro, só depois soube que tinha um livro. Sou eternamente grata à Editora Intrínseca por publicá-lo no Brasil. Agora aguardarei ansiosamente para o lançamento do filme e estarei lá na estreia para me emocionar muito.

O que Um Dia tem de tão especial?

Tentarei explicar os motivos, mas, antes de mais nada, adianto que há um encaixe perfeito entre meu coração e esse livro. De certa forma, ele foi escrito para mim e minha história me moldou para que ele fosse o meu favorito dos favoritos.

Tinha muitas expectativas. Elas eram gigantescas. Sempre dá medo nesses casos porque muitas vezes a leitura fica a desejar. Com Um Dia, cada uma das minhas expectativas foi superada e ele me marcou.

Nem todos gostam de ler livros profundos, que se choquem com sua vida e os faça refletir, que os emocione e faça chorar. Eu amo. Até leio para passar o tempo, mas os melhores histórias serão as que mais me tocarem profundamente.

Quando abri o livro me surpreendi com a segunda página. Ela é recheada de citações de pessoas que o leram e se encantaram. Estas foram as que mais gostei:

"A melhor história de amor atemporal para aqueles que sempre desejaram ter alguém que nunca tiveram." – Adele Parks

"Um livro brilhante sobre o assombroso hiato entre o que éramos e o que somos." – Tony Parsons

"É difícil encontrar um romance que trate o passado recente com tanto conhecimento de causa. É ainda mais raro encontrar algum que os protagonistas sejam construídos com tanta solidez, com uma fidelidade tão dolorosa à vida real." – Jonathan Coe, Livros do Ano do The Guardian, 2009.

Como escrever uma resenha digna deste livro?

Todos os personagens foram excelentemente bem construídos, incluindo os secundários. Eles existem. Poderiam ser seus vizinhos, seus amigos, seus irmãos. Suas características são tão reais, plausíveis e verossímeis que você não lerá o livro, você o viverá.

Dexter e Emma tornaram-se amigos no dia 15 de julho de 1988. Durante vinte anos teremos suas histórias narradas em cada dia 15 de julho. Eles não se encontram apenas nesse dia. Não, eles se veem constantemente numa época, ficam afastados em outras, mas sempre saberemos o que eles estão fazendo nesse dia do ano.

Desde o início fica claro que ela o ama e queria tentar algo a mais, mas Dexter está perdido em sua vida. Cheio de problemas pessoais e vícios que o destroem aos poucos. Ele sabe que ela é importante em sua vida, ele a ama do jeito egoísta dele, ele a quer por perto, tem consciência de que tudo fica melhor com a presença dela e, ao mesmo tempo, às vezes nem percebe o quanto ela está sofrendo por algum problema ou por ele.

"Mesmo naquele momento, em meio ao torpor do vinho tinto e ao desejo, Dexter se surpreendeu pensando no que Emma Morley diria." – pág. 34

Emma se preocupava com ele e odiava não conseguir tirá-lo da vida perdida que ele vivia. Ele sempre pensava nela quando fazia besteira e sabia que ela o recriminaria.

"Você é linda, sua velha rabugenta, e se eu pudesse te dar um só presente para o resto da sua vida seria este. Confiança. Seria o presente da Confiança. Ou isso ou uma vela perfumada." pág. 51

Em meio a sua vida confusa, e de um jeito completamente incoerente, Dexter a enxerga e sabe o que ela precisa fazer para ser feliz. Ela sabe o mesmo a respeito dele.

"Embora não fosse sentimental, havia ocasiões em que Dexter podia ficar quieto vendo Emma Morley rir ou contar uma história e saber com absoluta certeza que ela era a melhor pessoa que conhecia. Às vezes quase tinha vontade de dizer isso em voz alta, interrompê-la para fazer tal afirmação. Mas não era um desses momentos, e, em vez disso notou que ela parecia cansada, triste e pálida (…)." – pág 75

Emma e Dexter se completam. Em todo o tempo, eles estão juntos, ainda que separados. Eles estão ligados e David Nicholls narrou perfeitamente essa relação que permeia entre o amor e a amizade. Opa! É exatamente isso, caros leitores, o amor e a amizade estão por todo o livro. Acima de tudo o que acontece em suas vidas, eles são amigos e suas vidas são melhores o outro por perto.

"Não que algo pudesse acontecer: aquela janela se fechara alguns anos atrás, e agora os dois estavam imunes um ao outro, seguros nos confins de uma firme amizade." – pág. 81

A grande questão é que não é fácil viver nesta linha tênue. Estar tão perto e tão longe de alguém ao mesmo tempo. Não conseguir se afastar de alguém que é seu melhor amigo. Não importa o quanto sejam diferentes, não importa o quanto se magoem por estarem no limite da amizade e algo a mais. De uma forma muitas vezes irracional um precisa do outro. A verdade é que não dá para prever ou entender o motivo dessa necessidade de determinada pessoa em sua vida. A única certeza é que o tempo passará e eles continuarão por perto.

"Em oito anos, não se passou um dia sem que pensasse nele." pág. 288

Sim, quem me conhece sabe que sou suspeita para falar. O tema amor e amizade sempre será o meu preferido, sempre será o que me tocará mais, sempre será o que me fará chorar. Gosto tanto do tema que escrevi um livro mergulhado nele.

"Quando você conhece alguém que sabe exatamente como você se sente, conhece seu pior lado, sabe de todos os seus defeitos, esteve presente nos piores e melhores momentos, alguém que o ama sem pedir nada em troca e já não sabe mais onde começa a sua história e termina a dele, você não quer perdê-lo. Ainda que isso signifique lutar contra o que você sente porque, afinal, a única coisa que importa a você é que ele esteja bem." – trecho da sinopse de Entre o Amor e a Amizade. Foi assim que vi Emma durante toda a história e Dexter, em alguns momentos.

São tantas citações lindas. Não colocarei mais para evitar spoiler.

Leiam! Leiam! Leiam!

É só o que posso dizer. Certamente, será o livro da vida de mais pessoas.
Daniela 23/08/2011minha estante
Depois dessa resenha linda, fiquei com mais vontade de ler, esse tema "amor e amizade" me encantou primeiramente com o seu livro que já admiti que chorei que nem uma tonta. Mas então eu li "Onde terminam os arco-íris" e foi aí que me apaixonei de vez. Já esta nos meus desejados.

Dand 19/12/2011minha estante
bem,infelizmente,ñ foi o livro da minha vida =/

Lidia 23/03/2013minha estante
Vc descreveu exatamente o que sinto em relação a esse livro, que é com certeza o livro da minha vida... e quantas vezes eu o ler, irei rir e chorar com ele porque tem um pouquinho de mim nele e um pouco dele em mim... é, perfeito. Mas confesso que até o evito um pouco pq fico melancólica com a história, pois o tema: o que poderia ter sido mas não foi, mexe comigo.

Pam Gonçalves 04/07/2011

Totalmente diferente do que eu imaginava
Lindo.
Sinceramente não sei como falar desse livro sem iniciar um esse adjetivo. A história é linda demais!

Emma e Dexter se “conheceram” no dia da formatura da universidade. Em um encontro incomum, ambos acabam falando sobre o futuro. A partir daquele momento, por mais que eles não tenham continuado uma relação romântica, ambos continuam amigos. Os melhores amigos um do outro. Durante vinte anos muita coisa pode acontecer na vida de uma pessoa. Viagens, amores, decepções, tristeza... Muita coisa pode mudar.

Eu acreditava que o livro seria mais um romance, algo normal e com história bonitinha. Como me enganei! O livro passa tantas lições de vida, de uma forma inovadora, que surpreende a qualquer um. Com dois protagonistas totalmente distintos que vão amadurecendo e passando por muita coisa. É um amadurecimento real, daqueles com fundamento, e não algo totalmente sem noção. Você vê como eles lidam com a situação e o que fez com que mudassem de atitude.

A forma com que David Nicholls contou a história também foi muito criativa. Quando li a sinopse imaginava que os dois protagonistas iriam se encontrar uma vez por ano e por isso havia o título. Mas não, o título se justifica porque é narrado o que está acontecendo com ambos, mas não necessariamente com eles se encontrando. É preciso ler com atenção para juntar os pontos por causa de um grande tempo que se passa de um capítulo ao outro. Mas não é confuso, o autor consegue amarrar tudo muito bem e a sensação que eu tive é que os 20 anos entre a Em e o Dex foram totalmente contados. E não apenas um dia de cada um desses anos.

Por mais que eu não tenha chorado com a leitura Um Dia, o livro é emocionante. Como contei a vocês, fiquei tão assustada com um dos capítulos finais que isso me impediu de chorar. Eu travei. Pensava que isso não poderia ter acontecido e foi um choque total. Mas agora que estou escrevendo essa resenha e pensando na história, não é que estou chorando? Estou lembrando os últimos capítulos e achando que a história poderia ter terminado de uma maneira diferente para ser mais feliz. Pensando que ao ver o filme vou precisar de uma caixa de lencinhos.

Recomendo totalmente a leitura. Sério, muito!
Nathi 06/05/2012minha estante
Faço das tuas palavras as minhas.

Realmente muito bom, o filme tbem é joinha viu!

minhananny 20/03/2013minha estante
Eu também imaginei um final diferente, entrecortando o primeiro dia com o casamento feliz.

Priscila959 19/12/2015minha estante
Eu ainda não li, mas tava dando uma olhada nas suas resenhas e acabei vendo a deste livro que eu tenho um tempinho na minha estante e não sabia bem se eu ia gostar ou me emocionar com a história. A resenha me ajudou nas minhas possíveis reações e acho que vou gostar do livro assim como você.

@bibliotecadedramas 03/09/2020

Em e Dex.
Esse livro é uma daquelas histórias que quando você termina de ler pensa: “Por que eu não li esse livro antes?” Acontece que eu assisti o filme anos atrás com a maravilhosa Anne Hathaway e Jim Sturgess no elenco, gostei demais da história e esse livro foi de uma troca que solicitei no Skoob. Mesmo já sabendo tudo que acontece eu quis dar uma chance ao livro, coisa que raramente faço – principalmente quando já sei o que acontece, mas que escolha maravilhosa eu fiz.

Aqui temos a história de encontros e principalmente desencontros durante 20 anos nas vidas de Emma e Dexter. Ambos estudaram juntos na mesma universidade, mas se conheceram somente após a noite de sua formatura. Acontece que ambos seguiram vidas diferentes, mas nunca perderam o contato que é sempre datado no dia 15 de julho.

A cada capítulo vamos acompanhando a história dos dois – ano após ano da vida deles, a evolução de Emma e Dexter, o clímax e o apogeu de cada um durante todos esses anos, o autor conseguiu de uma maneira muito realista tratar a vida desses personagens mostrando quantas milhões de coisas podem acontecer em nossas vidas, simplesmente porque é assim que o rumo que as coisas vão tomando – o que não deixa de ser surpreendente.

Amei o livro! Eu diria que é muito mais uma história de amizade do que de amor. Em muitos momentos eu tinha vontade de bater no Dexter por ser tão imaturo, como também tive vontade de sacudir a Emma em algumas situações por ser tão contida. “Um Dia” é uma história de amor bem realista, sem essas firulas de romances com declarações de amor ou cenas picantes de paixão que estamos acostumadas a ler, não há nada disso. Mas é uma história completamente envolvente que você ri e chora, se surpreende, se identifica também e sempre torce pra Emma e Dexter ficarem juntos em algum momento de todos os dias 15 de julho ao longo desses 20 anos.

Eu amei a narrativa de David Nicholls: uma leitura cativante e como diz na capa espirituoso e muito perspicaz. Eu acho que não tem nenhum livro que eu não tenha gostado quando se trata de literatura inglesa, eu sempre acabo me surpreendendo.

site: https://shejulis.com/livro-um-dia/
Juliana Rodrigues 03/09/2020minha estante
Nossa, que resenha linda!

Também assisti o filme há alguns anos e tenho o livro, mas nunca me animo para ler por saber o que acontece na história.

@bibliotecadedramas 03/09/2020minha estante
Obrigada, Ju! O livro tbm vale muito a pena, ele entrou pra minha lista de favoritos, eu amei a narrativa de David Nicholls!

Juliana Rodrigues 03/09/2020minha estante
Darei uma chance ?

@livrodegaia 16/05/2012

Vinte anos. Duas pessoas - UM DIA. David Nicholls – Editora Intrínseca.
“Destinado a tornar-se um clássico moderno.” DAILY MIRROR

Tenho uma forte tendência a não conseguir tecer comentários que me pareçam suficientemente persuasivos e satisfatórios sobre um livro que tenha me marcado muito. Isso me irrita, porque deveria ser justamente o contrário. Por mais que a resenha esteja boa, é impossível fazer justiça à grandiosidade de determinadas obras. E é nesse contexto que se enquadra “Um Dia” de David Nicholls, que antes mesmo deu terminar a leitura, já tinha o seu lugarzinho de honra entre os meus romances favoritos. Mas como sou teimosa, vou tentar passar um pouco do brilhantismo guardado em 416 páginas. Eu disse TENTAR, ok?! Rs

Acredito que esse é o tipo de livro que agrada qualquer leitor, mas em especial, os que estão na casa dos vinte anos em diante, os recém-formados, os que passam, passaram ou viram alguém passar por alguns dilemas iguais ou semelhantes aos enfrentados pelos personagens, enfim, os que entendem como ninguém que a vida é muito mais complicada do que aparenta ser nos corredores das faculdades e que ganhar o mundo é mil vezes mais difícil do que conseguir um diploma.

Digo isso porque não se trata apenas de um livro que conta uma história de amor, é um livro que fala de sonhos profissionais, de arroubos da juventude, de altos e baixos, de inversão de valores, deslumbramentos, convivência social, amizades de momento, amizades eternas, erros e acertos, qualidades e defeitos, traições, desapontamentos, insucesso, sucesso, oportunidades, escolhas, amadurecimento, enfim, é um livro inteligente sobre a vida, escrito de forma assustadoramente honesta, verdadeira e muito realista.

“Dex e Em, Em e Dex.”

“Você é linda, sua velha rabugenta, e se eu pudesse te dar só um presente para o resto da sua vida seria este. Confiança. Seria o presente da Confiança. Ou isso ou uma vela perfumada.”

A estória se desenvolve de 1988 a 2007. Após a festa de formatura do ensino superior, Dexter e Emma passam a noite juntos e esse DIA marca a vida dos dois para sempre, apesar de terem tomado caminhos totalmente diferentes logo depois. UM DIA: 15 de junho de 1988.

Dexter é um jovem popular, sedutor, sacana, se perde fácil por qualquer rabo de saia, confiante, vaidoso, de família abastada, não tem planos específicos para o futuro e só quer se divertir por um tempo viajando mundo afora para se descobrir. Caro leitor, não se assuste se você sentir uma súbita vontade de afogar o Dexter numa taça de Dry Martini. Às vezes ele bem que merece... rs

Emma por outro lado, é uma garota simples, pudica, irônica, engraçada, inteligente, cheia de ideais políticos e sonhos, mas que tem uma baixíssima auto-estima. A relação dos dois ao longo dos anos é antes de tudo uma relação de profunda amizade que, por vezes, se torna bem colorida. Os anos passam e nem tudo na vida dos dois sai como planejado. O que terá acontecido na vida de Emma e Dexter? Eles seguiram juntos? E se seguiram, foi como amigos ou como casal? A vida pega tantas peças, meus caros... Como estarão as coisas 20 anos depois naquele mesmo dia?

A narrativa de Nicholls é bem peculiar. Como o livro é dividido em anos, o autor narra o que se passa no dia 15 de junho de todos eles, tanto sob a perspectiva de Emma quanto na de Dexter. Isso faz o leitor se aproximar intimamente dos personagens, sentir seus medos, conflitos, desejos, frustrações... É tudo muito intenso. No início estranhei, mas foi fácil me acostumar porque o enredo é extremamente envolvente. O leitor se identifica com várias situações. Um dos vários pontos interessantes da trama é sem dúvidas poder acompanhar o crescimento, o desenvolvimento, a evolução dos personagens.

Repleto de sarcasmo e tiradas memoráveis, os diálogos refinados entre Emma e Dexter deixam a estória engraçada e bem divertida. As passagens que narram o constrangimento e a tensão sexual entre os dois são hilárias! É definitivamente uma história de amor/amizade muito original. Entretanto, as inesperadas e drásticas rasteiras que a vida dá virando tudo de cabeça para baixo sem dó nem piedade também tem seu espaço na trama. Quero dizer que, ao mesmo tempo em que me arrancou sorrisos e boas gargalhadas, também me arrancou muitas lágrimas. Para ser sincera, terminei o romance absurdamente comovida.

É o tipo de livro que faz você pensar na sua própria vida, no rumo que poderá dar a ela com base nas escolhas que faz no presente e te inspira a ser uma pessoa melhor, a dar prioridade ao que realmente vale à pena. O tempo não passa, ele corre. Não seria melhor abrir os olhos e valorizar o que há de melhor a sua volta? Como você se imagina aos quarenta anos?

Se eu pudesse, obrigaria todos a ler “Um Dia”. Caiu como uma luva como leitura de fim de ano, um período de muitas reflexões, desejos de mudança e expectativas para o futuro. É um daqueles livros especiais que você não consegue expressar o quanto adorou.

“Foi um dia memorável, pois operou grandes mudanças em mim. Mas isso se dá com qualquer vida. Imagine um dia especial na sua vida e pense como teria sido o seu percurso sem ele. Faça uma pausa, você que está lendo, e pense na grande corrente de ferro, de ouro, de espinhos ou flores que jamais o teria prendido não fosse o encadeamento do primeiro elo em um dia memorável.” CHARLES DICKENS

P.S Vale lembrar que a capa com a cena do filme (que pretendo assistir o quanto antes) é belíssima. Geralmente prefiro à original, sem foto dos atores, mas essa é uma exceção a regra. Aliás, o Jim Sturgess de perfil na capa do livro não está cara do Tom Sturridge? Pelo menos eu achei...
Camis 02/01/2012minha estante
Já estava com vontade de ler o livro, após ler sua resenha, fiquei com mais vontade ainda. Muito boa! Você disse que tentaria e conseguiu. Sua resenha foi altamente persuasiva e satisfatória para mim.

@livrodegaia 03/01/2012minha estante
Fico feliz que tenha gostado, Camila. Obrigada! =)

Victória Ferraz 05/01/2013minha estante
um dos melhores romances na minha opinião..

Pereira da Silva 29/05/2020

Esse livro tem os ingredientes que me fazem interessar-se pelo gênero de Drama/Romance, mas infelizmente o abandonei por duas vezes por achar cansativo e confuso (confuso por misturar linguagens e acontecimentos de períodos diferentes da História.) Por fim, terminei mas não é um livro que indico.
Jac 29/05/2020minha estante
Achei alguém com a mesma opinião que eu kkk tantas opiniões boas sobre esse livro que jurei que tivesse começado ler errado, me confundi toda na história ?

Pereira da Silva 29/05/2020minha estante
Jacque sempre que lia procurava ler em total silêncio, sem nada que me atrapalhasse ou me tirasse a atenção pois o livro é bem confuso, tentei isso por 3 vezes, apenas na 3° consegui.
Acho que a forma que o autor Construiu a história foi bem cansativa (Passado, presente e futuro unidos sem nenhuma introdução ou separação de um para o outro, sem falar a linguagem kkk )
Tinha visto o filme e falei :
Poxa preciso comprá-lo urgente, deve ser Sensacional hahaha.
Como vc disse, é bom encontrar alguém com a mesma opinião, NÃO ESTAMOS SÓ ???

Van 23/08/2020minha estante
2. Tive a mesma sensação, pior que além de lê-lo, eu ainda fui assistir o filme. A história é bem clichêzinha, bem uma imitação de Nicholas Sparks do tipo, pode copiar, mas só não faz igual hahaha