Gone - Desaparecer

Gone - Desaparecer Lisa McMann

Resenhas - Gone - Desaparecer

Sami 07/12/2021

gone
"Simplesmente não há felizes para sempre no livro de Janie.
Mas ambos sabem que há algo. Algo bom entre eles.
Há respeito. E intensidade. Altruísmo.
Um entendimento entre eles que passa por cima de um inferno cheio de muitas outras coisas.
E tem aquele lance do amor".

Mylla 18/01/2011

Para mim, Gone fecha a série com chave de ouro, de verdade! É neste livro que Janie descobre mais fatos sobre seu dom/maldição, entra num conflito com ela mesma para decidir qual será o rumo de sua vida, que como ela mesma diz, é um tremendo Morton's Fork.

Adorei os personagens, o drama, o desenrolar da história, e aprendi até mesmo a gostar do modo de escrever da Lisa, detalhe que me incomodou um pouco inicialmente.

Você não verá a ação das missões da Capitã neste livro, mas verá os conflitos da Janie, e o peso que suas decisões terão, e para mim, isso compensou totalmente a falta de adrenalina e missões.

Maria4343 12/02/2023

Excelente
Essa série de livro tem um lugar no meu coração. Até o momento é a melhor trilogia que já li. Olha só essa frase.
Sem decisões precipitadas. Sem grandes compromissos. Cada dia que vier.

Eu acho esse livro essencial principalmente se você tem problemas em casa ou uma família complicada. Esquece esse "poder" dela sobre os sonhos. Esse livro e essa história significa esperança. Que um dia a sua vida pode melhorar. Que não é culpa sua nem da Janie. Um dia de cada vez, que você não está sozinho no mundo e pode procurar ajuda. Aqui tem um monte de mensagens importantes.
As vezes a gente não tem um Cabel e isso não é um problema. As vezes não sabemos bem o que fazer do futuro e é assim mesmo. Enfim, faça a leitura. Esse livro é maravilhoso e eu amo a capa dele.

Lidiane 30/07/2023

O livro termina a história de uma apanhadora de sonhos que tem um destino cruel pela frente, mas acontece algo em sua vida que muda tudo...

marinocas 25/12/2022

Gone
simplesmente perfeito!! sou completamente viciada nesse livro, o enredo é MUITO bom!! indico mto ??

Pri Nunes @infinitoliterarioo 30/04/2020

Resenha @infinitoliterarioo
"Não tem como fugir disso tudo. Nem para lugar algum. Não tem saída..."

Comprei essa trilogia com uma menina que estava se desfazendo dos livros, pois iria se mudar. Não tinha noção da história, mas as capas me atraíram por serem tão minimalistas.
Quando comecei a ler tiver uma surpresa, pois a história tinha um enredo muito bom, mas não foi bem desenvolvido no primeiro livro. No segundo aprofundou mais, só que eu sentia falta de falarem da família da Janie e falar sobre a mãe dela estar sempre bêbada.

"Sonhos não tiram férias, quando as pessoas estão de férias."

Nesse terceiro livro a autora, finalmente, chegou na família dela. Fechou algumas pontas soltas e deu um sentido a história, porém ainda esperava mais. É um livro muito bom, não me entendam mal, o estilo da escrita é bem diferente (a autora divide os capítulos em horas) e os personagens são bons, embora alguns mal explorados.
Esse é o tipo de trilogia que você lê só pra passar o tempo, tinha tudo pra ser mais, mas foi razoável. Livros curtinhos, indico para sair de uma ressaca literária. Mistério com aventura e um pouco de suspense.

"Porque, com a pessoa certa, às vezes, beijar parece que vai curar."

site: https://www.instagram.com/p/B_n2fUCjzpp/

tatiane46 18/03/2011

Podia ser melhor, mas mesmo assim...
att jan 2023 - cresci e criei gosto, mas fica a ilusão abaixo

[Ops; aqui pode conter spoiler de Wake, Fade e Gone. Então se você ainda não leu os dois anteriores, cuidadinho!! xD]

Gostaria de dizer que essa trilogia é mais do que ótima, também gostaria de dizer que Gone - Desaparecer é o melhor da trilogia. Mas a gente não pode ter tudo o que quer.
Muita gente fala que o livro é um porre ou não vai lê-lo por causa da narrativa. Mas isso é um total mito. Você se acostuma com a narrativa muito rápido, por causa disso o livro acaba sendo muito mais fácil e rápido de ler do que qualquer outro. A história é muito boa, e o tema proposto é melhor. Ligue o dane-se pra narrativa que fica tudo numa boa! Claro, ainda assim, muita gente não consegue gostar e nem se acostumar com a narrativa do livro. OK, dá pra entender porque; quando li Wake - Despertar também não me acostumei com aquela narrativa maluca até quase o final do livro, mas quando o climáx chega não tem como negar que você esquece completamenta a narrativa.
Em Wake é um pouco demorado até essas partes boas de se ler chegarem, mas quando chega você não para de ler até o final. Em Fade (o que eu julgo ser o melhor da trilogia) o climáx do livro é quase o livro inteiro; digo, tem a situação do Cabe e seu impulso de querer proteger a J. e tem o lance do "Professor Pedófilo Safajdênho" que é muuuuito perigoso, um baita de um "mistério" (eu tava pensando que era só um), e chega a hora da festa, e ainda tinha o caderno verde, e depois disso o ritmo diminui um pouco, mas mesmo assim o livro é ótimo. Gone é um problema; eu achei que com o final de Fade e a situação que o livro deixou para rolar no último o livro ia ser de te matar. Ele te mata, mas não no bom sentido, e não é o livro nem a história que mata, é a J.! Ela irritou muito com essa história de "ficar sozinha". Por mais que a idéia seja tentadora ela tem a Carrie, o CABE (♥), tem a Capitã, tem pessoas que gostam dela e que a amam muito, eu não trocaria isso por nada no mundo, mesmo que fosse ficar cega e torta. E também acho que ela não notou que hoje em dia existe fisioterapia e cirurgia pros olhos, etc e tal. A verdade: você prefere ficar sozinho, triste e com uma loja na internet mas com duas escolhas igualmente ruins e com o cérebro prestes a explodir á ficar cega e torta mas com gente que te ama do seu lado e que cuidara de você?
Durante o livro a J. faz parecer que a segunda escolha é a pior... Pra mim não é. Mas OK, tirando isso tem coisas interessantissímas acontecendo: Henry! Ahh, coitado. Eu amei como a J. conseguiu ajudá-lo, e ainda bem que conseguiu. E ainda bem que fez a escolha certa também! E claro: a mãe da J. pode ser tudo aquilo que ela é, mas eu tenho dó dela. Acho que a J. também não notou que se ela fizesse a mesma coisa que o Henry (se isolar) ela faria com que o Cabe ficasse praticamente igual á mãe dela, e, cá entre nós, o Cabe já foi maltratado o bastante na vida. E ainda tem os sonhos que rolaram durante a estadia de Henry no hospital, que eram incrivelmente agonizantes. Não mais do que o sonho que a J. teve antes do Henry finalmente conseguir ir embora com a Srta. Stubin... Ahh, senhorita Stubin! Como ela fez falta pra J.!
Por que poderia ser melhor? Porque poderia ter mais Cabe, e mais raciocinio de parte da J. Poderia até ter mais ação, quem sabe? Mas uma coisa eu sei: a história e o tema proposto no livro são ótimos, e apesar da narrativa, dá pra engolir sem esforço!

L 16/07/2020

Bom fecho de triologia
Apesar de não existir grande ação, neste último livro, sinto que foi o final indicado para a trilogia.
Janie terá de fazer uma decisão que irá afetar o resto da sua vida. Este dilema é conhecido como o garfo de Morton em que Janie terá de fazer "uma opção absolutamente injusta entre dois resultados igualmente terríveis".

Leo Santana 09/01/2012

A minha história com Lisa McMann e sua Trilogia WAKE é bem conturbada. Me lembro de ter me apaixonado pela capa do primeiro livro da série em um livraria, e ter comprado por impulso, sabendo apenas que a história envolvia algo sobre o sono, levando em conta a capa e o título. O resultado desse surto? Decepção. Mas, já que eu estava no barco, achei melhor me arriscar de novo, e me aventurei com o segundo livro da série, FADE, que na verdade me empolgou bastante e que considerei como um avanço para a série. E, esperando que a Inércia me ajudasse, esperei que GONE fosse pelo menos um pouco melhor que FADE, desejando um final dígno para essa série. E então... bem, leia a resenha.

Janie está de férias com Cabe em um lugar que, com a presença de seu namorado, sol e calma o dia todo, é o paraíso. A história já começa com esse frescor que, após o clima pesado em que se terminou o segundo livro, era realmente necessário. Mas esse frescor dura pouco, e logo em seguida os mistérios começam. Logo nos primeiros capítulos, conhecemos um pouco mais sobre o passado de Janie, sua mãe e suas origens, e isso me entreteu um pouco. Mas, por mais que eu odeie admitir, Janie, de algum modo, passou a ser uma garotinha típica de romances adolescentes, tomando atitude impensadas e, ás vezes, dramáticas demais, e me irritando um pouco. Além disso, a mitologia dos sonhos, tão bem arquitetada por McMann, ficou meio que encoberta e fora de uso nesse livro, que explora mais a questão de onde veio Jane.

Lisa McMann, como já citei em outras resenhas de seus livros, escreve de um jeito diferente. Ela usa poucas vírgulas e muitos pontos finais. Vejo nisso, talvez, uma tentativa de dar um ar de mistério para a histótia, mas sinceramente não há nada de misterioso no simples ato de a mãe de Janie beber vodka no café da manhã. Contudo, mesmo com essas errôneas tentativas de construir ares diferentes para a história, os livros conseguiam me envolver e me prender antes de GONE. Com este, porém, não sei se por causa das expectativas, ou simplesmente por falha da autora, não me envolveu ou cativou.

Um dos elementos que me alegraram um pouco e de certa forma aliviaram a barra que estava sendo terminar o livro foi o romance entre Janie e Cabel. A relação entre os dois é realista e ao mesmo tempo apaixonante. É fofa na medida certa, sem apelar para falsas profundidades. Assim, posso dizer que a avaliação que dei ao livro deve muito á Janie e Cabel, e sua relação romântica divertida e cativante.

Mesmo sendo uma trilogia cheia de altos e baixos para mim, o que eu esperava para o fim da história iniciada em WAKE era bem diferente do que realmente aconteceu. E não de uma maneira boa. A verdade é que o final que Janie recebeu para sua história foi simplesmente isso, um final. Um final com cara de imcompleto, com nada de definitivo ou que pudesse traçar uma linha de pensamento para o leitor ter para com o futuro dos personagens.

É neste livro que descobrimos um pouco mais sobre a origem dos Caçadores de Sonhos, e os possíveis motivos e destinos que, com isso, serão dados á Janie.

GONE talvez seja o pior livro da série WAKE, e lamento muito por Lisa McMann não ter conseguido alcançar todo o potencial que a série tinha e que, convenhamos, estava bem ali ao lado, e apenas a autora não percebeu.

Tai Costa 01/04/2023

Poderia ser muito melhor...
Pra um livro de fechamento de trilogia... Achei extremamente fraco.
A trama ficou amarrada em uma situação so... Faltou ação...
O livro todo foi so sobre o pai da Janie... E no final nada se resolveu... Nem pra ele... E nem pra ela.
Ela segue com os mesmos problemas.
Em comparação ao 2 livro esse aqui caiu bastante na minha opinião.
O 2 segue sendo o melhor da trilogia.
Apesar de tudo não me arrependo da leitura.
Mas o fato é que a autora tinha uma historia fantástica nas mãos... Mas me pareceu que não conseguiu desenvolver bem a ideia...
Obs.: Não posso deixar de ressaltar que o Cabel é incrivel. Um cara de outro mundo!

Camila 03/01/2011

Gone - Desaparecer
Esse é o último livro da trilogia Wake, que conta a história de Janie, uma apanhadora de sonhos!! A série toda é muito boa e o final é bem interessante!! Gostei bastante da narrativa rápida e direta. Valeu a pena!!!

www.leitoracompulsiva.com.br

Pri 28/11/2014

O último livro da trilogia não me agradou tanto quanto poderia. Tinha tudo para ser um livro tão bom quanto Fade, mas o final deixou a desejar. O pior é que esse final foi definitivo, colocou um fim à série. E não fiquei satisfeita com o fim que a autora deu para Janie. Acho que ela poderia ter explorado melhor a história. Mas quem sou eu para ficar pensando em decisões alternativas que poderiam ter sido tomadas em um livro de uma autora bestseller né? Vamos à história:

Janie está tentando aproveitar suas férias, mas sabe que precisa tomar sua decisão logo. Com base nas
recentes descobertas por ter lido o caderninho verde de Martha Stubin, sua vida será uma droga qualquer que seja a decisão que tome. E ainda tem Cabel no meio disso tudo. Ela sabe que ele ficará sempre ao lado dela, por pior que as coisas se tornem, mas ela também sabe que ele não está conseguindo lidar tão bem com isso quanto aparenta.
Para complicar ainda mais sua situação, como sempre, eis que surge um misterioso cara em coma. E eis que esse cara é seu pai. Imagina que loucura para ela ter que lidar com mais uma pessoa agora, que ela nem sabia que ainda existia e que estava tão próxima dela todos esses anos. Ela também descobre que ele tem sonhos bizarros e dolorosos, e ela não sabe como ajudá-lo, por mais que ele implore por sua ajuda.

"Minha vida é uma tremenda merda, a pior de todas as vidas do mundo! Como você pode me forçar a escolher? Como pode fazer isso comigo? Tá me ouvindo? Alguém aí?"

Influenciada por Cabel, ela acaba descobrindo aonde seu pai mora e começa a investigar a vida dele. Quem sabe ele também não era um apanhador de sonhos, assim como ela? Enquanto isso, ela também tenta ter algum tipo de conversa minimamente normal com a mãe, para tentar descobrir o que aconteceu para ele a abandonar quando estava grávida.
De um modo geral, gostei bastante da forma como a autora conduziu toda a história do livro. Me deixou curiosa o tempo inteiro e com vontade de ler logo para saber o que mais Janie descobriria, o que aconteceria em seguida. Fiquei feliz por ela ter conhecido o pai, mesmo que ele estivesse em coma. Fiquei feliz pelo relacionamento dela com a mãe ter melhorado um pouquinho. Fiquei feliz pelo relacionamento dela com a Carrie ficar um pouco mais aberto. Mas não gostei da Janie ficar guardando tudo para ela. Ela precisava conversar com o Cabel! Ele estava sempre lá, super atencioso, à disposição para quando ela quisesse (embora algumas vezes ele não se tocasse de estar agindo da forma errada com ela), mas ela só se afastava mais e mais, ao invés de tentar esclarecer as coisas de uma vez. Isso me deixou muito irritada. E, definitivamente, não gostei do final, o que me fez dar uma baixa classificação para o livro. Mas eu já falei isso e não vou falar mais para não acabar contando spoiler.

site: http://coisasdebelaa.blogspot.com.br/2014/11/cheiro-de-livro-novo-gone-desaparecer.html

Tekantunes 09/01/2011

Gone teve um bom desempenho no desfecho da trilogia, mas se você está esperando ação não vai encontra-lá nesse livro. A trilogia está mais relacionada com a forma como a Janie lida com seu "dom" do que com as situações que ela encara e Gone trata disso, como a Janie se sente com seu fim, e digo fim com propósito de destino. O único ponto negativo na minha opinião é a forma como a autora, Lisa McMann, escreve, mas nada que dificulte a interpretação. Eu recomendo a trilogia e digo aqui que o segundo livro, Fade, é meu favorito.