Gone - Desaparecer Lisa McMann

Resenhas - Gone - Desaparecer

Gii Sardi 13/12/2011

Gone
'Ela caminha descalça pelo curto corredor na silenciosa noite. E para no 'portal' pelo outro mundo. Há apenas mais um sonho de tristeza a ser alterado'.
Janie que viaja pelo mundo dos sonhos assistindo-os e alterando-os, sabe que, por causa dessa sua 'profissão' de moderadora de sonhos ficará cega, e a longo prazo perderá o movimento das mãos. E tem duas opções: isolamento, para nunca mais entrar no mundo dos sonhos e prolongar a sua vida com todos os sentidos funcionando até a idade interferir, ou continuar com sua 'profissão' e encarar as conseqüências. Entre essas duas escolhas ela tem mais uma oportunidade de ver qual vão ser as conseqüências para ambas as opções, que ela escolher. Janie estava de férias com seu amado namorado Cabel, quando as mensagens de voz de sua melhor amiga começam a assustá-la. Elas dizem para Janie retornar as ligações o mais rápido, pois sua mãe, além de bêbada, estava no hospital. Janie fica incomodada, de ter que parar de se divertir com seu namorado nas suas férias, para cuidar de sua mãe bêbada. Mas chegando no hospital, não é bem assim que as coisas se desenrolam. Janie descobre que sua mãe 'surtou' por causa da noticia de que, um tal Henrry, estava internado no hospital com um tumor no cérebro. E por uma coincidência do destino esse 'tal Henrry' não é o pai desaparecido de Janie?! Quando, ele e a mãe dela moravam juntos, Henrry, assinou um documento, que se algo acontecesse com ele a Dorotheia (mãe de Jaine) estaria responsável por ele.
O homem está em coma, e o coma é como um sonho constante, então Jaine não pode controlar. É simplesmente puxada para dentro do sonho de seu pai. O livro é o mais profundo da trilogia. É mais baseado nas escolhas que as pessoas fazem. As vezes o caminho que você escolhe, não é o melhor pra você, mas sim para as outras pessoas envolvidas; as vezes é melhor pra você, e pior para as outras pessoas; e as vezes não é melhor para nenhum das duas partes envolvidas. As vezes é, como a autora cita: "Merda versus Bosta", não há nenhuma parte privilegiada, mas no final é somente uma fase, e tudo muda, por outra escolha que uma das parte fez. Foi o livro que a Janie menos teve senso de humor, e mais preocupação com Cabel. Mas mesmo assim, como citei acima, foi só uma fase da vida, de fazer escolhas difíceis, que todos nós temos que passar. Fazer a diferença ou colocar você em primeiro lugar?
Isolamento ou Consequencia? Verdade ou Desafio? Black or Withe? Coca-Cola ou Guaraná? Merda ou Bosta? Ok, a ultima parte foi brincadeirinha hihi! E a parte que mais que tocou foi para quem Lisa McMann indicou o livro "Para todos aqueles que têm problemas em casa. Vocês não estão sozinhos.".

Felipe 21/12/2013

Trilogia Wake
Resolvi falar no geral sobre a trilogia, pois quando comecei a ler foi até empolgante, mas o não durou muito. Para começar eu não acho que deveria ter sido uma trilogia, mas sim apenas um livro se cada volume tem em média 200 páginas. Quem começa a ler se acostuma com a rapidez dos acontecimentos, o que de certa forma para no terceiro sem necessidade alguma, fora o fato de conter erros grosseiros de gramática, que se me não me engano aparecem nos três, porém muito mais no último. Enfim, é uma história que parece um pequeno filme, daqueles que passam na madrugada da TV aberta sem muita surpresa, inclusive o final. Achei bastante fraco pra ser sincero. Não costumo recomendar esses livros, mas vai do gosto de cada um, alguém pode amar, mas eu particularmente não gostei.

Bárbara 30/09/2011

Gone - Lisa McMann
Não há muito o que dizer do livro. Se eu dissesse algo a mais, estragaria a surpresa, por isso prefiro seguir com essa resenha minúscula, sem nada contar pra vocês dos acontecimentos finais da trilogia.

Gone é o último livro de uma trilogia que conta a história de Janie Hannagan, uma apanhadora de sonhos. Em Wake, ela descobre o que é, em Fade, como será o seu futuro e, em Gone, conhece todo o seu passado.
Ao contrário do que pensei, o último livro não é muito cheio de ação. É mais uma explicação e solução, digamos assim.
Janie conhece seu pai, quase morto, num quarto de hospital. Pessoas em coma sonham e com o pai de Janie, Henry, não foi muito diferente. Janie, portanto, é sugada para os sonhos dele: sonhos horríveis, introduzidos por uma estática colorida e um zumbido insuportável que não a deixa nem se livrar daquilo, não a deixa fugir. Ela chega a pensar que ficará lá, presa.
Conhecendo seu pai, um pouco da vida de sua mãe, Dorothea, também vem a tona. Eu até diria que o fato de ela ser uma bêbada consegue ser explicado no fim da trilogia, mesmo que Lisa não nos diga isso diretamente.
E há Cabe também, e o fato de Janie ficar preocupada com seu futuro: cega e torta. Ela pensa que aquilo incomoda Cabel, por mais que ele jure para ela que não: seus sonhos dizem exatamente o contrário.
Janie precisa decidir o que fazer com a sua vida e é nisso que Gone se resume.
Sim, acho que poderia ser melhor, mas não vou dizer que me decepcionei com o livro. Gostei muito mesmo de ter conhecido a trilogia e não me arrependo nem um pouco em ter entrado nesse mundo de sonhos, muitas vezes sombrios, com os quais nossa Janie precisa lidar.

Ana Mc Bairros 23/01/2017

Eu li - Gone
A vida é feita de escolhas. Cada escolha possui uma consequência e, geralmente, temos a vantagem de analisar antes qual é a escolha melhor. Mas, no caso de Jamie, não há para onde fugir. Mesmo que se queira fugir.

Jamie não tem saída. Ela já sabe o que o destino lhe aguarda...

A história começa com as férias dela e de Cabel na praia. Tudo está muito lindo e muito bom, quando de repente a ligação da sua amiga Carrie muda totalmente os planos.

Jamie descobre o paradeiro de seu pai, mas a novidade e tudo que vem com ela é dolorida em todas as formas possíveis: ele está morrendo. Por mais que ela esteja magoada e triste por ter sido abandonada, a situação acaba sensibilizando o coração da nossa protagonista. Além disso, ela percebe também que não tem saída. Ela tem apenas duas opções e nenhuma delas é boa.

Qualquer escolha encaminhará para um destino terrível: tentar seguir a vida normalmente como qualquer outra pessoa e logo perder a visão, ou se isolar do mundo e adquirir uma doença que também causa a morte precoce.

É uma decisão de matar (haha que sem graça), mas primeiro Jamie fará o possível para resolver um assunto pendente. Essa decisão tem a ver com seu pai, mesmo que o destino dele também já esteja selado.

Sobre os personagens principais:

A protagonista Janie é uma pessoa inteligente e determinada, embora confusa e teimosa (mas, quem não é?). Identifiquei-me muito e acredito que todos um dia irão passar por situações de difíceis decisões. Sempre temos algum problema na vida, onde qualquer escolha parece insuportável.

O Cabel então é um fofo: compreensivo, inteligente, paciente e completamente apaixonado por Janie *--*
Toda garota merece um Cabel em suas vidas =D

Mas, em minha opinião, a tia Lisa deveria ter continuado a escrever, porque a trilogia é linda, e eu fiquei com um gosto de quero mais...

A leitura é ótima, gente.
Um livro emocionante, cativante e belo
Tudo isso de um jeito singelo.

Recomendo!

site: http://vicioseliteratura.blogspot.com.br/2014/09/eu-li-41-gone.html

Lennie 17/04/2011

Um Incrivel final. Para uma trilogia incrivel!
"Gone" é o ultimo livro da trilogia Wake(Titulo da trilogia no Brasil).
Eu não poderia ter imaginado nada melhor. O livro é incrivel, apesar de pequeno. A Lisa seguiu com sua forma peculiar de escrever. Aquela sua forma de nos fazer sentir tantas emoções com uma só palavra. De frases curtas e pausas deliberadas, "Gone" fala de Familia, amor,ganhos, escolhas,dor, perdas, destino e consequencia. Janie dessa vez tem que lidar com coisas que assustariam qualquer um. Mas também, apesar de tudo e dessas dificuldades, no final ela acaba ganhando mais do que poderia pedir. A lisa deu um Show e afirmo com todas as palavras: O Livro é muito, muito bom. E tão intenso que as vezes te deixa sem ar, assim como os dois primeiros. E apesar de o meu preferido dos três ser Fade, em "Gone" a Lisa não deixa a desejar.
O Romance entre o Cabel e Janie segue tão fofo quanto sempre foi. Os dois nos mostram que um relacionamento nem sempre é "um mar de rosas". Que sofrer e chorar faz parte. E que as vezes você vai dizer merdas. Que os altos e baixos é que faz com que isso seja forte. Fala tambem daquele amor altruista, que você tem que desistir de algo para que possa fazer alguem feliz. Assim como o engoismo. Quando você quer tanto algo que não pode conseguir deixa-lo ir.
Enfim, "Gone" é demais.
Recomendo.

"Ele é o unico cara para quem ela sempre vai contar" - Gone
(Essa frase me marcou)

naniedias 02/02/2011

Gone - Desaparecer
ATENÇÃO: Essa é a resenha do terceiro livro da série. Se você ainda não leu os dois primeiros e não gosta de SPOILER, talvez não seja uma boa ideia ler essa resenha. A Nanie evita spoilers, mas como é uma série, não tem como não falar nada do que aconteceu anteriormente.

Sobre o livro:
O caderno verde. O seu conteúdo ainda aterroriza Janie. Ela precisa decidir qual caminho quer tomar - o que é o melhor.
Ela passa as férias com Cabe, o irmão dele e a cunhada. Ela consegue ver nos sonhos de Cabe que ele está assustado com o que pode acontecer a ela no futuro. Mas ele não fala sobre isso. E ela se sente incomodada.
E como se isso já não fosse o bastante, as férias são interrompidas por uma mensagem de Carrie - alguém ligado a Janie está no hospital - à beira da morte.
Enquanto ela tenta ajudar essa pessoa, precisa decidir que caminho irá tomar na vida dela.
Morton's Fork.

O que eu achei do livro:
Adorei o fechamento dessa série! Realmente foi com chave de ouro! Ainda estou mais encantada com o primeiro livro da série - Wake - mas os outros dois - Fade e Gone - também são maravilhosos!
Esse livro se passa em um período de tempo bem menor que os demais. O primeiro e o segundo duram um semestre escolar, enquanto este terceiro dura perto de uma semana.
Mas a Lisa McMann escreve de uma maneira maravilhosa, e não há problema algum com o sentimento de tempo. Realmente parece que apenas uma semana passou - os personagens agem de maneira adequada e as situações também ocorrem de acordo. Existem livros em que o leitor fica confuso pelo pouco tempo que se passa e as atitudes e pensamentos dos personagens que não correspondem muito ao período que se passa. Mas nesse livro, não vi esse problema. Eu só não gostei que não foi um semestre inteiro porque tinha esperanças que o último livro fosse o primeiro semestre de Janie e Cabel na faculdade. Realmente fico triste agora porque a trilogia acabou... gostaria que houvessem mais livros...
A trilogia Wake é uma delícia! Uma história maravilhosa e você não pode deixar de lê-la!

Nota: 10
Dificuldade de Leitura: 5

Leia mais resenhas em: http://naniedias.blogspot.com
Cinthia_a.p. 03/02/2011minha estante
Também adorei essa trilogia.
Li vários comentários contraditórios, mas a grande maioria das pessoas adorou a série.
É uma leitura leve (levei só um dia para ler cada um deles) e despretenciosa que deu certo.
O casal é super fofo e a gente sofre e torce muito por eles.
Enfim, história super gostosa e recomendada.

naniedias 04/02/2011minha estante
Cih, eu também levei apenas um dia para ler cada livro. É realmente uma leitura super leve e muito divertida!

DEA 17/01/2011

Fraco
Este último livro da trilogia ficou bem distante dos dois primeiros livros, mas valeu para o desfecho geral.

TattyHP 19/04/2011

Não sei muito bem o que dizer... Eu amei Wake na primeira vez que li, se tornou um dos meus livros favoritos. Me conquistou.
Em Fade, nossa, me surpreendeu... Pra mim, o melhor livro da série, toda a história, tudo me deixou completamente besta! Até a escrita melhorou muito...

Quando comecei Gone, achava que ia superar os outros dois... E isso não aconteceu!... Não que eu não tenha gostado! Tem coisas incríveis no livro, como o drama familiar, o problema com alcool, e tals... Mas eu senti falta de muita coisa!
Queria mais Cabel, que dá um charme todo especial na história. Queria mais ação, já que a história fica o tempo todo só sobre as descobertas da Janie quanto ao seu pai, e seu drama sobre o Morton's Fork.
Achei beeem legal, resolver toda essa história sobre a familia de Janie e tal, mas faltou algo! Faltou algo pra falar 'uaaaau, que história incrível' (No caso de Fade, quando ela descobre sobre seu futuro, e a festa com o Sr. Durbin...).

É um livro legal, recomendo para que já leu os outros dois. Mas a história é branda. Ela apenas resolve os problemas e pronto, acabou.

E o final? Não acredito ainda que acabou, não porque eu amo a série e não queria que acabasse (o que, de fato é verdade), mas porque, quando se lê a ultima página do livro, você pode jurar que aquilo não é o fim. Dá MUITO a impressão de que a história continua...

Quanto a série inteira, queria mais páginas no livro, e mais 'aprofundamento' nas descrições e nas situações. Os livros conseguem prender agente (a maioria lê em 2 dias no máximo, cada livro), mas porque tudo passa super rápido...

A série Wake continua sendo uma das minhs séries favoritas, mesmo com o desfecho que não me convenceu. Quero um novo livro, quero saber o futuro de Janie, os próximos desafios... isso poderia ser mais explorado, mas acaba como '... ela não viveu feliz para sempre e é isso.'
Quero mais :'(

Emerson 11/07/2012minha estante
EU TAMBEM ODIEEEEEEI. MEEEEU DEEEEUS QUE LIVRO CHATO.

Laisy 11/07/2012minha estante
Eu achei que eu fosse a única Emerson!!! Rsrsr.. Livro chaaaato que deus me livre!!!

Lethii 17/03/2020

Esperava mais desse final.

Camila 03/01/2011

Gone - Desaparecer
Esse é o último livro da trilogia Wake, que conta a história de Janie, uma apanhadora de sonhos!! A série toda é muito boa e o final é bem interessante!! Gostei bastante da narrativa rápida e direta. Valeu a pena!!!

www.leitoracompulsiva.com.br

Juh - @dosedafelicidade 19/02/2019

No último livro, Janie continua com a perturbação do segundo livro... indecisa, atormentada, ela teme mais que tudo o seu futuro, trazendo inseguranças para seu presente e se afastando cada vez mais de tudo e de todos. Janie ama Cabel, mas como poderia conviver com ele sabendo o que a espera futuramente? Ela pensou que esse era seu maior problema, mas tudo ainda podia piorar quando uma pessoa que ela nunca pensou que veria aparece deixando-a ainda mais confusa... Sem muito diálogo, Janie tem que mergulhar em sonhos dolorosos para descobrir mais de seu passado e tentar encontrar esperanças em meio ao caos.. mas quanto mais ela procura mais decepcionada fica.

Não achei que seria possível, mas eu acabei me apegando a Janie, SIM, no ÚLTIMO livro hahaha... e não sei se autora melhorou UM POUCO mais a escrita ou se foi eu que me acostumei com a barbaridade kkkk (rindo de nervoso). Acho que só nesse volume eu compreendi melhor tudo o que a personagem enfrentou e ainda tem por enfrentar. Ela é muito independe o que me irritou um pouco já que ela queria fazer tudo sozinha e conseqüentemente pensava tudo sozinha sempre deixando o pobre do Cabel de fora, como se ele fosse nada, sendo que ele era o tudo dela - podendo a ajudar com sempre... achei falta de consideração com ele kkk mas tudo bem. Se parar pra pensar, alguns pesadelos da história são de dar medo, a gente acaba sentindo agonia..e que"dom" horrível que é ser um Apanhados de Sonhos.. você vive uma vida de agonia pra ter um futuro pior ainda, é bem triste e frustrante.. a vida em si da Janie já é bem triste por conta da mãe alcoólatra dela que é uma pessoa horrível e nem liga pra ela e ainda presenteam ela com isso.A sorte dela foi ter encontrado o Cabel e as pessoas do convívio dele pra tirar parte dessa depressão de vida que ela tem.
Opinião sincera- gostei do livro.
Conclusão da trilogia - interessante mas poderia ser melhor. A escrita poderia ser MUITO melhor e o desenvolvimento também. O pior livro pra mim, foi primeiro.. Foi legal conhecer a Janie mas não sei se quero encontra-lá novamente numa releitura, rs.

Maven 06/08/2013

Eu esperei tanta coisa desse livro, imaginei tantos finais possíveis, e o final conseguiu me surpreender. Apesar de que em alguns aspectos achei que faltou alguma coisa.
O livro se resume na Janie tendo que tomar a decisão sobre a sua vida. Logo depois de surgir uma pessoa na vida dela que mostra uma outra opção além do que ela já conhecia. Janie é obrigada escolher entre "a merda e a bosta" como diz nossa apanhadora de sonhos. E no meio da decisão tendo que botar em jogo sua bolsa de estudos, emprego, sua mãe, e o Cabel.
Se você já leu os dois primeiros livros, também vai gostar desse.

Tekantunes 09/01/2011

Gone teve um bom desempenho no desfecho da trilogia, mas se você está esperando ação não vai encontra-lá nesse livro. A trilogia está mais relacionada com a forma como a Janie lida com seu "dom" do que com as situações que ela encara e Gone trata disso, como a Janie se sente com seu fim, e digo fim com propósito de destino. O único ponto negativo na minha opinião é a forma como a autora, Lisa McMann, escreve, mas nada que dificulte a interpretação. Eu recomendo a trilogia e digo aqui que o segundo livro, Fade, é meu favorito.