A Casa dos Muitos Caminhos

A Casa dos Muitos Caminhos Diana Wynne Jones

Resenhas - A Casa dos Muitos Caminhos

Rafael Félix 19/02/2011

Trilogia do Castelo
Eu penso que poucas vezes uma pessoa encontra algum autor do qual ele queira ler todos os livros possíveis. Comigo, isso aconteceu com as obras J. R. R. Tolkien, Neil Gaiman e Phillip Pullman.
Em 2008, entrei em uma livraria e me deparei com um livro em promoção, cujo título era "Vida Encantada". Devido à capa chamativa e ao preço(uma bagatela) eu o comprei. Afinal, não tinha muita coisa a perder. Bendita promoção! Com ela, entrei em contato com o universo de Dianna Wynne Jones. Eu queria, avidamente, ler todos os outros livros de "Os mundos de Crestomanci" (série da qual "Vida Encantada" faz parte).
Na mesma época, fui apresentado por uma amiga às animações de Hayao Miyazaki. Assisti aos belíssimos "A Viagem de Chihiro" e "O Castelo Animado". Bem, tenho a mania de assistir aos créditos finais dos filmes, e no final d'O Castelo Animado, vi que o filme se baseava em uma obra de Diana Wynne Jones. A melhor surpresa foi que o livro estava disponível no Brasil pela editora Record! Na primeira oportunidade que tive, entrei em uma livraria e adquiri a obra. Pronto... D. W. Jones entrou pro mesmo hall de Tolkien, Gaiman e Pullman nas minhas prioridades de leitura.
A melhor parte é que "O Castelo Animado" superava (em muito) os livros do universo de Crestomanci (acho que parte dos créditos deve ser dado à equipe de tradução e revisão!!!). Pouco depois comprei "O Castelo no Ar" e só ficou comprovada que D. W. Jones possui uma impressionante imaginação. A qualidade da narrativa manteve o mesmo nível da primeira obra. Justamente por isso, eu passei o segundo semestre de 2010 ansioso pelo lançamento de "A Casa dos Muitos Caminhos".
Assim como em "O Castelo no Ar", os protagonistas do livro não são mais o mago Howl e sua esposa Sophie. Contudo, os novos protagonistas são tão cativantes quanto os do primeiro livro. Charmain Baker é uma (simpática) menina mimada cuja mãe não permite que a realização de quaisquer tarefas domésticas e contato com magia (as quais ela considera pouco respeitáveis). Seu sonho: ajudar a catalogar o acervo da biblioteca real. Charmain até envia uma carta ao rei se candidatando ao cargo. Contudo, sua tia avó Semprônia (uma senhora muito persuasiva) convence (de livre e expontânea pressão) a Sra. Baker de que Charmain deve ajudar a cuidar da casa de seu tio-bisavô emprestado, pois ele encontra-se debilitado em decorrência de um (suposto) câncer. O problema começa por aí: o tal tio-bisavô William, é o mago real da Alta Norlanda e a principal tarefa de Charmain é cuidar de sua casa e da mágica guardada nela. No meio de uma fúria contra o tio-avô, Charmain Baker se vê enrascada, pois não sabe sequer lavar louças e muito menos realizar o menor ato de magia. Em meio a sensação de incapacidade em cuidar da casa, as primeiras experiências com magia, o encontro com um assustador luboque e com um atrevido kobold chamado Rollo, surge Peter, o filho da Bruxa de Montalbino. Ele possui habilidade com magia de caráter duvidoso é enviado pela mãe para ser aprendiz do mago William. Com Peter, Charmain aprende a rever seu modo de agir. Além disso, eles começam a explorar a casa do tio William. O que no começo parecia um imóvel com apenas uma sala e uma cozinha, revela-se um labirinto mágico de cômodos e caminhos. Bem, esses são os personagens apresentados apenas no início do livro e nem um décimo de toda a confusão da trama foi revelada!!!
Jones constrói uma colcha de retalhos no início do livro, na qual cada capítulo apresenta uma situação e um personagem diferentes, como no segundo livro. Entretanto, cada um desses "retalhos" vai se encaixando do meio para o fim da obra, culminando em um clímax surpreendente. Jones utiliza muita confusão (o que garante a diversão de suas histórias), personagens atrapalhados e um toque de sadismo para construir um mundo maravilhoso e rico. E o melhor: o livro é tão bom quanto os dois primeiros.
Recomendo fortemente a leitura de toda a trilogia. Assista também ao Castelo Animado de Miyazaki (aliás, recomendo toda a filmografia). É diversão garantida!!!
nerito 25/10/2011minha estante
Olá! Gostei muito da sua resenha e concordo com tudo o que você disse sobre a Diana. Eu também já li tudo (e tenho também tudo) o que saiu no Brasil até agora. Acabei de ler neste momento A Casa dos Muitos Caminhos. Realmente é tão bom quanto os dois anteriores! Abraço!

Elene 19/12/2012minha estante
Entendo perfeitamente o que disse e concordo com cada palavra. O jeito como somos apresentados aos personagens, aos países e acontecimentos do mundo de Diana Wynne é maravilhoso e incomparável. Esse é o tipo de livro que faz você se apaixonar pelas personagens em vários estágios e se decepcionar quando acabam as linhas do livro. O filme do Estúdio Ghibli também é uma ótima obra e não segue completamente a história, mas continua uma ótima adaptação.
Todos deveriam ler bons livros como esse.

Ana 15/06/2014minha estante
Amei tua resenha... E me identifiquei muito principalmente com o início: Tolkien, Gaiman, só não conheço Pullman, mas diante da tua narrativa vou correndo ver qual é a dele ;)

Darvly Lima 03/06/2020minha estante
Quais são os outros dois livros da trilogia?

Renata1004 19/06/2021minha estante
Muito boa sua resenha. Conheci a autorra pelo filme " O Castelo Animado", e amei, depois de ler o livro pela editora Record, pesquisei os livros dela, como o Vitral Encantado e outros. Como alguns eu não estava mais encontrando, como " O castelo no ar" que grata surpresa saber que seria lançada as edições dos três livros dela em um box.

É um das autoras preferidas, e não é atoa que tem uma escrita maravilhosa, ela foi estudante de C.S Lewis, autor de "As crônicas de Narnia" ( livro que é meu preferido do autor) e J.R.R. Tolkien. Ou seja, o melhor trio de fantasia da história rs.

debs 23/02/2022

eh um livro bem leve e fácil de ler, a história eh meio bobinha mas eu gostei. Só queria ser a Charmain, com pai confeiteiro dono de padaria e não precisando fazer nada o dia inteiro apenas ler
Gabi 23/02/2022minha estante
Essa saga é tão gostosinha de ler

debs 23/02/2022minha estante
simmm, tô no último e tô gostando bastante

Pedro 04/03/2022minha estante
lindooo

Barbie grew 14/03/2022minha estante
Eu só queria ter o pai dela mesmo hahaha ser ela (chatinha e mimada) seria o cúmulo pra mim ???

debs 14/03/2022minha estante
kkkkkkkkk vc tem um bom ponto

Bebela 03/11/2021

Estou apaixonada por esse universo
Eu queria muito ler mais, porém infelizmente já acabou, que história sensacional! O universo é muito interessante e os personagens possuem histórias muito cativantes, fiquei tensa em alguns momentos, mas dei muitas risadas, os personagens se metem em muita confusão. Esse livro me deixou querendo saber mais, muito mais: o que vai acontecer com o reino? Será que ainda existem aquelas coisas? Será que esses dois vão ficar juntos no futuro.
Ah, tudo que eu queria era continuar nesse mundo e tomar uma boa xícara de chá.
Mariâ 06/11/2021minha estante
Eu estou passando em continuar lendo meu box de livro começando por este, então queria saber se vale a pena?

Bebela 06/11/2021minha estante
Olha, eles tem uma ordem cronológica, por isso recomendo ler primeiro Castelo Animado, depois O castelo no ar e só depois esse. Eu gostei muito desse, se fosse para ranquear, em 1° fica castelo animado, 2° esse e em 3° o castelo no ar, mas amei todos sabe kkkkk

Mariâ 06/11/2021minha estante
Entendi, obrigado por responder. Eu gostei de castelo animado tbm, e obg por avisar :3

yasmine 30/10/2021

Fecha a trilogia muito bem. Gostei muito da mitologia do vilão desse livro, o crescimento da personagem principal, as participações de velhos conhecidos.... enfim leitura gostosa.
clazyw 30/10/2021minha estante
Qual a classificação amg?

yasmine 30/10/2021minha estante
Livre, é um infantojuvenil que fala com todos.

clazyw 30/10/2021minha estante
Muito obg.

yasmine 30/10/2021minha estante
Imagina

Aelius.book 14/12/2021

A casa dos muitos caminhos
O melhor livro da saga, o livro tem um toque de mistério mais como esse não e o objetivo do livro e bem fácil adivinhar o mistério, eu amei o livro do começo até o final mais a protagonista me deixou com raiva no começo. Mais o livro e perfeito super recomendo
Miguel Leite 14/12/2021minha estante
Ela é super folgada no começo, né? Kkkkk

Aelius.book 14/12/2021minha estante
Muitoo!! isso me deu uma raiva

Maria 18/11/2023

Muito fofo
Eu amei esse livro, a fantasia dessa trilogia é impecável, como sempre tem muitas surpresas no final e os personagens do primeiro livro estão aqui de novo. A parte que eu mais amei foi a Desamparada, uma cachorrinha muito fofa que me fez apaixonar nela.
NINAZEN1K 18/11/2023minha estante
tô pensando em comprar o box pq tá em promo na amazon! vale a pena? tenho muita curiosidade pelo primeiro livro queria saber se os outros 2 são bons também..

Maria 21/11/2023minha estante
Eu gostei mt do primeiro e do terceiro, o segundo achei bem +o-, gostei só lá pro final, mas acho que vale a pena sim, o universo dos livros é bem gostosinho e interessante

Karol 08/07/2022

Este livro é muito melhor que "O Castelo no Ar". A história é leve, cativante os personagens: Charmain, Peter e Desamparada são ótimos não dá para enjoar deles. E ainda tem um pouco mais da Sophie, Howl e Calcifer para poder matar a saudade.
Silvana137 11/09/2022minha estante
Ai gostei

Silvana137 11/09/2022minha estante
Já quero ler

Camila1856 21/04/2023

Vai deixar saudades
Que leitura gostosinha! A série fechou com chave de ouro. Confesso que não gostei muito da personagem principal, mas a história como um todo foi muito boa. Já estou com saudade desse universo fantástico criado pela autora
Jesca 22/04/2023minha estante
Tava procurando resenhas dizendo que não gostaram da Charmain, pra não ser só eu kkkkk AFF, tô pra abandonar o livro por não tá conseguindo gostar dela.

Camila1856 22/04/2023minha estante
Eu juro que melhora. Dps de um tempo a história fica mais independente dela e as coisas começam a andar

Lane 24/11/2021

A casa de muitos caminhos
Enfim, o que falar desse livro? eu me prendi muito desde o início e eu achei bem melhor do que o anterior do box que era o Castelo do Ar.
Fiquei muito feliz em ter ligações com o livro anterior como teve nos outros e o howl e a sophie continuam muito fofos sério?! e tbm sem contar que aparece o filho deles no livro e eu fiquei completamente apaixonada nessa relação.
Panquecadebis LM 24/11/2021minha estante
É meu box preferido *-* também acho que o terceiro é melhor que o segundo mas o primeiro na minha opinião é o melhor de todos por um laço afetivo que eu tenho, se não assistiu assista o filme tbm vale a pena

Lane 25/11/2021minha estante
eu já assisti o filme e por isso comprei o box e eu amo o primeiro livro tbm, pq tenho muita ligação com aquele filme

Mariana 21/03/2024

Bom, mas poderia ser melhor.
Sinceramente, eu ainda não acredito que haviam pessoas na Internet falando que se você lesse separadamente um livro da triologia sem seguir a ordem você iria entender. É uma triologia, se não for seguida você não vai ter apego aos personagens principais do livro inicial que reaparecem diversas vezes nos outros livros e com certa relevância. Eu diria, que literalmente o que sustentou este (terceiro livro) foi isso, pois a escrita decaiu tanto. Eu não sei se foram erros de tradução, mas chega a ser uma leitura irritante até, porque eu algumas páginas em específico, a escritora parece não saber fazer o uso de pronomes. PORÉM nos outros livros, eu amei a narrativa dela e não tenho nada a reclamar sobre, o que me leva realmente a pensar que deve ter sido erro de tradução, porque não parece a mesma pessoa escrevendo. A não ser que estivesse escrevendo este livro praticamente dormindo.
O livro em si é bom, mas deixa realmente muitas questões em aberto, por exemplo alguns mistérios da casa (o que eu realmente esperava que fosse explicado, porque é literalmente o titulo do livro).
A personagem principal é uma garotinha um tanto quanto complicada, mas acredito que tenha vindo de criação com base na história. Acredito que seja a ideia você começar tendo raiva dela.
Agora, algumas cenas ficaram tão cansativas, poderiam até encaixar bem em um filme (eu enxerguei um filme todinho do Studio Ghibli nesse livro, o que só prova a qualidade), mas em um livro só torna a leitura maçante.
Foi um livro bom, aquele que te trás conforto em um fim de tarde, porém se você comparar ao restante da triologia a qualidade caiu um pouco. Eu realmente não percebi essa diferença do primeiro para o segundo, mas acredito que só tenha ocorrido aqui mesmo, pois eu finalizei o 2° com vontade de ler todos os livros já escritos pela Diana e este teve alguns momentos arrastados.
jo.joe 21/03/2024minha estante
Eu não acho que foi erro de tradução, esse livro que se passa no mesmo mundo do Castelo Animado é fraco e cansativo mesmo
Esse livro só se sustenta mesmo pela aparição do Howl, Calcifer e Sophie , como você disse.
Charmaine, a protagonista do livro é irritante e mimada, péssima personagem, nada justifica suas atitudes. O garoto, príncipe acho, é muito melhor

Mariana 21/03/2024minha estante
Eu realmente não lembro da escrita da Diana ser tão ruim e não faz tanto tempo que eu li os outros livros, mas pode ser que eu tenha ignorado e nem percebi, ela usava pronomes pelo o que eu me lembre.
Acho o Peter (o príncipe) um personagem bom também, mas achei mal explorado. Esse livro renderia tanto se fosse na visão dele sobre as coisas KKKKKKKKK mas acredito que a Charmaine foi feita pra ser irritante mesmo e depois você acabar ficando com dó dela.

maria rita 27/09/2022

? | Luboquim.
Charmain Baker, uma garota comum é chamada para tomar conta da casa do seu tio-avô, um grande mago que está doente e irá se ausentar da residência para se cuidar. Na casa (e fora dela), Charmain deixa de lado sua zona de conforto para conseguir sobreviver a criaturas horripilantes ao lado de uma cadela e um jovem mago, além da ajuda/atrapalhamento de Sophie, Howl e Calcifer.

É o terceiro e último livro da trilogia e eu amei bastante, eu devorei o livro porque o desenvolvimento e os acontecimentos são muito envolventes. Os personagens são muito atrativos e diferente do segundo livro (meu menos favorito), Sophie, Howl e Calcifer aparecem muito mais e isso me deixou bem instigada a ler porque eu amo eles! O livro mostra o desenvolvimento de muitos personagens, é ótimo ler as páginas e ver o crescimento deles.

A escrita da Diana é muito fluída, eu pretendo ler outros livros dela algum dia se eu tiver oportunidade, foi autora muito criativa e a fantasia dela é sem igual! Gosto bastante, recomendo a leitura.
clara 27/09/2022minha estante
nossa agr fiquei com vontade de ler!!! Qual a classificação indicativa ??

maria rita 27/09/2022minha estante
+14, os três livros

lauren 05/04/2023

fav!!!
eu comecei a ler sem saber nada sobre o livro, não sabia que a sophie e o howl apareciam, muito menos que eles tinham um filhinho tão fofo, eu amei muito, 5 ?? e favoritado, assim como o castelo animado!
Vidings 05/04/2023minha estante
Você leu O Castelo no Céu?
Se n tiver lido, recomendo. É o que vêm depois do Castelo Animado e antes de A Casa dos Muitos Caminhos ??

lauren 09/04/2023minha estante
eu comecei! mas não consegui terminar até hoje

Moliv 05/04/2024minha estante
Agora sou triste porque terminei, vou sentir saudades também ???

Bíh948 05/04/2024minha estante
??

LetAcia 11/07/2022

Vou sentir saudades
Me senti lendo uma trilogia, a cada livro relembrando os personagens de outras histórias...

Já estou sentindo falta das aventuras e diversões, todas essas "pessoas" ? são incríveis e ficarão sempre comigo.

Me senti lendo uma outra versão de castelo animado. Me achei muito parecida com a Charmain, com um pouco menos de preguiça?, mas a mesma paixão por livros.

Fiquei encantada com a leitura, mais uma aventura muito bem escrita.
livroscit 11/07/2022minha estante
Deu muita vontade de ler...

MARYNHA 21/07/2022minha estante
Eu também quero ler. Vi só o desenho e amei, então o livro deve ser 10 vezes melhor

Liv =) 21/05/2022minha estante
Pegando Spoiler check ?