Matadouro Cinco ou a Cruzada das Crianças

Matadouro Cinco ou a Cruzada das Crianças Kurt Vonnegut

Resenhas - Matadouro 5

Clara 25/05/2024

É assim mesmo
Coincidentemente, li esse livro enquanto estava passando por um luto. Foi terapêutico. Ele captou perfeitamente o meu estado de espírito.

Davenir - Diário de Anarres 24/05/2024

Clássico da ficção científica que remexe feridas da guerra
Matadouro Cinco é um clássico da literatura dos Estados Unidos e um clássico antiguerra que usa a ficção científica, bom humor e sarcasmo para falar de temas pesados como o Bombardeiro em Dresden e o trauma que é levado para a vida civil da guerra.

Acompanhamos Bill Pillgrim, na verdade o próprio narrador falando sobre Bill Pillgrim e suas experiências como sobrevivente do Bombardeiro de Dresden, que foi um ataque aéreo devastador perpetrado pelas forças aliadas que dizimou a cidade de Dresden, matando mais pessoas que o bombardeio nuclear no Japão em Hiroshima ou Nagazaki. Bill é um típico sobrevivente da guerra, tendo lutado nela como soldado, que leva uma vida pacífica como optometrista, casado com dois filhos até que revela num programa de rádio que foi abduzido por extraterrestres que lhes ensinou outra forma de ver o tempo. Bill passa a viajar no tempo, através de perdas de consciência que o levam a outros pontos do tempo. Uma forma criativa de mostrar como a guerra nunca acaba dentro de quem se traumatizou com ela, não importa o quão feliz sua vida tenha sido depois do conflito. A ironia do autor surge na inutilidade e na falta de propósito em cada ato violento que ocorre, em qualquer escalão. Inclusive na mentalidade guerreira de outros personagens que cercam Bill, e na forma como vários outros personagens se adaptam aos horrores que vivem. Inclusive se você encarar as viagens de Bill, na pele de outros personagens.

Não há uma apoteose no final, pois o próprio livro fala da inutilidade de enxergar o tempo como uma sucessão de fatos sequencialmente organizados, mas há sequencias para falar de como ficou a cidade após o bombardeio. Os personagens são apresentados com seu destino descrito, como morrem e a finalidade se torna fugaz e um mero fato corriqueiro. O que abre espaço para muitas reflexões sem essas amarras. Tudo isso envolto em uma linguagem muito simples e cativante, que me conquistou para que eu procure novas leituras do autor. Agradeço ao Roberto Honorato do Primeiro Contato SciFi pela dica.

site: http://wilburdcontos.blogspot.com/2024/05/resenha-335-matadouro-5-kurt-vonneguth.html

Jullyana.Chagas 21/05/2024

Billy Pilgrim ficou solto no tempo
"É assim mesmo..." uma frase que se repetiu diversas vezes durante o livro para narrar os horrores da segunda guerra mundial na perspectiva de um jovem soldado americano chamado Billy Pilgrim, este que presenciou o bombardeio da cidade de Dresden na Alemanha, e que durante a guerra e pós guerra vemos como ele ficou transtornado e frequentemente divagava e viajava no tempo, tanto na linha do tempo de sua própria vida como para um mundo totalmente novo habitado por seres extraterrestres, o mundo de Tralfamadore.

É um livro meio maluco, porque vai e volta na linha do tempo diversas vezes, e isso é confuso no início, mas do meio pro final melhora, e de alguma forma você consegue juntar os fragmentos da história da vida de Billy. E por mais simples que a linguagem seja, os acontecimentos não são, é angustiante e te faz refletir e lembrar que hoje em dia as coisas não mudaram tanto, ainda temos guerras sem sentidos, jovens e crianças no front, tristeza e pessoas destruidas por conflitos bélicos. E parece que nunca vai mudar, é assim mesmo...

Camila :3 21/05/2024

É assim mesmo
Esse livro foi uma ótima experiência, o jeito que o autor escreve é incrível , nessa leitura nós viajamos em uma história não linear divagando pelas memórias de um ex combatente da segunda guerra mundial passando pelos seus momentos bons e ruins o vendo viver amores e dores, vemos suas memórias ao mesmo tempo que tentamos imaginar o que naquilo tudo é real e o que é a invenção de uma mente perturbada pela guerra.
O livro tem uma ótima narrativa e personagens cativantes, foi realmente um achado.
Recomendo.
Ricardo 21/05/2024minha estante
Faz tempo que quero comprar, mas é um livro caro e nunca abaixa o preço. Já procurei em sebos, mas não achei.

Camila :3 21/05/2024minha estante
Esse eu dei sorte de encontrar em um sebo pq realmente é um livro muito caro

Jessica Moraes 19/05/2024

Não gostei de nada;
viagem no tempo, ficção histórica e cientifica, uma mistura louca que me fez ignorar o que o autor queria repassar, só foi entediante.
tem umas passagens intragáveis e sinceramente, não sei porque é clássico.
não devo ter entendido e mas não vou ir atrás de saber.

Rafael.Brina 12/05/2024

Uma viagem de tempo e leitura
É um livro super interessante, que mistura viagem no tempo com os horrores da segunda guerra mundial, principalmente a destruiçao da cidade de Dresden, que o autor presenciou e incluiu na história, além de presemça de aliens no meio das viagens. Ele é bem filosófico também, principalmente sobre a cukura americana e seis problemas.

Greice21 10/05/2024

Todos os momentos passado, presente e futuro ...
Demorei um pouco para me localizar na escrita, pois o escritor utilizou-se de tempo e espaço diferentes. Contando sobre sua longa carreira de optometrista, ele diverge entre os momentos em que participou dos campos da Segunda Guerra Mundial, na cidade de Dresden. E suas visitas intergaláticas com os alienígenas, onde ele é prontamente exposto com honras para exposição. Um viajante no tempo. Assim como sabemos, as passagens enquanto cenário de guerra são bem trágicas e em muitos momentos o personagem valeu-se do sarcasmo para retratar suas experiências e de seus companheiros no matadouro. Para fundamentação: A cidade de Dresden, na Alemanha, foi bombardeada pelas Forças Aliadas na Segunda Guerra entre 13 e 15 de fevereiro de 1945. Em quatro ataques-surpresa, 1300 bombardeiros pesados lançaram mais de 3900 toneladas de dispositivos incendiários e bombas altamente explosivas na cidade. O fogo resultante destruiu 39 quilômetros quadrados do centro da cidade e matou pelo menos 25 mil pessoas. Apesar do que os Aliados disseram, de que a cidade era um importante alvo militar, a maioria das pontes e ferrovias da cidade ficaram intactas. Prédios residenciais foram pesadamente danificados, matando milhares de civis em uma cidade de pouco valor estratégico para a guerra.

Romário 09/05/2024

Conhecendo Kurt Vonnegut
Matadouro Cinco ou A Cruzada das Crianças: Uma Dança Compulsória com a Morte (que título maravilhoso), é provalmente a obra mais conhecida de Kurt Vonnegut, o livro mescla ficção científica, história, e sátira de uma maneira única.

A princípio senti uma certa estranhesa na leitura, não por ser algo dificil, na verdade, apesar do tema pesado a leitura é muito fluída, mas por ser uma forma incomum de se contar uma história. A partir o momento que você aceita a estranheza e segue o fluxo a narrativa cresce muito. "É assim mesmo".

A narrativa segue Billy Pilgrim, um soldado americano que se torna prisioneiro durante a Segunda Guerra Mundial sendo capturado por soldados alemães. O livro transcende o tempo e o espaço, explorando temas como trauma, livre-arbítrio e fatalismo, tudo enquanto questiona a natureza da própria narrativa pois o autor está na obra falando sobre a obra. Com sua prosa distinta e inovadora, Vonnegut oferece uma reflexão profunda sobre a insanidade da guerra e a fragilidade da condição humana. Matadouro Cinco é uma leitura interessantíssima para quem busca uma experiência literária provocativa e diferenciada.
Diana.Castor 09/05/2024minha estante
Incrível, leitura muito impactante.

Michele Benages 05/05/2024

Não é pra mim
Eu tinha muita curiosidade em ler alguma obra do Kurt Vonnegut e resolvi começar pelo livro mais famoso, Matadouro Cinco. Já estava preparada pra uma historia bem viajada, mas esse livro definitivamente não é do meu gosto. Entendo o que o autor quis fazer e acho a proposta interessante: a guerra é tão irracional que é impossível falar sobre ela de forma racional. Mas não me conectei com nenhum dos personagens, achei cansativo o vai e volta no tempo e da metade pro fim, eu li apenas na força do ódio.

livia_ss 03/05/2024

Coisas da vida
Não foi meu livro preferido do autor, mas gostei mesmo assim. Tem o estilo bem característico dele de misturar realidade e ficção. As viagens no tempo são uma confusão, mas dá pra entender e se situar no que tá acontecendo. Em geral, valeu a leitura. Se bem que se o Kurt escrevesse uma receita eu leria e daria 5 estrelas.

Gessyka.Loyola 22/04/2024

"É assim mesmo"
Achei interessante como o autor conseguiu trabalhar seus relatos da guerra (a destruição de uma cidade da Alemanha), humor e ficção científica. No começo não entendi muito bem, mas depois começa a ficar claro quem são os personagens e a história engata.

Alessandra395 16/03/2024

Sempre tive curiosidade com os livros desse autor. Tem um status cult neles. E sempre quando ouvia falar dele era como alguém descolado, louco e cheio de sensor de humor e mostrando uma paródia da vida. Acho que é válido o livro. Achei um pouco leve demais, como se o autor quisesse não ofender ninguém que o lesse, mas vai ver é essa intenção com ele querendo falar de um modo que não ofenda ninguém e aí quando você percebe a mensagem já está em você. deve ser essa a intenção. Estou tentando ler mais do autor, mas esse aqui foi o que achei mais instigante. Começa de uma forma meio confusa, mas essa confusão faz parte do conceito do livro.

iwhendria 13/03/2024

Até a metade do tempo eu não estava entendendo bulhufas.
Do início ao meio achei a passagem do tempo dos eventos muito confusa e estranha de ler, uma hora ele falava sobre a guerra, depois sobre sua esposa, etc. Loucura. Não esperava nada desse livro, mas confesso que me surpreendeu pela escrita tão fluida e fácil de ler. Sobre a história, quando li a sinopse achava que ia ser um livro anti-guerra focado apenas nisso mas não foi assim, não afetou muito a minha leitura, estava meio sem expectativas, vou confessar. Em geral, acho que o Billy enlouqueceu pelos traumas da guerra e por isso criou tantos cenários falsos como os tralfamadorianos, e tals. Eu gostei, acho que foi um dos clássicos mais fáceis que já li, recomendo.

Capives 08/03/2024

É assim mesmo
Não sei o que eu esperava ao ler Matadouro Cinco, mas fui surpreendido, confundido e impressionado por este livro. É criativo e sutil, transmite sua mensagem de forma muito única, é um livro extremamente carismático.

bexx. 05/03/2024

A cruzada das crianças
No início a ordem dos acontecimentos e a passagem de tempo estavam meio confusas, mas ainda foi possível perceber as maneiras que o billy tentou escapar do trauma que foi a guerra e também as consequências que ela trouxe.

as constantes repetições de frases ("é assim mesmo." ou "sobe-e-desce sobe-e-desce.") mostra bem a aceitação/acomodação por parte dele no pós guerra

enfim, é claramente um livro anti-guerra e eu entendo que o billy criou toda aquela realidade de viagem no tempo e tralfamadore como uma forma de escapar das lembranças de guerra, uma tentativa não tão bem sucedida visto que em vários momentos ele voltava pros anos de conflito

"Aceite cada momento e descobrirá que somos todos, como já mencionaei, insetos presos em âmbar."