Matadouro Cinco ou a Cruzada das Crianças

Matadouro Cinco ou a Cruzada das Crianças Kurt Vonnegut

Resenhas - Matadouro 5

Djenifer 12/07/2023

Eu sou péssima para clássicos, não consegui entender nada do início ao fim, por mais que tenha sido uma leiteira muito rápida, foi ao mesmo tempo muito confusa.

Alvv 01/07/2023

Até agora eu tô sem entender se ele realmente participou da segunda guerra mundial ou só foi um surto da sua cabeça?

Marcio.Caldas 27/06/2023

Inimaginável
Sempre ouvi falar dele como um pequeno clássico da ficção científica e como é bom descobrir este livro. Estar certo e errado ao mesmo tempo. Uma obra q me impactou e influenciou.

Marcelo Martins 24/06/2023

Super interessante.

Primeiro contato com Vonnegut. Gostei da escrita. Simples e objetiva. A escrita facilita a leitura. Porém, o desenvolvimento da narrativa é meio arrastado. Demorou até engrenar de verdade. Do meio para o final do livro li em três dias o que passei trinta para ler na primeira metade. Achei o começo meio enfadonho, lento e chato. Mas quando as coisas começam a "deslinearizar" de verdade, a trama fica curiosa e envolve mais o leitor. Desperta a curiosidade.

No geral, gostei do livro. Na minha leitura, a provocação mais determinante é em relação ao livre arbítrio. Nós realmente temos escolhas? O mundo é determinista ou voluntarista? Será que se soubéssemos o que vai acontecer no futuro teríamos como fazer algo para mudar? Realmente temos escolhas? Ou será que "está tudo escrito" e determinado a acontecer? Bastante reflexivo e filosófico. Além desse ponto, há outros questionamentos em relação à saúde mental, violência e outros aspectos humanos, tudo envolvido em um manto de ficção científica.

Uma boa leitura.

---
"Deus, me conceda a serenidade para aceitar as coisas que não posso mudar, coragem para mudar as coisas que posso e sabedoria para sempre reconhecer a diferença."

iara 24/06/2023

No meu entender, o livro é sobre um veterano de guerra que passou por muita coisa e, pra fugir dos seus traumas, começa a acreditar que tudo o que ele leu nos livros de um escritor decadente aconteceu de verdade; principalmente o lance da quarta dimensão, extraterrestres e viagens temporais. de começo parece confuso, mas embora a história não seja temporalmente linear, ainda é possível compreender bem os acontecimentos.

Mikani 22/06/2023

Definitivamente um dos livros já escritos
Não sei como descrever a experiência do livro. É louco e interessante ao mesmo tempo, achei o estilo narrativo intrigante, talvez virasse um bom filme.

denis.caldas 16/06/2023

É assim mesmo...
Faz tempo que eu não participava de um Livro-Viajante, daí tive a sorte de ver esse livro à disposição para empréstimo e pude matar a minha curiosidade; obrigado Karla Beatriz!

Bem, vamos lá... No primeiro terço, me deparei com o pior livro que enfrentei nos últimos dois anos, mas depois a coisa começou a fluir e achei interessante o método de contar sobre um terrível momento específico da história em forma de parábola de ficção científica e aquele negócio de viagem no tempo. O autor tem boas sacadas, filosofou sobre coisas que nunca pensei e me arrancou uma ou outra risada. Pensei que seria uma estrelinha solitária, mas ponderei o esforço e ganha o meu aperto de mão. É assim mesmo...

Patcha 12/06/2023

Daria um ótimo filme do Tarantino
Um grupo de soldados durante a Segunda Guerra se vê preso em uma fenda temporal, e passam a viver diversos momentos da história ao mesmo tempo. Ora estão num passado longínquo, ora em um futuro pós apocalíptico. Não tem como essa premissa dar errado. E realmente não deu.
O livro é envolvente e te deixa preso até o fim. A linguagem se mantém atual e fácil de se assimilar. Recomendo a leitura.

Cassiana.Perez 09/06/2023

Matadouro cinco
Baseado em experiência real do autor, traz um personagem por meio do qual é possível sentir todo o trauma, todo o desajuste, toda a falta de sentido de uma guerra.

Victoria573 08/06/2023

É assim mesmo.
Diferente. No início me entediou, mas com o passar do tempo me vi presa na história. É um bom livro. Comprei por impulso na bookfriday mas não me arrependo. Um assunto sério contado de uma forma mais "cômica". É assim mesmo.

Duda 05/06/2023

É assim mesmo
Não vou mentir, no início não gostei muito, as idas e voltas, as linhas de raciocínio confusas e misturadas constantemente faziam eu me perder na história, mas na medida que ela avança, você vai entendendo um pouco mais a dinâmica e todas as ideias que o autor quer passar. Uma história de se fazer pensar e refletir.

"Sabe, por aqui só dava para imaginar a guerra, e imaginamos que estava sendo travada por homens da nossa idade . Tínhamos esquecido que as guerras são travadas por bebês."

Noemy.Demetrio 05/06/2023

Comecei o livro confusa e terminei como comecei, por mais que seja uma linguagem simples a falta de linha temporal (propositalmente feita assim) me deixou confusa para assimilar os fatos ocorridos durante a leitura, um tema bem sensível mas que foi explorada de maneira mais leve e cômica até, bom é assim mesmo.

Leituras do Dylan 04/06/2023

Fim da leitura
Uma leitura forte que demanda força do leitor, Matadouro Cinco nos guia a entender sobre as consequências que a guerra têm nos combatentes. Kurt Vonnegut, o escritor, revela sintomas como ansiedade, falta de memória, medo, ilusões e tristeza severa da personagem principal e de seus companheiros de combate, que nunca terão uma vida como era antes dos horrores que só a Segunda Guerra Mundial proporcionou. Nesse sentido, Vonnegut faz o leitor a refletir sobre o evento: entende-se que, além de trágico, por não haver sequer sentido, é cômico, pois a guerra, a grosso modo, são jovens assassinando outros jovens, algo que nunca deveria acontecer. Porém, a ganância e o egoísmo humano são os volantes e aceleradores da máquina da guerra. São os agentes que movimentam o desespero e medo. No final, não há vencedores. Todos perdem. Todos perdem familiares, bens, cultura, língua, identidade, amigos, fé e esperança. A guerra é algo terrível, mas que a espécime humana, curiosamente, vê diversão e prazer. É assim mesmo.

nagiulliaxx 01/06/2023

É assim mesmo
Bom, não sei muito o que dizer sobre esse livro, só sei que é realmente uma experiência meio única.
A linguagem do livro é super simples tem coisas muito fantasiosas durante o livro como o exemplo dos "alienígenas", mas mostra muito como a guerra é injusta e como desumaniza todas as pessoas durante ela.
A trajetória do Billy é bem diferente, durante os lapsos de tempo que aparecem na história, as experiências dele e de como o autor consegue encaixar suas próprias visões da guerra em conjunto a história do Billy.
Foi uma experiência e é super rápido de ler o livro, me deixou reflexiva.
É assim mesmo no final.

Thamis 28/05/2023

É assim mesmo
É um livro muito interessante
Mistura ficção científica com viagem no tempo e extraterrestres com a segunda guerra mundial
O fato do autor ter estado lá também tornou tudo mais tocante, a escrita simples e o jeito como ele conduz todo o livro deixa o texto como uma sátira em muitos momentos