Matadouro Cinco ou a Cruzada das Crianças

Matadouro Cinco ou a Cruzada das Crianças Kurt Vonnegut

Resenhas - Matadouro 5

Síntique 17/10/2022

Quebra-cabeça
Primeiro Vonnegut, e já quero mais. Doidinho o livro. Bem surreal e sistematicamente aleatório. De uma forma bizarra tudo se encaixa, e dá gosto de ler os acontecimentos estranhos ou banais, as reflexões toscas e profundas, e montar a história na nossa cabeça. Passa a percepção?tralfamadoriana? da vida de um jeito brilhante, dando realmente a sensação de que o tempo não corre, mas existe sempre e concomitante, todos os momentos eternamente eternos. Recomendo!!!

bieussauro 17/10/2022

Edgar Derby, coitado,
Vonnegut expressa com sucesso e de forma leve um acontecimento real e trágico que se perpetua pela história da humanidade: a guerra.

Stolfi 04/10/2022

Maravilhoso, é ótimo pra quem terminou Lost e sente saudades do Desmond Hume. Leve e divertido, porém sem esquecer das criticas às guerras.

Anderson.Lucena 25/09/2022

É assim mesmo.
Comecei sem entender muita coisa, mas fui lendo porque a leitura era fácil. Acontece que com o passar das páginas muitas idas e vindas temporais se passam e as coisas começa a ficar confusas e o livro se perde no meio disso tudo. A premissa de ser uma sátira a guerra começa muito bem nas primeiras 70-90 páginas, depois é um deus nos acuda de idas pro futuro e vindas pro passado. Ainda bem que acabei. É assim mesmo.
(lidos só 2021 em diante) 25/09/2022minha estante
Deve ser horrível

letAcia550 24/09/2022

achei que seria uma leitura melhor, mas acabou sendo entediante e sem graça. o personagem principal não tem reação nenhuma aos acontecimentos bizarros e até entendo que eh assim mesmo mas nossa que chato que chatice que tediooooo

Lu 22/09/2022

Ah? ent tá
Acho q foi o livro mais pirado que eu já li na minha vida, tem umas partes bem legais e tal que eu me entreti e entendi a proposta mas tipo? top livros para ler chapada

Bia 13/09/2022

Um livro muito doido que tem tudo para ser confuso, mas não é.
Surpreendentemente você não se perde entre as diversas situações que ocorrem.
A leitura é super rápida e fluída. Recomendo.

Fer 10/09/2022

E é assim!
Precisei de tempo pra digerir tudo antes de escrever essa resenha, e mesmo um dia depois eu acho que uma resenha pra esse livro NUNCA será suficiente.

Matadouro Cinco é um livro de quebras. Ele quebra nossa visão linear em tantas formas que a gente sai até meio zonzo. O livro nos traz a história de Billy Pilgrim, um homem que se acredita ser volúvel ao tempo - ou seja, ele viaja para o passado/presente/futuro de forma constante. A ideia de tempo não é mais linear, e é com isso que a estrutura do livro brinca: ali em uma só página é possível ver Billy criança, Billy na guerra, Billy em outro planeta e Billy bem sucedido.
Billy Pilgrim é um rapaz que aceita. Por entender o tempo como não linear, ele aceita os acontecimentos e o que é preciso ser feito. E é com essa característica que ele vai sendo levado para o que se espera de sua jornada, e vamos acompanhando essa jornada junto a ele. O livro nos apresenta assim histórias intensas sobre a Segunda Guerra, sobre Dresden, e sobre o quão absurdas são todas essas destruições.

Mesmo não sendo linear, a história é fácil de acompanhar. Ele é dividido em diversos parágrafos, o que é ótimo para ir lendo por aí, e assim a leitura acaba voando. A qualidade de escrita é incrível, não a toa Kurt é um clássico.

Recomendo muito, e não só para amantes de ficção científica!

Lucas.Silva 05/09/2022

Tenho poucas palavras para descrever o que esse livro me proporcionou. Nessa obra, o autor trata, de uma forma muito criativa, os terrores da guerra. Essencialmente, pretende tratar do quão ruim foi o bombardeio de Dresden, algo tão pouco comentado, e que resultou em mais vítimas que a bomba atômica em Hiroshima. No entanto, a narrativa não se detém a isso, tratando de relações e situações análogas à guerra no contexto micro da vida, assim como suas consequências psicológicas.

Ao mesmo tempo, também fala de que mesmo a guerra ser um horror, as pessoas muitas vezes a banalizam, tratam-na como um lugar que heróis se destacam. Um livro doloroso e necessário.
Bia | @vouleretedigo 05/09/2022minha estante
vc eh tao unteligente

ane 03/09/2022

Kurt Vonnegut foi muito cirúrgico em demonstrar os horrores da segunda guerra mundial como demonstra nesse livro. É uma obra autobiográfica, que Kurt relata o que aconteceu com ele por meio do Billy, os horrores da 2ª guerra mundial. Toda vez que eu falo de matadouro cinco pra alguém eu sempre ressalto que a coisa que mais me chama a atenção é banalização intencional de coisas terríveis. Essa "banalização" é uma critica a ao nosso próprio modo de não conseguir compreender corretamente o horror que foi para muitas pessoas esse conflito mundial, e, até mesmo outros conflitos porque não estivemos na pele dessas pessoas. Sabemos que foi horrível, que não podemos deixar outra coisa naquela escala acontecer novamente, mas nunca compreender de fato o que foi passar por aquilo. Agora, atentando-se ao protagonista. Eu tenho uma leve impressão de que o Billy nunca conseguiu ser feliz de fato, passou por todos aqueles horrores na guerra, foi prisioneiro de guerra, viu muitas pessoas de quem gostava morrerem, depois que voltou pra casa ele se casou com uma mulher que não amava, trabalhou em algo forçado e provavelmente vai ficar naquele looping de viajar no tempo pra sempre. A obra me fez ficar pensando em como a sede de poder pode arruinar a vida de milhões de pessoas pra no final, do poder só sobrar ruínas e histórias tristes.

Julio.Jose 22/08/2022

Engraçado e chato
Esperava mais da obra pela fama e notoriedade. Entretanto, a leitura não me envolveu, em que pese ter momentos engraçados pelos absurdos que acontecem.

Uma ficção científica que não aprofunda nada e vai meio solta como uma pequeno barco de papel no oceano.

O trunfo é dar destaque ao massacre de Dresden na Alemanha que matou mais do que a bomba de Hiroshima.

leaoliterario 20/08/2022

?Tudo isso aconteceu, ou quase. As partes da guerra, pelo menos, são bem verdadeiras.? ?

Juliana @4livreira 18/08/2022

É assim mesmo
O livro é muito rápido e fácil de ler, mas foi bem difícil de escrever sobre ele. Kurt é um autor de ficção científica e nesse livro, autobiográfico, ele aborda a própria experiência em que foi um soldado (como o personagem) sobrevivente de um bombardeio em Dresden, Alemanha. (É aí que entendemos o título também).

Somos apresentados a uma explicação do contexto e dos motivos que o levaram a escrever este que seria o seu livro preferido. Nessa época, já famoso, ele trabalhava como professor de escrita universitário e eu gostei muito de me conectar ao Kurt, como se ele estivesse do meu lado narrando o livro todo! ?

Billy Pilgrim é um rapaz quando o convocam pra guerra e daí desfilamos por toda sua vida, intercalando tempos e momentos da narrativa que não se perde (não fiquei em nenhum momento perdida) e flui com diálogos rápidos e o jeito cômico do autor nessa história bem louca, eu diria, que mistura guerra com alienígenas (um jeito leve de abordar o relato real dele), planetas e criaturas que nos apresentam uma nova perspectiva de tempo e te leva a refletir sobre sociedade, nós como indivíduos e seres inteligentes. ?

Qualquer sinopse que eu possa escrever é um spoiler que vai afetar sua leitura, então, leia! Recomendo muito. Tem romance também viu?

E a frase que fica, repetidamente gravada na nossa mente: É assim mesmo. Vem logo na contracapa dessa edição perfeita da @intrinseca ! A frase é como um lema de Tralfamadore, o planeta que Billy nos apresenta. ?