Matadouro Cinco ou a Cruzada das Crianças

Matadouro Cinco ou a Cruzada das Crianças Kurt Vonnegut

Resenhas - Matadouro 5

Camila Aranha 02/12/2021

O livro conta um pouco de como foi a batalha em Dresden, na Segunda Guerra Mundial, sob a perspectiva de Billy, um optometrista que teve sua mente destruída pela guerra.

O livro é cômico e irônico, mas não deixa de ser muito trágico. Ao mesmo tempo que você enxerga a graça, você também assiste a destruição de um humano que enfrentou uma guerra.

Billy era um cara pacato, com uma vida pacata em uma cidade pacata. Mas a guerra o transformou em um alucinado. Conforme o livro vai contando as passagens de Billy na guerra, você entende que não é alucinação, mas sim que Billy sofreu tantos traumas e viu tantas desgraças, que as alucinações se tornaram fugas pra sua sobrevivência no pós guerra.

O fato de o autor conseguir falar sobre tantas coisas tristes e tals desgraças de maneira irônica e cômica, é muito inteligente. Em momento nenhum ele desmerece os soldados, pelo contrário, a história é sobre o heroísmo dos soldados que lutam pela sobrevivência antes, durante e depois da guerra para terem uma vida. O autor desmerece é a guerra, tratando-a como uma coisa banal e sem importância.

"É assim mesmo", uma frase curta, irônica dentro do contexto do livro, mas marcante. A guerra é assim mesmo, cheia de desgraças. Parece banal falar assim sobre uma guerra em que milhares de vidas foram perdidas, mas é assim mesmo.

Tati 02/12/2021

É assim mesmo...
Situações vivenciadas pelo próprio autor são mescladas com elementos de ficção científica que envolvem desde abduções alienígenas e viagens interplanetárias até uma raça extraterrestre superdesenvolvida cujo o conceito de tempo e vida é diametralmente diferente do nosso. E tudo isso é contato de uma forma tão casual e despretensiosa, que em diversos momentos do livro você vai começar a confundir o que pode ser real ou inventado. Billy Pilgrim, protagonista de Matadouro Cinco, é um homem simples que após ser abduzido pelos Traufamadoreanos vive saltando no tempo, viu desde o momento do seu nascimento até o momento da sua morte. Ele é o elemento central do enredo, sendo sua participação nada relevante no último ano da Segunda Guerra Mundial, onde é aprisionado pela reserva ?improvisada? do exercito Alemão, indo parar em Dresden onde é obrigado a realizar trabalhos forçados com outros prisioneiros de guerra.
O livro segue uma sequência temporal complexa, saltado para momentos diversos da vida de Pilgrim e, dessa forma, Vonnegut segue pintando com ironia, sarcasmo e um realismo brutal os momentos que vivenciou durante o bombardeio de Dresden.
Fantasiado de ficção Científica, Matadouro Cinco é um relato visceral de um dos muitos momentos mais abjetos da Segunda Guerra Mundial, definitivamente uma uma leitura obrigatória que vai deixar uma marca permanente na sua vida.

@biblio.sah 30/11/2021

Coisas da vida.
Matadouro Cinco é um livro que fala sobre a Segunda Guerra, em específico do bombardeio de Dresden, na Alemanha, ataque meio controverso feito pelos Aliados e que matou mais de 25mil pessoas. O livro sendo lançado em meio à Guerra do Vietnã, foi uma critica sarcástica às mazelas da guerra e mostra qual o sentido dos enfrentamentos: nenhum. Mortes desnecessárias, traumas para toda uma vida.

O próprio autor viveu a segunda guerra e o evento, assim como personagem principal do livro, Billy, um cara que durante o livro é abduzido por aliens do planeta de Tralfamador (o livro é meio doido assim mesmo). Ele mescla a realidade com fantasia com muita facilidade e nos faz questionar a sanidade de Billy constantemente.

A leitura mistura autobiografia, ficção científica, sarcasmo, humor autodepreciativo. É fácil, mas ao mesmo tempo um pouco confusa. O autor muda os rumos da história nos momentos mais aleatórios, pula de forma não linear de uma época para outra, no meio de um parágrafo. Foi difícil entender. É um pouco bizarro e bem fora do comum.

Lucas 17/11/2021

"And I asked myself about the present: how wide it was, how deep it was, how much was mine to keep."

"And so it goes..."

Anderson.Amin 14/11/2021

Não sei nem o q escrever sobre Matadouro Cinco. A leitura é fácil, mas ao mesmo tempo um pouco confusa. Talvez eu esperasse um pouco mais dos relatos da experiência do autor como prisioneiro de guerra, mas o autor muda os rumos da história nos momentos mais aleatórios possíveis. No geral eu gostei, mas é um livro um pouco bizarro e bem fora do comum.
Vininini 14/11/2021minha estante
É assim mesmo

Julia.Dani 04/11/2021

Matadouro 5
Um dos livros mais incríveis que eu já li! Se você gosta de sarcasmo, diálogos profundos de duas linhas leia Kurt Vonnegut. Matadouro 5 é um manifesto contra a guerra, uma mistura de ficção científica com auto ficção. Esse livro é resultado das vivências do autor durante a guerra, ele conta a história do personagem mas ele realmente viveu aquilo! É assim mesmo.

caos 03/11/2021

Uma mistura ficção científica e acontecimentos reais
Essa obra de Kurt Vonnegut se propõe a narrar de forma irônica e ácida o maior bombardeio da Europa durante a Segunda Guerra Mundial: o massacre de Desdren ? que se compara à bomba atômica! Misturando viagem no tempo, extraterrestres e acontecimentos históricos, Kurt mostra o sentido da guerra: a falta de sentido.

O protagonista, Billy Pilgrim é um jovem sem qualquer experiência ou treinamento quando é mandado para guerra. Billy ainda é uma criança e não vê maldade em nada. Tudo na guerra é lindo, tudo está sempre bem para Billy. Porém, quando retorna para casa após a guerra, ele é internado num hospital psiquiátrico ? o que abre margem para questionarmos acerca dos eventos vividos por Billy. Será se ele sabe mesmo viajar no tempo? Será se foi mesmo abduzido? Ou isso é fruto do estresse pós-traumático juntamente com os livros de ficção que ele adora ler?

Recomendo muito a leitura desse livro, pois além de divertido, ele possui muitas informações reais sobre a guerra e é narrado por alguém que esteve lá!

Pamela.Pugliano 01/11/2021

"É assim mesmo."
Este é um daqueles livros que se você não insistir, perde muito. Digo isso porque o início é meio complicado e confuso, e já cheguei a abandona-lo uma vez. Quando resolvi ler novamente, não senti tanta dificuldade em entender o andamento da história - acho que era o momento certo.

Bom, este é um clássico de guerra, ou melhor, de anti guerra. Ele fala de uma maneira realista, ao mesmo tempo cômica, do bombardeio de Dresden, e em como a guerra acaba levando não somente adultos, mas crianças e idosos também. Como o autor viveu esse momento, e sobreviveu, vemos uma maneira única de entender uma parte mínima da guerra que terminou em 1945.

De maneira muito bem pensada, o autor quebra essa parte pesada do livro incluindo a história de Billy Pilgrim, um homem que durante a história vai pincelando sua vida e relata sobre sua possibilidade de viajar no tempo e ver passado e futuro. Como essa possibilidade se deu por meio da sua abdução, conhecemos um pouco dos alienígenas e do planeta Tralfamadore - uma viagem muitoooo louca.

Enfim, leiam. É uma escrita fácil e uma leitura bem rápida, mesmo com toda a loucura que a cerca. É principalmente um relato para entender que as guerras não são tão heróicas e com sentido como muitos pensam. Leitura muito recomendada. Aproveitem.

Luuh_hs 01/11/2021

"Este é um romance meio ao estilo telegráfico esquizofrênico das histórias do platena Tralfamadore, de onde vêm os discos voadores. Paz."

Eu estava pronta para terminar esse livro e escrever uma resenha com apenas "não entendi nada" mas isso não é verdade! Ler esse livro foi uma experiência tão louca e ao mesmo tempo tão intensa que vai se manter marcada por muito tempo. O livro vai contar uma história não linear e 100% não confiável de um sobrevivente do bombardeio de Dresden (como o próprio Vonnegut) utilizando uma linguagem simples, um humor extremamente ácido e uma pegada de ficção científica que faz o leitor questionar a sanidade do personagem principal. Embora o livro me deixasse confusa foi um livro que não conseguia largar (ou parar de pensar sobre) e que abre os olhos sobre mais um pedaço da segunda guerra mundial que eu não conhecia. É uma decisão difícil avaliar uma obra desse nível porque por mais que tenha pontos que não me agradaram, entendo que sejam pontos que fazem com que está história seja absolutamente única e que são partes essenciais dessa experiência incrível.

Ross.Lopes 29/10/2021

Matadouro 5
Gostei do humor do autor e achei muito válidos os comentários antiguerra explícitos na narrativa do livro. Alguns trechos preconceituosos me deixaram com o pé atrás, mas não acho que tenha sido algo "intencional". Livro bom e engraçado, uma boa leitura

Valesi 27/10/2021

É Vonnegut mesmo...
Matadouro Cinco é um dos maiores clássicos do autor, e merece. Um relato ácido sobre as tristezas da guerra e a inevitabilidade de alguns eventos na vida, escrito com um humor sarcástico e de forma não linear. Uma mistura de realidade nua e crua com ficção delirante que serve para contextualizar os eventos reais.
Como é característico na prosa de Vonnegut, a leitura é extremamente fácil e rápida, mas o texto oculta várias subcamadas que farão o leitor parar para pensar bastante, se assim quiser.
Indicação garantida.

Catarine Heiter 19/10/2021

Kurt Vonnegut me surpreendeu com esta obra tão simples, ácida e inteligente! Com um protagonista que viaja no tempo, o autor consegue explorar um fato histórico pouco divulgado (bombardeamento de Dresden) e constrói um texto antiguerra brilhante na sua precisão! São muitos os olhares possíveis a partir desta história, mas a crítica à normalização/banalização de fatos cruéis foi o que mais me chamou a atenção. Um convite à reflexão, com uma forma brilhante de comunicar a sua mensagem: este é o resumo que faço sobre Matadouro-Cinco!

Esta leitura foi motiva pelo desafio DLL2021, na categoria “Cor favorita na capa”

Guilherme 17/10/2021

"É assim mesmo."
Não sei quanto a vocês, mas para mim, existe um certo conforto em utilizar o humor para falar sobre assuntos que doem. É necessário um distanciamento emocional para que as palavras não travem na garganta, e eu fique triste demais pra tentar falar alguma coisa. Este livro ilustra muito bem esse sentimento.

Lores 16/10/2021

Narrado em terceira pessoa, o livro conta a história de Billy Pilgrin, um cara que lutou na Segunda Guerra e presenciou a destruição de Desdren.
O livro vai e volta no tempo, com o próprio Billy viajando de um tempo para o outro, mostrando sua vida na guerra, depois dela e, até alguns episódios antes da guerra.