Matadouro Cinco ou a Cruzada das Crianças

Matadouro Cinco ou a Cruzada das Crianças Kurt Vonnegut

Resenhas - Matadouro 5

Parkiee 11/01/2022

Essa foi uma leitura bem rápida e interessante, embora talvez por eu ter deixado tempo demais de lado após ter começado a ler acabou sendo bem confuso em alguns momentos mas, eu gostei da forma que foi escrito, talvez eu releia esse livro mais pra frente pra toma mais entendimento de tudo que foi descrito nele, já que é bem facinho de ler... Foi bem legal até!

Menezes Torres 10/01/2022

O fato de Billy Pilgrim ser um indivíduo alienado com as coisas que o rodeiam pode ser a razão de não ter em destaque o inconformismo do ser humano atrelado à sua existência.

gabriella 07/01/2022

Resenha: Matadouro 5
?E me perguntei sobre o presente: quão largo era, quão profundo era, quanto era meu para guardar.?

Esse livro é direto, inteligente e ácido! É narrado através de uma história não-linear (e não confiável) de um ?soldado? americano sobrevivente do bombardeio de Dresden, que acredita ter sido abduzido por alienígenas e fazer viagens no tempo. O livro traz diversas críticas pertinentes em relação à guerra e à maneira humana de lidar com sua existência, de uma forma muito natural e sem se aproveitar da dor alheia.

Achei as expressões ?É assim mesmo? e ?Coisas da vida? muito bem colocadas. É difícil encontrar uma explicação para simplicidades inexplicáveis, coincidências aterrorizantes e injustiças, e, às vezes, tudo o que podemos fazer é nós contentar que é assim que é.

Recomendo essa leitura a todos!

Wayner.Lima 31/12/2021

Um clássico
Peguei esse livro no meio do acervo do prime reading do kindle, por acaso, e me surpreendi. É um livro sobre a destruição de Dresden, uma cidade alemã, durante a segunda guerra (episódio que eu não conhecia antes da leitura do livro), mas o bombardeio de Dresden em si é somente citado de passagem no livro, com o foco recaindo sobre os impactos desse ataque e da guerra como um todo nas pessoas que estiveram envolvidas.

No livro somos apresentados a Billy Pilgrim, um dos inúmeros soldados estadunidenses enviados para lutar durante a guerra e que, por diversos motivos, acaba por estar em Dresden durante o bombardeio. A estrutura fragmentada da narrativa, centrada em um protagonista que vive solto no tempo, passa um tempo dentro de um zoológico alienígena, ameniza muito a tensão da narrativa principal, mas não dilui a crítica do autor à cultura bélica dos Estados Unidos. Na verdade ele consegue ser ativista sem ser extremista, e se não convence o leitor, ao menos o leva a refletir com cuidado sobre os argumentos apresentados.

Gostei muito desse livro, ele segue o estilo de outros autores de ficção científica da época. O único porém para mim foi a forma como o livro tem inicio. Não há introdução, prefácio, nada que prepare o terreno, somos lançados diretamente no primeiro capítulo onde o narrador trata da guerra. O autor não avisa, mas aquele primeiro capítulo não é parte da narrativa. Não é Billy falando, mas o próprio autor que introduz o tema e fala sobre o processo de escrita do livro. Talvez essa mistura tenha sido intencional, uma vez que Vonnegut mistura realidade e ficção ao longo de todo o livro.

Rian 26/12/2021

É sobre isso
A resenha é rasa e sem profundidade nenhuma, sinto inveja, gostaria também de poder viver entre o passado o presente e o futuro e é sobre isso

Izabelly 16/12/2021

Me diverti muito lendo esse livro, é bem caotico e confuso, mas em um bom sentido, você só precisa comprar a ideia do livro e deixar q ele lhe guie.

Diva 13/12/2021

É assim mesmo
Eu sabia que esse livro era para mim quando vi a sinopse dele há mais de 2 anos no YouTube.
Fantástico, a narração com idas e vindas que te prende e te deixa querendo saber mais.
Uma das maneiras mais brilhantes de se explorar a guerra na ficção que eu já vi, além de misturar com traumas e ficção científica.

Lucas.Ribaldo 10/12/2021

Kurt Vonnegut, um gênio
Livro espetacular, sensível e muito bem escrito! Figura ao lado de obras como 1984 e Memórias Póstumas de Brás Cubas como uma leitura obrigatória para todos!

Camila Aranha 02/12/2021

O livro conta um pouco de como foi a batalha em Dresden, na Segunda Guerra Mundial, sob a perspectiva de Billy, um optometrista que teve sua mente destruída pela guerra.

O livro é cômico e irônico, mas não deixa de ser muito trágico. Ao mesmo tempo que você enxerga a graça, você também assiste a destruição de um humano que enfrentou uma guerra.

Billy era um cara pacato, com uma vida pacata em uma cidade pacata. Mas a guerra o transformou em um alucinado. Conforme o livro vai contando as passagens de Billy na guerra, você entende que não é alucinação, mas sim que Billy sofreu tantos traumas e viu tantas desgraças, que as alucinações se tornaram fugas pra sua sobrevivência no pós guerra.

O fato de o autor conseguir falar sobre tantas coisas tristes e tals desgraças de maneira irônica e cômica, é muito inteligente. Em momento nenhum ele desmerece os soldados, pelo contrário, a história é sobre o heroísmo dos soldados que lutam pela sobrevivência antes, durante e depois da guerra para terem uma vida. O autor desmerece é a guerra, tratando-a como uma coisa banal e sem importância.

"É assim mesmo", uma frase curta, irônica dentro do contexto do livro, mas marcante. A guerra é assim mesmo, cheia de desgraças. Parece banal falar assim sobre uma guerra em que milhares de vidas foram perdidas, mas é assim mesmo.

Tati 02/12/2021

É assim mesmo...
Situações vivenciadas pelo próprio autor são mescladas com elementos de ficção científica que envolvem desde abduções alienígenas e viagens interplanetárias até uma raça extraterrestre superdesenvolvida cujo o conceito de tempo e vida é diametralmente diferente do nosso. E tudo isso é contato de uma forma tão casual e despretensiosa, que em diversos momentos do livro você vai começar a confundir o que pode ser real ou inventado. Billy Pilgrim, protagonista de Matadouro Cinco, é um homem simples que após ser abduzido pelos Traufamadoreanos vive saltando no tempo, viu desde o momento do seu nascimento até o momento da sua morte. Ele é o elemento central do enredo, sendo sua participação nada relevante no último ano da Segunda Guerra Mundial, onde é aprisionado pela reserva ?improvisada? do exercito Alemão, indo parar em Dresden onde é obrigado a realizar trabalhos forçados com outros prisioneiros de guerra.
O livro segue uma sequência temporal complexa, saltado para momentos diversos da vida de Pilgrim e, dessa forma, Vonnegut segue pintando com ironia, sarcasmo e um realismo brutal os momentos que vivenciou durante o bombardeio de Dresden.
Fantasiado de ficção Científica, Matadouro Cinco é um relato visceral de um dos muitos momentos mais abjetos da Segunda Guerra Mundial, definitivamente uma uma leitura obrigatória que vai deixar uma marca permanente na sua vida.

@biblio.sah 30/11/2021

Coisas da vida.
Matadouro Cinco é um livro que fala sobre a Segunda Guerra, em específico do bombardeio de Dresden, na Alemanha, ataque meio controverso feito pelos Aliados e que matou mais de 25mil pessoas. O livro sendo lançado em meio à Guerra do Vietnã, foi uma critica sarcástica às mazelas da guerra e mostra qual o sentido dos enfrentamentos: nenhum. Mortes desnecessárias, traumas para toda uma vida.

O próprio autor viveu a segunda guerra e o evento, assim como personagem principal do livro, Billy, um cara que durante o livro é abduzido por aliens do planeta de Tralfamador (o livro é meio doido assim mesmo). Ele mescla a realidade com fantasia com muita facilidade e nos faz questionar a sanidade de Billy constantemente.

A leitura mistura autobiografia, ficção científica, sarcasmo, humor autodepreciativo. É fácil, mas ao mesmo tempo um pouco confusa. O autor muda os rumos da história nos momentos mais aleatórios, pula de forma não linear de uma época para outra, no meio de um parágrafo. Foi difícil entender. É um pouco bizarro e bem fora do comum.

Lucas 17/11/2021

"And I asked myself about the present: how wide it was, how deep it was, how much was mine to keep."

"And so it goes..."

Anderson.Amin 14/11/2021

Não sei nem o q escrever sobre Matadouro Cinco. A leitura é fácil, mas ao mesmo tempo um pouco confusa. Talvez eu esperasse um pouco mais dos relatos da experiência do autor como prisioneiro de guerra, mas o autor muda os rumos da história nos momentos mais aleatórios possíveis. No geral eu gostei, mas é um livro um pouco bizarro e bem fora do comum.
Vininini 14/11/2021minha estante
É assim mesmo

Julia.Dani 04/11/2021

Matadouro 5
Um dos livros mais incríveis que eu já li! Se você gosta de sarcasmo, diálogos profundos de duas linhas leia Kurt Vonnegut. Matadouro 5 é um manifesto contra a guerra, uma mistura de ficção científica com auto ficção. Esse livro é resultado das vivências do autor durante a guerra, ele conta a história do personagem mas ele realmente viveu aquilo! É assim mesmo.