Matadouro Cinco ou a Cruzada das Crianças

Matadouro Cinco ou a Cruzada das Crianças Kurt Vonnegut

Resenhas - Matadouro 5

Alberto 30/03/2022

Relato chocante do horror da guerra camuflado de entretenimento e humor rocambolesco.
Vonnegut é um desses escritores cujo texto aparenta uma leveza, uma falta de pretensão, um descompromisso que são completamente enganosos. Sob a capa de humor irônico e além da aparente intenção de apenas divertir, o autor conduz o leitor a um mundo de horrores e a um mergulho na alma de um personagem extremamente triste. Cabe ao leitor não se deixar iludir pela aparente maluquice da história cheia de nonsense e viradas estapafúrdias: meio de contrabando, como se fosse um detalhe, Vonnegut nos apresenta a fatos muito concretos, muito materiais, muito reais e sensatos, que mostram que o mundo "normal" é mais absurdo e difícil de aceitar que as peripécias extraterrestes e as viagens no tempo do protagonista. O autor, seu personagem, o leitor atento acabam concluindo que "é assim mesmo" e que, diante do horror, é melhor viajar no tempo ou pelas galáxias, ainda que a bordo da loucura. Destaque para a capacidade de Vonnegut de compor retratos densos em poucas linhas e criar imagens impactantes usando jogos inesperados de palavras. Grande autor, grande livro.

Nayra 20/03/2022

Um livro curto, mas nem por isso rápido de ser lido.
Uma história repleta de devaneios, idas e vindas, que no fim faz certo sentido.
O autor mistura história real com ficção científica, numa narrativa peculiar.

jessylins 16/03/2022

É assim mesmo.
Escuta só: Billy Pilgrim ficou solto no tempo. Billy Pilgrim se tornou meu personagem favorito da vida junto com esse livro.

Vitor.Stenner 15/03/2022

Fofo
Terminei de ler tem uns dias. Achei o livro uma fofura, uma doçura. O ?motif? de encarar tudo como ?Coisas da vida?? é bem catchy, e me pego pensando assim. Que bom. Não que isso seja inibidor da mudança, não me sinto mais acomodado. Mas talvez estar conformado não signifique mais, pra mim, parar de procurar modificar o que me desagrada, mas sim fazê-lo em paz e com calma.

A história flui bem, não é tão filosófica quanto eu gosto mas tem esse lado - e que aqui é de facílima digestão e compreensão, a linguagem é muito fácil. Mas também não é descritiva e chata como alguns livros com foco na história. É bem leve e balanceado. É uma leitura mais fácil do que o que costuma me interessar, mas mesmo assim me prendeu satisfatoriamente. Acho que Arrival (ou o texto que, inspirado por esse, inspirou Arrival) conseguiu levar essa ideia do tempo muuuuuuito além, de forma muito mais profunda e comovente. Achei muito interessante ver a primeira sinapse da ideia que um dia se tornaria um filme arrebatador emocionalmente. A história desse emociona também, mas não chega a ser tão profunda.

Overall, é um livro gostoso de se ler e bem fácil, recomendaria à qualquer um.

Dani Gundes 04/03/2022

Fininho, mas ordinário!
Era pra ser uma leitura de final de semana, mas demorei uma semana inteira para digerir esta obra! A cada abertura de página tomava um jab e um direto bem no meio da cara com os horrores narrados sobre a guerra, que, diga-se de passagem, ofuscaram as viagens temporais e abduções alienígenas. Kurt é um gênio, quero ler mais obras do autor. S2

Gregory.Olegario 02/03/2022

A guerra nua e crua
Um retrato da guerra e do que ela pode causar a mente humana. Uma mistura deliciosa entre ficção científica e literatura histórica. Um tapa na cara. Mais do que necessário!

Dudu 01/03/2022

A escrita é boa e a história é interessante, principalmente por conter elementos reais sobre a Segunda Guerra Mundial.

Em geral, a história não empolga e não prende.
As idas e vindas tornam o desenvolvimento da história confuso e repetitivo. Parece que se está na cabeça de alguém com alguma doença mental.

Talvez isso tenha sido proposital, para revelar os possíveis efeitos psicológicos das guerras.

É mais interessante como um relato pessoal do que como uma obra de ficção científica.
E, na tentativa de ser as duas coisas, acaba falhando em ambas, a meu ver.

nick 23/02/2022

sensacional.
Demorei um pouco pra me engajar com a história, porque realmente não é nem um pouco linear. Mas aí tem um charme imenso, das coisas fazerem sentido só em grande proporção e não em trechos isolados.
Se você começou a ler e pensou em desistir, continue a leitura. É assim mesmo.

Hiego 17/02/2022

Livro bem humorado mas que toca em assuntos delicados e fala da segunda guerra mundial de uma forma pouco convencional.

Luiza 15/02/2022

Depoimento de uma estátua de sal
Todas as descrições sobre a guerra e as colocações que se sucedem são extremamente chocantes e confirmadas com um fatalismo irônico "é assim mesmo". Confesso que em determinado momento, sempre que ele confirmava que "é assim mesmo" eu soltava um suspiro melancólico, afinal... Deveria ser? Mas como um personagem citado no livro coloca, um livro anti-guerra faz o mesmo sentido que um livro anti-geleiras, afinal, guerras sempre existiram e são tão simples de eliminar quanto as geleiras.

É assim mesmo.

@thereader2408 04/02/2022

Soube do Billy Pilgrim? Ele ficou solto no tempo...
O bombardeio a Dresden, durante a Segunda Guerra Mundial, foi lançado pelos aliados em 1945. Em quatro ataques-surpresa, 1.300 bombardeiros pesados lançaram mais de 3.900 toneladas de bombas na capital do estado alemão da Saxônia, considerada uma "Florença do Elba", orgulho da cultura alemã. Alega-se que Dresden tinha pouca ou nenhuma significância militar e que os ataques foram um bombardeio indiscriminado e sem necessidade.

Um soldado americano foi capturado pelos alemães em 1944 e mantido refém em Dresden, foi obrigado a trabalhar em uma fábrica de xarope de malte e a noite era mantido em um matadouro subterrâneo em condições insalubres, e isso salvou a vida dele. O nome desse soldado é Kurt Vonnegut.

Matadouro 5 foi publicado em 1969, em plena guerra do Vietnã, e figura como um livro anti guerra que caiu como uma "bomba" nos EUA e chegou a ser proibido em alguns estados americanos, o que deu "munição" para o forte movimento de contracultura da época (peace and love).

O protagonista da história é Billy Pilgrim, que acredita ter o poder de viajar no tempo. Billy lutou na SGM, foi preso em Dresden e sobreviveu ao bombardeio, depois da guerra ficou um tempo em uma instituição de saúde mental, eventualmente se casou e virou um optometrista. Pilgrim alega que foi abduzido por extraterrestres tralfamadorianos e mantido em um zoológico em Tralfamadore junto com uma ex-estrela do cinema pornô. Os aliens ensinaram para Billy sua filosofia de vida, seu jeito de ler o tempo, espaço e a encarar acontecimentos inevitáveis.

Pode soar louco e talvez difícil de entender, mas está longe disso. Louco sim, difícil não. A proposta do livro me lembrou "Arco Íris da gravidade" do Thomas Pynchon, que tem a mesma pegada de humor ácido, mas ao contrário de matadouro o livro do Pynchon é um calhamaço de linguagem difícil. Kurt, ao contrário, queria passar uma mensagem clara. O mantra "É assim mesmo” aparece 106 vezes no livro, transmitindo fatalismo, estoicismo, aceitação de uma história cíclica que tende a se repetir, mas que não conseguimos evitar. É assim mesmo.

@thereader2408

PITUCALELE 02/02/2022

Matadouro cinco
Esse livro simplesmente para mim não funcionou. Ficção científica com um soldado na 2 guerra mundial viajante no tempo e em um outro planeta. Achei o livro confuso

Gabriel Dummer 28/01/2022

É assim mesmo...
Em 1945, Kurt Vonnegut viu a guerra de perto e o bombardeio de Dresden. Mas, como contar essa história sem ser sensacionalista? Com muita criatividade, humor e ficção científica. É assim mesmo. Um livro incrível, que nos faz refletir sobre os absurdos da guerra de uma forma singular. E também nos diverte com as viagens pelo espaço e pelo tempo juntos de Billy Pilgrim, um optometrista com uma experiência de vida nada comum, e nem mesmo linear no tempo. Afinal, o tempo não existe. É assim mesmo.

Jess 28/01/2022

Estória de Billy Pilgram, capaz de viajar no tempo, que foi prisioneiro de guerra durante a Segunda Guerra Mundial, sobreviveu ao bombardeiro de Dresden, foi capturado e colocado em um zoológico de humanos por alienígenas tralfamadorianos junto com uma famosa atriz de cinema.

Tudo acontece ao mesmo tempo e a narrativa pula décadas e planetas com a maior tranquilidade. Vai ficar cansado de ler "É assim mesmo."

Everything was beautiful, and nothing hurt

Márcia 27/01/2022

O massacre de Dresden
Um relato sobre a Segunda Guerra Mundial, contado, de forma diferenciada, por quem foi prisioneiro de guerra e presenciou os horrores cometidos, e em especial o bombardeio da cidade de Dresden, na Alemanha.