Matadouro Cinco ou a Cruzada das Crianças

Matadouro Cinco ou a Cruzada das Crianças Kurt Vonnegut

Resenhas - Matadouro 5

Tuler 09/07/2022

Um livro singular
Foi uma boa leitura, o autor se expressa muito bem e o dinamismo do livro é seu ponto mais forte. Para aqueles que curtem viagem no tempo e histórias fragmentadas que se encaixam ao longo do livro vão apreciar essa narrativa com certeza.

nkog.neato 02/07/2022

Piu-piu-piu
Achei bem viajado, bem loucão. Gostei mais do que eu pensei e adorei o Billy Pilgrim!! Trouxe várias reflexões e, por se tratar da guerra, tem umas parte bem difíceis de serem aceitas, mesmo sabendo que é verdade.
É um pouco confuso por causa da mudança de período em que os capítulos se passam, mas acredito que essa era a intenção. O próprio Billy Pilgrim é taxado de louco e é transportado conosco, ele viaja através da própria vida.
Gostei muito, só queria saber o porquê do Billy não tentar mudar as coisas, muito conformado ele. Deve ser por causa da vida trágica que teve.

Mariana 26/06/2022

é assim mesmo
Gostei muito do livro, principalmente dos pulos de tempo, em que o personagem vai e volta na linha temporal da sua vida. Nunca tinha lido um livro assim, achei daora.
E o jeito q a guerra é vista pelo narrador me deixa loca eu fico loca doida biruta.
Em geral, recomendo pra quem quer um livro rápido e diferente.

Almir 18/06/2022

É assim mesmo. A escrita de Kurt Vonnegut é sensacional. As idas e vindas na narrativa e o modo de descrever as coisas de um ponto de vista (literalmente) alienígena é inusitado e me faz pensar fora da caixa na maioria das vezes.

Agatha354 17/06/2022

É assim mesmo
"Você enxergou através de uma janela de tempo. Enxergou o passado ou o futuro de repente."

É realmente muito bom, o que me impressionou foi o autor nos fazendo viajar no tempo, hora passado, ora futuro, sem fazer com que a história perdesse uma linha lógica, dá para perceber que foi um trabalho muito inteligente.

Incrível.

Dave.Christian 11/06/2022

É assim mesmo!
Que livro louco, uma visão e forma inusitada de relatar a vivência dos horrores segunda guerra. E no local do seu pior massacre Dresden.
Livro aproveita para várias reflexões muito interessantes de formas inusitadas (religião, memórias, sociedade?)

Diego Alves Z 28/05/2022

Em suas entrevistas Kurt Vonnegut sempre me pareceu um sujeito simpático e essa sua simpatia se espelha nesse livro. É cômico e trágico. Parte de uma premissa de ficção científica para analisar, quase que em uma conversa entre amigos, sobre um sujeito que voltou da guerra com problemas que somente se agravaram com o tempo e talvez não tenha sido levado a sério o suficiente por seus familiares. Um livro leve e eu esperava, pelo tema, que fosse um pouco mais profundo em determinados aspectos, ainda mais pelo autor ter vivido algumas das cenas descritas, ainda assim é uma leitura agradável.

Ronan 25/05/2022

3.5 ★

Esse livro é uma completa loucura.
Eu acho que toda a história por trás desse livro, tudo o que aconteceu com o autor e o que o levou a escrever esse livro foi mais interessante pra mim do que o próprio livro.

Alan 11/05/2022

A GUERRA CORROMPE O TEMPO, E É ASSIM MESMO...
Após testemunhar a morte em massa de milhares de civis em um ataque surpresa das forças aliadas à cidade de Dresden, na Alemanha, onde mais de cem mil pessoas foram mortas, em sua maioria por asfixia ou queimaduras, o autor americano Kurt Vonnegut, sob a perspectiva do inapto e estabanado Billy Pilgrim, expõe os traumas vividos por ele quando prisioneiro de guerra durante o desenrolar da segunda guerra mundial, dando origem à Matadouro-cinco, uma de suas mais emblemáticas obras.

Por intermédio de uma narrativa não-cronológica ? em que o protagonista é, nas palavras do próprio narrador, solto do tempo ?, acompanhamos a experiência de Billy como combatente na segunda guerra, paralelamente a sua vida como cidadão americano, impactada pelas sequelas permanentes deixadas pela guerra, até sua abdução por uma misteriosa raça alienígena do longínquo planeta Tralfamadore.

Dando forma a trama através de uma escrita descomplicada e  ? tendo como seu principal pilar ? um forte tom de humor negro aliado a elementos de ficção científica, Vonnegut abre mão dos arquétipos e clichês que perpetuam uma visão romantizada dos conflitos, desencantando qualquer admiração do leitor a tais eventos históricos ao articular uma narrativa fortemente anti-guerra. Assim forjando uma ácida e surrealista obra-prima que escancara os horrores vividos pelos peões do conflito bélico.

Billy Pilgrim, com seu destino até a abdução inevitavelmente já traçado,  passa a vivenciar o tempo fora da linearidade, onde qualquer momento da vida do protagonista, violando todas as leis da realidade, acontece a qualquer instante. Na estória, segundo a raça tralfamadoriana explica, o tempo está condensado e tudo ocorre em um único momento. Sendo o trauma vivido por Billy na guerra, portanto, simultâneo, imparável como as cataratas de um rio. O trauma é permanente, perpetuando-se na vida do personagem até a sua unidade mais infinitesimal. Foi, é e será eterno e irremediável. E é assim mesmo...

Regis 11/05/2022

A Cruzada das Crianças
Matadouro Cinco foi a maneira que um escritor decidiu narrar sua estada em Dresden na Alemanha. Através do personagem Billy Pilgrin, um capelão do exército americano feito prisioneiro de guerra alemão enquanto viaja pelo tempo em sua cabeça.
Uma novela de guerra satírica, que mostra o lado feio da guerra, onde ninguém é verdadeiramente herói, apenas homens/meninos comuns que foram enviados para morrer, despreparados para sobreviver.
Chamado pelo autor de: A Cruzada das Crianças, Matadouro Cinco mostra como a guerra obriga as pessoas a se acostumarem com o inimaginável, o extraordinário e adaptar-se traumatizados, como se fossem apenas: "Coisas da vida".
Uma boa leitura.
Cleber 12/05/2022minha estante
Tô namorando esse livro faz tempo, uma hora eu chego nele. Adorei sua resenha????

Regis 12/05/2022minha estante
Obrigada! Ele é bem curtinho e eu gostei muito da leitura. ?

DANILÃO1505 04/06/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Matheus 02/05/2022

É assim mesmo
As crueldades da segunda guerra escritas por um soldado raso solto no tempo. Essa premissa mostra como a mente de uma pessoa que passou por incríveis situações em sua vida, sejam reais ou imaginárias.

Pedrocramos 24/04/2022

O livros trás muito sobre o que foi o Bombardeio de Dresden, o maior da Europa. Que foi bastante "ofuscado" pelo choque que foi as Bombas atômicas no Japão. Em pesquisas rápidas, aparecem que foram mais de 25 mil pessoas, no livro conta que foram mais de 130 mil.
Kurt tem uma escrita super fluida, por conta da sua maneira simples, irônica e engraçada de escrever. Eu escolhi esse livro pela capa (Essa a edição da intrínseca tá incrível, muito bonitaaaa). E a história é muito bem desenvolvida também. Amei.

Andre L Braga 06/04/2022

Uma forma leve e chocante de falar sobre a guerra
Matadouro Cinco é, talvez, o título mais popular do autor norte-americano Kurt Vonnegut. Seu protagonista, Billy Pilgrim, é um ex-combatente da II Guerra Mundial, que se viu em meio ao bombardeio a Dresden, na Alemanha, que viajou no tempo e no espaço, que se tornou atração em um zoológico no planeta Tralfamadore e que aprendeu que, para tudo o que de pior e de melhor aconteça nesta vida, há um único possível comentário: É assim mesmo.

Billy Pilgrim é um sobrevivente, não apenas da guerra, mas também de um acidente de avião. De combatente a optometrista, de solteiro a casado e de casado a viúvo, resolveu que, finalmente, chegou o momento de dizer, ao mundo, uma verdade que escondeu por décadas, até mesmo de sua amada esposa: ele havia sido abduzido pelos Tralfamadorianos.

A consciência de Pilgrim viaja pelo tempo. Tralfamadorianos também o fazem, mas o protagonista assim o fazia, antes mesmo de conhecer os extraterrestres. Não precisou aprender isso com eles, mas aprendeu um par de lições sobre a vida, e também sobre como o universo acaba, e como aquele feito foi estúpido, mas inevitável. É assim mesmo.

Se nosso Ariano Suassuna dizia ?Não sei, só sei que foi assim.?, através de Chicó, personagem do Auto da Compadecida, o autor norte-americano Kurt Vonnegut dizia que a vida ?É assim mesmo.?, usando para tal a voz, imagino eu, calma e descompromissada, de seu Billy Pilgrim. O livro de Ariano Suassuna foi publicado em 1955. O de Kurt Vonnegut, em 1969. Não estou, aqui, insinuando qualquer forma de plágio, nem deveria encerrar minha resenha com tamanha polêmica. É apenas mais uma daquelas coincidências da vida. Porque a vida é assim mesmo. Porque as coisas aconteceram da forma que tinham que acontecer. Por quê? Não sei, só sei que foi assim.

Alberto 30/03/2022

Relato chocante do horror da guerra camuflado de entretenimento e humor rocambolesco.
Vonnegut é um desses escritores cujo texto aparenta uma leveza, uma falta de pretensão, um descompromisso que são completamente enganosos. Sob a capa de humor irônico e além da aparente intenção de apenas divertir, o autor conduz o leitor a um mundo de horrores e a um mergulho na alma de um personagem extremamente triste. Cabe ao leitor não se deixar iludir pela aparente maluquice da história cheia de nonsense e viradas estapafúrdias: meio de contrabando, como se fosse um detalhe, Vonnegut nos apresenta a fatos muito concretos, muito materiais, muito reais e sensatos, que mostram que o mundo "normal" é mais absurdo e difícil de aceitar que as peripécias extraterrestes e as viagens no tempo do protagonista. O autor, seu personagem, o leitor atento acabam concluindo que "é assim mesmo" e que, diante do horror, é melhor viajar no tempo ou pelas galáxias, ainda que a bordo da loucura. Destaque para a capacidade de Vonnegut de compor retratos densos em poucas linhas e criar imagens impactantes usando jogos inesperados de palavras. Grande autor, grande livro.