Matadouro Cinco ou a Cruzada das Crianças

Matadouro Cinco ou a Cruzada das Crianças Kurt Vonnegut

Resenhas - Matadouro 5

Bruno Palmeiras 18/07/2022

Muita viagem sem sentido
Qd li a sinopse deste livro me interessei pq gosto de livros que "viajam", mas me decepcionei pq justamente esta parte é sem o menor sentido, totalmente desconexa do tema do livro. De resto o livro traz uma boa visão doq é uma guerra.
Katia Rodrigues 20/07/2022minha estante
Já abandonei esse livro uma vez justamente por conta dessa "viagem" q não chega a lugar nenhum, porém tenho vontade de dar uma segunda chance ?

Bruno Palmeiras 20/07/2022minha estante
Eu quase nunca abandono livros, mas nessas partes aí assumo q fiz uma leitura dinâmica sem nem manjar da técnica hahaha

Katia Rodrigues 20/07/2022minha estante
Quem nunca?! Leitura dinâmica já salvou várias leituras Kkkkkkkkkkkkk

Yasmin 03/11/2022minha estante
Poxa, eu gostei bastante, acho que esse surrealismo na narrativa transmite bem a sensação do que é uma guerra e do quanto ela não faz sentido

Vanessa.Carla 18/07/2022

uma surpresa
Geralmente quando se trata de clássicos, vou preparada para uma leitura massiva e com palavras rebuscadas, o que nesse livro foi uma surpresa, já que o autor tem uma escrito fluída e rápida. Como acontecem coisas diversas em tempos diferentes com personagens múltiplos, foi uma escolha minha ir de forma desacelerada pra não gerar confusão já que a escrita possibilita uma leitura rápida.
Sem dúvidas o autor não se importa de parecer lúcido, o livro é pura loucura e consequentemente criativo, mas não se enganem, pois as mazelas da guerra estão presentes.
Foi a leitura mais (no sense) desse ano e eu gostei.

Natie 15/07/2022

É assim mesmo.
Esse livro é de uma genialidade assombrosa e uma simplicidade gritante.

Kurt Vonnegute levou 20 anos para colocar em palavras o que ele vivenciou na 2° guerra mundial e o resultado? Uma obra atemporal, de fácil entendimento e humor retorcido.

Esse livro é curto, desarmônico porque segundo o autor, nada de inteligente pode ser dito sobre um massacre, todos devem estar mortos, sem nunca mais dizer ou querer nada.

A guerra em si, é uma grande piada de mal gosto, uma sucessão de eventos traumáticos contados como uma lista de compras, uma cruzada de crianças lutando sem saber o motivo, milhares de mortos e velas feitas de gordura humana, é assim mesmo.

Acredito que esse ponto é a chave principal da obra, traz a conformidade de que é assim mesmo, acontece, coitado, nada pode ser alterado pois esse evento sempre estará acontecendo. Todos sempre têm de fazer exatamente o que fazem.

E quando se trata de tempo, Billy pode afirmar que isso não é nada, uma vez que o passado coexiste com o presente e o futuro. É fácil pensar: "por que eu? Por que nós? Por que qualquer coisa? É simples, porque esse momento simplesmente é!".

Esse livro não tem presente fixo, as vezes o futuro se torna presente e as vezes o passado o substitui, acontece. A história nos apresenta tralfamadorianos que explicam em poucas palavras que somos todos insetos presos no âmbar, todos girando no carrossel do destino e da casualidade.

Já o nosso solitário e miserável protagonista que vive de acordo com os saltos no tempo que dá, nos ensina que desgraças e coisas boas acontecem ocasionalmente, é assim mesmo. Você só precisa se focar nos momentos de tranquilidade para não enlouquecer.

A propósito, se algum dia vocês passarem por Cody no Wyoming...é só perguntarem pelo Bob Selvagem.

Alana 14/07/2022

chega a ser difícil escolher minha parte preferida. muito engraçado e como tudo que faz rir, deixa um gosto amargo. as piadas sobre jesus: nota 10
"ela perguntou a Billy o que ele era, e Billy respondeu que não sabia. Que estava apenas tentando se aquecer."

Binho 14/07/2022

Matadouro Cinco
Não entendi nada desse livro. Dei 1,5 estrela pois tenho muito interesse por Segunda Guerra e Viagem no Tempo.

JL Marcal 10/07/2022

Uma história reflexiva
Achei Matadouro-Cinco mais reflexivo que Piano Mecânico. O sentimento antiguerra presente neste livro é muito perceptível. Recomendo muito!!

Tuler 09/07/2022

Um livro singular
Foi uma boa leitura, o autor se expressa muito bem e o dinamismo do livro é seu ponto mais forte. Para aqueles que curtem viagem no tempo e histórias fragmentadas que se encaixam ao longo do livro vão apreciar essa narrativa com certeza.

nkog.neato 02/07/2022

Piu-piu-piu
Achei bem viajado, bem loucão. Gostei mais do que eu pensei e adorei o Billy Pilgrim!! Trouxe várias reflexões e, por se tratar da guerra, tem umas parte bem difíceis de serem aceitas, mesmo sabendo que é verdade.
É um pouco confuso por causa da mudança de período em que os capítulos se passam, mas acredito que essa era a intenção. O próprio Billy Pilgrim é taxado de louco e é transportado conosco, ele viaja através da própria vida.
Gostei muito, só queria saber o porquê do Billy não tentar mudar as coisas, muito conformado ele. Deve ser por causa da vida trágica que teve.

Mariana 26/06/2022

é assim mesmo
Gostei muito do livro, principalmente dos pulos de tempo, em que o personagem vai e volta na linha temporal da sua vida. Nunca tinha lido um livro assim, achei daora.
E o jeito q a guerra é vista pelo narrador me deixa loca eu fico loca doida biruta.
Em geral, recomendo pra quem quer um livro rápido e diferente.

Almir 18/06/2022

É assim mesmo. A escrita de Kurt Vonnegut é sensacional. As idas e vindas na narrativa e o modo de descrever as coisas de um ponto de vista (literalmente) alienígena é inusitado e me faz pensar fora da caixa na maioria das vezes.

Agatha354 17/06/2022

É assim mesmo
"Você enxergou através de uma janela de tempo. Enxergou o passado ou o futuro de repente."

É realmente muito bom, o que me impressionou foi o autor nos fazendo viajar no tempo, hora passado, ora futuro, sem fazer com que a história perdesse uma linha lógica, dá para perceber que foi um trabalho muito inteligente.

Incrível.

Dave.Christian 11/06/2022

É assim mesmo!
Que livro louco, uma visão e forma inusitada de relatar a vivência dos horrores segunda guerra. E no local do seu pior massacre Dresden.
Livro aproveita para várias reflexões muito interessantes de formas inusitadas (religião, memórias, sociedade?)

Diego Alves Z 28/05/2022

Em suas entrevistas Kurt Vonnegut sempre me pareceu um sujeito simpático e essa sua simpatia se espelha nesse livro. É cômico e trágico. Parte de uma premissa de ficção científica para analisar, quase que em uma conversa entre amigos, sobre um sujeito que voltou da guerra com problemas que somente se agravaram com o tempo e talvez não tenha sido levado a sério o suficiente por seus familiares. Um livro leve e eu esperava, pelo tema, que fosse um pouco mais profundo em determinados aspectos, ainda mais pelo autor ter vivido algumas das cenas descritas, ainda assim é uma leitura agradável.

Ronan 25/05/2022

3.5 ★

Esse livro é uma completa loucura.
Eu acho que toda a história por trás desse livro, tudo o que aconteceu com o autor e o que o levou a escrever esse livro foi mais interessante pra mim do que o próprio livro.

Alan 11/05/2022

A GUERRA CORROMPE O TEMPO, E É ASSIM MESMO...
Após testemunhar a morte em massa de milhares de civis em um ataque surpresa das forças aliadas à cidade de Dresden, na Alemanha, onde mais de cem mil pessoas foram mortas, em sua maioria por asfixia ou queimaduras, o autor americano Kurt Vonnegut, sob a perspectiva do inapto e estabanado Billy Pilgrim, expõe os traumas vividos por ele quando prisioneiro de guerra durante o desenrolar da segunda guerra mundial, dando origem à Matadouro-cinco, uma de suas mais emblemáticas obras.

Por intermédio de uma narrativa não-cronológica ? em que o protagonista é, nas palavras do próprio narrador, solto do tempo ?, acompanhamos a experiência de Billy como combatente na segunda guerra, paralelamente a sua vida como cidadão americano, impactada pelas sequelas permanentes deixadas pela guerra, até sua abdução por uma misteriosa raça alienígena do longínquo planeta Tralfamadore.

Dando forma a trama através de uma escrita descomplicada e  ? tendo como seu principal pilar ? um forte tom de humor negro aliado a elementos de ficção científica, Vonnegut abre mão dos arquétipos e clichês que perpetuam uma visão romantizada dos conflitos, desencantando qualquer admiração do leitor a tais eventos históricos ao articular uma narrativa fortemente anti-guerra. Assim forjando uma ácida e surrealista obra-prima que escancara os horrores vividos pelos peões do conflito bélico.

Billy Pilgrim, com seu destino até a abdução inevitavelmente já traçado,  passa a vivenciar o tempo fora da linearidade, onde qualquer momento da vida do protagonista, violando todas as leis da realidade, acontece a qualquer instante. Na estória, segundo a raça tralfamadoriana explica, o tempo está condensado e tudo ocorre em um único momento. Sendo o trauma vivido por Billy na guerra, portanto, simultâneo, imparável como as cataratas de um rio. O trauma é permanente, perpetuando-se na vida do personagem até a sua unidade mais infinitesimal. Foi, é e será eterno e irremediável. E é assim mesmo...