Matadouro Cinco ou a Cruzada das Crianças

Matadouro Cinco ou a Cruzada das Crianças Kurt Vonnegut

Resenhas - Matadouro 5

Maria16577 02/12/2022

Livro curto, leitura tranquilíssima, e uma abordagem da guerra que imagino que à época era super revolucionária. O livro transpõe de forma estilizada a loucura, confusão e desespero da guerra, fazendo o personagem principal encontrar escapismo através de "viagens no tempo" e abduções por alienígenas. O sarcasmo e essa abordagem mais niilista, porém, e provavelmente em muitos casos semelhantes sendo inspirada no próprio Kurt Vonnegut, é o tipo de coisa que eu, já tendo consumido um tanto de filmes e livros sobre a guerra, já vi muitas e muitas vezes. Acaba sendo mais um livro que não passa muito da mensagem "a guerra é ruim". É importante, mas existem abordagens que falam isso mas com comentários muito mais profundos e precisos sobre as nuances desses conflitos, como em "O Tambor" do Gunter Grass, por exemplo. Um coisa que me incomodou, também, é que o autor parece super embasbacado sobre alguns dos recursos que ele inventou pro livro, e sobre o poder da própria narrativa. Acaba, assim, enchendo o livro de comentários aleatórios sobre os fatos que está narrando, inclusive muitos de forma repetitiva (não aguentava mais a frase "é assim mesmo", que aparece algumas vezes em praticamente todas as páginas). Acaba que quando essas inserções são exageradamente usadas a impressão que dá é de que a narrativa em si não é tão eficaz. Mas é um livro impressionante, profundo, e com uma mensagem que deve ser repisada infinitamente.
Junior 27/01/2023minha estante
Mas Maria, acho que você não entendeu o ponto do livro. Ele é uma crítica ferrenha à guerra e a repetição do "é assim mesmo" é um recurso estilístico para reforçar a ideia de fatalidade que perpassa a narrativa.

Maria16577 19/03/2023minha estante
Nossa, seu comentário se perdeu total pra mim na época kkkk. Mas sim, eu acredito que entendi o porquê de ele ter repetido tanto a frase, inclusive as colocações que ele escolhe ao longo do livro. Acrescento ainda que o fato de ele repetir tanto chega a refletir os efeitos deixados pelo trauma da guerra no raciocínio do narrador. O recurso só me pareceu um pouco auto-indulgente no fim das contas. Entendi o propósito, mas a execução não funcionou pra mim

joao 19/11/2022

Muito pouco sobre Dresden?
Fui motivado a ler o livro pois supostamente traria muitos detalhes sobre o bombardeio a Dresden. Gosto muito de histórias de segunda guerra e até então não sabia sobre esse evento. Quis saber mais. Porém, o livro trata-se mais sobre as aventuras no tempo de Billy Pilgrim. Se fosse pra quantificar o quanto o livro fala sobre Dresden, arriscaria que apenas 10%. Todo o restante fala sobre momentos da vida pessoal de Billy, sua carreira como optometrista, momentos na segunda guerra, até uma viagem ao espaço raptado por alienígenas do planeta de Trafalmadore. Até contos eróticos é abordado com maior frequência do que o bombardeio a Dresden. De toda forma, encaro qualquer leitura como oportunidade de aprender o que não sei.
Junior 27/01/2023minha estante
Pois é, a parte de Dresden é a menor do livro. Também fiquei um pouco decepcionado com isso.

Gustavo.Romero 19/11/2022

Vonnegut em sua melhor forma
Ácido, cínico, rápido, preciso, este livro é Vonnegut sem filtros. Curiosamente conhecido como "ficção científica" por sugerir alienígenas e viagem no tempo, não é referenciado por aquilo que de fato ele é: um experimento ficcional de antropologia estrutural. O próprio Vonnegut discorre sobre seus estudos universitários em antropologia e quando insiste na concepção temporal dos trafamaldorianos: "esse momento está estruturado assim" (p. 161). Sem contar o trecho mais brilhante do livro, quando Billy Pilgrim assiste ao filme de guerra de trás para frente (p. 106-108), que resume a crítica estruturalista à guerra a à noção progressista de tempo. Pouco importa o sentido temporal da guerra, ela não faz sentido de qualquer perspectiva humana. É assim mesmo.

joao 16/11/2022

Custava achar que um livro sobre a destruição da cidade de Dresden na Segunda Guerra Mundial embalado como literatura experimental fosse tão gostoso e fácil de ser lido! É assim mesmo...

Leo Leu 27/10/2022

Confesso que comecei sem expectativas, e ao fim não me conectei muito com o livro, tem passagens marcantes e interessantes mas não me prendeu tanto. Ênfase ao humor ácido.

Eduardo Cardoso 20/10/2022

É assim mesmo?
?Deus, me conceda a serenidade para aceitar as coisas que posso, e sabedoria para sempre reconhecer a diferença.?
Livro incrível para quem gosta do assunto guerra. O autor nos leva para uma viagem de altos e baixos sobre a vida do protagonista. Tem momentos alegres, tristes, engraçados e de muita reflexão. Comecei com uma expectativa média e terminei super satisfeito. Excelente livro, vale a pena a leitura e boa viagem? Pu-ti-uít.

Síntique 17/10/2022

Quebra-cabeça
Primeiro Vonnegut, e já quero mais. Doidinho o livro. Bem surreal e sistematicamente aleatório. De uma forma bizarra tudo se encaixa, e dá gosto de ler os acontecimentos estranhos ou banais, as reflexões toscas e profundas, e montar a história na nossa cabeça. Passa a percepção?tralfamadoriana? da vida de um jeito brilhante, dando realmente a sensação de que o tempo não corre, mas existe sempre e concomitante, todos os momentos eternamente eternos. Recomendo!!!

bieussauro 17/10/2022

Edgar Derby, coitado,
Vonnegut expressa com sucesso e de forma leve um acontecimento real e trágico que se perpetua pela história da humanidade: a guerra.

Stolfi 04/10/2022

Maravilhoso, é ótimo pra quem terminou Lost e sente saudades do Desmond Hume. Leve e divertido, porém sem esquecer das criticas às guerras.

Anderson.Lucena 25/09/2022

É assim mesmo.
Comecei sem entender muita coisa, mas fui lendo porque a leitura era fácil. Acontece que com o passar das páginas muitas idas e vindas temporais se passam e as coisas começa a ficar confusas e o livro se perde no meio disso tudo. A premissa de ser uma sátira a guerra começa muito bem nas primeiras 70-90 páginas, depois é um deus nos acuda de idas pro futuro e vindas pro passado. Ainda bem que acabei. É assim mesmo.
(lidos só 2021 em diante) 25/09/2022minha estante
Deve ser horrível

letAcia550 24/09/2022

achei que seria uma leitura melhor, mas acabou sendo entediante e sem graça. o personagem principal não tem reação nenhuma aos acontecimentos bizarros e até entendo que eh assim mesmo mas nossa que chato que chatice que tediooooo

Lu 22/09/2022

Ah? ent tá
Acho q foi o livro mais pirado que eu já li na minha vida, tem umas partes bem legais e tal que eu me entreti e entendi a proposta mas tipo? top livros para ler chapada

Bia 13/09/2022

Um livro muito doido que tem tudo para ser confuso, mas não é.
Surpreendentemente você não se perde entre as diversas situações que ocorrem.
A leitura é super rápida e fluída. Recomendo.