Matadouro Cinco ou a Cruzada das Crianças

Matadouro Cinco ou a Cruzada das Crianças Kurt Vonnegut

Resenhas - Matadouro 5

Day 19/07/2023

Fiz a releitura do livro depois de 2 anos e continuei achando essa uma história incrível e tocante. É muito interessante ver como o autor colocou suas experiências nessa ficção científica, e é possível fazer várias analogias sobre a viagem no tempo e as memórias de guerra, que vêm em momentos aleatórios, assim como no livro.

Hirlan 18/07/2023

Os horrores da guerra e o matadouro cinco
Billy Pilgrim se tornou um veterano de guerra, Vivência um dos piores atentados contra a humanidade, o bombardeio a uma cidade que deixou dezenas de milhares de vítimas, mas poucas pessoas conhecem essa história. A história da cidade de Dresden, cidade alemã que foi bombardeada pelo americanos durante a segunda Guerra mundial que deixou marcas eternas na vida de todos que a viram em chamas.

A partir dessa ideia o livro foi escrito, no entanto, não é só nisso que ele se baseia. Por se tratar de um livro de Kurt Vonnegut podemos esperar as coisas mais aleatórias, e é isso que ele entrega. O livro tem uma narração que não obedece uma linha de tempo certa, em saltos acompanhamos momentos aleatórios na vida de Billy, podendo ser durante a Guerra ou mais a frente de sua vida. E assim seguem todos os capítulos, em que, de forma não linear conhecemos grande parte da vida do nosso herói.

O autor teve ideias extremamente imaginativas para o decorrer da trama, um exemplo foi um acontecimento que marcou a vida de Billy após o casamento de sua filha, ele foi abduzido por uma raça alienígena conhecida como tralfamadore que enxerga o mundo na quarta dimensão, onde o passado, o presente e o futuro não têm grande diferença. Após a abdução, Billy se torna atração atração um zoológico que expõem criaturas dos mias variados planetas e, depois de um tempo, recebe a companhia de uma ex atora porno, Montana Wildhack, com a qual tem um filho.

Outra ideia bem interessante foi abordada com o personagem Kilgore Trout, um autor de ficção científica pouco conhecido que escreve livros bem estranhos. Na minha opinião, ele é uma metáfora para a forma com que o Kurt Vonnegut se enxergava, onde o personagem do Kilgore não se considera um escritor e vive vendendo assinaturas de jornais.

O livro é incrivelmente divertido e criativo, me deixou com vontade de ler mais livros desse autor.

mands 17/07/2023

Não sei
Eu não sei dizer o pq de esse livro tão doido ter me prendido até o final, mas prendeu. É essencialmente ruim, mas acho que a curiosidade venceu e eu precisava saber o resto da história.

Déa 17/07/2023

Ler clássicos não é tão fácil, esperava conseguir fazer uma leitura melhor, foi a segunda tentativa e nem assim consegui gostar muito da história, achei um pouco confusa e foi bem arrastada.

Djenifer 12/07/2023

Eu sou péssima para clássicos, não consegui entender nada do início ao fim, por mais que tenha sido uma leiteira muito rápida, foi ao mesmo tempo muito confusa.

Alvv 01/07/2023

Até agora eu tô sem entender se ele realmente participou da segunda guerra mundial ou só foi um surto da sua cabeça?

Marcio.Caldas 27/06/2023

Inimaginável
Sempre ouvi falar dele como um pequeno clássico da ficção científica e como é bom descobrir este livro. Estar certo e errado ao mesmo tempo. Uma obra q me impactou e influenciou.

Marcelo Martins 24/06/2023

É assim mesmo
Super interessante.

Primeiro contato com Vonnegut. Gostei da escrita. Simples e objetiva. A escrita facilita a leitura. Porém, o desenvolvimento da narrativa é meio arrastado. Demorou até engrenar de verdade. Do meio para o final do livro li em três dias o que passei trinta para ler na primeira metade. Achei o começo meio enfadonho, lento e chato. Mas quando as coisas começam a "deslinearizar" de verdade, a trama fica curiosa e envolve mais o leitor. Desperta a curiosidade.

No geral, gostei do livro. Na minha leitura, a provocação mais determinante é em relação ao livre arbítrio. Nós realmente temos escolhas? O mundo é determinista ou voluntarista? Será que se soubéssemos o que vai acontecer no futuro teríamos como fazer algo para mudar? Realmente temos escolhas? Ou será que "está tudo escrito" e determinado a acontecer? Bastante reflexivo e filosófico. Além desse ponto, há outros questionamentos em relação à saúde mental, violência e outros aspectos humanos, tudo envolvido em um manto de ficção científica.

Uma boa leitura.

---
"Deus, me conceda a serenidade para aceitar as coisas que não posso mudar, coragem para mudar as coisas que posso e sabedoria para sempre reconhecer a diferença."

iara 24/06/2023

No meu entender, o livro é sobre um veterano de guerra que passou por muita coisa e, pra fugir dos seus traumas, começa a acreditar que tudo o que ele leu nos livros de um escritor decadente aconteceu de verdade; principalmente o lance da quarta dimensão, extraterrestres e viagens temporais. de começo parece confuso, mas embora a história não seja temporalmente linear, ainda é possível compreender bem os acontecimentos.

Mikani 22/06/2023

Definitivamente um dos livros já escritos
Não sei como descrever a experiência do livro. É louco e interessante ao mesmo tempo, achei o estilo narrativo intrigante, talvez virasse um bom filme.

denis.caldas 16/06/2023

É assim mesmo...
Faz tempo que eu não participava de um Livro-Viajante, daí tive a sorte de ver esse livro à disposição para empréstimo e pude matar a minha curiosidade; obrigado Karla Beatriz!

Bem, vamos lá... No primeiro terço, me deparei com o pior livro que enfrentei nos últimos dois anos, mas depois a coisa começou a fluir e achei interessante o método de contar sobre um terrível momento específico da história em forma de parábola de ficção científica e aquele negócio de viagem no tempo. O autor tem boas sacadas, filosofou sobre coisas que nunca pensei e me arrancou uma ou outra risada. Pensei que seria uma estrelinha solitária, mas ponderei o esforço e ganha o meu aperto de mão. É assim mesmo...

Patcha 12/06/2023

Daria um ótimo filme do Tarantino
Um grupo de soldados durante a Segunda Guerra se vê preso em uma fenda temporal, e passam a viver diversos momentos da história ao mesmo tempo. Ora estão num passado longínquo, ora em um futuro pós apocalíptico. Não tem como essa premissa dar errado. E realmente não deu.
O livro é envolvente e te deixa preso até o fim. A linguagem se mantém atual e fácil de se assimilar. Recomendo a leitura.

Cassiana.Perez 09/06/2023

Matadouro cinco
Baseado em experiência real do autor, traz um personagem por meio do qual é possível sentir todo o trauma, todo o desajuste, toda a falta de sentido de uma guerra.

Victoria573 08/06/2023

É assim mesmo.
Diferente. No início me entediou, mas com o passar do tempo me vi presa na história. É um bom livro. Comprei por impulso na bookfriday mas não me arrependo. Um assunto sério contado de uma forma mais "cômica". É assim mesmo.

Duda 05/06/2023

É assim mesmo
Não vou mentir, no início não gostei muito, as idas e voltas, as linhas de raciocínio confusas e misturadas constantemente faziam eu me perder na história, mas na medida que ela avança, você vai entendendo um pouco mais a dinâmica e todas as ideias que o autor quer passar. Uma história de se fazer pensar e refletir.

"Sabe, por aqui só dava para imaginar a guerra, e imaginamos que estava sendo travada por homens da nossa idade . Tínhamos esquecido que as guerras são travadas por bebês."