Elite da tropa

Elite da tropa Luiz Eduardo Soares

Resenhas - Elite da tropa

Bruno.Oliveira 29/05/2021

Tropa de Elite
Máquinas de Guerra, eles foram treinados para ser a melhor tropa urbana do mundo, Um grupo pequeno e fechado de policiais atuando com força máxima e devastadoras.

Carlinha 10/01/2021

Realidade ou ficção?
O livro é dividido em 2 partes, na primeira temos o relato de situações vivenciadas (ou inventadas) pelo narrador. São situações algumas cômicas, algumas tristes, algumas inusitadas, mas todas muito interessantes.
Na segunda parte é uma história completa, um caso mais detalhado. Muito bom também.

Vitorugo 26/12/2020

O sistema é foda!
Bom livro, interessante, o destaque vai pra primeira parte, onde são narrados diversos casos que prendem a atenção do leitor

EddeDeka 21/12/2020

Muita ficcção????
Até a metade é uma leitura interessante, passou disso fica um pouco forçada...
emanuelly 05/05/2022minha estante
????

Érico 26/06/2020

Policia nua e crua
Todos deveriam ler esse livro. Traz um retrato tanto do BOPE quanto da Policia Militar (e um pouquinho da Civil, na segunda parte) em geral.
É revelador e assustador. Infelizmente, dá a sensação que as coisas NUNCA vão melhorar, e até explica UM POUQUINHO a esquerda radical querer "o fim da polícia militar" - mas só um pouquinho, pois na verdade a gente sabe que existem interesses diversos nessa história...
Esse livro é de 2005, e de lá pra cá acho que nada mudou.
O que me causa mais espanto dentre TUDO é saber que existem policiais cuja ganância chega ao ponto de revenderem as armas apreendidas - que num futuro serão usadas contra os prórios!
Seria justiça poética se quem vende fosse a vitima fatal, mas infelizmente é improvável...
Não acredito em uma corrupção institucionalizada, mas em uma minoria que suja a farda e uma maioria que fica refém da situação e mesmo que não participe, se cala por absoluta impotência perante a situação.
Mesmo assim, na hora H, é essa polícia que vai lá nos salvar, e continuo tendo muito respeito por eles...

Sadrak 04/06/2020

Uma narrativa impactante, com a qual se envolver causa um choque após o outro. Os autores descrevem muito bem, porque conseguem nos fazer ver para além do texto, transformando palavras em imagem, o cotidiano das polícias no Rio de Janeiro e, em especial, do BOPE.
O personagem-narrador é fiel às suas crenças, de sorte que é possível vermos a gênese e alma da polícia, que em sua origem, manutenção e função, é essencialmente fascista, repressora e, por vezes, manipuladas como peças do xadrez político local e nacional. E ainda assim, tem que lidar com as nuances do poder paralelo do narcotráfico, numa simbiose que demonstra promiscuidade e iniquidade. O BOPE é uma exceção a regra, temporariamente, até que essa corrupção bata as suas portas. Enaquanto essa desvirtuação não acontece, eles desenvolvem táticas de guerra urbana insuperáveis, matando impiedosamente, pois seria matar ou morrer, os traficantes das favelas cariocas. Pelo menos, é isso que o autores transmitem, ponderando sem excusar a corporação, com toda a honestidade possível.
No caso da federação brasileira onde é ambientada as histórias, as polícias são descritas como parte da ingrenagem criminosa e corrupta da sociedade. Na realidade, o Rio é um microcosmo do que ocorre no resto do país, lá como em todo o resto do Brasil, o poder público está misturado com o crime organizado em muitas situações pistorescas e incofessáveis; conforme nos narra o personagem princilpal do livro.
Um thriller, na melhor adjetivação dessa obra, falando sério... em algumas passagens eu fui dormir com dor de cabeça, com a memória pesada de eventos os quais nunca vivi ou viverei, mas que sedimentados em minhas lembranças, terrificaram minh'alma. Ainda assim, não consegui parar de ler.

Élida Mercês 24/05/2020

Livro incômodo, porém necessário para quem quer compreender como o Brasil tem, de fato, funcionado.
Leitura e . 24/05/2020minha estante
Boom diaaa!!
Vim te convidar pra me seguir no Insta, caso ainda não siga, para acompanhar minhas leituras. Vou deixar aqui o link do sorteio que está rolando tbm!
??
Será muito bem vindX...

@leituraeponto

Obrigado... ?

Alex 28/04/2020

Visceral
Não é tão bom quanto o filme. Mas vai fundo. Prepare-se, não é um livro fácil. O que for lido aqui jamais será esquecido.
É um livro curto e de leitura fácil, dividido em duas partes. Na primeira os autores falam sobre como é a vida de um caveira do BOPE, como ingressar, além de histórias quase inacreditáveis. Na segunda temos um relato de como a corrupção atinge todos os níveis governamentais e criminosos, como tudo funciona numa grande rede, quase uma engrenagem.
Recomendo.

@pedro.h1709 12/01/2019

Tropa de Elite
O livro "Elite da tropa" aborda um assunto extremamente denso, a violência no estado do Rio de Janeiro, através de um texto cheio de tensão, trama, artimanhas e reviravoltas.

O título apresenta duas formas de abordagem. A primeira metade do livro, intitulada "Diário da guerra", trata-se de uma coleção de contos da rotina do policial, de suas dificuldades, das sua incursões de combate e das mazelas de suas corporações. Já a segunda parte é uma narrativa, propriamente dita, que aborda a grande corrupção que envolve as facções do crime organizado, as polícias militares, civis e federais além dos membros de gestão pública e de governo.

A história em "A cidade beija a lona" é muito bem organizada no sentido de que nem tudo sai como planejado a princípio, e portanto, cada personagem vai fazendo as movimentações necessárias a atender seus interesses individuais; não se importam se for necessário sacrificar a dama para alcançar o xeque-mate. O sistema inteiro é muito complexo para existir lados!

Os diálogos, apesar de terem começado um tanto travados e depois irem ganhando uma fluidez mais natural ao longo do livro, são  bem informais, bastante adequados ao linguajar da área profissional e adotam suas gírias mais habituais, o que traz mais realidade e envolvimento ao que é contado.

Por fim, acredito que este pode ser um livro com tema de interesse da sociedade em geral, mas que certamente é indispensável aos profissionais da área de segurança pública.

Vitor.Hofstetter 25/09/2018

Pra quem gosta
Primeira parte são vários contos legais do dia a dia da polícia. Várias cenas do filme Tropa de Elite saíram desse livro sem por e nem tirar. Esse contos são verossímeis e crús, tem que ter um certo estômago para ler, mas nada de absurdo também.

Depois a outra metade do livro é uma história normal e passável. A parte boa está nos contos mesmo, realistas e críveis.

Thais.Pereira 12/09/2017

Bom!
A primeira parte do livro é realmente impressionante, aonde foi exposto a verdade sem lados a serem defendidos. Ótima reflexão sobre o que realmente é a realidade da guerra

Antonio Maluco 02/09/2017

Emocão a 1000
foi legal em ler as histórias da policia carioca

Livroseliteratura 20/05/2017

O filme é mais envolvente
Na primeira parte do livro, há relatos impressionantes sobre o cotidiano dos policiais de elite.
Na segunda, um dos nossos personagens seguirá numa trama envolvendo autoridades de segurança, traficantes, políticos e policiais - uma rede que tece alianças improváveis entre os vários atores deste cenário.
Depois de cavalgar 100 quilômetros, sem arreio e sem descanso, mortos de fome e sede, eles têm licença para um descanso brevíssimo até que alguém anuncie que a comida está servida - sobre a lona, onde o grupo exaurido vai se debruçar para comer tudo o que conseguir, com as mãos, em 2 minutos.

Esta é apenas uma das etapas de treinamento da tropa de elite da polícia. Eles obedecem a regras estritas, as leis da guerrilha urbana.
Na dúvida, mate.

Não corra, não morra.
Máquinas de guerra, eles foram treinados para ser a melhor tropa urbana do mundo, um grupo pequeno e fechado de homens atuando com força máxima e devastadora.
_
Por ter sido o livro que inspirou o filme Tropa de Elite, eu esperava mais, bem mais.
A primeira parte é até interessante, mas a segunda é confusa e até um pouco maçante. São inúmeros personagens, tem até glossário! Eu não consigo decorar tanta gente assim, termino lendo sem saber exatamente quem é quem.
Apesar disso, tenho certeza de que não fora o excesso de figurantes que desabonou a leitura.
Não é uma obra ruim, apenas não correspondeu às expectativas criadas após assistir aos filmes (lembrando que o livro nada tem a ver com o segundo filme).
Se eu tivesse lido antes do lançamento da película, acredito que não teria despertado a vontade de ir ao cinema.
O filme é bem mais envolvente e conta uma estória, diferente do livro, que se propõe bem mais a narrar episódios isolados. Na segunda parte, até há uma tentativa de apresentar um enredo único, mas, como mencionei, ficou confuso e não seduz o leitor da mesma forma que o filme nos seduziu.
Dessa vez, eu fico com o DVD, mas indico a leitura para que cada um tire suas próprias conclusões.
_
www.instagram.com/livroseliteratura
Kelvim Rocha 20/05/2017minha estante
"Si vis pacem para bellum".

Layla 04/09/2016

Vem de Livro - Elite Da Tropa (resenha)
Biografia | Documentário policial ♦ 344 páginas ♦ Ponto de Leitura ♦ Nota da Lay: ❤❤❤

Para início de conversa, eu esperava mais do livro que inspirou um filme tão espetacular como Tropa de Elite. Nem por um segundo me entendam mal, eu gostei do livro – apenas cheguei a conclusão que sua riqueza extrema de detalhes acaba por tornar suspeita a verossimilhança de boa parte do que é dito ao longo da história. O livro é bem técnico, nada romantizado e nessa linha também pretendo manter a resenha um pouco mais técnica que pessoal.

Divido entre “Diário de Guerra”, “Dois anos depois: a cidade beija a lona” e “Epílogo” o livro conta a realidade vivida nas ruas do Rio De Janeiro, dentro e fora do BOPE (Batalhão de Operações Policiais Especiais da Polícia Militar do Rio de Janeiro), bem como da Polícia Militar e Civil. A trama demonstra a corrupção não apenas na área de segurança, mas em várias outras instituições públicas do RJ e narra esse dia a dia policial sob o ponto de vista deles próprios, dando ao livro uma pré-impressão de que “segredos serão revelados”

Continue lendo no blog! :)

site: http://www.vemcomalayla.com.br/2016/07/vem-de-livro-elite-da-tropa-resenha.html