Elite da tropa

Elite da tropa Luiz Eduardo Soares

Resenhas - Elite da tropa

fabriciobravim 15/11/2010

Pede pra sair!
Li Elite da Tropa empolgado com o Tropa de Elite 2. Pena que o livro não chega aos pés do filme. A primeira parte são vários contos sobre o BOPE, já a segunda é uma história com mais de 20 personagens (daí a utilidade da lista de personagens no início) que não tem um final, por isso a decepção. Ponto positivo para os diálogos, bem realistas e engraçados, cheio de jargões.

Golbery 01/11/2010

É o Sistema Social Brasileiro que gera essa sujeira.
Vou tomar a liberdade de discordar da maioria das resenhas aqui. Eu fui um dos que leu o livro após assistir ao filme. A diferença é que quis ler o livro não após o Tropa 1, mas só após o Tropa 2. Antes de comprar o livro eu li as resenhas sobre ele aqui no Skoob.

Meu interesse na leitura veio sobre querer saber mais sobre a corrupção, a politicagem e toda a sujeira que não chega ao conhecimento da população. Foi exatamente isso que encontrei!

O livro é dividido em duas partes. A primeira é "O Diário da Guerra", uma sucessão de contos curtos sobre situações vivenciadas pelo narrador na PM e no BOPE. A segunda é "Dois anos depois: A cidade beija a lona", em que é dissecada toda uma estrutura de rede de interesses onde não há diferença entre policial e bandido.

Não existe uma conexão direta do livro com o filme. Há algumas semelhanças. O narrador, por exemplo, é negro, do BOPE e estuda na PUC. Depois ele sai da polícia e lança um livro relatando a sujeira por trás da segurança pública.

O que gostei do livro foi principalmente um aprofundamento nessa criminosidade brasileira inerente ao sistema. Um aprofundamento mais amplo que no filme e, por essa razão, gostei mais do livro que do filme.

Mas aí é questão de gosto. Recomendo demais o livro! Demais.

Geek Pri 01/09/2010

Elite da tropa
"A primeira parte do livro chamada "O diário da guerra" é excelente. Já a segunda parte "Dois anos depois: A cidade beija a lona" é super confusa e cheia de personagens. Apesar disso o enredo é muito bom, pena não ter sido bem abordado e por isso a li a segunda parte da história com muita má vontade."

Digão Livros 13/08/2010

Os fins justificam os meios? A polícia também é vítima da violência urbana? Pode-se ter uma herói que não respeita as regras? O livro possui leitura dinâmica e nos faz pensar em todas essas questões ao fim de sua leitura. Infelizmente, provavelmente, outros livros sobre a violência do Rio de Janeiro surgirão. O livro é ótimo!

Gustavo Batista 22/07/2010

O livro é bom. Realmente a segunda parte tem um pouco menos de ação, mas nem por isso ela fica chata ou é menos importante para o livro como um todo. Pelo contrário, retrata, na minha visão, a realidade não só da segurança pública, mas de todos os cargos políticos. O livro é chocante tanto pelo relato dos excessos polícias, quanto pela politicagem que cerca a Polícia.

Pandora 18/06/2010

Essa e outras resenhas em www.trocaletras.wordpress.com

Os autores são todos ligados à segurança pública do Estado do Rio de Janeiro, sendo um deles major da polícia e o outro foi capitão do BOPE.
Achei o filme mais chocante. Esperava mais do livro, justamente pelo filme ter sido um belo tapa na cara.
Mas o livro revolta. Você começa a pensar sobre tudo que é retratado e sente nojo de fazer parte desse sistema porco e corrupto. E o preconceito. Dói fundo.
O livro é dividido em duas partes. Na primeira parte, o narrador, policial do BOPE, retrata o dia-a-dia em pequenos contos. Explica o caminho para se tornar policial do BOPE, as torturas, a corrupção da PM e da Civil, enquanto o BOPE tenta manter-se incorruptível. Retrata a violência (dos policiais e dos traficantes), as mortes, as incursões nas favelas….enfim…mostra o lado B que não estamos acostumados a ver. E é isso que revolta. Toda essa hipocrisia, todo esse papo de que “policial é bandido”, é nojento, revoltante mesmo. Sempre achei que era uma classe injustiçada, agora tenho certeza.
Mas, como nem tudo são flores, existe a segunda parte do livro.
Nessa segunda parte, a história corre veloz, e você tem que ficar bem esperto pra não perder detalhes. É uma infinidade de pessoas, traficantes, autoridades, todos enroscados em uma mesma trama de traições, mentiras, desconfiança e morte.
Aqui, a esposa do chefe do Comando Vermelho, preso em Bangu I, é seqüestrada. Aí vem toda a trama para saber quem foi, porque, se está envolvido com traficantes inimigos, com a polícia, com o governo.
Nessa segunda etapa do livro, vemos que a polícia pode sim ser corrupta e vender-se à traficantes e ao próprio governo para ter regalias. Mas também frisa que nessa sujeira toda existem pessoas honestas, que batalham, acreditam, e pagam, muitas vezes com a vida.
É triste, dá um aperto pensar nessas pessoas idealistas, que só querem resolver os problemas, sendo presos nessa rede de intrigas e utilizados como marionetes para interesses menos nobres, por assim dizer.
Recomendo o livro, sem pensar duas vezes. A linguagem é coloquial, cheia de gírias, é a voz da rua mesmo. Fácil de ler, mas cheio de referências cultas, você vê que os autores sabiam o que estavam fazendo.

Andréa 07/04/2010

Eu sinceramente gostei bastante do livro.. mas prefiro o filme!
Achei o filme mais resumido e com mais 'continuidade' que o livro. Porém, o livro é bem legal! Aconselho!

Nanda 30/03/2010

Prefiro Filme
O livro saiu antes do filme...
Mais foi o primeiro livro em que o filme é melhor do que a obra original.
A parte final do livro se torna massante demais. Deixando a leitura muito cansativa. E sem conteúdo.
Junior 16/08/2010minha estante
Estou com um problema na leitura desse livro. Na segunda parte da narrativa me perco sempre em razão da variedade de personagens.
Estou gostando muito do livro. Ele despertou em mim um senso crítico quanto a política das polícias e sobre a situção brasileira no mundo das drogas...Aconselho a leitura desse livro!!!

Lodir 09/01/2010

O livro é bom até a metade, e depois vira um porcaria. Só um livro que saiu no embalo de um filme de sucesso.
CR 12/08/2011minha estante
O filme foi inspirado no livro.

felipeme 09/01/2010

Sobre o livro.
Gostei bastante do livro até mais ou menos a metade, onde ele conta as histórias do dia a dia da polícia no RJ, sobre coisas que aconteceram, que pela forma que é escrita, nos causa comoção, pela extensão dos problemas da polícia é muitas vezes difícl de acreditar que essa éa realidade, a marginalidade não possui nenhum valor pela vida, nem pela própria vida, onde tanto faz matar ou morrer, a partir da segunda metade, a trama "esfria" e começam os relatos de espionagem, complôs planos envolvendo figurões da cidade de ambos os lados.

Kelly 23/12/2009

Elite da Tropa
É um bom livro, pra quem gosta de histórias policiais. Quem sabe um dia dou uma segunda chance para ele, mas ultimamente ando vendo violência demais, estou lendo outras coisas.

Rodrigo 21/12/2009

Um bom livro para a leitura.
Os contos inicias são mais interessantes.
A segunda parte do livro, apesar de prender o leitor e trazer uma boa dose de suspense, é muito confusa e no final é pouco esclarecedor.
Para que gosta do tema sugiro a leitura.
Consegui ler em 3 dias.

flivon 07/12/2009

Nem tão bom, nem tão ruim
O livro em si, me enganou, quando eu o achei entre os tantos livros numa livraria, li o comecinho da primeira parte, e gostei muito, mas a 2ª parte (que é uma boa parte do livro) é muito, na minha humilde opinião, ruim.

Não consegui ler a 2ª parte toda pelo fato dela ser entendiante.

Paulo Montini 28/11/2009

obsevações pessoais
o início do livro na verdade é a melhor parte.

Sem dúvida, há muito de relatos reais ali. a segunda parte consiste de uma história que poderia ser um pouco melhor. O lado que atrai no livro é justamente o contato com a violência que os policiais vivenciam e praticam no Rio de Janeiro. Melhor parte fica na descrição dos policiais que se perdem no morro e acabam sendo baleados por policiais. Assustador, mas interessante...

Arianerts 04/09/2009

Não espere encontrar o filme...
Livro muito bom, mostrando a realidade do Rio de Janeiro, mas não espere encontrar a mesma história do filme. O filme foi inspirado no livro, mas não encontra-se nem uma história igual. Vale a pena ler mesmo assim!!!