Elite da tropa

Elite da tropa Luiz Eduardo Soares

Resenhas - Elite da tropa

Foggia 22/08/2009

Elite da Tropa é um livro que expõe de forma aparentemente despreocupada, as vivências de algumas pessoas que tiveram a oportunidade de experimentar a vida na pele de um policial militar do Rio de Janeiro lotado no BOPE, narrando de forma simples, e com linguagem bastante coloquial e acessível, suas agruras, desventuras, e fazendo um relato cruel, inclusive de si mesmo, mas que parece ter uma intenção honrada.

leo Monte 02/08/2009

A primeira metade com contos reais é fantástica, a segunda metade é bem ruim.

Li o livro antes do filme, porque sempre leio tudo que sai com relação á polícias de elite, como Mossad, SWAT e td mais. nem por isso me decepcionei com o filme. A história do livro NÃO É A MESMA do filme, apenas colocaram o capitão Nascimento na capa, porém, prefiro a outra que eu tenho

Rodrigo 21/12/2009minha estante
FALOU TUDO:

A primeira metade com contos reais é fantástica, a segunda metade é bem ruim.

Maicon Tavares 19/07/2009

Péssimo
muito mal escrito, cheio de palavrões, mais tem o lado bom, mostra a realidade dos policiais e a guerra do Rio de Janeiro.

Rond 27/09/2009minha estante
É pra falar da realidade ou maquiar como fazem nas dublagens dos enlatados Europeus e Norte-americanos?

Lou 12/07/2009

Importante conhecer a história por esta ótica!

É no mínimo necessário ler um livro escrito a 3 mãos por Luiz Eduardo Soares (antropólogo especializado em segurança), André Batista e Rodrigo Pimentel, ambos policiais que atuaram no BOPE.

Para mim não foge à regra: o livro é melhor do que o filme o que em sí é muito bom porque o filme foi cercado de polêmica mas muito elogiado.
A narrativa prende mas mostra, com uma certa indiferença compreensível, que o livro foi escrito e alinhavado por diferentes narradores e diferentes humores. Entretanto, não dá pra dizer que falta ritmo. O livro emociona e faz pensar.

Luh 12/07/2009

O livro que deu origem ao filme, muito mais rico e cruel, para aqueles que acharam o filme estremamente forte devem ler o livro, pois o filme não chega nem a metade do que conta o livro.

Silmário 21/06/2009

A realidade
Ao ler este livro dá para ficar sabendo porque é quase impossível acabar com o tráfico e o consumo de drogas no Brasil.

Suzane 04/06/2009

A verdade da policia brasileira
Muito palavrão, cenas engraçadas, cenas tristes e de muito sangue frio..uma história que te prende do inicio ao fim, onde voce não sabe se ri ou chora depois de descobrir a podridão do nosso sistema captalista.

Inlectus 01/06/2009

Leitura importante.
Um livro muito conciêntizador, mostra um lado muito pouco visto hoje em dia, com a intrepretação lamentavel que os direitos humanos tem no Brasil.

Eryka 18/04/2009

Não tem muito haver com o filme ... é bem polemico ... do jeito que eu gosto ..

Por sinal ? Foi para você que emprestei ?
Eu perdiiiii ...

Ana Costa 1979 08/04/2009

O filme é bem melhor que o livro.

Érika dos Anjos 30/03/2009

Vale o quanto pesa
Certamente, quase 100% das pessoas que leram o livro Elite da Tropa o fizeram por causa do sucesso estrondoso do filme. E, acredito, não se decepcionaram. Pois, o filme é basicamente uma cópia fiel do que está no livro, salvaguardando alguns momentos 'barra pesada' demais, que nem o Padilha conseguiria defender na telona.

No entanto, vendo pelo sentido literário, o livro é visivelmente escrito por um iniciante (s), que não conseguiu desenvolvê-lo uniformemente e o fez em duas partes: a primeira falando sobre os 'causos' do Bope e o cotidiano dos soldados da corporação, o que eles passaram para chegar lá e as dificuldades que enfrentam, assim como em qualquer profissão. Já na segunda parte, a história fica mais densa, já que envolve outros personagens, de maior escalão, em uma trama de traição e corrupção pura, como a que vemos em todos os jornais do país.

É claro que não se trata de um livro de cabeceira, senão ninguém conseguiria dormir, mas, é uma pauta interessante para se conhecer um lado que ainda era novidade para a sociedade brasileira, que a versão do policial. No meu caso, ainda tive uma ligação maior com a obra por conhecer bem a grande maioria dos locais descritos, o que dá uma melhor dimensão do conteúdo.

Enfim, é o livro que baseia o filme, mas que entra no hall da criatura que devora o criador, já que na tela a situação fica mais impactante e, se possível, mais cruel.

Matheus Roza 26/02/2009

Uma bosta, mas teve gente que gostou...

Lucas 19/02/2009

Decepção
Livro de narrativa fraca realmente, apenas na primeira parte. O filme consegue sobrepor-se ao livro. Ao menos o lado bom é que a mídia e a sociedade descobriram as insídias que rodeiam a instituição militar, sendo ela na Paraíba ou no rio de Janeiro, elas sofrem dos mesmos males!!!

claudioschamis 10/02/2009

Um livro interessante que mostra a história na "voz" da própria polícia. Ficamos sabendo como é o dia a dia de um policial, seus dramas, seus passos. Já na segunda parte com alguns momentos um pouco massantes existe uma trama envolvendo um dos personagens com autoridades de segurança, traficantes e políticos. Para quem gosta do gênero como foi com Meu Casaco de General (Luiz Eduardo Soares), Abusado (Caco Barcelos) irá gostar sim.

LAU 26/01/2009

Péssimo
O livro é péssimo! Nem vale a pena ler, assista o filme e pronto!