A Ilha Perdida

A Ilha Perdida Maria José Dupré

Resenhas - A Ilha Perdida

Bela Macedo 10/01/2024

Eu gostei muito deste livro, li com minha avó em 2021! Era muito bacana!!!
Eu adorava ler esse livro e teve umas horas engraçadas kkkkkkk!
Eu não lembro muito muito bem deste livro, mas lembro um pouco!!!!
Celso 10/01/2024minha estante
Legal! Eu me lembro quando você me contava o que estava acontecendo na história... e você ficava empolgada querendo continuar a leitura porque queria saber o que ia acontecer.

Bela Macedo 13/02/2024minha estante
Eu também lembro!!
Não eu em casa depois de vir da casa da vovó:
Papai
Papai é... Hoje aconteceu taltaltal

samara.cinelli 08/01/2024

A entrada de muitos caminhos
Oq dizer sobre isso? Li esse livro em 2021 na pandemia para um trabalho na escola e com esse livro que despertou o meu amor pela leitura. Um livro que pra mim foi emocionante de ser ler porque eu nao queria que acabasse nunca de tao divertida que tava sendo a leitura ? pretendo comprar esse livro pra ter em minha estante e reler

Mutante X 04/01/2024

Corrigindo um erro histórico
Tenho comigo que esta é a obra que inaugurou a clássica Série Vaga-Lume (mesmo sabendo que a coleção nasceu com um "pacote" de livros, A Ilha Perdida sempre apareceu no topo da lista de obras - talvez por conta da ordem alfabética - e, por isso, ficou gravado como o livro número 1. Por incrível que possa parecer, li mais de 20 livros desta coleção e, justamente o número 1, nunca tinha lido. Faltando dois dias para terminar o ano de 2023 e, na impossibilidade de começar um novo livro sem terminá-lo no dia 31, escolhi este, que sabia ser de leitura rápida. E, de fato, foi: tanto pela quantidade de páginas como pela história envolvente e cheia de tensão, que nos faz querer descobrir logo o que vai acontecer com os protagonistas, Eduardo e Henrique. Ao passar as férias na casa dos padrinhos no litoral, a dupla de irmãos decide investigar uma ilha próxima e acabam ficando isolados lá, descobrindo muitos segredos e vivendo incríveis aventuras. Um clássico de Maria José Dupré com aquele delicioso sabor da infância. Agora já posso dormir tranquilo porque corrigi um erro histórico na minha trajetória literária.

site: http://mutantexis.wordpress.com

Janaina Edwiges 03/01/2024

Cheirinho de infância!
Vez ou outra nos invade o sentimento da nostalgia, que nos faz querer recordar o passado e trazer de volta tantas lembranças afetivas. Em 2024, pretendo reler um livro da série Vaga-Lume por mês, coleção que tanto marcou minha infância e adolescência, contribuindo para iniciar minha paixão pela leitura.

A Ilha Perdida é aquela história infantojuvenil com uma pitada de mistério e aventura. O que será que ela esconde? Há algum habitante misterioso naquele lugar?

Tendo sido publicado em 1944, o livro evidencia como eram as experiências da infância antes das grandes inovações tecnológicas. E um dos pontos positivos é o enfoque na preservação da natureza, exaltando uma convivência mais harmônica do ser humano com a flora e fauna.
Dry 03/01/2024minha estante
Eu amo esse livrinho, pq ele me lembra justamente isso ?

Michela Wakami 07/01/2024minha estante
Eu não me canso de relê-lo. Que livro nostálgico!????

Flaviana 14/01/2024minha estante
Ainda não comecei, mas sei que também vou voltar à minha infância tão saudosa com esse livro!

luluu!! 30/12/2023

ADOROOOO ESSE LIVRO!
Creio que seja o mais famoso da coleção vagalume e só li ele pq a escola pediu, mas simplesmente amei. no início tava odiando a leitura e não fluia nada. depois do conflito do livro (melhor parte obv) comecei a AMAR e me deu vontade de ler até o final! (não quis detalhar muito por causa de spoilers)

sally20 29/12/2023

Uma ilha em que eu queria me perder ?
Esse é o tipo de livro que eu acho que todo mundo deveria ler! ?
===========================================
Lançado em 1944 e relançado há alguns anos pela editora Ática, na série Vaga-Lume, esse clássico de Maria José Dupré conta a história de Eduardo e Henrique, 2 garotos que estão passando suas férias no interior, na casa de seu padrinho. Perto de onde o padrinho deles mora, são contadas histórias sobre uma ilha misteriosa onde ninguém jamais decidiu se aventurar, mas os dois meninos corajosos querem ser os primeiros a desbravar esta ilha. Eles pegam suprimentos e montam uma jangada até a ilha, mas, por dificuldades na jornada, eles ficam presos na ilha e tem que sobreviver, mas um dos garotos é acolhido por Simão, um homem que vive na ilha há anos e é amado por todos os animais de lá. Henrique aprende em alguns dias na ilha com seus novos amigos uma lição muito importante: O cuidado e respeito à natureza.
===========================================
Esse livro, e especialmente a coleção Vaga-Lume, é muito conhecida e amada por todos, e sempre tem aquele gostinho de infância. E infelizmente não fez muito parte da minha, mas fico feliz por ter pelo menos conhecido esse livro! Ele é um clássico brasileiro muito divertido, leve, emocionante e com uma mensagem principal importantíssima. Algumas cenas desse livro são extremamente interessantes e mesmo sendo um livro antigo, não achei nada muito problemático na história, o que é muito bom! Gosto muito de ler esse livro quando tô de ressaca literária, ou quando só tô querendo algo felizinho mesmo. Recomendo muito! ?????
===========================================
PS: Recomendo ler num dia de sol, numa praia bem bonita, e com músicas bem gostosinhas de artistas brasileiros, como "Apesar de você" do Chico Buarque, "Bem-me-quer" da Rita Lee "Descobridor dos sete mares" de Tim Maia, "Jackie Tequila" de Skank... Enfim várias! tem mais algumas aqui nessa minha playlist das minhas músicas brasileiras favoritas: https://open.spotify.com/playlist/7zew3wtWfOKViVhdhEDpE0?si=oBseRzaUROiRXZnvLBoKqA (nem todas vão se encaixar na vibe do livro mas a maioria vai!) ?

Rozimere1 26/12/2023

Eu tinha lido este livro, quando criança, gostei tanto que nunca esqueci!
40 anos depois meu filho me deu a 41.ed
Foi emocionante reler este livro!
A maneira como a escritora escreve, agente sente as emoções das aventuras!
Um Clássico!

Ju 12/12/2023

"A ilha perdida" pra mim tem cheirinho de infância e eu amava cada aventura dos irmãos Henrique e Eduardo. Lembro que ganhei esse livro na infância de um amigo da família e guardo com carinho até hoje, todo rabiscado e com várias anotações de uma criança, vulgo eu. E é isso que faz ele ser ainda mais importante pra mim, sem dúvidas é um dos livros que mais guardo com afeto, mas o mais importante desse presente de anos atrás foi ter despertado em mim a magia da leitura. O teletransporte, a oportunidade de se desconectar do mundo real, despertar isso em uma criança...isso com certeza foi e é um belo presente.

Tassia.Hinojosa 12/12/2023

Gostinho de Infância
Eu li esse livro pela coletânea dessas aventuras Vagalume que eu tinha diversos livros quando criança.

A história me parece ser infantil ou infanto juvenil. Eu gostei bastante, ensina algumas lições e tem clima de sessão da tarde.

Indico como leitura rápida e confortável.

Mi-sun 10/12/2023

Amei
É um dos melhores livros de aventura que já li. A leitura é fluída e os parágrafos se conectam muito bem, além de fazer toda a diferença tem algumas ilustrações.

Carla.Parreira 04/11/2023

A ilha perdida (Maria José Dupré)...
Eduardo e Henrique vão passar as férias na fazenda do padrinho ás margens do rio Paraíba do Sul nos arredores de Taubaté. Durante a estadia, eles localizam uma ilha perdida no meio do rio e escutam dos seus primos muitas histórias esquisitas a respeito dela. Um dia eles encontram uma canoa e secretamente decidem reforma-la e usa-la para atravessar o rio e explorar aquela ilha. Com medo de serem impedidos, eles decidem ir sem contar a ninguém. Chegando lá sem muitas dificuldades, os garotos começam a explorar o lugar, mas não encontram nada de diferente. Quando tentam voltar para casa, eles se perdem e acabam ilhados devido a uma forte inundação que fez o rio ficar mais alto e perigoso. Em busca de sobreviver até chegar ajuda, eles exploram a ilha, mas acabam se perdendo um do outro.
Melhores trechos: "...Então Henrique viu uma espécie de gruta de pedra em cima de um barranco; ao lado do barranco, duas árvores gigantes. Uma outra escada de quatro degraus, feita de cipós e tábuas, conduzia à porta da caverna. Quando Henrique levantou os olhos para a morada do homem, ficou branco de susto: deitada na entrada da gruta, uma oncinha-pintada lambia as patas. Era pequena; mais parecia um gato enorme; tinha olhos amarelados, o pelo brilhante, todo cheio de pintas amarelas, e bigodes de fios compridos e pretos... Entraram na caverna. Era bem grande e forrada de areia clara; sobre a areia havia peles de animais e folhas secas; de um lado estava a cama do homem; era feita de tiras de couro trançadas e presas nos paus da cama. Sobre as tiras estavam estendidas peles de animais servindo de colchão e uma espécie de manta feita de penas coloridas de aves. Nas paredes da gruta viam-se penas, plantas, armas feitas de pedra. Henrique olhava tudo, mudo de admiração. A oncinha deu umas voltas pela gruta, depois deitou-se na entrada como se fora um cão de guarda. O homem disse a Henrique que se deitasse sobre um colchão de penas de aves; não era propriamente um colchão, mais parecia uma colcha multicor. Henrique estava tão cansado que obedeceu imediatamente; deitou-se e sentiu-se melhor. O homem ofereceu-lhe uma bebida numa caneca feita de madeira; Henrique tomou uns goles e sentiu um gosto amargo. Devia ser feita de frutas ou folhas fermentadas; mas sentiu um grande bem-estar e cerrou os olhos... Henrique reparou nos outros animais que estavam na caverna: uma tartaruga, uma coruja com olhos muito abertos e redondos e um morcego que começou a andar de um lado para outro arrastando as asas enormes. A coruja e o morcego estavam se preparando para sair; dormiam durante o dia e, à noite, enquanto os outros animais dormiam, eles saíam para percorrer a ilha... O jaracatiá era uma árvore grande, mas oca por dentro, tinha só casca; dentro continha uma polpa com gosto de coco, e as suas frutas eram comidas pelos macacos e micos do mato; a fruta era chamada 'banana-de-mico'..."

Feh Tryller 31/10/2023

Amo os livros da coleção Vaga-lume, fizeram parte da minha infância e adolescência, adoro relembrar as histórias.
A ilha perdida não é uma das melhores da coleção, achei a história cheia de personagens desnecessários que não agregam em nada.
Ainda assim é uma leitura válida aos fãs da coleção.

luna¿ 22/10/2023

Minha infância...
Esse livro foi minha leitura de infância favorita, o suspense e a magia me faziam flutuar, sempre que posso estou relendo, me traz boas lembranças ?

anac 15/10/2023

Marcante
Li esse livro pela primeira vez aos 10 anos de idade e me apaixonei, sinto muita vontade de lê-lo novamente e recomendo para todas as crianças que aparecem em minha vida buscando gostar um pouquinho mais de literatura.
esse foi o livro responsável por me mostrar que a literatura poderia ser muito divertida, foi maravilhoso sair da realidade nessa pequena quantia de páginas.

Cadê a Aline? 09/10/2023

Meio capenga
Eu já li outros livros infantojuvenis, e sinceramente eu amei, amei a forma como os livros abordavam pessoas pessoas reais, histórias realmente comoventes e envolventes.
Aí eu olho esse livro que também é da Série-Vagalumes e penso "desse ser bom", e não, não é bom não.
No começo eu até achei que poderia seguir um roteiro interessante, mas logo desandou tudo. Talvez a Aline de 12 anos gostaria? Talvez. (Acho até difícil que eu gostasse de uma história tão rasa).