Maktub

Maktub Paulo Coelho

Resenhas - Maktub

brunadaguarda 15/11/2022

"Maktub quer dizer está escrito."
O livro é legal, mas não acho que precisava dele agora. É mais religioso do que esperava, mas não achei muito doutrinador, então acaba cansando um pouco. Tem várias lições legais, algumas parecem óbvias porém muitas vezes não pensamos nelas como deveríamos.

"Somos seres preocupados em agir, fazer resolver, providenciar. Estamos sempre tentando planejar uma coisa, concluir outra, descobrir uma terceira."

"Para de vez em quando, sair de si mesmo, permanecer em silêncio diante do Universo."

Dani 09/11/2022

Textos que tocam o coração
- ? Para quem ama textinhos que te fazem refletir, esse livro é perfeito!

-? O livro reúne vários textos incríveis que te fazem refletir na vida, fé, esperança, amor, relacionamentos, caráter e demais assuntos;
-? Quando comecei a leitura devorava as páginas rapidamente por serem texto ótimos e curtinhos;
-?E admito, alguns textos quando lemos sentimos uma facada no coração (por tratar de assuntos sensíveis e nos fazer rever nossas atitudes);
-? É um livro curtinho, proveitoso, enriquecedor de ensinamentos. Eu indico fortemente;
-? Foi minha primeira leitura do autor e já quero consumir mais obras dele, pois essa supriu minhas expectativas!
(Trecho de Maktub) :
?Morrer é ficar sempre na mesma posição. Se você está muito quieto , você não está vivendo.?

Natália Ferreira 07/11/2022

Maktub
Aquele livro que contém vários troca de experiência, além dos conselhos (maktub estava escrito ou melhor tinha que acontecer)

Diego 21/09/2022

O livro traz diversas reflexões sobre a vida, trazendo uma visão diferente de situações banais da humanidade.

Graziele 17/09/2022

Para pessoas que gostam de refletir sobre a vida
Esse livro é o ideal para quem gosta de reflexões simples e inteligentes sobre a nossa vida e o cotidiano... Possui uma leitura simples e cativante.

Márcia 31/07/2022

Ensinamentos que estão escritos
Quando comprei Maktub, seguindo o plano de ler toda a obra de Paulo Coelho, pensei tratar-se de outra coisa: imaginei algo que desenvolvesse a semente que ele lançou no ?Alquimista?: _está escrito_, ?tinha que acontecer?_. De certa forma, até é possível estabelecer certa relação, mas não na forma de prosa, como imaginei. Esse Maktub aqui compõe-se de textos publicados pelo autor na _Folha de S. Paulo_ entre 10 de junho de 1993 e 11 de junho de 1994, em uma coluna da Ilustrada. Paulo informa que grande parte do livro ?é composta de ensinamentos de meu mestre, no decorrer de onze anos de convivência. Outros textos são relatos de amigos, ou pessoas com quem cruzei uma vez ? mas que me deixaram uma mensagem inesquecível?.

Para se ter uma ideia do estilo dos textos, deixo aqui um deles que muito me impactou (p. 54):

O pianista Arthur Rubinstein atrasou-se para o almoço num importante restaurante de Nova York. Seus amigos começaram a ficar preocupados ? mas Rubinstein finalmente apareceu, ao lado de uma loura espetacular, com um terço de sua idade.

Conhecido por seu pão-durismo, nesta tarde ele pediu os pratos mais caros, os vinhos mais raros e sofisticados. No final, pagou a conta com um sorriso nos lábios.

? Sei que vocês devem estar estranhando ? disse Rubinstein ? , mas hoje fui ao advogado fazer meu testamento. Dei uma boa quantia para minha filha, para meus parentes, fiz generosas doações para obras de caridade. De repente, me dei conta de que eu não estava incluído no meu testamento: era tudo dos outros!

?A partir daí, resolvi me tratar com mais generosidade.?

NO PÓS-PANDEMIA, TODO O MEU ESFORÇO TEM SIDO NO SENTIDO DE ME INCLUIR NO MEU PRÓPRIO TESTAMENTO.

Helena 20/07/2022

Bons pontos e boas colocações
Confesso que não era o que eu esperava, pois esperava uma história como a do mago. Kkk
Mas valeu mesmo assim, cheio de aprendizados e de pontos que muitas vezes passa desapercebido sem notarmos.

Plícela 18/07/2022

Livro pra manter por perto
Sabe aquele dia que você precisa de algum conselho/esclarecimento?

Pega esse livro, se concentra na sua pergunta de olhos fechados e abre ele na página que você sentir que tem que abrir.

O livro contém apenas pequenas passagens (uma em cada página) com lições e conselhos (grande parte relacionados a Deus e a fé), então não é um livro que será bem aproveitado se for devorado, ele precisa ser lido de acordo com a sua vibe de compreensão.

Fiz várias orelhas nele, toda passagem que eu gostava, eu marcava. E o manterei por perto para os momentos de crise kkkkkk

Ethan.Selbach 07/06/2022

Textos inspiradores
A vida é composta de pequenos e grandes milagres... De alguma forma esse livro me trouxe uma calmaria que eu necessitava, pretendo por em pratica alguns ensinamentos

Sté 29/05/2022

Paulo Coelho, você tem uma fã!
Esse livro reúne os textos escritos em sua coluna para o jornal Folha de S. Paulo, no período de junho de 1993 até o mesmo mês de 1994.
Sou suspeita pra falar, porque eu amo a escrita dele. Mas esse, ao contrário de Manual do Guerreiro da Luz, eu criei uma conexão. Os textos são muito bons, alguns tem metáforas que realmente funcionam. Tanto que, foi o primeiro livro da vida que eu grifei, porque algumas frases realmente falaram comigo e eu pretendo visita-las futuramente.
Pra quem gosta do autor, super indico!

daniel.vasco.716 03/02/2022

Maktub tem sua essência única que nos guia através de suas diferentes histórias. Nós aprendemos, admiramos, nos emocionamos e contemplamos, é como se o livro falasse conosco.

Joilson Brandão 31/01/2022

Leitura agradável
Ótimo livro para guardar na estante e vez ou outra resgatar os ensinamentos presentes na obra. ...
Leitura fluida, bom para ler pela manhã, ou a noite ou em momentos que precisa de um conselho.

roses in winter 23/12/2021

maktub - 2021
livro leve e rápido de se ler, recomendo para quem é religioso e quer uma leitura de algumas horas. não gostei e não compraria para ter na minha estante, por mais que já tenha comprado.
três estrelinhas de cinco.

alinemazucanti 21/11/2021

Esse livro me acompanhou numa das minhas piores fases, eu nunca parei de ler até perceber que ele tinha sumido misteriosamente da minha estante. Mas cada página contém uma reflexão nem sempre fácil de aceitar. O ser humano demora a entender - isso quando consegue - assuntos como desapego, renúncia... Vou comprar no sebo para reler.