Maktub

Maktub Paulo Coelho

Resenhas - Maktub

Sil 13/01/2017

Foi ok
Alguns textos realmente agregaram, mas outros não fizeram sentido algum.

Gil. 17/11/2016

Maktub
Muito bom,tudo aquilo que reúne,tratando das diversas culturas de vários povos,aonde vai desde histórias à filosofias distintas.

Vanessa_salvador 11/06/2016

Livro de cabeceira
Esse livro trás uma das mais completas coletâneas de provérbios, histórias e pensamentos que fazem refletir sobre como a vida é. Gosto de usar no lugar de minutos de sabedoria.

Miria80 24/03/2016

Mensagens profundas
Eu não sou uma fã número um do Paulo Coelho e até tenho livros dele que não consegui terminar a leitura por os acharem muito cansativos e estranhos. Mas ''Maktub'' é repleto de uma magia toda especial e vale a pena dar uma chance para essa leitura, já que é rápida, por se tratar de mensagens curtas em estilo de reflexões, parábolas e coisas do tipo. São mensagens simples mas com um fundo riquíssimo de espiritualidade, amor e paz. É um tipo de livro que você sente que foi escrito apenas para ajudar e que com certeza compensa uma releitura!

Jess 06/09/2015

Maravilhoso, pequenos textos de fácil leitura que nos fazem pensar.

Karine 05/09/2015

Pra ler antes de dormir!!!!
Já falei sobre um livro que li muito parecido.
São livros p ler antes de dormir (p/ dar sono mesmo rsrsrsr).

AmandaVM 12/10/2013

Trechos do livro
"Como é fácil ser difícil.
Basta ficar longe dos outros e, desta maneira, não vamos sofrer nunca.
Não vamos correr os riscos do amor, das decepções, dos sonhos frustrados.
Como é fácil ser difícil.
Não precisamos nos preocupar com telefonemas que precisam ser dados, com pessoas que pedem nossa ajuda, com a caridade que é necessário fazer.
Como é fácil ser difícil.
Basta fingir que estamos numa torre de marfim, que jamais derramamos uma lágrima.
Basta passar o resto de nossa existência representando um papel.
Como é fácil ser difícil.
Basta abrir mão do que existe de melhor na vida."
"Diz o mestre:
Daqui por diante - e por algumas centenas de anos - o universo vai boicotar os preconceituosos.
A energia da Terra precisa ser renovada.
As idéias novas precisam de espaço.
O corpo e a alma precisam de novos desafios.
O futuro bate à nossa porta, e todas as idéias - exceto as que envolvem preconceitos - terão chance de aparecer.
O que for importante, ficará; o que for inútil, desaparecerá.
Mas que cada um julgue apenas as próprias conquistas; não somos juízes dos sonhos de nosso próximo.
Para ter fé em nosso caminho, não é preciso provar que o caminho do outro está errado.
Quem age assim, não confia nos próprios passos."
-------------
"Um velho sábio chinês caminhava por um campo de neve quando viu uma mulher chorando.
- Por que choras? - perguntou ele.
- Porque me lembro do passado, da minha juventude, da beleza que via no espelho, dos homens que amei. Deus foi cruel comigo porque me deu memória. Ele sabia que eu ia recordar a primavera de minha vida, e chorar.
O sábio ficou contemplando o campo de neve, com o olhar fixo em determinado ponto.
A certa altura, a mulher parou de chorar:
- O que estás vendo aí? - perguntou.
- Um campo de rosas - disse o sábio - Deus foi generoso comigo porque me deu memória. Ele sabia que, no inverno eu poderia sempre recordar a primavera, e sorrir."
-------------
"Todos nós precisamos de amor. O amor faz parte da natureza humana - tanto quanto comer, beber e dormir.
Muitas vezes sentamos diante de um belo pôr-do-sol, completamente sós, e pensamos: 'Nada disto tem importância, porque não posso compartilhar toda esta beleza com alguém.'
Nestes momentos, vale a pena perguntar: quantas vezes nos pediram amor, e nós simplesmente viramos o rosto para o outro lado? Quantas vez tivemos medo de nos aproximar de alguém, e dizer, com todas as letras, que estávamos apaixonados?
Cuidado com a solidão. Ela vicia tanto quanto as drogas mais perigosas.
Se o pôr-do-sol parece não ter mais sentido para você, seja humilde, e parta em busca do amor.
Saiba que - assim como outros bens espirituais -, quanto mais estiver disposta a dar, mais você receberá em troca."
"Diz o mestre:
Hoje seria bom fazer algo fora do comum. Podemos, por exemplo, dançar na rua enquanto caminhamos para o trabalho. Olhar nos olhos de um desconhecido e falar de amor à primeira vista. Dar ao chefe uma idéia que pode parecer ridícula, mas em que acreditamos. Comprar um instrumento que sempre quisemos tocar, e nunca nos arriscamos.
Os guerreiros da luz se permitem tais dias.
Hoje podemos chorar algumas mágoas antigas que ainda estão presas na garganta. Telefonaremos para alguém com quem juramos nunca mais falar (mas de quem adoraríamos escutar um recado em nossa secretária eletrônica).
Hoje pode ser considerado um dia fora do roteiro que escrevemos todas as manhãs.
Hoje qualquer falha será permitida e perdoada.
Hoje é dia de se ter alegria na vida."
"Diz o mestre:
Devemos cuidar de nosso corpo - ele é o templo do Espírito Santo, e merece nosso respeito e nosso carinho.
Devemos aproveitar ao máximo nosso tempo - é preciso lutar por nossos sonhos, e temos de concentrar nossos esforços nesse sentido.
Mas é preciso não esquecer que a vida é composta de pequenos prazeres. Eles foram colocados aqui para nos estimular, ajudar nossa busca, nos dar momentos de repouso enquanto travamos nossas batalhas diárias.
Não existe pecado nenhum em ser feliz.
Não existe nada de errado em - uma vez ou outra - transgredir certas regras de alimentação, de sono, de alegria.
Não se culpe se - de vez em quando - você perde tempo com bobagens.
São os pequenos prazeres que nos dão os grandes estímulos."
-------------
"Em um remoto bar da Espanha, perto de uma cidade chamada Oliete, existe um cartaz escrito por seu dono: 'Justamente quando consegui encontrar todas as respostas, mudaram todas as perguntas.'
Diz o mestre:
Sempre estamos muito ocupados em procurar respostas; consideramos respostas coisas importantes para compreender o sentido da vida.
É mais importante viver plenamente, e deixar que o próprio tempo se encarregue de nos revelar os segredos de nossa existência.
Se estamos ocupados demais em encontrar um sentido, não deixamos a natureza atuar, e nos tornamos incapazes de ler os sinais de Deus."
-------------
"A Lenda Pessoal não é tão simples como parece.
Pelo contrário, pode ser uma atividade perigosa.
Quando queremos algo, colocamos em marcha energias poderosas, e já não podemos esconder de nós mesmos o verdadeiro sentido de nossa vida.
Quando queremos algo, fazemos uma escolha do preço a pagar.
Seguir um sonho tem um preço - pode exigir que abandonemos velhos hábitos, pode nos fazer passar dificuldades, ter decepções, etc.
Mas, por mais alto que seja este preço, nunca é tão alto como o que é pago por quem não vive sua Lenda Pessoal.
Porque estes um dia vão olhar para trás, ver tudo o que fizeram, e escutar o próprio coração dizer: 'desperdicei minha vida'.
Acredite, esta é uma das piores frases que alguém pode ouvir."
-------------
"O medo não é sinal de covardia.
É ele que nos dá possibilidade de agir com bravura e dignidade diante das situações da vida.
Quem sente medo - e apesar disso segue adiante, sem deixar-se intimidar - está dando uma prova de valentia.
Quem, entretanto, enfrenta situações arriscadas sem dar-se conta do perigo, demonstra apenas irresponsabilidade."
-------------
"Somos seres preocupados em agir, fazer, resolver, providenciar.
Estamos sempre tentando planejar um coisa, concluir outra, descobrir uma terceira.
Não há nada de errado nisto - afinal de contas, é assim que construímos e modificamos o mundo.
Mas faz parte da experiência da vida o ato da Adoração. Parar de vez em quando, sair de si mesmo, permanecer em silêncio diante do Universo.
Ajoelhar-se com o corpo e com a alma. Sem pedir, sem pensar, sem mesmo agradecer por nada.
Apenas viver o amor calado que nos envolve.
Nestes momentos, algumas lágrimas inesperadas - que não são de alegria, nem de tristeza - podem jorrar.
Não se surpreenda.
Isto é um dom.
Estas lágrimas estão lavando sua alma."
-------------
"Às vezes, passamos dias ou semanas inteiras sem receber nenhum gesto de carinho do próximo.
São períodos difíceis, quando o calor humano some, e a vida se resume a um árduo esforço de sobrevivência.
Diz o mestre:
Devemos examinar nossa própria lareira.
Devemos colocar mais lenha, e tentar iluminar a sala escura em que nossa vida se transformou.
Quando escutarmos nosso fogo crepitando, a madeira que estala, as histórias que as labaredas contam, a esperança nos será devolvida.
Se somos capazes de amar, também seremos capazes de sermos amados.
É apenas uma questão de tempo."
"Diz o mestre:
Vontade. É uma palavra que a gente deveria colocar sob suspeita durante algum tempo.
Quais são as coisas que não fazemos porque não temos vontade, e quais aquelas que não fazemos porque são arriscadas?
Eis um exemplo do que confundimos com 'falta de vontade': falar com desconhecidos.
Seja uma conversa, um simples contato, um desabafo, raramente conversamos com desconhecidos.
E sempre achamos que 'foi melhor assim'.
Terminamos sem ajudar e sem sermos ajudados pela Vida.
Nossa distância faz com que pareçamos muito importantes, muito seguros de nós mesmos.
Mas, na prática, não estamos deixando que a voz de nosso anjo se manifeste através da boca dos outros."
"Diz o mestre:
Escreva. Seja uma carta, ou um diário, ou algumas anotações enquanto fala ao telefone - mas escreva.
Escrever nos aproxima de Deus e do próximo.
Se você quiser entender melhor seu papel no mundo, escreva.
Procure colocar sua alma por escrito, mesmo que ninguém leia - ou, o que é pior, mesmo que alguém termine lendo o que você não queria.
O simples fato de escrever nos ajuda a organizar o pensamento e ver com clareza o que nos cerca.
Um papel e uma caneta operam milagres - curam dores, consolidam sonhos, levam e trazem a esperança perdida.
A palavra tem poder."
-------------
"Se você está insatisfeito com alguma coisa - mesmo que seja uma coisa boa, que gostaria de realizar e não está conseguindo - pare agora.
Se as coisas não andam, só existem duas explicações: ou sua perseverança está sendo testada, ou você precisa mudar de rumo.
Para descobrir qual das opções é correta - já que são atitudes opostas -, use o silêncio e a oração.
Aos poucos as coisas vão ficando misteriosamente claras, até que você tem forças suficientes para escolher.
Uma vez tomada a decisão, esqueça por completo a outra possibilidade.
E siga adiante, porque Deus é o Deus dos valentes.
Disse Domingos Sabino:
- Tudo sempre acaba bem no final. Se as coisas não estão bem, é porque ainda não chegou ao final."
-------------
"Existem momentos em que gostaríamos mito de ajudar determinada pessoa, mas não podemos fazer nada.
Ou as circunstâncias não permitem que nos aproximemos, ou a pessoa está fechada para qualquer gesto de solidariedade e apoio.
Resta-nos o amor.
Nos momentos em que tudo o mais é inútil, ainda podemos amar - sem esperar recompensas, mudanças, agradecimentos.
Se conseguimos agir desta maneira, a energia do amor começa a transformar o universo à nossa volta.
Quando esta energia aparece, sempre consegue realizar seu trabalho."
-------------
"Um homem muito piedoso viu-se, de repente, privado de todas as suas riquezas.
Sabendo que Deus era capaz de ajudá-lo em qualquer circunstância, começou a rezar:
- Senhor, faz com que eu ganhe na loteria - pedia ele.
Durante anos e anos ele rezou, e continuou pobre. Finalmente chegou o dia de sua morte e, como era muito piedoso, foi direto para o céu.
Lá chegando, recusou-se a entrar. Disse que vivera toda a sua existência de acordo com os preceitos religiosos que lhe ensinaram, e que Deus jamais fizera com que ganhasse na loteria.
- Tudo que o Senhor prometeu não passa de uma mentira - disse o homem, revoltado.
- Estive sempre pronto para ajudá-lo a ganhar - respondeu o Senhor - Entretanto, por mais que eu quisesse ajudá-lo, você nunca comprou um bilhete de loteria."

Angel's Roses 03/05/2013

Bons conselhos...
Eu sei que ele deixou bem claro que esse livro não é um livro de conselhos, mas o que eu posso fazer se eu sentir tudo isso depois que o finalizei? =|

Esse livro é daqueles com pequenos trechos, grupos de preciosas palavras que se transformam numa grande leitura, não importa se você já leu esse livro umas dez vezes, você sempre irá ler algumas páginas quando ele estiver "por acaso" em suas mãos.

Se você gosta de livros de reflexão, esse é perfeito para preencher mais um espaço na sua prateleira. A única coisa que eu acho estranho é da forma que eu me divirto com os livros dele até mesmo quando ele escreve algo sério, dramático ou profundo, sempre haverá algumas páginas que irão me fazer rir.

Olha, muita gente não gosta dos livros dele, adoram criticá-lo e assim vai, não quero ser chata mas a maioria são brasileiros e eu já levo para o lado de que quando um brasileiro está fazendo sucesso ao redor do mundo, incomoda os outros, Rodrigo Santoro foi uma prova bem clara disso quando começou a se lançar lá fora, talvez se você começasse apreciar o talento alheio, você poderia viver um pouco mais internamente só para matar esse seu inimigo oculto que lhe atrasa de tudo. Mas cada um é livre para decidir o que faz!

É uma pena para aqueles que não curtem o seu trabalho ou menos ainda, só pelas opiniões alheia nunca deu uma chance para ler um dos livros do autor....ou dois....ou três....LoL. Você não é obrigado a gostar dele, claro, mas não tem o direito nenhum em dizer que ele não é bom nas palavras que usa e muito menos na escrita de outras pessoas que ele lhe presenteia através de suas experiencias.

Sou uma PauloCoelhanata, amo dizer isso, claro que os seus livros tem os autos e baixos mas toda vez que eu preciso ler algo profundo, captar um pouco de suas palavras, são esses livros que me atendem com lindas mensagens através de suas histórias.

Angel's Roses 06/02/2013

Tapas & Tapas
Olha, não que todo mundo seja obrigado a gostar dele mas eu acho impossível não gostar de pelo menos um livro do Paulo Coelho. Digo isso porque sempre vejo pessoas o criticando, embora eu não ligue para isso, fico sempre me perguntando do porque...!

Sou viciada em seus livros(a minha coleção dele grita de tanta coisa que eu tenho), sou apaixonada por suas palavras, mesmo que muitas delas pertencem a outras fontes, foi através dele que as conheci.

Esse livro é daqueles com super trechos que por mais que você leia o livro, sempre se pegará sorteando algumas páginas no decorrer dos dias só para dar uma pincelada.

Para aqueles que gostam desses livros de reflexão, esse é mais um prato cheio. Eu não sei porque mas por mais que o Paulo (nossa qnta intimidade kk), escreva esses livros sérios, sempre tem páginas que me faz rir me ajudando a não tornar isso dramático de tão real que possa ser...!

Chibi 29/04/2012

Mil em um
Este é um ótimo livro de cabeceira, cada página é uma história, um trecho de algum outro livro, um ensinamento, uma lição, uma reflexão.
Não é cansativo de ler e dá para levâ-lo para qualquer lugar.

thingagain 17/03/2012

Clichê, muitas coisas nada a ver!

Lu 01/01/2012

Bom livro. Tem textos interessantes que nos fazem refletir sobre a vida, nossas atitudes. Já reli várias vezes, e em cada uma delas consegui ver algo diferente, olhar as coisas de outro jeito.

Paola 17/06/2011

Resenha aqui: