A rosa do povo

A rosa do povo Carlos Drummond de Andrade

Resenhas - A Rosa do Povo

Vitor 26/10/2023

"A rosa do povo", é um livro escrito por Carlos Drummond de Andrade no período da Segunda Guerra Mundial, ele foi publicado em 1945.
Este livro propõe o debate sobre a situação do artista no mundo e sua posição em face dos problemas politicos e sociais do seu tempo. Drummond tomou posição e manteve-se fiel a seu ideário, embora reconhecendo a falácia de ilusões que se misturavam a interesses de justiça, liberdade e paz .
Uma leitura interessante, que deve ser lida com atenção, é o primeiro livro que eu leio desse genero, algumas poesias são realmentes profundas e me fizeram refletir, alguns poemas nos traz um sentimento de angustia e outros de gratidão pela vida...

"Clara manhã, obrigado,
O essencial é viver!"

Princess.books 26/10/2023

"Vamos, não chores".
A verdade é que a emoção chegou sim aos olhos.
Esse foi o primeiro livro do Carlos que eu li e o considero um dos melhores que já li na minha vida, a forma como sua poesia ressoa dentro de nós e nos pega de choque é magnífica. Essa leitura me despertou muitas emoções, das mais forte a raiva e a melancolia, raiva pela vida do leiteiro, pela infância perdida, pelo ano que passou e melancolia pela noite na repartição, pelo pacote que pesa, pelo cinema em preto e branco.
Drummond coloca a gente em um lugar de contemplação da vida em seu tom mais puro e genuíno e quantos paralelos podemos traçar dos tempos da escrita desse livro com os dias atuais! A cada poema uma reflexão, um apelo, um carinho, um afeto, um grito, um desespero, uma hora triste, mas também a esperança de uma vida que ressurge e brilha.
Precisei várias vezes parar e pensar sobre o que li, o que não li, o que entendi e senti e o que não. Várias outras voltava e relia como que para sentir tudo, extrair cada gota de poesia e sentimento que nas palavras residia. Poesia é isso, meus amigos leitores, sentir.
Leiam e sintam Carlos Drummond de Andrade até vislumbrarem o nascer da mais bela das horas!

????

Jubs Bastos 19/10/2023

Poemas
Esse livro me fez chorar, suspirar, ter raiva e também me fez refletir. Cada poema desse livro traz contextos únicos e Carlos Drummond de Andrade tem uma maneira única de escrever.

Caroline457 21/09/2023

Sem sombra de dúvidas uma obra atemporal e necessária!
?A Rosa do Povo? foi escrita em um contexto histórico muito conturbado, devido à ditadura decorrente do Estado Novo de Vargas, bem como ao cenário catastrófico da Segunda Guerra Mundial que se expandia.
Drummond fez um excelente trabalho ao apresentar diversos temas importantes para a
sociedade na forma de uma poesia com versos livres, representando os sentimentos de angústia, medo e esperança, temas muito comuns no período em que o livro foi escrito através, por meio de simbologias.
Me surpreendeu, uma vez que, normalmente, quando pensamos em poesia, não nos vem à mente uma pauta tão política e social.
Meus poemas favoritos foram: "Resíduo", "Morte do leiteiro", "Morte no avião", "Consolo na praia", "Idade Madura" e "Visão 1944".
Hellen.Lily 27/09/2023minha estante
UAUUU, vou colocar na minha lista

Gaby 14/09/2023

A escrita de Carlos Drumond é simplesmente maravilhosa, a forma como o mesmo faz poesia é realmente de se admirar! Neste livro a rosa do povo, ele traz consigo essa linguagem do lirismo e até mesmo trazendo ironia em seus poemas, abordando assuntos muito delicados e com muita importância, falando sobre a questão vivenciada na Segunda Guerra Mundial.
Se você entender a ideia que o autor queria transmitir ao leitor, você perceberá que é como Carlos estaria te dando uma aula de história, geografia e sociologia num só livro usando sua arte de fazer poesia com coesão.

ju793 14/09/2023

Era só uma sessão de terapia e nenhum poema estava aqui.
Brincadeiras a parte, o livro é MUITO bom.
Não gosto de poemas longos, porém a escrita de Drummond é simplesmente inspiradora e incrível, era possível sentir o que ele sentiu enquanto escrevia seus poemas e tudo que acontecia ao seu redor.
Alguns poemas são desgastantes e difíceis de ler, porém vale muito a pena.

houesmoony 03/09/2023

Muito conhecimento sobre o mundo e sobre as palavras, às vezes a gente consegue sentir a angústia que o autor descreve nos poemas, é realmente uma obra de arte.

Diego Rodrigues 06/08/2023

Lirismo social
Publicada originalmente em 1945, "A Rosa do Povo" é a mais extensa obra do poeta mineiro Carlos Drummond de Andrade, radicado na então metrópole Rio de Janeiro. Composta por 55 poemas, a coletânea é marcada por duas vozes poéticas: uma mais intimista, onde prevalecem as questões existenciais, tão caras a Drummond; e outra mais coletiva, ou de cunho social, onde o poeta assume a voz do "povo", que não está no título do livro por acaso. O volume também é marcado por composições de maior fôlego, com versos mais extensos e algumas poesias chegando a marca de dez páginas, o que era bastante incomum na obra drummondiana publicada até então. Há também muitos poemas que conversam entre si, não sendo raros os momentos em que uns jogam certa luz sobre outros, fomentando a ideia de um todo e permitindo uma maior compreensão da obra.

Um Drummond diferente... Aqui o poeta está claramente mais ligado a questões ideológicas e sociais de seu tempo. Sua típica melancolia se junta ao tédio para compor um quadro de desolação perante um mundo enfastiado, marcado pela dureza da rotina e a violência da grande metrópole. É o clássico conflito "eu e o mundo" dotado de um lirismo social. Drummond também reflete sobre os desdobramentos acerca da Segunda Guerra Mundial, que caminhava para o seu fim após a derrota das tropas nazifascistas em Stalingrado. São poemas que captam muito do espírito do povo brasileiro em meio às notícias que chegavam do leste europeu. Há ainda espaço para duas homenagens: uma ao amigo Mário de Andrade e outra a ninguém menos que Charlie Chaplin, na qual Drummond aproxima a magia do cinema à da poesia.

Venho tentando ler a obra de Drummond em ordem cronológica, ao menos os livros que tenho aqui na pilha, e o que percebi em relação aos trabalhos anteriores é que, além de uma variedade muito maior de temas, "A Rosa do Povo" também abre um vasto leque de recursos poéticos usados pelo autor. Claramente mais maduro, o poeta demonstra pleno domínio das formas de se fazer poesia e lança mão de metalinguagem, versos brancos, metáforas, elipses, etc. Como resultado, temos uma leitura um pouco mais complexa, e diria até introspectiva, em relação aos volumes anteriores. Confesso que senti certa dificuldade em me conectar com alguns dos poemas aqui presentes e a afinidade só veio depois de um bom número de páginas, quando a gente já começa a fazer alguma ideia do todo. O livro é um divisor de águas na carreira do poeta e, por que não?, na poesia brasileira do século XX, mas ainda prefiro o Drummond mais intimista e irônico de "Alguma Poesia". Ainda assim, "A Rosa do Povo" tem lá os seus poemas que carregarei comigo.

site: https://discolivro.blogspot.com/

P3te3rr 19/06/2023

Leitura difícil...
O ano era 1945. O Brasil passava por um período extremamente complicado com o governo de Getúlio Vargas. O mundo estava em um conflito global extremamente devastador, a Segunda Guerra Mundial.

Drummond retrata o cotidiano das pessoas em meio a esse caos. Trazendo a expressão do povo, nesse livro em poesias, o eu lírico (ou os eus líricos) demonstram, de forma melancólica, toda a desgraça que estava acontecendo na época.

Confesso que foi complicado entender o livro, tanto que não curti de primeira. Porém parei para analisar com cuidado e vi o quão profunda essa obra é.

Por isso, leiam com atenção!!

Vênus 10/06/2023

A rosa do povo
É um livro de poemas que quanto mais vocêê, mais sua perspectiva sobre o mesmo poema muda, você se vê dentro de muitas das palavras de drummond e com certeza existem poemas aí que irei levar para vida como "consolo na praia" que fala sonre angustia, solidão e amores. Além de toda questão político-social que o autor trás, que se referiu aqueles tempos e continua nos tempos de hoje. Com certeza vale muito a pena a leitura.

JAlia 09/06/2023

Terminei, mas confesso que foi uma leitura bem difícil e maçante em alguns pontos para mim. Terminei com a sensação de não sei se entendi.

Leonardo798 06/06/2023

É uma leitura necessária.
Primeiramente, é importante ressaltar que Drummond escreve a este livro em 1945, período no qual, a Europa estava mergulhada nos escombros da terrível Segunda Guerra Mundial. O Brasil também estava participando do conflito, mas também vivia sob o Regime do Estado Novo, de Vargas.
Diante de tantos discursos autoritários, ditadores, guerras e violência, Drummond parte para poesia, e este livro representa a forma como o autor mineiro lidou com isso, em uma perspectiva modernista.
O livro possui 55 poemas. Todos são maravilhosos e com certas metáforas. Um em especial me marcou. “Carta a Stalingrado”, onde o poeta trouxe sua visão sobre aquele que veio a ser o ponto de virada do Exército Vermelho contra a Wehrmacht.
“Fomos encontrá-lo em ti, cidade destruída,
na paz de tuas ruas mortas, mas não conformadas,
no teu arquejo de vida mais forte que o estouro das bombas,
na tua fria vontade de resistir”.

Tatiane.Nogueira 30/05/2023

Fofinho
A rosa volta e meia aparece como uma metáfora para a esperança, "rompendo o asfalto" e o povo como a principal vítima dos efeitos da guerra.

site: https://www.wattpad.com/user/TatianeNogueira0

29/04/2023

Acho que a vertente revolucionária da poesia não é bem a minha praia mas os poemas que falam de outros temas me deixaram assim ? logo serei forçada a procurar mais poemas do Carlos Drummond de Andrade pra ler