A rosa do povo

A rosa do povo Carlos Drummond de Andrade

Resenhas - A Rosa do Povo

Antony.Trindade 31/08/2022

Sempre maravilhoso ler os clássicos da literatura brasileira. Carlos Drumond escreveu A Rosa do Povo na época da segunda guerra mundial. Ele fez poesias reflexivas sobre a época.

Ana Bia 30/08/2022

Não sou uma pessoa que gosta muito de poemas mas esse livro é muito bom, com temas importantes como a ditadura e ótimo para vestibular. Leitura rápida.

Marcelo 21/07/2022

Poesia não costuma me atrair muito, mas deste livro, diversos textos me prenderam. Sigo experimentando e aprendendo a saborear esta arte.

notindy 12/07/2022

A rosa do povo
Eu acho que simplesmente não funcionou pra mim. Talvez por serem poemas meio "cabeça". Tirando aqueles que falam sobre a Guerra Mundial e o mundo após ela, eu só consegui compreender os outros e suas ligações dps de ler o posfácio.

Kethelyn 24/06/2022

Excelente como sempre, porém?.
Porém indico para quem já conhece o autor ou costuma ler poesias densas e longas. Esse livro é bem diferente de outros livros do Drummond, apresenta poesia de um momento tenso no que tange a geopolítica e isso reflete diretamente nos textos, é nítido a diferença para aqueles que já leram Alguma Poesia e Sentimento Mundo.
Porém como todas as obras do autor, na minha opinião, vale a pena a leitura e não apenas uma leitura rápida de alguns poemas, mas um intenso mergulho sobre cada texto, espero fazer isso nesse livro, pois uma leitura rápida claramente não consegue explorar cada sentimento e ideia do autor.

Luciano 17/06/2022

eis-me transportado
sonho e compromisso
ao País Profundo".

Martony.Demes 10/06/2022

Há muito tempo eu não lia poemas/poesias! Estava com esse livro represado em minha lista de ler então resolvi singra-lo!

Bom, no inicio alguns poemas eu precisei reler para entender. Outro eu passei adiante! Em grande maioria, ele fala da segunda guerra, da vida cotidiana, do tempo, de situações comuns de nossa vida! Como o livro é da década de 40 então certamente é acerca do periodo vigente à epoca: periodo pos-guerra, a humanidade embebida pelo sangue de milhões de mortes daquele escatológico periodo!

Pude reviver alguns poemas que li na epoca do ensino médio como a morte do leiteiro, Assalto, A flor e a náusea.

Tem um poema que achei bem legal foi a Procura da poesia. Carlos nos guia sobre como elaborar poesia por meio da...poesia! Achei legal!

giulia29 19/05/2022

"É feia. Mas é uma flor."
Não achei que fosse gostar tanto quanto gostei. Normalmente não curto muito poesias e poemas, mas esse me deixou impressionada. É evidente a genialidade do Drummond em vários pontos e como ele descreve muito bem a realidade de sua época.

madubaldi 16/05/2022

particularmente não gosto muito de livros de poesia, achei um pouco maçante e não me prendeu. Acredito que pra quem tem o costume de ler poemas pode ser um bom livro, com muita expressividade, mas não foi dessa vez pra mim ?
júlia. 16/05/2022minha estante
????

Jêh 09/05/2022

Intenso
Foi uma ótima experiência para quem não tem o costume de ler poesias e nunca tinha tido contato com Carlos Drummond de Andrade. Teve partes super tocantes, mas também partes que não entendi (me senti um acéfalo). Pretendo reler algum dia!!!

Luiz 08/05/2022

Drummond...
Não sou muito de gostar de poema, mas Drummond me mostrou um mundo, na verdade mostrou o real para mim. A rosa do povo nasce nós lugares mais difíceis da sociedade, no meio da rua de pedras, no coração do apaixonado destruído, nas covas de quem já se foi. O povo não sabe o valor de suas rosas...

tatabmag 27/04/2022

Sou suspeita p flr pois as poesias de Carlos Drummond são uma das minhas favoritas
Mas este livro é maravilhoso, é caos e beleza, doçura e maldade, crítica e elogios, tudo no mesmo lugar

pedro villar 11/02/2022

Para quem não costuma ler poesia, e tinha tido contato com a obra de Drummond em poemas esparsos no colégio ou na internet, a leitura foi melhor do que eu esperava.

Destaque para A Flor e a Náusea; Consolo na Praia; Passagem do Ano; Onde há pouco falávamos; Os Últimos Dias e Mas Viveremos. Esse último um poema utópico em um livro permeado pelos horrores da segunda guerra.

Duda 08/02/2022

A Rosa do Povo
?Uma flor nasceu na rua! Passem de longe, bondes, ônibus, rio de aço do tráfego. Uma flor ainda desbotada ilude a polícia, rompe o asfalto. Façam completo silêncio, paralisem os negócios, garanto que uma flor nasceu.?